Hyundai muda nome Kona para Kauai… mas só em Portugal

38 Comentários

O futuro SUV da Hyundai foi batizado de Kona… mas em Portugal a empresa decidiu mudar esta denominação para Kauai.

Este veículo é já um caso de sucesso em termos publicitários, mesmo que Kona gere polémica e obrigue a marca da Coreia do Sul a mudar o seu nome para o mercado português. Mas então porque razão a denominação Kona está a gerar este ruído?


As marcas são sensíveis a polémicas, graçolas e até mal-entendidos, por isso a empresa decidiu renomear para Portugal o seu trunfo para Kauai.

 

Mas o que quer dizer Kona, para a Hyundai?

Basicamente esta denominação nasce como um tributo da fabricante de automóveis à conhecida região Kailua-Kona, uma região localizada no estado americano do Havai.

Esta emblemática ilha partilha com o conceito do novo SUV a beleza, exuberância e rebeldia natural, que a Hyundai quer imputar ao seu veículo, sendo este apontado como “um marco muito importante na estratégia da Hyundai para atingir o objetivo de se tornar a marca asiática número um na Europa até 2021, com o lançamento de 30 novos modelos e variantes”.

O termo parece estar na moda, até pela indústria do gaming. Contudo, o que se pretende destacar é um veículo destinado ao segmento B, um segmento que está a atacar o mercado com muita força.

Este SUV deverá utilizar uma versão modificada da plataforma do novo Hyundai i20, mas com oferta similar em termos de motores ao que está atualmente disponível no i30.

O veículo traz, ao que tudo indica, um sistema de tração apenas dianteira, pelo menos na maioria da sua oferta, o que contradiz a designação SUV, por norma com a opção tração integral disponível. Esta opção poderá apenas estar disponível para mercados muito específicos.

É expectável que o Hyundai Kauai chegue já este ano ao mercado para o tal segmento B, onde já existem as propostas de concorrentes fortes como o Peugeot 2008, Renault Captur ou mesmo o Nissan Juke. Esta proposta junta-se à gama europeia composta pelo Santa Fé, o Grande Santa Fé e o Tucson. De referir que a empresa sul-coreana está a apostar forte recorrendo à sua experiência acumulada com a venda de 1,4 milhões de SUVS.

Da publicidade já ninguém o livra, este é o SUV que nasceu Kona e para haver uma adequação fonética de cada língua…. será Kauai.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    É pena, poderia ser a única maneira de alguns homens terem uma “kona”.

    1. Avatar de Curado
      Curado

      Com este comentário ganhaste tudo! Muito bem dito!

    2. Avatar de José Fonte
      José Fonte

      Para isso comprava uma bicicleta Kona, sempre era mais barato.

        1. Avatar de alas
          alas

          “KONA” em Islandês significa mulher!!!

          Só mais uma…..

    3. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      SE CALHAR ÉS TU QUE NÃO TENS

      1. Avatar de André
        André

        Porque é que há pessoas que não sabem brincar?!

        1. Avatar de Dc
          Dc

          Porque não têm uma Kona

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            ba-dum-tss

          2. Avatar de Sopradeixarclaro
            Sopradeixarclaro

            Uma? Mas isto não é “um” veiculo? “Um” SUV? “Um” carro (se quiserem”?

  2. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Que bom seria a Opel relançar o Moka!

    Só um reparo, é Havai e não Havaí.

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Tá boa! 😉

    Agora anda na moda esses SUVs.

  4. Avatar de Echo
    Echo

    Já há demasiados konas em Portugal… -.-

    1. Avatar de Nuno Filipe Pinto
      Nuno Filipe Pinto

      +1

  5. Avatar de Humorista Amador
    Humorista Amador

    E em relação ao espaço interior?
    Apertado?

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      +1
      Se calhar quando o comprares pela primeira vez. É capaz de ficar com mais espaço disponível consoante o uso.

  6. Avatar de Parifano
    Parifano

    Estou desgostoso! Agora todos, com excepção dos portugueses poderão ter um Kona…

  7. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Nada como o MR2 em França.

  8. Avatar de Flin
    Flin

    Kona mais uma vez em grande destaque no pplware…

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    Kauai é a palavra Coreana para Giro/Engraçado

    1. Avatar de iSheepNot
      iSheepNot

      E em japonês e soa a “kawaíi”

  10. Avatar de Tc
    Tc

    Kauai também não é muito melhor cara&@€&& 😉

  11. Avatar de lmx
    lmx

    Konami é o nome correcto…e eu gosto de konami.

  12. Avatar de MarioN
    MarioN

    Para quê complicar o simples isto Kauai lê-se como ?
    As vezes acho que os fabricantes de automoveis metem-se nos copos e depois inventam, mas bosta.

  13. Avatar de Metal
    Metal

    Gosto muito desta “Kona”. Mas a “traseira” tem um “bico” que não acho muito apelativo.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      depende…
      Agora a nossa legislação ja permite de tudo, infelizmente, um dia destes temos que sair armados de casa…
      Mas também estou de acordo com a tua opinião!

  14. Avatar de coiso
    coiso

    vou juntar o meu kauai com a tua kona e vamos conduzir a noite toda

  15. Avatar de juiz Carlos Alexandre
    juiz Carlos Alexandre

    eu quero é outra vez e a KONA o nome original

  16. Avatar de zexzen
    zexzen

    Devo ser só eu mas, é um bocado, bom no mínimo… Feio! E nessa cor… É caso para dizer que seria o veículo ideal para muitos Konas que por aí andam…

    À uns anos atrás (década de 80) a Ford lançou um automóvel no México e as vendas foram… 0! O carro não era mau e tinha um nome bem sugestivo: CALIENTE! Chegaram à conclusão de que esse nome era carinhosamente dado às prostitutas… 🙂

  17. Avatar de Estrangeiro
    Estrangeiro

    Saiu ainda a bem pouco tempo um jogo chamado Kona em formato digital para a PS4…como prefiro o formato físico dessa coisa acabei por não comprar :))) …agora vem Kona em formato móvel… e que pode transportar umas quantas em formato físico no seu interior… basta saber, se tem espaço suficiente para dar o devido uso no seu interior ;))) Independentemente disso tudo, caso venha para o mercado assim, está um belo SUV… qual será o nome da game superior deste veículo? Klitorys?

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tá mal!
    Quando muito mudavam para Wagina…

  19. Avatar de Roberto
    Roberto

    Isto porque já existe outra marca comercial, de bikes “kona” também com referência as ilhas do Pacífico, uma das modelos mais conhecidos é a Kona Explosif.

  20. Avatar de judasse banze
    judasse banze

    Esse modelo kona e arrepiante, que bom que portugal vai dar outro nome. nomes asiaticos sao insultos para lusofonia