Ilusão profunda com Realidade Aumentada no iPhone X

35 Comentários

Não sendo uma novidade no mercado, a realidade aumentada foi um dos trunfos que a Apple adicionou ao lançamento do iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X. O seu novo processador A11 Bionic foi fabricado para oferecer uma performance elevada no campo da virtualização.

Para tirar proveito destas tecnologias disponíveis no iPhone X, foi apresentado um interessante projeto, recorrendo a uma app que se chama Parallax View. Este novo software e todo o desenvolvimento criado em torno das tecnologias do iPhone X, criam uma ilusão de profundidade, recorrendo à monitorização 3D do rosto do utilizador a partir da nova câmara frontal do iPhone.

Realidade Aumentada no iPhone X


Realidade Aumentada no iPhone X

Este novo conceito dentro da casa Apple poderá levar ao mercado uma série de novas aplicações que podem mudar a forma como o smartphone é usado, nalgum cenários. A realidade aumentada pode trazer várias ferramentas à mão do utilizador que facilitem e integrem neste elemento capacidades que não estavam a ser exploradas.

Um exemplo desta capacidade é a aplicação desenhada por Peder Norrby. A app tira proveito da câmara TrueDepth do iPhone X para inferir a posição 3D dos olhos de um utilizador.

Usando a posição do olho e o retângulo do ecrã do dispositivo, é traçado um ponto de fuga não simétrico de câmara definindo uma projeção fora do eixo que, quando usada para renderização no dispositivo, permite que os objetos aparecem na frente e atrás do ecrã do dispositivo.

Como podemos ver no vídeo em baixo, o autor explica como desenvolveu esta tecnologia e dá alguns exemplos do que poderá ser feito no futuro.

O autor elaborou um artigo completo onde incluiu todas as informações necessárias assim como código e imagens que ilustram o processo mostrado no vídeo.

 

Veja também:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos p
    carlos p

    pena esse notch aí

  2. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Muito engraçado… E inútil (para já). A monocelha é horrível.

    1. Avatar de Carlos Costas
      Carlos Costas

      Aquilo não é uma monocelha, é um entalhe. Aprendam a língua antes de comentar.
      Não entendo o problema que têm 100 pessoas na face da terra contra o entalhe. Será que ainda não perceberam que ninguém quer saber.

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Alguém aqui não sabe o que é uma metáfora, está visto quem precisa de “aprender a língua”.
        Os problemas são vários, a não ser que se seja cego ou “cego”, e essas 100 (lol) pessoas querem saber, quem comprou e não pode tirar o defeito, resta-lhe aceitá-lo como feitio.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          O único defeito é que este é um modelo de mais de 1000€ e é o telemóvel comprovadamente mais vendido do mercado, e mais copiado.

          Quem fala são pessoas como tu que falam muito na Internet depois vai-se a ver e andam com telemóveis de 100€ no máximo do século passado.

          Anda lá, demonstra aí mais a tua inveja!

          1. Avatar de jobz
            jobz

            É tão o “mais vendido da marca”, que vão parar a produção…. Tal é a “procura”.
            Vá, agora vai lá ao macdonalds comer o teu hamburger de 1€ para poderes pagar os créditos que tens para pagar o “mais vendido da marca”

          2. Avatar de Balmer
            Balmer

            “O único defeito é que este é um modelo de mais de 1000€ e é o telemóvel comprovadamente mais vendido do mercado, e mais copiado.”

            Erm, não. Não é. E isto é a própria marca a dizê-lo.

            Eu compreendo que tens umas palas ai presas aos lados da cabeça e tudo, mas é preciso ser ignorante da própria marca da qual estás a ser fanboy para fingir que não se passa nada.

            “Anda lá, demonstra aí mais a tua inveja!”

            Começo a pressentir que se calhar compraste um iPhone X e agora o arrependimento está em alta, porque é possível comprar mais barato e com as mesmas capacidades (Salvo acesso a iOS, mas assumo que é ai que está parte do valor e a razão pela qual investes num iPhone).

          3. Avatar de Helder
            Helder

            @jobz: ai vai parar? Quando? É que eles continuam a vender e continuam a ser produzidos…

            Vai ser num dia destes, não é?

            Realmente vão parar a produção, quando vier o novo, param a produção do velho.

          4. Avatar de Helder
            Helder

            @Blamer: estás a tentar convencer alguém logo insultado… não me parece…

          5. Avatar de Carlos Costas
            Carlos Costas

            É a própria marca a dizer? Então que te disse só a ti Balmer, a marca?

          6. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            “comprovadamente” lol!
            Ganha juízo e deixa de dizer palermices. O que anda no meu bolso não faz comichão no teu, por isso preocupa-te com os teus bolsos e não com os meus.

        2. Avatar de Carlos Costas
          Carlos Costas

          Ah então pela mesma lógica, você não entendeu a minha metáfora misturada com ironia. Alguém realmente precisa de aprender a língua. 😉
          Então mas agora já são vários os problemas? Então e quais são?

          Quanto ao entalhe não é uma questão de feitio, é só um pouco de ignorância e isso resolve-se facilmente.

  3. Avatar de V.T.
    V.T.

    Aquela “horrivelcelha”… ai jasus!

  4. Avatar de Helder
    Helder

    É engraçado que todos falam do notch em vez de falar da notícia…

    https://i.imgur.com/U0cXSSm.jpg

    Parece que notch é o futuro, no Android…

    1. Avatar de carlos p
      carlos p

      já estava primeiro no essential phone. a apple é que foi atrás dos outros. não falas sem saber

      1. Avatar de carlos p
        carlos p

        e já agora o que aquilo tem interesse no dia a dia? uma app ou la o que for para andar sempre a mamar bateria?

        1. Avatar de Carlos Costas
          Carlos Costas

          Assim como muitas outras: jogos e outras parvoíces …

    2. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      E porque será? Será porque nesta notícia, a monocelha mostra o seu lado negativo?
      O notch já faz parte do passado do Android, vieste atrasado…

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Por isso é que estão todas as marcas para lançar modelos que copiam tal e qual a “monocelha”…

        E a parte funcional? Qual é o Android que é capaz de replicar isto?

        1. Avatar de jobz
          jobz

          “a parte funcional?”,
          Qual, a inutilidade do Notch?
          ” as marcas para lançar modelos que copiam tal e qual a “monocelha”…”
          Isso de andares a comer fardos de palha não ajuda muito essa ervilha….

          1. Avatar de Helder
            Helder

            FaceID, TrueDepth câmera.

            Fardos de palha comes tu!

          2. Avatar de carlos p
            carlos p

            Helder comes sempre palha todos os dias

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            A monocelha serve para o face id e true depth cam? Espero que estejas a ser irónico.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Já ouviste falar do essential phone? Pois claro que não. Mais uma vez a tua cegueira fala mais alto.

  5. Avatar de Vítor M.

    Deixem lá o entalhe. Foquem-se no que importa.

    Este tipo de tecnologias poderão no dia a dia ajudar o utilizador?

    1. Avatar de censo
      censo

      Para já, parece apenas uma evolução do conceito 3D centrado na capacidade de perceber onde está o utilizador relativamente ao telefone assim definir a perspetiva.. Será curioso perceber se há capacidade para aplicar o conceito a um jogo. E para alem do entretenimento, para já, não vislumbro outra utilidade.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Visto que este tipo de demo já tinha sido demonstrado fazendo uso do kinect e que acabou por não ter qualquer tipo de utilidade para além da parte técnica envolvida na demo, presumo que o futuro desta demo seja o mesmo.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      1 – Pode ajudar o utilizador a comprar óculos online, tecnologia que já existe mas não do tamanho do Iphone X.

      2 – Servirá no futuro para ver filmes em 3d sem termos de usar óculos.

      É só pormos de lado as idiotices dos haters e percebermos que o iphone é o unico com esta tecnologia e com este tamanho.

      Não é por acaso que os bancos só aceitam o desbloqueio através do face ID da Apple e no Android ainda temos de por o dedinho.

    3. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      É bom que sim, para compensar o infando entalhe 😀

      1. Avatar de Vítor M.

        Ainda me vais explicar, a mim utilizador do iPhone X desde que este saiu ao mercado, qual é o problema do entalhe, tu que nunca usaste um iPhone X 😉

        Porque fico curioso em saber, principalmente a quem nunca usou, onde incomoda essa parte do ecrã que poderia ser tapada de fora a fora, como noutros modelos, e a Apple preferiu deixar as duas áreas laterais abertas que permite colocar alguns elementos no ecrã.

        Ao nível de vídeo, tens 16:9 (mesmo com 18,5:9 tens óptima projeção) com excelente qualidade sem que notes qualquer entalhe 😉 por isso, eu acho, cada vez com mais certeza, que este notch incomoda quem não tem 😉

        1. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Qual é o problema?! para começar a falta de simetria, algo sem precedentes no iPhone, o que significa que fica esteticamente mal.
          Depois, das duas uma, ou não vê os conteúdos em full-screen (e desperdiças ecrã), ou ficas sem uma parte da imagem.
          Tu é que tens de me explicar a mim o que é que o facto de ser user ou não altera as desvantagens do notch do iPhone. Só pode criticar quem tem? É que quem tem, por não ter alternativa resta-lhe conformar-se em vez de criticar.

          1. Avatar de Louro
            Louro

            @Joel Reis,

            Percebo perfeitamente a sua preocupacao…por alguma razao hoje nao gosta do Notch porque…Apple…

            Mas tenha calma, porque pelo que parece quase todas as marcas já adquiriram boas fotocopiadoras e estao a fazer cópias quase perfeitas do mesmo, o que quer dizer que entretanto já poderá adquirir um telefone a correr Android por 100Euros também ele com a que voce tanto odia, monocelha.
            No dia em que isso acontecer, vamos assistir a voce e os restantes a ajoelhar dizer que a “monocelha” foi a melhor invencao de todos os tempos e que foi uma marca chinesa qualquer que a trouxe ao mercado. 😉

          2. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            Louro, qual é a dificuldade em entender que a monocelha não é mais que um compromisso necessário para acomodar os sensores?

        2. Avatar de carlos p
          carlos p

          então o meu comentário foi apagado porque?

  6. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Eu vejo utilidade tipo: mostra uma peça em 3d, que na parte técnica pode ser muito bom. Pode mostrar imagens a 3d de pessoas, carros,comida etc. Era interessante ver um modelo que parece estar a nossa frente em 3d de todos os ângulos. Isso com um simples écran 2d!