Hungria vai ter imposto sobre a Internet

86 Comentários

Quem disse que a Internet era livre e que nunca seria paga? Pois…parece mentira mas o ministro da Economia da Hungria, Mihály Varga, anunciou esta quarta-feira que os utilizadores do país vão passar a pagar uma taxa de cerca de 50 cêntimo por cada gigabyte de dados consumidos.

computer frustration


A Hungria quer ser o primeiro país do mundo a aplicar uma taxa para quem usar a Internet. Mihály Varga, ministro da Economia do país informou que esta é uma medida natural porque vai ao encontro da politica de cobranças sobre as chamadas telefónicas e mensagens que o país já tem em prática desde 2011.

internet_hungria_2

De acordo com o Financial Times, Neelie Kroes – comissária europeia responsável pela Agenda Digital já veio a público reprovar tal intenção referindo que “Os impostos unilaterais sobre a Internet não são uma ideia inteligente. Vão aumentar os preços de acesso para os consumidores”.

Sendo esta decisão polémica, nas redes sociais os utilizadores mostraram de imediato a sua indignação sendo que um dos grupos criados já conta com mais de 100.000 membros. De acordo com as últimas informações, há já a intenção de realizar manifestações para o próximo Domingo.

Com a aplicação de tal medida, o governo húngaro prevê encaixar um total de 20 mil milhões de florins (mais de 63 milhões de euros).

Será que a austeridade a este nível se vai propagar a outros países?

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Isto cheira-me a introdução do islamismo naquele país.. só pode….

    Agora a sério, esta gente está bem da cabeçorra??

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Anda tudo maluco.
      Oh Pedro, apaga lá o artigo, antes que a ACAPOR(ca) venha cá tirar ideias 🙂 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        olhem os comentarios em baixo.. o povo simplesmente aceita

        e se isto acontecer, a culpa é nossa, não dos politicos

        ainda assim acho que este maluco não sabe com quem se foi meter.. primeiro vai ser odiado pelo povo depois humilhado por hackers, empresas gigantes e quem sabe se a coisa nao volta atrás, morte?

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          O povo aceita e come tudo senão não chegavamos ao ponto em que estamos.

    2. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Atenção que a lei ainda não foi aprovada, e se for, é provável que tenha um teto máximo (tipo 3 euros por mês para individuais, 5 para empresas) ou então que nem sequer chegue ao consumidor final, já que a guerra entre as operadoras é tanta que quem aumentar preços arrisca-se a perder a quota que tem de mercado!

      E, para além disso, a ideia apareceu agora que a oposição estava a apertar o cerco a alguns políticos do governo em vigor que estão a tentar esconder o porquê de terem sido banidos de entrar nos EUA para sempre, agora ninguém fala nisso.. 😛

    3. Avatar de Gustavo Leandro
      Gustavo Leandro

      O que é que o islamismo tem a ver com a medida de taxar a internet? Para além de ignorante, és muito preconceituoso.

  2. Avatar de João Silva
    João Silva

    LOL entao para que se quer tarifários xD se isso me acontecesse mais valia fugir com tráfegos de 1TB as vezes 500€ ta quieto

  3. Avatar de Matias
    Matias

    Querem cobrar pela pirataria.

  4. Avatar de droid
    droid

    Não deem ideias ao Coelho, que daqui a um dia ou dois calha-nos também…

    1. Avatar de NT
      NT

      Se o Coelho sabe disto esfrega as mãos… ou patas…

      Então .50€ por cada Giga, temos depois que meter o IVA e já agora mais uns tostões para a SPA e grande tacho que temos…

  5. Avatar de MSantos
    MSantos

    É caso para dizer, “se a estupidez pagasse imposto…”

  6. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Mais dinheiro nos bolsos dos políticos corruptos!!!!

  7. Avatar de Quintas
    Quintas

    OFF TOPIC: Pelo desculpa a todos por estar a eacrever isto mas preciso de ajuda… Eu ultimamente tenho tido problemas com a conexação à internet, eu tenho internet no telemóvel sem problema mas no computador aparece acesso limitado, ja fiz reset ao router ao repetidor etc etc… De vez em qua do ela la volta sem eu fazer nada mas dealigando o pc volto a ficar opah muita complicação hehe agora aparece acesso à internet mas esta não dá -.- estou a dar em maluco ha mexi na placa ipv4 e meti automaticamente e nao me resolveu nada… Alguém tem alguma sugestão?

    1. Avatar de hmac
      hmac

      Amigo quintas.. Teste com outro router e veja se o problema persiste. Faça um ping e veja se há quebras de net

      1. Avatar de Quintas
        Quintas

        Amigos agora de repente passou a dar, tenho as drivers atualizadas… Se o problema acontecer outra vez digo alguma coisa, problema nao pode ser do router pois outros pcs e telemoveis dao todos, meu pc que esta na rede qireless de um repetidor é que dá este problema de vez em quando, será algum conflito entre pcs? Acontece mais quando outros pcs tao ligados… Abraço e obrigado

        1. Avatar de Bahh
          Bahh

          Uiii repetidores… é fugir deles! Dão imensos problemas! Prefira os powerline… geralmente dão menos problemas se conseguir meter o transmissor e o recetor no mesmo circuito elétrico… a segurança é que deixa muito a desejar, mas pronto.
          Melhor é diretamente por cabo 5e/6… do modem ao dispositivo.

    2. Avatar de Tactos
      Tactos

      Já tentas te atualizar diversas da placa de rede?

      1. Avatar de Tactos
        Tactos

        Eu queria dizer drivers não diversas

    3. Avatar de djx
      djx

      O problema é do pc e não do repetidor.
      De que cidade és?

    4. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Formata o PC!!!! Já tive à uns anos atrás esse problema no windows 7 64 bits… Para não andar às cegas a tentar resolver a origem da coisa fiz uma formatação e uma instalação limpa do windows e ficou logo a funcionar…

      1. Avatar de Quintas
        Quintas

        A mim nao me dava muito jeito hehe… Mas anoto tua ideia caso isto pare de “funfar” por enquanto abraço

    5. Avatar de FM
      FM

      E lavar o pc a um tecnico? Parece-me uma boa ideia. Digo eu..

  8. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    acho que se o governo está interessado em dinheiro rápido através de novos impostos, deve optar por introduzir um imposto sobre a incompetência…. o pior é que o prémio saia á casa 😛

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Espero que o Passos Coelho + Albuquerque não venham ao PPLWARE!!

  10. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    isto é de doidos, todos os meus jogos de pc são versão digital, logo tenho de sacar os conteudos, so battlefield 4 + titanfall passa largo dos 100Gb, logo mais 25€ na factura caso formate o pc ou aconteça algo que me impossibilite de fazer um backup antes de formatar, para nao falar que o conteudo da conta toda passa facilmente os 300Gb e sem falar na da steam que deve estar perto de 1Tb. Como a minha net é bastante rapida eu uso bastante o sistema de quando me apetece jogar algo saco durante a noite para o dia seguinte, e mal me passe a vontade apago do pc, nem quero saber o k ia pagar ao fim de um mes -.-‘.
    para nao falar em streams de video e musica. ca em casa o comsumo mensal deve rondar os 150 200Gb por mes, era mais 75€ em cima de uma factura de 25??? WTF.

  11. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    “Quem disse que a Internet era livre e que nunca seria paga?”

    Alguma vez foi gratuita?

    1. Avatar de Vítor M.

      Também tens a tua razão sim senhor.

    2. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Eu não pago. Uso a do vizinho 😀

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Mas alguém paga…

        1. Avatar de Gustavo Leandro
          Gustavo Leandro

          É como tudo na vida. Todos os serviços que nos são fornecidos de forma gratuita, alguém tem os pagar, obviamente.

  12. Avatar de jaugsuto
    jaugsuto

    …pois para um país que tem bastantes BPO centers que vivem das comunicações phone + net é para rir. Aproveitem agora e saquem esses BPO`s para portugal, concorrência entre países é assim.

  13. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Esse já não vai passar da cepa torta, com essas ideias peregrinas ninguém o vai eleger para nada. E ainda tem sorte se não levar uns corretivos no lombo.

    Em portugal acho que o coelho era caçado em menos de 1 dia. Mas isso não vai acontecer por uma simples razão, ao início quando ainda eram os modems de 56Kb a ligação era paga por tempo.. No máximo optam por uma taxa mensal, tipo a que aplicaram aos discos rígidos e afins… Mesmo assim creio que não chegaria a 10Milhões de euros, e portanto seria uma medida muito má para eles, e que lhes iria render quase nada. Ou seja so ficavam a perder.

  14. Avatar de SC
    SC

    Estou aparvalhado com esta notícia… nem sei o que dizer. Máfia política e corrupção instituída em todo o mundo.

  15. Avatar de Marco N.
    Marco N.

    Isto está a ficar lindo está.
    Ora bem se isto existisse cá, com o tráfego que tenho consumido até agora neste mês já pagava cerca de 36€ de imposto.

    Apaga o artigo Pedro! 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh. Só para apagar lá se vai 1,25€ de tráfego 🙂

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      Muito lindo. Isto agora é só xico-espetisses para ganhar dinheiro sem fazer nada.
      Cá também já temos uma carrada de associações do género.
      Nem tudo é mau, até ver os comments são de borla 😉

  16. Avatar de Redin

    Nem comento…
    Ops. já esta!

  17. Avatar de JMCS
    JMCS

    É como os nossos impostos verdes: Taxar o ar que se respira sem que se faça nada para que melhore! Portugal devagar, devagarinho está a escorregar pelo mesmo…

  18. Avatar de TORRES
    TORRES

    Pois pois… ponham-se com ideias infelizes, assim é que correm os boatos e depois pegam na moda e nós tugas é que levamos com esses números.

  19. Avatar de antxnix
    antxnix

    parabens a Hungria pelo seu primeiro passo pra trás! 😉

  20. Avatar de JackSparrow
    JackSparrow

    Se isto cá chegasse eu pagaria à volta de 280 euros de impostos…. A juntar à conta de cerca de 40s mensal iria pagar mais de 300 euros mensais de internet… É… Duvido que cá chegue. Imagino que prefiram ter clientes do que nada porque um pais de pobres nós já somos e internet desta forma seria a primeira coisa a ir abaixo. Com tudo o que isso acarreta. Ideias peregrinas….

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Nós somos pobres…e os húngaros, são ricos?

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        Cá o salário média é de €300-400 / mês, pelo que isto é completamente incomportável!

        Seja como for, volto a repetir, o imposto é sobre os distribuidores de internet, não sobre o consumidor final!

        1. Avatar de Bahh
          Bahh

          E as empresas SEMPRE fazem refletir no preço final os aumentos! Lembro-me do pingo doce se andar a gabar que não ia aumentar o pão e tal e passado 2 ou 3 meses aumentaram o preço! É só deixar a poeira acentar e aumentam como quem não quer a coisa… é preciso é não assustar os clientes… eles pagam o que se lhes pusser na conta e acabou, ou são penhorados e essas tretas todas.

  21. Avatar de teste
    teste

    Quando é que acaba a palhaçada dos moderadores apagarem mensagens nesta página?

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Quando deixarem de ser mensagens de “teste” ?

  22. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    50 cêntimos por cada gigabyte de dados consumidos ?? Uiii,se isto um dia se aplica em Portugal o governo enche bem o papo !! “Com a aplicação de tal medida,o governo húngaro prevê encaixar um total de 20 mil milhões de florins(mais de 63 milhões de euros).”—»e é de admirar ?? Num ano arrecadar 63 milhões de euros à pala dos utilizadores da Internet ?? Uma Internet que devia ser livre e sem custos para toda a gente,um bem tão essencial que hoje em dia ninguém passa sem ela ?? Ó pá,anda tudo doido !! Só espero que este imposto NUNCA chegue a Portugal,pois se chegar deito logo abaixo a minha Internet e vou para os cafés,ou passo só a utilizar o smartphone.Garanto-vos que faço isto !! Já chega de chulices !!

  23. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Eu vou explicar tudo direitinho 🙂

    O Governo húngaro tem um défice elevado e precisa de ir buscar dinheiro onde houver. Já tinha uma taxa sobre as telecomunicações, mas parece que os húngaros andam a telefonar pouco e não está a render nada.

    A situação é parecida com a taxa de cá cá sobre CDs e afins, que também não estava a dar nada, e que passou abranger os discos de computador, tablets, etc.

    Com a taxa sobre o tráfego da internet (a pagar pelos operadores – parece cá, também seriam os vendedores dos equipamentos a suportar a taxa) o Governo quer ir buscar 65 milhões de euros.

    A taxa é de €0,49/GB de tráfego, mas com um limite mensal, que não foi anunciado. Se for igual ao actual, para telecomunicações, será de €2,3/mês. Como na Hungria o custo mensal das assinaturas de internet andam entre os €13 e os €33, irão custar entre €15,3 e €35,3. Simples 🙂

    “Eh, pá, mas a internet faz parte dos direitos humanos, é um produto indispensável, não podem aumentar o preço com impostos!”. Ainda não fizeram as contas ao imposto pago nas compras de um carrinho de supermercado, só com produtos indispensáveis.

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Aqui na Hungria devem ser mesmo as operadoras a pagar, porque há demasiada concorrência e a primeira a aumentar os preços vai logo de vela por ficar sem clientes!

      E por acaso aqui o que é verdadeiramente indispensável (falo de comida e bebida, nos supermercados) é muito mais barato que o resto, pelo menos no sul do País! 😉

      1. Avatar de UmPonteiroANull
        UmPonteiroANull

        Ou seja, vocês os dois aprovam esta medida. Não concordo. Acho que não é pelo facto de, na prática, traduzir-se um aumento pequeno que deixa de ser errado e imoral. A Internet deve ser LIVRE.

        1. Avatar de André Meireles
          André Meireles

          A Internet continua a ser livre, eles não estão a bloquear o acesso a nenhum site! 😉

      2. Avatar de Bahh
        Bahh

        Continue a sonhar… se lhes aumentarem os custos a eles, eles reflete nos clientes… é o que todas as empresas fazem… nem que se combinem! Mas garantidamente vão aumentar.

  24. Avatar de Marcos
    Marcos

    Este governo Húngaro é um governo de quase ditadura dentro da UE que usa esta arma do imposto para privar as pessoas de exprimirem a sua liberdade. Não é sobre o dinheiro, mas sim pela liberdade de expressão.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Não fales sem saber!

  25. Avatar de JackSparrow
    JackSparrow

    Se isto cá chegasse eu pagaria à volta de 280 euros de impostos…. A juntar à conta de cerca de 40s mensal iria pagar mais de 300 euros mensais de internet… É… Duvido que cá chegue. Imagino que prefiram ter clientes do que nada porque um pais de pobres nós já somos e internet desta forma seria a primeira coisa a ir abaixo. Com tudo o que isso acarreta. Ideias peregrinas….
    *tentativa 2

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Aparentemente aqui pelos comentários, haverá um limite mensal… para que não acontecesse isso de pagarem mais em impostos que no serviço prestado em si.

      Mas não fique chocado, todos quantos metem combustível nas bombas de combustível… mais de metade do valor vai para impostos! Por tanto quem faz menos no meio daquilo tudo (estado) é quem recebe mais! Por isso a ideia não seria inédita se não houvesse limites!

  26. Avatar de gonpin
    gonpin

    e para que serve o iva?

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Para alimentar os inúteis dos políticos e respetivos amigos que viveriam na miséria sem o dinheiro arrecadado do povo.

      É preciso notar, que os anormais dos políticos vêm muita gente de carrão e tal, e então acham-se no direito de sacar tanto em impostos quanto possam! É tipo? Aqueles andam ali muito bem da vida, e aqui o menino? Tambem têm de receber a sua cota parte! Mesmo que não faça nada de jeito!

  27. Avatar de David
    David

    Acho que vao terminar os cafes com wifi gratis

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      o café aumenta € 0,50 e 1 GB de tráfego incluído para cada cliente de café.

  28. Avatar de Apanha no furo
    Apanha no furo

    Se o governo ve esta noticia, atao no ano 2015 vamos ter mais um imposto pa pagar …

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      E alguém vai ver de certeza e vai implementar… para o ano mais 4 ou 5 euros por mês em mais uma taxa qualquer do género “Taxa dos direito privados”.

      1. Avatar de Bahh
        Bahh

        Ah! E o IVA ainda por cima da Taxa! Tipo como o IVA por cima da Taxa audiovisual na fatura da luz! Aqueles trastes do governo ão de pagá-las bem pagas!

  29. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Tanto a Vodafone como a Portugal Telecom estão a exigir já à varios anos a TMDP que é a Taxa Municipal de Direitos de Passagem que inside sobre o valor dos serviços de comunicações eletronicas acessiveis ao publico, em local fixo, sendo fixada anualmente por cada municipio até ao limite de 0,25%.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Exactamente! Mas como não sabem interpretar o português e andam distraídos…os outros é que são maus.

    2. Avatar de Gustavo Leandro
      Gustavo Leandro

      As pessoas que comentam a injustiça desta medida, esquecem desta taxa TMDP e de outras taxas que pagamos e ninguém estrebucha, como por exemplo a taxa do IVA “em cima” do ISV (imposto sobre veículos) – dupla tributação o que é condenado pela comissão europeia.

  30. Avatar de Rui
    Rui

    Boa medida. Ao menos é clara e não encapotada como muitas aplicadas por cá. A fuga ao fisco é proporcional às dezenas de paraísos fiscais existentes nos mundo inteiro, Madeira incluída. Os Estados e respectivas contas públicas estão quase todos no vermelho. Cada governo tenta sacar impostos onde pode. Na Hungria, pelos vistos, as auto-estradas da informação passaram ter portagens também. Ao menos não são como as auto-estradas para viaturas de cá, tão caras como em França mas ninguém reclama. E na Hungria paga-se 20 euros para andar o mês inteiro na auto-estrada. Mas disso ninguém faz publicidade.

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      A Madeira não é paraíso fiscal aos anos, por isso é que milhares e milhares de empresas deram a debandada e mudaram-se para as ilhas caimão e parecidas! As poucas que não se mudaram foi porque não lhes era possível por alguma questão mais específica.

      Só se paga 20€ para andar o mês inteiro na auto-estrada? Em qual auto-estrada?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A Madeira ainda é paraíso fiscal. Na Hungria pagam-se 20 euros por mês para andar na auto-estrada. Por ano ainda sai mais barato. Informe-se!

        1. Avatar de André Meireles
          André Meireles

          Acho que fica um pouco mais caro que 20 euros para o mês inteiro! Mas a vantagem é que com apenas esse pagamento se podem usar todas as autoestradas do país.. 😉

          1. Avatar de Rui
            Rui

            18.11 euros para ser mais preciso 😉

          2. Avatar de André Meireles
            André Meireles

            Afinal tem razão, é mesmo menos que €20! Mas também não são €18, se comprar pelo serviço online da OTP só pago €15.20/mês.. 😛

  31. Avatar de Richard
    Richard

    Fato é que se a Hungria fizer isto, abrirá “precedentes” para outros países fazerem também, lamentável 🙁

    1. Avatar de UmPonteiroANull
      UmPonteiroANull

      Amigo, facto continua a escrever-se com um C. Só as consoantes mudas (as que não se pronunciam) é que se tiram.
      Abraço

    2. Avatar de Bahh
      Bahh

      Até admira não ter sido o governo Português a ter essa ideia, geralmente estão sempre à frente no que é mau! É bom saber que agora que vão implementar a ideia não foi deles, mas dos outros.

  32. Avatar de euqrop
    euqrop

    Agora fiquei assustado acabei de ver o consumo no meu tablet (apenas) e tenho 38,5gb de consumo com esta taxa pagaria 19,5€ isso é quase o que pago APENAS pela internet.

    Mesmo com um tecto está tudo doido … isso não é um imposto sobre um imposto quando pago a net tenho IVA e mais uma “TAXA” não estou a ser taxado 2x ?

    Cada vez mais estou a espera que a população se revolte… sem dinheiro e com cada vez mais, todos os gozos que as pessoas têm a ser taxados de uma maneira quase irreal …

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Olhe para a fatura da luz… não vê que lhe estão a cobrar várias taxas e impostos sobre taxas impostas pelo governo? Já viu alguma revolta popular? Então continue a sonhar.

  33. Avatar de zeka
    zeka

    Antigamente havia limites de tráfego que era pagos fora parte se atingi-se o que estava definido no pacote adquirido.
    faria mais sentido implementar um limite de tráfego em vez de taxar só por taxar. ou então fica como nos dados moveis tens X para gastar queres mais pagas. Isso sim é uma roubalheira.

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      O governo quer faturar!!! Não é um problema técnico relacionado com a falta de largura de banda ou parecido… é mesmo: precisamos de dinheiro, onde é que vamos buscar mais? Ah! Já sei, taxamos o tráfego de internet! Além dos impostos existentes para puderem aceder, pagam ainda pelo tráfego.
      Que serviço extra vai o governo prestar? Tipo mais policias a guardas as infra-estruturas? Claro que não! É só cobrar mais porque podem, a menos que o povo faça uma revolução e deponha o governo… o que parece algo impossível.

  34. Avatar de UmPonteiroANull
    UmPonteiroANull

    Isto é mais uma medida anti-liberdade do que uma medida anti-pirataria. Mas o povo gosta disso dos islamitas por isso só têm o que merecem…

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Mas que treta é essa de juntar islamismo e Hungria? Nota-se que estão mesmo a leste da realidade e só gostam de comentar por comentar!

      Como disse acima, isto não é anti-liberdade, não está a ser cortado o acesso a nenhum serviço, apenas se está a fazer uma cobrança de uma taxa que até é mais baixa e menos ridícula do que algumas que se cobram aí em Portugal!

  35. Avatar de Johnny
    Johnny

    Rídiculo a Internet causa problemas a Hungria? Causa transito? só se for o transito da carteira! Isso ai talvez concorde, sim porque se o transito la falha nas carteira€ querem que o transito circule mais rapido.. talvez assim juntem mais um € e evitam os atrasos do €..

    Rídiculo pah.

  36. Avatar de Pedro Torres
    Pedro Torres

    Se a ACAPOR ou o Passos Coelho lê esta notícia…estamos fritos!!!

  37. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ai se a moda pega… :/