Huawei sofre novo revés com os seus smartphones Android na Europa

58 Comentários

Ainda que o bloqueio dos EUA à Huawei não tenha afetado a capacidade da fabricante fazer chegar os seus smartphones Android aos consumidores, a incerteza já paira no ar. Em boa verdade, o pior cenário possível para a empresa advém sobretudo dos temores dos consumidores e isso já se verifica na Europa.

Mais concretamente na Alemanha, um dos maiores mercados da Europa, as vendas caíram a pique.

Huawei smartphones Android Alemanha Europa


Uma incerteza que abalou a confiança dos consumidores neste mercado europeu. Sobretudo quando se trata de um dos maiores mercados internacionais da tecnológica e que viu nascer a sua parceria com a Leica. No entanto, de acordo com o relato da WinFuture, as vendas caíram drasticamente.

A Europa é crucial para a Huawei

E ainda que o continente não se esgote neste mercado, certo é que a Alemanha é um dos motores da economia europeia. Ao mesmo tempo, era um dos mercados que mais procurava os smartphones desta empresa. Contudo, nas semanas que se seguiram à decisão executiva de Trump, o medo instalou-se.

De acordo com a mesma fonte, os smartphones Android da Huawei representaram 6% do volume de vendas nos últimos dias de maio. Na Alemanha, o mercado reagiu quase de imediato à direção tomada pelos EUA. A fabricante passou de 26% para 6% de quota de mercado neste país da Europa.

https://twitter.com/rquandt/status/1138427577398435840

Por oposição, as demais fabricantes de smartphones viram as suas quotas de mercado a estabilizar nesse mesmo período. Algo que nos mostra o escopo restrito desta reação por parte dos consumidores. De igual modo, nos primeiros dias de junho a situação ter-se-á mantido nos moldes supracitados.

A Alemanha está a rejeitar os smartphones Android da Huawei

O consumidor alemão, à semelhança de grande parte da Europa, opta por adquirir smartphones desbloqueados. Cenário completamente oposto à realidade norte-americana onde a grande maioria dos dispositivos é vendido com um vínculo à operadora, sendo este outro dos fatores a ter em conta.

Portanto, quando fontes próximas da indústria apontam uma queda de 50% no volume de vendas de smartphones Huawei em superfícies físicas como a MediaMarkt, os sinais de alerta são óbvios. Ao mesmo tempo, as vendas na cadeia de venda a retalho da Saturn também terão registado uma queda similar.

 

 

As consequências afetam ainda a empresa satélite da Huawei, a Honor. Esta, viu os seus dispositivos Android a registar uma quebra em torno dos 40% na procura. Note-se que, em todos estes casos o fenómeno foi registado ao longo das últimas semanas, retratando a realidade alemã.

Podem as operadoras segurar a Huawei?

Ainda que a maioria dos smartphones adquiridos seja além das operadoras, estas continuam a ser preponderantes para o sucesso, ou insucesso de uma fabricante. Não obstante, também neste segmento as notícias são cruéis para a Huawei. Ao que tudo indica, o setor empresarial está a retrair-se.

A mesma fonte aponta uma ausência de procura por parte de clientes empresariais para os smartphones da Huawei. Além disso, estão a evitar qualquer tipo de acordo significativo com a empresa, face à sua gradual, mas consistente, ostracização pelos EUA e por toda a sua esfera empresarial.

Muitas outras empresas estarão a fazer adendas à última da hora para precaver novas quedas da empresa, precavendo já os seus interesses. Na prática, colocando no papel a possibilidade de troca dos seus terminais pelas ofertas de marcas rivais, não visadas pelo bloqueio dos EUA.

 

 

Como resultado, a procura pelos smartphones da Huawei caiu, por conseguinte, o preço dos seus dispositivos também. Com menor procura, os preços de venda ao público também estão a ser reduzidos. Ao propósito, vemos acima um gráfico representativo do preço médio de venda do Huawei P30 Pro.

Uma espiral recessiva, alimentada pelo medo?

Assim, em poucos meses após a sua apresentação, o Huawei P30 Pro já baixou para cerca de 742 euros na Alemanha. Uma tendência que se pode alastrar aos demais mercados da Europa. Tudo isto alimentado pelos naturais temores dos consumidores.

Num cenário normal, quando a procura diminui, o preço do produto costuma diminuir também para voltar a estimular o interesse. Aqui, contudo, os preços em baixa dos smartphones Android da empresa podem não ser o suficiente. Enquanto isso, o futuro da empresa pode passar pelo seu novo Ark OS.

Veja-se ainda, referente agora ao Reino Unido, o seguinte trecho:

https://twitter.com/RTUKnews/status/1138146308454322177

Mas o medo por parte dos consumidores em relação à Huawei já se faz sentir também por cá. Nas últimas semanas, quase diariamente chegam ao Pplware leitores a expressar as suas reticências quanto à marca, principalmente de quem até estava a ponderar trocar de smartphone para um novo modelo Huawei.

Este receio acaba por fazer sentido dada a quantidade de notícias em torno da marca. Contudo, a marca e mesmo as próprias empresas que trabalharam até então ao lado dela, já vieram garantir que os modelos disponíveis no mercado, mesmo os que ainda não foram comprados, não serão afetados, sendo garantida segurança e as atualizações que forem sendo lançadas.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    É dificil adivinhar o que vai acontecer…
    Já vimos a lider ‘nokia’ a morrer rapidamente e era uma ‘gigante’. Nada é impossível apesar de se achar que a Huawei nunca iria acabar, e na verdade não, mas viver praticamente do mercado Chines chegava para sustentar a empresa com serviços minimos, tal como existe a Oppo, a Vivo, etc.

    O utilizador atual penso que o seu maior receio nao seja se os telemóveis atuais são bons, porque são, ou se vao deixar de funcionar porque não vão, mas sim se daqui a 1 ano ou 2, vão ter atualizações para o novo Android, se vão ter o mesmo suporte por parte da Huawei ou vai mudar de SO, e acima de tudo, se daqui a 1 ano ou 2 os telemóveis principalmente de 600 700 800 euros da Huawei valem alguma coisa para se vender ou ficam autenticos pisa papeis como aconteceu com os telemóveis Lumia que quem os tinha adorava mas devido a tudo o que se passou, passaram a valer quase nada porque o interesse por eles passou a ser nulo.

    Para quem quer telemóveis de 200 ou 300 euros os da Huawei servem, mas para quem quer um topo de gama, mesmo com as garantias para os modelos atuais, dar 800 euros por um P30 que se calhar daqui a meses vale nem 300 ou deixa de ser visto como ”aquele telemóvel brutal que muitos adoravam ter” fará o consumidor pensar se vale a pena entregar tanto por uma marca que está a desvalorizar atualmente

    1. Avatar de Ferrugem
      Ferrugem

      Finalmente um comentário de jeito…. obrigado

      1. Avatar de So7t
        So7t

        Somos dois a reparar no mesmo! 🙂 obrigado

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu voltava a comprar. Trump suck

  3. Avatar de Luis
    Luis

    A Guerra neste momento é só uma
    A america quer ser dona e senhora do mundo tecnologico , quem a ameaça acontece o que está a acontecer a esta marca

    1. Avatar de Mmario
      Mmario

      costuma-se dizer que o ultimo a rir é o que ri melhor esperemos o cheque mate chinês.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        O cheque mate chinês é bom e o cheque mate americano é mau? Que tal um mundo sem check mates… estas guerras só penalizam os consumidores

  4. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Há 2 anos atrás cometi o erro de comprar um Huawei. Tendo sempre usado samsumg decidi dar uma oportunidade, tava a bom preço e boas specs. Passado 1 semana tive de trocar. Fiz root porque normalmente nos meus tlms novos removo as apps inuteis e pra minha supresa o tlm estava carregadinho de apps chineses “undercover”. Analizei o trafego e sempre a mandar dados pa china. Passado 1 mes exprimentei num outro Huawei de um colega. A mesma situaçao. Só não vê quem nao quer e obviamente que o usuario normal nunca sabera. Antes a google que um regime ditador anti-democracia.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Que aplicação usaste para analisar o tráfego? Esqueceste de dizer se a Samsung tem apps “undercover”?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Ok e provavelmente tens agora um samsung com Facebook instalado de origem no teu telemóvel… escolheste a marca certa também 😉

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      Se assim fosse isso estaria na internet até para corraborar as suspeitas do eixo Ocidental.

      Isso é o mesmo que dizeres que a Apple comunica com os seus servidores ou a Google.
      Todos vão comunicar e nem sabes o que eles enviam simplesmente servidores na China já parece algo mau.
      Analisa os tráfego dos bots de malware e ataques dos e vês de que países vem. Não interessa esse argumento embora eu seja da opinião que a Huawei como marca acabou no ocidente. Morreu.

    4. Avatar de AJCS
      AJCS

      Obrigado pela info.

    5. Avatar de Filipe
      Filipe

      Obrigado pela info fake.
      Eu também posso dizer qualquer coisa na internet que ninguém irá conseguir provar que eu estou a mentir ou a dizer a verdade. Mas o “usuário” é que decide que marca quer. Não és tu com fake news copiadas do reddit.

    6. Avatar de OAK
      OAK

      O seu raciocínio é pouco lógico. Com ‘Roots ou sem eles a Partir do momento em que o OS é Android | Google, todos os dados e metadados que saem dos equipamentos Android são propriedade da Google!’ I Agree… Sempre! O Snowden à uns anos explicou o que acontece a esses dados… E a culpa não é da China!

    7. Avatar de OAK
      OAK

      O seu raciocínio é pouco lógico. Com ‘Roots ou sem eles a Partir do momento em que o OS é Android | Google, todos os dados e metadados que saem dos equipamentos Android são propriedade da Google!’ I Agree… Sempre! O Snowden à uns anos explicou o que acontece a esses dados… E a culpa não é da China!

    8. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Querem andar anónimos,e não ter problemas desses ,comprem um 3310 ,que ainda se vê nas lojas dos indianos .Não há marca nenhuma que não faça isso ,e quem pense o contrário ,ainda vive no país das maravilhas .Até sabem quantas vezes vas á casa de banho

    9. Avatar de Joao Pequeno
      Joao Pequeno

      Miguel, põe mais tabaco….

  5. Avatar de mariabela
    mariabela

    Podes explicar melhor esses procedimentos, quais as ferramentas utilizadas, para sustentar essas afirmaçoes e se possivel com imagens condizentes do teu dispositivo?

    É que se for assim, eu posso te classificar como um “menos menos”!!!!

    Ou estás a xutar “bolas para o pinhal”?????

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Ele não precisa de te mostrar nada, o que não falta por essa internet fora é artigos a comprovar esta realidade. Basta pesquisar.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Se está na internet é porque é verdade!

  6. Avatar de pic
    pic

    têm coragem deixar a huawei menos o facebook. 😀

    1. Avatar de Ferrugem
      Ferrugem

      Hahahaha….. top….. realmente preocupamos com o que a huawei pode eventualmente roubar do seu telemóvel, mas com o que publicam no Facebook ou o que este faz com essa mesma informação…. nada preocupados….. top

  7. Avatar de João Reis
    João Reis

    Por muito que venham para aqui imaginar que a Huawei sairá vencedora deste braço de ferro está apenas a atirar areia para os seus olhos.

    Huawei fica apenas com mercado chinês e asiático. Fica bem servida metade do Mundo mais.
    Alternativa ao Android não existe assim de repente. Muitas marcas de renome tentaram. Não ser a Huawei a conseguir.
    A Huawei tem hardware muito a frente da concorrência mas software e o que vende.

    Nunca na vida alguém vai querer comprar algo com restrições tão fortes.

    Parte do sucesso da Huawei está a esvainecer ninguém no seu perfeito juízo vai comprar um equipamento limitado a nível de software.
    Muitos dos paladinos da privacidade vão achar fantástico mas na verdade e só para inglês ver. Na prática não vão gastar um tusto em algo tão limitado.

    Contava com outro desfecho mas o felizmente não se vai concretizar.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Onde foste buscar a bola de cristal?
      Também quero uma

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Hardware muito à frente? O SoC Kirin não é superior a um Snapdragon 855 ou o A12 da Apple. De resto, nada do que está ali é da Huawei. Câmara alemã, Leica.

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ainda bem, comprei um mate 20 pro por 355€

  9. Avatar de Fulano
    Fulano

    O meu computador e telefone fartam-se de enviar dados para os EUA…. Google, Amazon, Facebook, Instagram, e outras apps mais…. Mas a Huawei envia para a China.
    Há malta que tem de começar a usar o cérebro em vez de acreditar em tudo o que lêem

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Depois têm conta no facebook, intagram, snapchat, metem as fotos no google photos, no icloud. Estão preocupados com o quê, em concreto ?!

      1. Avatar de Njag
        Njag

        CHINA
        Para quem percebe minimamente de política sabe do que estou a falar.
        A maior parte do publico que anda aqui não passou por um regime de ditadura, e ter informações nossas nas mãos dessa gente não é nada agradável a medio longo prazo.
        Mas siga pra frente o que importa é ter um telemóvel top para mostrar aos amigos.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Os americanos é que são os santinhos. Coitadinhos. Não fazem mal a ningúem

        2. Avatar de AJCS
          AJCS

          É verdade.
          A maior parte das pessoas não percebem isso.
          Enfim …

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ou seja sao da opinião que não interessa que invadam a privacidade, o que Interessa é quem o faz.

        3. Avatar de mlopes
          mlopes

          “ter informações nossas nas mãos dessa gente não é nada agradável a medio longo prazo” curioso é a história demonstrar que de quem devemos ter medo é precisamente dos eua (os senhores da guerra e dos golpes de estado um pouco por todo o planeta) e dos seus aliados como a arábia saudita (o grande patrocinador financeiro e ideológico do terrorismo mundial).
          não quero com isto defender a china e quem o interpretar assim abstenha-se de comentar. quero sim que as pessoas pensem bem, leiam, estudem, abram os olhos e retirem as palas

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Alguém que falou algo de jeito. Há anos que somos espiados pelo governo americano e querem achar que isso é que está certo por o país que mais guerra fomentou no mundo é cuja maior indústria é a manufactura de armas e depois querem ser consideradas pessoas inteligentes. Longe de mim defender a China mas defender um povo que nada faz pelos outros e só vê o seu umbigo é que é demais

        4. Avatar de OAK
          OAK

          USA ‘Demoncracy

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Alguém que falou algo de jeito. Há anos que somos espiados pelo governo americano e querem achar que isso é que está certo por o país que mais guerra fomentou no mundo é cuja maior indústria é a manufactura de armas e depois querem ser consideradas pessoas inteligentes.

  10. Avatar de Eduardo Ferreira de Almeida
    Eduardo Ferreira de Almeida

    Tenho um P30 pro. Voltaria a comprar.

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    O único OS que não espia é o Linux excepto o Ubuntu mas mesmo esse só envia o número de vezes que uma aplicação é usada e não o que se faz nela. Tudo resto envia tudo o que se faz no OS seja a Apple ou a Microsoft para os servidores que são acedidos livremente pela NSA. Resumindo só o Linux é que protege os utilizadores.

  12. Avatar de hugo miguel
    hugo miguel

    Eu nao sei once foram buscar estes precos de 750 euros praticados aqui na alemanha .. o p30 pro esta por 975 tanto na saturn como no mediamarkt .. podem explicar isso?

  13. Avatar de Fábio Batista
    Fábio Batista

    Tenho um P30 e voltaria a comprar!

  14. Avatar de J.
    J.

    Todas as marcas têm componentes chineses. Para espiolhar, um telemovel não precisa de ser 100% chinês.

  15. Avatar de Francelino
    Francelino

    A Google tem nossos dados todos e partilha com o governo americano como e quando lhes convier, então essa treta de espionagem é para boi dormir porque todos espiam a todos, o principal problema é 5G que os EUA não sabem por onde começar mas querem ganhar a corrida, o único jeito de ganhar é fazer o mesmo com a corrida ao espaço (fazer encenação)

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Verdade verdadeira

  16. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Diria que agora é a melhor altura para comprar Huawei, aproveitar este alarmismo todo, para comprar aquele equipamento pretendido a um preço bem mais simpático.

    1. Avatar de hugo miguel
      hugo miguel

      Preço mais simpático lol só rindo . Encontras no OLX talvez mas por agora vais ter que te contentar com os 979 do p30 pro …. Embora daqui a 2 ou 3 meses deva baixar para os 800

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O P30 Pro não é o único smartphone da Huawei ou é?

        1. Avatar de hugo miguel
          hugo miguel

          Não . Mas e uma ideia pois 749 está o p30 ..

  17. Avatar de Jesus
    Jesus

    Pânico infundado! Atualizações em 2 ou 3 anos (até os telefones da Google não dão mais), medo de ser espiado (vejam as notícias das brechas em WhatsApp e Telegram por causa das operadoras de telefonia). Enfim vão na conversa do interesseiro do Trump (ignorante, falência diversas vezes…). E o medo de ser esperado por chineses? Quando ja p somos ppr empresas privadas (Google, Facebook…) Por serviços de inteligência NSA (não se esqueçam que os EUA querem.os vossos endereços de redes sociais para o visto), SIS, ingleses e alemães…

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Huawei desvaloriza a pique. Vê os preços do mate 20 pro

  19. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Então a seguir também têm que destruir a Xiaomi…E todas as empresas chinesas, já agora.

    A questão da segurança é só um pretexto para atacar a China. Os EUA sempre foram assim e sempre serão.

    O motivo que apresentam raramente, ou mesmo nunca, é o verdadeiro motivo…Há sempre algo por trás, uma estratégia bem montada…Depois da Huawei, veremos ataques económicos a outras empresas chinesas.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Xiaomi é completamente diferentes, eles não implementam equipamentos de telecomunicações, não fornecem tecnologia aos operadores de telecomunicações. A Huawei tem equipamentos desde ADSL, fibra, 3G, 4G, 5G… Se alguém quiser espiar, é muito melhor ter acesso a uma central por onde passam milhares de comunicações por dia, do que a meia dúzia de smartphones. Por isso é que a Huawei é visada, e não a Xiaomi ou a Oppo.

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Ah ok, obrigado pelo esclarecimento.

  20. Avatar de So
    So

    A Huawei não é um mero fabricante de telefones… É o número 1 mundial se considerarmos todo o universo de equipamentos de IT e Telecom que fabrica. A melhoria da qualidade em pouco tempo ( <10 anos)) e da gama de produtos foi enorme. Storage, Server, Data Center ( turnkey solution), etc. é isto sem falar no 5G.
    A pressão sobre a Huawei já está a condicionar algumas tecnológicas dos USA, nas bolsas e nas vendas do que fornem para a Huawei integrar.
    Proibir ou limitar o Android só vai fazer com que a Huawei tenha que acelerar o desenvolvimento de um OS próprio…
    OS mercados asiáticos, como a própria China e a Índia vão continuar a comprar.
    Simceramente não sei quem irá ficar a perder nesta guerra. Acho que quem vai ganhar, para já são os consumidores. À margem para baixar muito os preços por parte dos fabricantes…

  21. Avatar de Buckethead, O Grande
    Buckethead, O Grande

    Mas onde é que estão os preços dos Huawei a baixar?
    Tenho tanto medo de comprar um Huawei que na realidade quero dois, para mim e para a maria.
    Onde estão os P30 Pro a preço razoável?? Quero 2 a valores que possa pagar… Que medo tenho eu do boicote. Boicote faço eu á Apple, deram-me um iphone 6s na altura em que saíu e tive que vender aquela merda meia dúzia de dias depois.

  22. Avatar de Buckethead, O Grande e Terrível
    Buckethead, O Grande e Terrível

    Mas onde é que os preços dos Huawei estão a baixar? Será que tenho uma internet só minha e a vossa é diferente? É que não vejo a baixar em lado nenhum… Quero 2 P30 Pro a preços baixos. Afinal aquilo sempre se vai transformar num pisa papéis, nao é? Por isso quem os tiver que se chegue á frente para eu os comprar. Quem é amigo, quem é?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Mais 2 ou três anos vai ter a Huawei…