iMessage – Imbatível na segurança

11 Comentários

Uma das grandes novidades com o aparecimento do iOS 5 foi sem duvida o iMessage, como foi mostrado aqui.

Este serviço resume-se ao envio de envio de mensagens (SMS’s) e ficheiros num protocolo próprio da Apple entre dispositivos da marca, sejam estes iPhone’s / iPad’s / Mac’s, recorrendo ao uso da internet e não ao serviço prestado pelas operadoras móveis.

Ultimamente este serviço tem encontrado alguns problemas no serviço, algumas vezes este encontra-se em baixo, ou um problema mais recente mostrado pelo PpLware aqui, que dizia que o iMessage estava vulnerável a ataques de negação de serviço.

Mas no meio de tantos aspectos bons e maus no serviço da Apple, foi recentemente apresentado um documento interno do Departamento Anti-Droga do EUA que diz que é impossível quebrar a encriptação utilizada pelo iMessage, porque a encriptação utilizada é mesmo muito forte.

“As iMessages enviadas entre dois dispositivos da Apple são consideradas encriptadas e não é possível serem interceptadas, independentemente da operadora móvel”, disse o Departamento Anti-Droga.

imessage_2

Mas, a agência diz que as comunicações entre um dispositivo da Apple e um outro não-Apple às vezes podem para ser interceptadas, dependendo de onde o dispositivo usado para interceptar as comunicações é colocado.

Entretanto o FBI já reagiu à noticia e pretende apresentar legislação que torne a criptografia utilizada por este tipo de serviços, VOIP, redes sociais, um pouco menos segura de modo a que pelo menos o governo consiga desencriptar as mensagens.

Homepage: Apple

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Diz-se que é seguro e depois….. BANG! Toca a caçar traficantes…

  2. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Difícil != impossível
    😉

  3. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    eles compararam com que serviços? só o de sms normal ou outros tipo WhatsApp e gtalk?

  4. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Já ouvi um jornalista português dizer que é costume políticos e empresários usarem o skype e o viber por causa das escutas telefónicas.

  5. Avatar de Henrique margarido
    Henrique margarido

    já tinha ouvido falar disto no bbm da blackberry , mas neste :O

  6. Avatar de misterious
    misterious

    Isto não é nenhum comparativo!

    Apenas o FBI fez saber à Apple que não consegue interceptar os conteúdos do iMessage…

    Mas a própria marca tem politicas de privacidade e segurança. Mas em caso de mandatos/processos/etc as autoridades podem ter acesso.

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    As “iMessage” entre dois dispositivos Apple (que tenham a app iMessage) não podem ser interceptadas – através do operador telefónico. Se a polícia for a um operador de comunicações não as consegue obter, enquanto se for SMSs já pode.

    Penso que se está a confundir duas coisas: uma é interceptar as mensagens (iMessage, SMS ou outras) e outra é desencriptá-las (os SMS também são encriptados, sendo certo que a encritação das iMessage é muito mais forte).

    A notícia original era só sobre a impossibilidade da intercepção das iMessage através de um operador telefónico – e não tinha qualquer referência à impossibilidade de desencriptar (embora uma vez interceptada a mensagem ela tenha que ser desencriptada e não é qualquer um que o faz).

    Quem sabe disto diz que nos EUA não é autorizado um sistema de comunicações que, com mandato judicial, não possam ser interceptadas, de uma forma ou de outra, e entregues às autoridades competentes. A conclusão é que se as iMessage não podem ser inteceptadas através do operador telefónico/ISP têm que poder ser através dos servidores da Apple. A encriptação destina-se a assegurar que a mensagem é lida apenas pelo destinatário, ou seja, se alguém a interceptar indevidamente não a consegue ler … mas se for “devidamente” já pode.
    Penso eu de que.

  8. Avatar de Sofia
    Sofia

    Olá boa noite a todos, alguém sabe se se passa alguma coisa hoje com o iMessage ?! Nao consigo enviar mensagens , depois de várias tentativas… Obrigada

    1. Avatar de Edgar clerigo
      Edgar clerigo

      O serviço iMessage esta com alguns problemas hoje…

      1. Avatar de Sofia
        Sofia

        Obrigada! EcSe souberem algo mais …