IE6 do caixão à cova!

55 Comentários

Depois da morte anunciada pela AOL do seu navegador Netscape é a vez da Microsoft anunciar o termino do seu suporte ao seu “browser” IE6, tendo programado a data do funeral para o dia 12 de Fevereiro de 2008.


Muitos foram aqueles que…. na sua imensa consciência usaram e usam este browser incluindo eu claro, ninguém nasce perfeito ao ponto de adorar “popups” no ambiente de trabalho. Era o delírio quando saltavam “popups” como cogumelos a encher o nosso ecrã, não traziam nada de útil nem mesmo a título excepcional os números do euromilhões!

Mas nessa altura ainda andava a “socialite” a pensar nisso, e tanto que pensaram que durante esse tempo todo tivemos que gramar com os casinos, as “hot-babaysisters” e mais uns quantos a dizer que eu era o felizardo visitante 1 milhão.

Calma, muita gente foi enganada, lembram-se das ligações via modem de valor acrescentado? Lembram-se dos “trojans” que ajudavam os operadores telefónicos a aumentar os lucros anuais? Pois, floresceram à custa de um “browser” inconsciente e amigo do homem.

Chegado a essa data 12 de Fevereiro de 2008 a Microsoft vai forçar a todos os utilizadores a migrarem para o seu sucessor o IE7 através do Windows update.

Não estou aqui a defender nenhuma organização, mas na minha modesta opinião, os caríssimos utilizadores do IE6 ficariam melhor servidos se usassem o Firefox ou o Opera.. digo eu!

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu acho o IE 7 mais estável que o FF2

  2. Avatar de nigma
    nigma

    firefox forever…

  3. Avatar de Fonis
    Fonis

    Eu uso o Firefox já a algum tempo…

  4. Avatar de t@ndre

    eu ainda não fiz o upgrade para o 7, já que apenas uso o FF

  5. Avatar de pedro

    finalmente!

    agora ouro sobre azul era mesmo uniformizarem o javascript nos browsers.

  6. Avatar de Zecc
    Zecc

    “os caríssimos utilizadores do IE6 ficariam melhor *servidor* ”

    Eheh, denuncias os teus hábitos de escrita. 🙂

  7. Avatar de Fausto
    Fausto

    Já vai tarde. O que me admira é ele não ser instalado automaticamente com o Windows Update no Windows XP.

  8. Avatar de Nuno Peralta

    Porque não gostam do IE7??

    Eu só uso esse browser =)
    Aleluia vai acabar o IE6!!! Já não suportava incompatibilidades com o meu site… (em termos de PNG com transparencia…)

  9. Avatar de Morbus

    O IE7 também não é 100% compatível com os canais alpha do PNG…

    Porque não “gostamos” do IE7? Porque não segue os padrões, porque não é amigo da personalização, porque é o browser mais inseguro dos três “grandes”, e porque é lento e tem poucas funções. O mais rápido é mesmo o Opera, mas é o Opera é aquela coisa, muito estranho de se trabalhar, e não é muito estável…

  10. Avatar de tyurias

    eu uso o IE7 e o FF e gosto bastante de ambos, talvez um poukiti mais do FF mas ha uma função do IE7 que, pelo menos eu nao encontro no FF, e dá-me muito jeito: “Localizar nesta pagina…”.
    kt à noticia, axo k é o natural desenvolvimento das coisas… daki a pouko acaba o suporte ao XP.

    fikem bem
    hasta

  11. Avatar de Majesticskull

    E agora eu fiquei muito feliz! Imagina personalizar uma página em CSS sem usar hack’s? Opa… o IE7 eles não ‘desativaram’ ainda né? Merda!

  12. Avatar de Demon
    Demon

    @tyurias

    se estás a falar em encontrar uma palavra (ou mais) no FF basta carregares em crtl + F

  13. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Detesto o IE7. Como agarrar nas funcionalidades dos outros que já têm 500mil anos e fazer mal. Là vou ter de o downloadar (isto pq aqui no trab o site para empresas do BPI só dá no IE senão não usava nunca) pq senão só FF (adoro o OPERA mas tem sempre uma qq coisa q me faz não usar)

  14. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @tyurias
    faz ctrl+F que tem um sistema de procura muito melhor

    Podes ver aqui

    http://www.mozilla.org/support/firefox/keyboard

  15. Avatar de Nuno Peralta

    Não sei qual é a diferença entre IE7 e Firefox….

    há, ja sei…. muitos scripts não funcionam no Firefox… =( … logo, um gajo programador de script tem que andar a queimar a cabeça até conseguir fazer alguma coisa para FF…

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não discuto qual o melhor browser…. porque isso são gostos e gostos não se discutem. Era a mesma coisa que discutir qual o melhor carro, máquina fotográfica, PC, gaja… etc… 😛

    Agora… “é o browser mais inseguro dos três “grandes” (Morbus)… é daquelas afirmações que não podemos provar.

    Está mais que provado que são descobertos mais bugs nos produtos Microsoft porque são alvos mais “requisitados”… Se calhar acabam por ser mais seguros… Sofrem é tentativas que FF.. Operas e outros não…

    É como dizer que Portugal tem uma segurança melhor que Inglaterra ou Espanha. Não é taxativo dizer isso. E no entanto ambos já sofreram ataques terroristas e Portugal não… 😛 Tirando o sócrates, claro! LOL

  17. Avatar de Lucas Costa
    Lucas Costa

    @Carlos

    Concordo totalmente! Acho batido essa de discutir o melhor browser, cada um tem o seu para o que precisa.

    E finalmente os PCs lá da escola vão parar de usar IE6! Que só travava!

  18. Avatar de AIR
    AIR

    @Nuno José
    Instala a extensão IETab no Firefox e depois carrega a página do BPI clicando na extensão (basta fazer isso uma vez, desde que fique adicionada à lista).

    Em relação ao IE, não gosto das funções, não gosto da forma como funciona… e os avisos dos certificados expirados ou inseguros é desesperante… até mesmo quando se tenta entrar na página do GMAIL.

    Uso o Firefox em todos os PC’s que tenho, embora nos PC’s dos locais onde trabalho tenha de usar o IE.

  19. Avatar de Agapytho
    Agapytho

    Para quem tem problemas com o IE, experimentem usar o FF portátil, já falado aqui no Pplware.

    Levar o FF numa penzinha para o trabalho dá um jeitaço, porque não é preciso instalá-lo e podemos ter os mesmos pliguns que um FF instalado.

    Procurem por aqui, que encontram de certeza.

    Grande bem-haja,
    Agapytho

  20. Avatar de Agapytho
    Agapytho

    Peço desculpa, são “plugins”…. Dislexia em força….

    GBH,
    Agapytho

  21. Avatar de Helder

    O Firefox é que promoveu a evoluçao (fraca) do IE.
    Se não fosse assim, provavelmente ainda hoje gramavamos com popups à parva e dialers à bruta, como já se disse por aí!!
    E tenho a certeza que alguns destes “clientes satisfeitos (?!?!?!)” do IE 7 ainda andavam satisfeitissimos com o IE que tinham…

    Empregos Aveiro

  22. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não uso o IE-6 desde 2004 (quando o Firefox foi lançado)

    O IE-7 melhorou mas ainda está muito longe do Firefox ou Opera

    Para deixá-lo “decente” para uso usem IE-7 Pro:

    http://www.ie7pro.com/download.php

    (adblocker, flashblocker, captura de video do youtube, e um montão de outras utilidades)

  23. Avatar de Zé Miguel
    Zé Miguel

    @Morbus

    O opera não é estável????? cheira-me que nem nunca tocaste nele, para mim é sem dúvida o mais rápido e estável dos três, tanto a nivel de renderização de páginas como a nivel de tabs abertas e troca entre tabs! Chego a ter quase 20 tabs abertas e é estávelsissimo…

  24. Avatar de JayPal

    eu em casa, nem sequer uso windows.
    quando me mandam virus, eu até me dou ao trabalho de tentar abri-los, mas dá um erro de “Windows não encontrado. não deseje instalar!”.
    Infelizmente no emprego, sou forçado a usar o IE6 a nível profissional, e apesar de alguns colegas terem mudado para o 7, temos imensas aplicações que não correm no mesmo por diversos motivos e mais alguns.
    Enganar as aplicações para elas pensarem que é IE6, quase, quase resulta, mas mesmo assim, não funcionam, apresentando erros graves de funcionalidade. Por isso, enquanto ninguém desenvolver essas aplicações para IE7, vamos ter de continuar com o 6.
    Estou para ver até quando vamos conseguir isso.
    De resto, para navegar, prefiro de longe o Firefox com a extensão do Google Sync.
    É simplesmente fantástico!

  25. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Fantatisco é eu enganar a raposa e fazê-la pensar que é uma merda! E não é que ela faz-me a vontade!

  26. Avatar de Aikon
    Aikon

    Firefox com ctz eh o melhor..
    tanto que as inovaçoes do IE sao copias de criacoes antigas da propria netscape..

    Adotei o Firefox e nao me arrependo, muito pelo contrario.. tenho tudo que preciso e mais um pouco, os complementos são com ctz a melhor parte, pois assim cada um deixa o navegador de acordo com o seu agrado..! no IE tem isso ?

  27. Avatar de Paulo
    Paulo

    Alguem sabe sobre o IE 8, ou data de lançamento ?

    Pois a microsoft ja estava fazendo testes neles.

    NO IE7, NAO GOSTO DAS ABAS. NAO SAO TAO RAPIDAS, COMO NO FIREFOX.

  28. Avatar de Jorge Barreto
    Jorge Barreto

    FF ate á cova

  29. Avatar de Padre Amaro
    Padre Amaro

    o ie e bom pra quem adora ver publicidade(popups)

    nao façam update pro ie7 saquem mas e o FF metam-lhe uns addons fixes e nao querem outra coisa

  30. Avatar de aver
    aver

    “Chegado a essa data 12 de Fevereiro de 2008 a Microsoft vai forçar a todos os utilizadores a migrarem para o seu sucessor o IE7 através do Windows update”

    Penso que há aqui um mal entendido. A Microsoft não vai forçar a utilização – o utilizador doméstico instala o IE7 se quizer. Há um problema mas apenas para as empresas que tenham definido as actualizações automáticas através do Windows Server Update Services (WSUS). Aliás, a Microsoft criou uma página destinada aos administradores de TI que queiram garantir que o IE7 não é instalado automaticamente através do WSUS.
    http://support.microsoft.com/?scid=kb%3Bpt%3B946202&x=16&y=14

  31. Avatar de aver
    aver

    … quiser (e não quizer)

  32. Avatar de Tiago Monteiro
    Tiago Monteiro

    Eu uso Firefox ha muitos anos…

    Principalmente pelas “tabs” claro…

    O IE7 ja as tem, eu sei, mas nao sei porque, o IE7 nunca funcionou direito por estes lados.. sp no encrava.. agora ja nao me dou ao trabalho 🙂

  33. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    “Chegado a essa data 12 de Fevereiro de 2008 a Microsoft vai forçar a todos os utilizadores a migrarem para o seu sucessor o IE7 através do Windows update.”

    Como??? Vai-me apontar uma arma à cabeça e obrigar a actualizar? E logo eu que nem uso o Windows update directamente. Não gosto de surpresas …. mas se vier com o sp3 olha que se lixe lá terá de ser já que estou a pensar em integrar isso no cd de instalação.

  34. Avatar de Sílvio Horta

    Estou a ver que existem muitos fãs do Opera… É bom sinal… Sabem o que é bom!

  35. Avatar de Juan
    Juan

    O IE7 se tornou bem mais aceitável aos desenvolvedores do que o IE 6, acredito que forçar todos a usar o IE 7 será um bom começo… Infelizmente a Microsoft nunca forçaria todos os usuários a usarem o Firefox, né? 😛 😛

  36. Avatar de UKN
    UKN

    Só costumo usar o IE6 em casos em que sinta que faço a minha navegação muito mais rápida (há casos 😉 ) … o 7 … barrei-lhe a porta 😛

    Já ando agarrado ao FFOX e continuo a usar o Opera para navegações mais relaxadas … o unico defeito que aponto ao FFOX é que em certas alturas é pesadão e … leeeeeeento … o Opera é de longe o que mais me seduz, pena que não tenha tanta extensão util como os Mozillas …

  37. Avatar de Morbus

    Talvez um pouco fora de mão, mas aqui vai o meu comment:

    @ tyurias
    WTF?! CTRL+F? Onde andas com a cabeça? O Firefox é muito melhor nesse aspecto, na medida em que tens uma opção para começar a procurar assim que comeces a escrever, o que é simplesmente estupendo. E muito cool para mostrar a amigos noobs que ficam a olhar para nós a perguntar “como é que fizeste isso?”

    @ Nuno Peralta
    Quando EU faço páginas, tenho que andar a arranjar hacks para o IE, não para o firefox… :\

    @ Carlos
    Eu falo em relação aos relatórios que leio… Secunia e assim. O Internet Explorer é mais inseguro que o Firefox, que, por sua vez, é mais inseguro que o Opera. Mas pouco mais. E quando falo de insegurança, falo de falhas de segurança, obviamente. Qualquer pessoa pode entrar num last measure e está lixado. A não ser que, como eu, use umas quantas extensões porreiritas que bloqueiam a porcaria toda… 😛

    @ Lucas Costa
    Com certeza, mas a questão torna-se diferente quando se entra em sites assumidamente maliciosos e se compara os resultados com diferentes browsers 😉 O IE7 é muito mais seguro que o IE6, é óbvio, mas mesmo assim não é tão seguro como o Firefox. O ponto do Carlos é lógico, claro, mas eu não falo por mim, falo pelas empresas de segurança, ou lá o que é… Não sou especialista, mas sei que o MEU Firefox viaja por tudo quanto é lado e nunca, repito, NUNCA tive um problema de segurança, salvo um crash ou outro, que na maior parte dos casos é por palermice minha… Quando tenho outros browsers nas mãos, sei bem puxar por eles, e nunca nenhum respondeu como o Firefox+AdBlock Plus+NoScript+CookieSafe+umas quantas extensões antiphishing e coisas do género… Não sei qual é o melhor, é como diz, mas o melhor para mim é aquele que nunca me deixou ficar mal… Cada um tem o seu, e é bom, para todos, se o “seu” de “cada um” nunca deixar “cada um” mal. 🙂 Mesmo que seja o IE5.5 😛

    @ Zé Miguel
    Confesso que não o testei muito. Usei-o por duas semanas quando andava por volta do 9.10 e depois disso só o uso para testar sites que faça. Mas deu-me sempre a impressão que não é polido… Não sei, não gosto do comportamento dele, e já me crashou nas mãos várias vezes… Não muitas, não tantas como o IE6, com certeza, mas algumas…

    A sua experiência pode ser diferente da minha, sem dúvida, e apesar de o Opera consumir muito menos ram que o Firefox (de longe), acho que fiquei de pé atrás quando o instalei e vi os cursores do rato (e, estranhamente, os favicons das páginas, se bem que eu sei porque é) a passarem-se todos com algumas javascripts que alteram a propriedade “style”… Talvez seja por isso, mas de qualquer forma, prefiro o Firefox. Preferência pessoal? Mania? Who knows?

    @ Paulo
    É a trend da Xbox… Shinny!!!

    @ Sílvio Horta
    Bah, estamos num site nicho, apesar de tudo. O Opera tem quê, 1,5% dos utilizadores? Há utilizadores do Opera por todo o lado, só no meu site (nicho também, lógicamente) tenho 7% e Firefox mais de 60%, o que é completamente abismal… Mas é normal… Pessoal mais culto, melhores browsers 😉 Ou pelo menos não aqueles que têm por defeito… Um bocadinho de escolha nunca fez mal a ninguém.

  38. Avatar de aver
    aver

    Ó MALTA

    Não se assustem. É só para dizer que saiu no dia 24 um Add-on para Firefox (ou para o Flock) que vale bem a pena experimentar. É o PicLens.

    Depois de instalado, numa série de sites (Flickr, Photobucket, etc,etc) pondo o cursor sobre uma fotografia aparece um novo símbolo (semelhante ao Play) que permite visualizar as fotos de vários modos, como o do ecrã inteiro, muito interessantes.
    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/5579

  39. Avatar de aver
    aver

    … não se entusiasmem muito porque no Flickr só “carrega” 5 fotos de cada vez.

  40. Avatar de aver
    aver

    … no Flickr, afinal, é um bocado esquisito, mas por vezes consegue-se carregar uma galeria inteira de fotos.

  41. Avatar de Miguel Jeri

    Porque não gosto do IE? Apenas por ser mais lento que o Firefox, nada mais! A lentidão a abrir tabs enerva-me, só o uso para ver o mail da hotmail, e é porque o MSN me obriga! 😉

  42. Avatar de Aníbal
    Aníbal

    «Chegado a essa data 12 de Fevereiro de 2008 a Microsoft vai forçar a todos os utilizadores a migrarem para o seu sucessor o IE7 através do Windows update.». Isto não é possível. Eu uso o win98, pq quero, e a MS só tem que respeitar os clientes. Além do mais, o win98 não suporta o IE7.

    Para dizer a verdade, o IE6 é bem mais bonito que o 7 e «simples» que o FF e afins.

  43. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Morbus:

    Pena que não se faça alguns relatórios das tantas extensões que vocês gostam de usar… e eu tb uso… apesar de pela minha conversa vocês acharem q defendo o IE.

    É que muitas extensões vêm cheias de problemas de segurança… Só não são é exploradas!!!

    P.S.: não defendo o IE… Mas penso pela minha cabeça, não pela dos outros. Ou só porque a maioria gosta de dizer mal disto ou daquilo… O IE tem coisas más…tem outras boas… o FF também! O melhor… depende!!! Ainda bem que temos vários… assim há por onde escolher…

  44. Avatar de phoenux
    phoenux

    Lol…

    O mais engraçado é ver que uma noticia sobre o Internet Explorer rapidamente se tornou numa noticia sobre o Firefox… Como é interessante ver como as coisas têm evoluído para o browser da raposa.

    Pessoal e profissionalmente, se o o Internet Explorer deixa-se de existir era um favor que me faziam. Sinceramente, estou farto de desenvolver projectos Web e ter que andar sempre a ver porque é que não faz o que é suposto no Internet Explorer. E depois não existe nenhuma extensão tipo Firebug, que é simplesmente umas das melhores extensões que eu conheço para desenvolvimento Web.

    Tenho de admitir que existe um problema de consumo excessivo de memória no Firefox, e que pode ser um pouco lento ao iniciar (principalmente com muitas extensões activas), mas uma boa parte destas leaks de memória estão a ser resolvidas no Firefox 3, browser que mais uma vez trará novidades bastante interessantes.

    Quanto ao Internet Explorer, se este não pode desaparecer, que venha rapidamente a versão 8 e que esta cumpra as promessas de seguir os standarts que os outros browsers já utilizam à muito.

    Continuem com a raposa ou com o opera que ficam bem entregues. Um abraço,

  45. Avatar de Rui Peixeiro

    E já vai tarde…..

    Transparências nos PNGs, incompatibilidades no javascript e css, … , …
    Eu à muito que já não uso (só firefox) mas como webdesigner tenho de o “aturar” muitas vezes.

  46. Avatar de roDo

    JÁ VAI TARDE!!!!!!!!

  47. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    Deus te ouça,

    espero o dia q a ms force todos os usuários a baixar o opera

  48. Avatar de aver
    aver

    Mapa do Firefox na Europa. O links final do artigo remete para o site original francês. Conclusão, em 2007:

    – Firefox subiu 0,7 pontos percentuais e atingiu uma quota de 28% (ou seja, em 2006 tinha uma “quota de mercado” de 27,3% );
    – IE desceu 0,9 p.p. e atingiu os 66,1%
    – Opera subiu 0,2 p.p, atingindo 3,3%
    – Safari, subiu 0,1 p.p. representando 2,0%

    http://blog.wired.com/monkeybites/2008/01/firefox-made-wo.html

  49. Avatar de Marvin Madson

    Vou comemorar essa conquista!

  50. Avatar de ryu
    ryu

    Sou webdesigner e tenho de lidar com estas coisas chamadas (browsers) todos os dias. O IE 6 é sim um atraso de vida 😛

    Quanto a transparência de png’s, existem vários “hacks” aka linhas de codigo para ultrapassar isso sem problemas.
    O pior é quando involve pngs, dentro de certos javascripts…

    Em relação à comparação de browsers, testei os 4, com um site que criei, numa máquina com 3 anos.
    Resultado:

    IE 7, supreendentemente é mais rápido que o firefox a executar javascript, mas não segue os padrões de CSS (:s)

    FF, lento a executar javascript, mas altamente fiavel e padronizado em termos de CSS.

    Opera, é o mais lento a ler HTML dos 4 browsers que refiro neste post. É também lento (como o FF) a ler javascript. No fundo é muito semelhante ao FF, mas o FF acaba por ser mais user-friendly.

    Safari: Testei a versao beta do 3. Não é tão user-friendly como os outros 3 browsers, mas é sem dúvida o mais rápido a executar o que quer que seja.
    Apenas “crashou” uma vez durante as minhas utilizações de teste, mas talvez por ser Beta.

    Portanto, e não descorando as opiniões presentes nos outros comentários, pelos testes que efectuei (não dá para testar numa máquina nova, pois são todos rápidos) o Safari é o mais rápido, o Opera não tem o suficiente para atrair utilizadores, o Firefox continua a ser o mais user-friendly e eficaz, e por fim o IE 7, (supreendeu-me na questão do javascript) mas continua a ser um mau browser porque não segue os padrões de CSS, o que dá certas dores de cabeça aos webdesigners, embora tenha melhorado (e muito!) em relação à versão 6.

  51. Avatar de phoenux
    phoenux

    @ryu: Muito estranho o IE7 ser mais rápido do que o Opera a processar javascript, pois pelos testes que fiz à uns tempos utilizando diversos tipos de testes o Opera conseguia superar qualquer outro browser com uma margem bastante confortável. Aliás, existem alguns testes (como por exemplo http://www.howtocreate.co.uk/browserSpeed.html#testresults) que mostram as mesmas conclusões. É evidente que isso pode ser dos testes que efectuaste, mas achei curiosa a diferença.

  52. Avatar de Hawk
    Hawk

    Existe IE7 para Win2k?

  53. Avatar de Romeryto

    O Internet Explorer 7 é muito ruim! O Firefox é ótimo e o Opera também!

  54. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Quem usa o Opera dificilmente vai querer voltar atrás. É supreendente o número de recursos (http://www.opera.com/products/desktop/) desse Browser.

    Pra citar alguns: Entre as novidades, está a sincronização automática de sites favoritos feita em um sistema on-line. O usuário pode criar um cadastro e, se usar o Opera em mais de um micro, acessar uma central que guarda e atualiza sozinha, nas diferentes máquinas, os sites marcados como preferidos.

    O browser tem, ainda, um sistema de bookmarks visual. Chamado de Speed Dial, o sistema permite adicionar sites que ficam organizados com uma miniatura de seu conteúdo atualizado; um índice gráfico de páginas.
    Também é possível colocar links de atalhos com ícones em uma barra lateral.

    É muito fácil mudar a aparência do Opera. Para fazer isso, clique no menu Ferramentas, em Aparência, na aba Skin selecione Procurar mais skins.

    Experimentem!