IE9 vai levar novo fôlego nos próximos dias

69 Comentários

O IE9, na sua versão final, ainda teve uma curta vida útil. Foi já descarregado e testado por muitos utilizadores que estavam sedentos de ver todas as suas capacidades e o que de novo a Microsoft conseguiu trazer para esta arena, para concorrer com os pesos pesados que a concorrência tem em uso.

Esta guerra entre os browsers não se limita às capacidades que cada um consegue colocar à disposição dos utilizadores, mas entra em campos tão interessantes quanto os números que se conseguem extrair dos acessos aos sites de divulgação e ao número de downloads. Pois é neste último campo que o IE9 vai levar uma grande ajuda nos próximos dias. O IE9 vai chegar aos Updates do Windows a partir de hoje!


A sua aceitação do IE9 tem sido no geral boa, mas existe alguma resistência por parte de utilizadores mais cépticos em utiliza-lo como o seu browser principal. Este “problema” deve ser ultrapassado nos próximos 2 ou 3 dias, pois a Microsoft disponibilizou a noite passada esta nova versão do seu browser a todos os utilizadores do Windows Vista e do 7 através dos normais updates do Windows.

Esta actualização será marcada como uma actualização importante e logo estará seleccionada para ser descarregada sem intervenção dos utilizadores. Apenas aqueles que verificarem o que vai ser instalado e que decidam não instalar o IE9 vão passar ao lado desta actualização.

Com esta medida a Microsoft consegue fazer disparar o número de utilizadores e de downloads que o seu browser conseguiu atingir. Vai ainda conseguir aumentar a sua quota de mercado, um pouco à custa ads versões anteriores.

O IE9 leva já uma excelente arranque, mesmo tendo em conta as diferentes versões beta que foram sendo disponibilizadas. Os cerca de 1% de quota de mercado que atingiu ao fim de 8 dias depois do lançamento da sua versão estável são a prova de que este browser está a agradar aos Internautas. Ainda tem muita quota para recuperar às suas versões mais antigas e a outros browsers, mas o caminho e as metas a tingir estão traçadas.

Esta actualização vai com certeza fazer disparar o número de utilizadores do IE9 e fará este subir na lista de preferência dos utilizadores da Internet. Vão com certeza ser números bem diferentes que os apresentados para as primeiras 24 horas e o IE9 subirá depressa na tabela de utilização

Esta é uma forma normal de o fazer subir nas estatísticas, mas a Microsoft, com a sua base instaladas de clientes consegue-o. No entanto esta actualização justifica-se. Não se limita a ser uma actualização de segurança face ao IE8 e anteriores. É uma nova forma de navegar e de ter acesso aos muitos conteúdos que a Internet nos providencia.

Este update foi lançado e demorará alguns dias a atingir todos os utilizadores. Basta esperar que seja a vossa vez, mas se não puderem esperar mais, leiam aqui como devem fazer para terem acesso ao mais recente browser da Microsoft.

Artigos relacionados:

 

 

Homepage: IE9 TestDrive

Partilhar:
Tags:

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor Tomaz
    Vitor Tomaz

    “O IE9 tem, na sua versão final, ainda teve uma curta vida útil.”

    ?!?

    1. Avatar de Lápis Azul
      Lápis Azul

      Não quero ser chato mas de facto essa frase não saiu mal nem bem! Simplesmente não saiu!…

  2. Avatar de canelas
    canelas

    “…a Microsoft disponibilizou a noite passada esta nova versão do seu browser a todos os utilizadores do Windows Vista e do 7 através dos normais updates do Windows.”
    Só ontem?? Deviam ter feito isto logo que lançaram a versao final.

  3. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Quanto ao “browser”, não parece mau mas, entretanto saiu o Firefox 4 e esqueci logo do IE9… Hei-de voltar… talvez…

    1. Avatar de Batman
      Batman

      Sou mais o IE9.

  4. Avatar de Capz
    Capz

    Metade dos que fizeram o download (que foram extremamente poucos!!!) foram só para ficar com o windows actualizado, já que há várias aplicações que usam o IE. Não quer dizer que o usem… Ou sequer que o experimentem. Eu pelo menos saquei, abri uma vez e fechei logo. Não tem nada que me interesse, nem lhe vou dar uma oportunidade.

    E não é open source. Mas também open souce só há um…

    1. Avatar de Vasco Silva
      Vasco Silva

      Pois, o problema de pessoas como tu, que abrem, e impressionantemente “não tem nada que interesse” apenas com um abrir, fecham, não voltam a usar e no entanto vêm criticar.

      Enfim

      1. Avatar de Emannxx

        Não podia concordar mais.

      2. Avatar de VIajantE
        VIajantE

        Sim é fantástico como algumas pessoas conseguem testar o que quer que seja com um abrir do programa e fechar logo a seguir!

      3. Avatar de JGomes

        A opinião dele é tão valida como a tua. Acabaste de o criticar mais que ele ao próprio browser.

        Cumprimentos.

    2. Avatar de saca_rolhas
      saca_rolhas

      Pensa lá duas vezes nessa do “open source” há só um… Se calhar vais ter outra opinião. Vá lá… faz um esforço. 😉

      1. Avatar de Say
        Say

        Não se esqueçam que o Chrome não é open source. Se calhar ele(a) está a falar disso. Mas há mais browsers open source: tudo o que seja baseado no Chromium e no Firefox, por exemplo, com a excepção do Chrome, claro está.

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    Pois bem, sou um utilizador de varios browsers e posso dizer que tenho usado o novo IE9 beta e agora a versão final, a versão beta havia dia que me conseguia por fora de mim mesmo com os bugs, mas agora com a versão final noto que ainda ha alguns que persistem, como o cado do click aqui no site, estou a comentar esta noticia, mas o site fica “escuro”, quando vejo as imagem da sexta-feira a tarde o browser não reconhece o javascript utilizado, no site do sapo quando estou a ver os destaques entra logo na noticia, no site record o javascript do fundo da pagina não esta operacional… e muito mais… a microsoft ainda vai ter que corrigir um pouco no seu novo browser. E tb acho um pouco pesado…

    1. Avatar de Vasco Silva
      Vasco Silva

      Modo de Compatibilidade. Já reparase no botão com a página rasurada ao pe do actualizar? A mim bastou clicar nela, e as “imagens de sexta” funcionam normalmente.

      Pesado??? Lol!

      1. Avatar de Tem calma pá...
        Tem calma pá…

        Estranho que o firefox 4 entre outros browsers não precisem desse botão mágico…

        1. Avatar de Vasco Silva
          Vasco Silva

          Pois. O firefox 4 e outros limitam-se a não carregar as paginas quando elas não são compatíveis e ponto final.

          1. Avatar de Irra tem calma!
            Irra tem calma!

            Pois estás equivocado porque carrega. Prova-me o contrário. Por exemplo aqui no pplware não acontece esse momento twilight com o firefox 4 que acontece com o IE9. Com isto não quero dizer que seja mau. Em termos de memória andam todos de mãos dadas.

        2. Avatar de carlos
          carlos

          Eu se não soubesse (e sei) diria que é o javascript deste (e de outros que têm o mesmo problema) que fazem uma coisa que pelo menos desde o IE7 que a Microsoft diz para não se fazer: tentam identificar o browser e falham miseravelmente.

          Ias ficar surpreendido com a quantidade ridícula de scripts que testam especificamente se é a versão 7 ou a 8 e, não sendo nenhuma delas, assumem a 6…

          1. Avatar de jo§e

            E a culpa é de quem? da Ms que criou incompatibilidades no seu browser, ao não se conformar com as normas.
            Por isso é que era necessário testar qual era o browser, agora colhe o que andou a semear

      2. Avatar de js

        O botão Vista de Compatibilidade foi herdado da versão 8, em que acontecia o mesmo, não era compatível com a versão anterior e quebram os lay-outs afinados para essa versão.
        O IE9 falha principalmente a ler o Javascript, tanto que a JQuery já está a preparar uma nova versão para corrigir os erros do IE9.

    2. Avatar de OXINARF
      OXINARF

      A Microsoft? Ou será que os sites é que não estão preparados para o IE9? Muitas vezes o problema é que os sites usam código especifico para o IE que nesta versão já não funciona assim. E já vi o mesmo acontecer com outros browsers portanto…

      1. Avatar de Só quero Produtividade no browser, mais nada!

        E o porquê desse código específico?

        Provavelmente tinham perdido só 0% de cota de mercado se logo após a versão 6 tivessem olhado prós vizinhos do lado e pelo menos tentassem igualar. Agora têm de comer as “passas do Algarve” para recuperar algumas décimas percentuais. Só falo por experiência: todos os dias mantenho uma relação de proximidade com IE 6/7/8 no desenvolvimento de aplicações RIA e todos os dias me apetesse atirar o PC pela janela!

        O direito à liberdade de expressão é do melhor… cada um diz o que quer: http://windows.microsoft.com/en-US/internet-explorer/products/ie-9/compare-browsers

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          No tempo do IE 6 não havia vizinhos, e, vale lembrar, nesse tempo, o IE 6 era *de longe* o melhor browser, a anos luz do Netscape Navigator que era o único concorrete sério. E quanto menos se falar no Netscape Communicator, melhor.

          Muita gente pensa que a Microsoft deu cabo da Netscape por causa das vigarices que fez, mas isso só é parte da história, a outra parte é que tinha um produto que não era só melhor, era muito melhor.

          E, quer se goste ou não, foi essa estabilidade que o IE 6 proporcionou que permitiu que a web se desenvolvesse.

          1. Avatar de Trambulhao
            Trambulhao

            – “.. foi essa estabilidade que o IE 6 proporcionou que permitiu que a web se desenvolvesse ..”

            Não brinca com coisa séria!

            É verdade que o IE6, na sua época (2001/2002) foi inovador com a implementação do CSS1, DOM 1, SML 2, alguma segurança, mas dizer que foi o impulsionador do desenvolvimento da WEB, é brincadeira.

            Você nunca ouviu falar em Mosaic e W3C?

          2. Avatar de Só quero Produtividade no browser, mais nada!

            “E, quer se goste ou não, foi essa estabilidade que o IE 6 proporcionou que permitiu que a web se desenvolvesse.”
            Concordo!

            Mas repara que é dito “(…) se logo após a versão 6 (…)”.. Claramente não me estava a referir ao período do reinado IE6.

          3. Avatar de Carlos
            Carlos

            Ó Trambulhão, estamos a falar do IE6, não do IE1… No tempo do IE6 já o Mosaic não existia. E antes o IE6, a guerra era basicamente entre o IE e o Navigator, os outros eram marginais, como o Opera hoje. E tirando os frames, a web hoje pouco tem a ver com o antes do IE5 (o primeiro browser a suportar AJAX).

            E para o outro moço sem nome, logo a seguir ao IE6 que foi lançado em 2001 foi só em 2004, durante 3 longos anos o IE6 não tinha concorrência nenhuma, sim, havia o Mozilla (que depois veio a ser o Firefox) mas o Mozilla era fraco concorrente para sequer assustar a Microsoft.

        2. Avatar de js

          Estou 100% de acordo contigo, ando completamente desanimado a escrever código perante as incompatibilidades do IE9, que inocentemente pensei que ia ser diferente dos outros.
          Definitivamente a Microsoft precisa de uma reforma geral.
          Pior só mesmo Portugal

  6. Avatar de Smoke
    Smoke

    Desculpem o desabafo, mas foi o pior browser que testei nos últimos anos.. simplesmente horrivel.. em 2 dias crashou cerca de 20 vezes.. mesmo com os add-ons desligados.. fiz rollback para o 8 e assim pretendo continuar..

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Diz então um exemplo que possa reproduzir…

      1. Avatar de Smoke
        Smoke

        Youtube a cabeça… pplware no pq hoje é sexta.. mais lindo ainda site technet da microsoft.. podia continuar.. mas acho que chega.. só pra mencionar alguns…

    2. Avatar de VIajantE
      VIajantE

      Não percebo, a mim ainda não crashou uma única vez!
      Deves ter o sistema bem limpinho deves!

      1. Avatar de Smoke
        Smoke

        O ter sistema limpinho.. não vou garantir que é perfeito mas em 3 anos que tem todas as actualizaçoes de software lançadas.. etestes de limpeza de registo e performance constantes… mas se calhar é disso… :)))

    3. Avatar de LOL
      LOL

      Curioso, a mim ainda não crashou uma única vez…
      mas se calhar a culpa é minha…tenho o sistema em condições….

      1. Avatar de Smoke
        Smoke

        Curioso é que por alguns não terem problemas os outros é que são os desleixados.. faz lembrar a historia do homem que ia em cima da ponte e ouve no rádio do carro “atenção senhores automobilistas que em cima da ponte circula um carro em contra mão”.. ao que o sujeito que vai no carro diz em alto e bom som “Um ?! vão todos !”.. os “desabafos” como lhe chamei estão em vários foruns pela internet.. é lerem antes de opinar..

        1. Avatar de LOL
          LOL

          LOL…
          Estás todo queimado.

    4. Avatar de brunobola
      brunobola

      Não crahsou nem uma vez…

      1. Avatar de Troll
        Troll

        Não crashou nem uma vez[2]

        IE9 está muito bom, e me surpreendeu sua velocidade e estabilidade… o FF anda muito fraco…

  7. Avatar de ArTuRiX
    ArTuRiX

    Raios, se foram poucos eu fiz ontem a noite por não sair nos updates!!! Mas só fiz instalação do 64bit´s e nem utilizei!!

  8. Avatar de V@mpyro
    V@mpyro

    Para mim, o Opera continua mt bom… Não o troco por outro.

    1. Avatar de N. Roque
      N. Roque

      E contigo somos 2…

      1. Avatar de Troll
        Troll

        E contigo somos 3!

        Ainda n entendo como um browser com tantas qualidades e que inova tão bem(se comparado às “inovações” inúteis do FF) como o Opera não é reconhecido!

  9. Avatar de DoContra
    DoContra

    O IE9 tem, claramente, problemas de juventude. Instalei-o no próprio dia em que o PplWare disponibilizou o link, em versões Win7 32 e 64bits (tenho duas máquinas, uma 32 e outra 64 bits) e gostei dele na generalidade. Mas em utilização intensiva em sites que usam exclusivamente flash, pareceu-me ficar bem aquém do desempenho do Google Chrome. Especialmente na máquina “velha”, 32bits. Aí o écran escurecido e uma espera pela mensagem de erro (geralmente “desactivar as páginas que não estão a responder”) são mesmo desesperantes!

  10. Avatar de Ryan
    Ryan

    Ainda nao testei mas parece que nao passara da instalacao por apenas querer ter o Windows 7 actualizado. Firefox continua a ser a minha preferencia seguida do Opera

  11. Avatar de RickyA
    RickyA

    Eu uso Firefox 4 com alguns pequenos problemas .. mas vejam o link que vale o que vale..

    http://www.tomshardware.co.uk/internet-explorer-9-chrome-10-opera-11,review-32146-14.html

    1. Avatar de demon
      demon

      eles fizeram o teste no FF 3.6, 1 dia antes do FF 4 sair -.-

  12. Avatar de vis
    vis

    Eu o experimentei e fiquei agradavelmente surpreendido, eu usava o firefox intensivamente, mas depois passei para o chrome, e agora o uso como browser principal.
    Nos testes a alguns saites mais pesados que visito diariamente, o chrome engasgasse e demora imenso tempo a abri-los e bloqueia o meu pc por um pequeno tempo(usa 100% do cpu), enquanto que o ie parece que aproveita muito bem a aceleração grafica e da uma sensação mais fluída e rápida nos saites pesados.
    O chrome sem extensões parece leve e fluido, mas depois de instalar umas extensões simples, fica mais lento e pesado, o que me desaponta bastante.
    Para utilizadores comuns como por exemplo meus pais, o ie9 é simplesmente excelente.

    1. Avatar de trambulhao
      trambulhao

      Eu já não penso assim.. Como eu gosto muito do meus pais e quero sempre o melhor para eles nunca aconselharia o IEca..

      Brincadeira.. Não resisti!

      1. Avatar de RickyA
        RickyA

        .. já usate o IE9 ???

        1. Avatar de Trambulhao
          Trambulhao

          Infelizmente, sou obrigado a usar todos os dias.

  13. Avatar de Marco Miranda
    Marco Miranda

    Atenção que eu não vou dizer bem de um browser e dizer mal de outro e que não presta!
    No meu PC sempre houve espaço para dois browsers. Um deles é o Firefox por ele ser bastante seguro, estável , confiante. E o outro é o Internet Explorer por ser do sistema. Já experimentei o Chrome o Opera e outros que agora não me recordo, não me inspiram confiança, simplesmente não gosto desses. As novas versões do Firefox e do IE9 estão perfeitas embora o IE9 tenha que ser mais limado, a microsoft tem feito esforços enormes para chegar o mais perto da perfeição. Tanto o IE como o firefox nunca crasharam até à data e isto deve-se ao esforço que tenho feito para manter o Pc limpo. Uma vez formatei o pc de um colega meu pois ele dizia que o IE do pc não abria as paginas que estava lento, que não prestava, ora quando vou a ver o pc dele tinha instalado 8 antivírus, nem quis acreditar… e depois o problema é do IE .

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Não existe browsers uns melhores que os outros, cada pessoa tem os seus requisitos e conforme os requisitos de essa pessoa escolhe um browser que mais goste.

      IE9 está perfeito, obvio que não cumpre os requisitos de todos, maior parte sem ofensa são só uns agarrados que falam mal sem sequer testarem.

      Da minha parte prefiro o Chrome e vou continuar a usa-lo, mas daí não vou dizer que o IE9 é o treta porque não é, é capaz de ser a melhor versão do IE lançada até hoje.

      1. Avatar de RickyA
        RickyA

        José , tocaste nos pontos certos …..

  14. Avatar de DiogoC.
    DiogoC.

    Epá, “saiu na noite passada no Windows Update” mas aqui ainda não há nada! :S

  15. Avatar de Tiago

    Não percebo para que foi aquela coisa de “escolher o browser predefinido” que saiu num dos updates do Windows, e depois entram updates para o IE quando na altura tínhamos escolhido outro browser como predefinido….
    Podia existir um alerta/indicação de que há um update para o IE, e não marcar como update importante e transferir sem intervenção do utilizador.
    Para mim é apenas mais uma forma de manipular as estatísticas…

    1. Avatar de Rúben Lopes [Lopesmaio]
      Rúben Lopes [Lopesmaio]

      Exactamente, Tiago. Eles querem é parecer respeitáveis -.- Mas depois, por trás daquelas janelinhas transparentes, efeitos visuais/sonoros para tudo e mais alguma coisa, está uma empresa que conquista o “sucesso” manipulando os sistemas dos clientes e, consequentemente, as estatísticas de partilha do mercado de certos produtos…

      1. Avatar de cuboc
        cuboc

        e os outros também nao fazem isso? eu ja esprementei quase todos os browsers e todos eles actualizam sem perguntar quase… isto de um update para escolher o navegador no windows é uma treta que a UE inventou para as outras empresas venderem o que é deles, pois nao vejo isso no mac, nem no linux… e hoje em dia toda gente sabe escolher um navegador, a questão é que maior parte nao tem opinião própria,,,

    2. Avatar de Sylpheed
      Sylpheed

      E que tal aprenderes a configurar os updates? Não te custa nada e assim evitas o calvário que é ter o IE instalado. Sim, porque é um problema enorme.

      1. Avatar de Tiago

        Não, não é um problema, mas sim um desrespeito pela opção tomada por muitos utilizadores na suposta “possibilidade de escolher o browser” dada pela Microsoft…

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Não é derespeito nenhum, porque é como ele disse em cima, aprende a configurar as actualizações.

          Tem uma opção que diz “Transferir e Instalar A ctualizações Automáticamente” que normalmente quem faz tudo next na formatação, ou nem se dá ao trabalho de configurar fica activa.

          A Microsoft não obriga ninguém a usar o IE9, apenas aconselha a quem tem e usa a actualizar, quem nem sequer o tem instalado (sim é possivel desinstalar o IE sem problemas) a actualização é pouco provável que apareça como importante.

      2. Avatar de brunobola
        brunobola

        Lol é um download opcional aprendam a interpretar as coisas sff. Ninguém obriga a nada…

  16. Avatar de Rúben Lopes [Lopesmaio]
    Rúben Lopes [Lopesmaio]

    Sinceramente… eu tinha vergonha… quando a Microsoft vê que os seus novos produtos nem são grande coisa e não atraem muitas pessoas, forçam as pessoas a instalar o software -.- . Deve ter sido assim que o Windows passou a ser tão usado, deve… Que vergonha…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Diz-me onde é que a Microsoft está a forçar alguma coisa.

      Se soubesses configurar os updates do windows não dizias isso.

      A microsoft não força nada.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Algo assim do mesmo género que a Apple faz com aquela coisa que é o iTunes para PC se tiveres um iQualquerCoisa?

      E quando instalava o iTunes E O SAFARI quando se queria instalar só o QuickTime?

      E os serviços (como o Bonjour) que o QuickTime e o iTunes instalavam (e talvez ainda o façam, já não uso nenhum dos dois há anos…) SEM SEQUER AVISAR?

      E a Google com as atualizações automáticas e sem aviso do Chrome?

      Também achas isso uma vergonha?

      E mais: fazeres a atualização para o IE 9 não muda o browser prédefinido, que é apenas isso que aquela outra atualização te dá a escolher.

  17. Avatar de Anselmo Lima

    Pena de morte ao IE 6, 7, 8 e 9! Firefox 4 UP!!! Chrome TOP!!!!

  18. Avatar de Só quero Produtividade no browser, mais nada!

    Pelos comentários aqui proferidos, assume-se que, a qualidade de um browser é inversamente proporcional ao número de “crashs”… GREAT!

    E que tal apresentar uns “home made benchmarkings”? Penso que poderia ser esclarecedor.

  19. Avatar de Observador
    Observador

    É verdade que o IE9 só corre nos Windows Vista e 7?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, são essas as únicas plataformas a serem suportadas.

      1. Avatar de Observador
        Observador

        Obrigado, Pedro.

  20. Avatar de JSilva
    JSilva

    Boa tarde a todos, so queria partilhar a minha opinião, eu uso todos … os mais recentes quanto ás respectivas versões e acho que estão todos muito bem e têm todos muito valor.