Hyundai Lança o exoesqueleto H-LEX, o robô vestível

11 Comentários

Os robôs têm sido uma aposta forte por parte dos fabricantes de automóveis. Várias empresas têm projectos a este nível e a estes junta-se o H-LEX da Hyundai.

O protótipo agora mostrado de um exoesqueleto, leva a empresa a querer tornar este dispositivo num  meio de transporte. Entraremos no futuro em que veremos o Homem de Ferro ao serviço das empresas.

hyundai_exoesqueleto00

Como podemos ver no blog da Hyundai, o protótipo de facto foi inspirado na personagem da Marvel, pese o facto deste exoesqueleto vestível ser azul e volumoso.

O departamento ‘Next Mobility” da empresa, criou o exoesqueleto para poder ajudar as pessoas a se deslocar de um ponto a outro.

hyundai_exoesqueleto01

Há uma ampla gama de aplicações neste cenário e o dispositivo poderá ser aplicado quer a um soldado no campo de batalha, quer num trabalhador dentro de uma fábrica que necessita de elevar cargas pesadas.

O chamado “robô vestível” está a ser desenvolvido para uso comercial, embora não existe nenhuma sugestão de uma data de lançamento.

hyundai_exoesqueleto02

A Hyundai no passado já havia criado algo nesta área, mas este H-LEX (Hyundai Lifecaring Exoskeleton), parece ser a versão “pesada” daquele exoesqueleto que no passado foi visto como um que a empresa desenvolveu para idosos e pessoas com deficiência, útil para usar durante a reabilitação física.

Hyundai junta-se a uma longa lista de empresas que tentam trazer para o mercado exoesqueletos para os mais variados fins, desde a reabilitação física a outros dispositivos que podem auxiliar em tarefas pesadas.

Hyundai Blog

 

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mais alguém se lembrou logo do filme “Alien” ?? 🙂

    1. Avatar de lol
      lol

      Bem lembrado

      1. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        Nope, desse por acaso não.
        Mas lembrei-me do Avatar, District 9, Edge of Tomorrow, Elysium e claro o Iron Man!!

    2. Avatar de Rudolfo
    3. Avatar de José
      José

      Por sinal foi logo que me lembrei, so me veio à cabeça o facto de serem amarelos 🙂

  2. Avatar de Tiago I.
    Tiago I.

    por acaso a primeira coisa que me veio à cabeça foi o Call of Duty Advanced Warfare

  3. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Nope, desse por acaso não.
    Mas lembrei-me do Avatar, District 9, Edge of Tomorrow, Elysium e claro o Iron Man!!

  4. Avatar de PJM
    PJM

    se fosse amarelo e um bocado mais alto, ainda tinham que pagar direitos de autor por quem criou o do Aliens 🙂