Huawei passa Apple e é agora 2ª maior fabricante do mundo

15 Comentários

A empresa chinesa prometia já um assalto ao pódio pela sua excelente prestação no que diz respeito à oferta no mercado dos smartphones. Como temos vindo a mostrar, os produtos têm conquistado os utilizadores quer pelo seu design quer pela performance que posicionam a marca no topo deste mercado.

Desta feita, a Huawei ultrapassou a Apple e tornou-se na segunda maior empresa vendedora no mercado dos smartphones, conforme aponta o relatório da Counterpoint Ressearch.

 


Estes dados foram divulgados há minutos e dão conta que a Huawei vendeu mais unidades nos meses de junho e julho de 2017 que a Apple, e provavelmente esta tendência também se irá verificar no mês de agosto, embora estes dados não estejam neste relatório, tornando-se assim na segunda maior fabricante de smartphones do mundo.

Segundo as informações veiculadas pelo responsável da empresa Counterpoint, Peter Richardson, o crescimento significativo da empresa asiática ao longo dos últimos quatro anos deve-se a uma variedade de fatores. Alias, o Pplware tem revelado esses fatores que coincidem com estes que agora são apontados.

O diretor da empresa, que se prepara para lançar o novo Huawei Mate 10, refere que “A escala global alcançada pela Huawei pode ser atribuída aos seus investimentos consistentes em pesquisa e desenvolvimento e fabrico combinados com o marketing agressivo e expansão dos canais de venda”.

Não é de todo normal, contudo, este cenário também se poderá dever ao facto da Apple estar prestes a lançar o que poderá ser o seu melhor equipamento de sempre e ter criado um hype em volta deste lançamento, travando as vendas nos seus equipamentos lançados no ano passado (alguns em fim de ciclo), alias, o próprio CEO da Apple referiu isso. Estes foram também dados referidos pelo analista.

 

Poderá a Huawei manter essa posição e até atacar o primeiro lugar?

Peter Richardson deu uma explicação para o facto de neste momento a Huawei estar no segundo lugar, mas ainda a uma destacada distância da sul-coreana Samsung, principalmente porque a empresa não está em determinados mercados significativos.

A fraca presença nos mercados sul-asiáticos, indiano e norte-americano limita o potencial da Huawei em curto e médio prazo para sustentar o segundo lugar atrás da Samsung. A Huawei é super dependente do seu mercado natal na China, onde desfruta de uma posição de liderança e de papeis centrais em mercados da Europa, América Latina e Oriente Médio.

Essa força vinda da China é destacada no relatório da Counterpoint, embora que haja outros trunfos envolvidos, como o design, capacidade de fabricação e recursos de ponta, mas também a capacidade para superar os rivais nos canais de venda, marketing e estratégias de promoção.

 

iPhone ainda é líder

Não podemos deixar de apontar que o relatório apresenta dados referentes a dois meses de verão, junho e julho, que antecedem, como já foi referido, o lançamento do dispositivo Apple do ano. Assim, apesar de ter perdido a segunda posição para a Huawei nestes meses, a Apple ainda “domina” o mercado com o seu iPhone 7, o smartphone mais vendido do mundo durante o mês de julho.

Como podemos ver no gráfico abaixo, de todas as vendas do período, 4% delas fora do modelo básico da geração atual do dispositivo.

Se analisarmos bem este gráfico verificamos ainda que na segunda posição vem o iPhone 7 Plus, com 2,9% e a encerrar o pódio está o Oppo R11 com 2,1%.

Curiosamente a Samsung, que já lançou este ano o Galaxy S8 aparece apenas na quinta posição com 1,8% das vendas. Já o Galaxy S8+ ocupa a sétima posição com 1,7%… quase quase perde o lugar para o iPhone 6!

Estes valores estão temporariamente em suspenso até a Apple lançar o seu novo smartphone e a Samsung começar a ver as vendas do Note8 a ter alguma incidência no mercado. Mas é um facto, a Huawei está realmente no meio dos grandes e vai muito em breve lutar pela primeira posição, dada a atitude agressiva com que a marca tem estado no mercado.

 

Leia também:

Análise: Huawei P10 – A excelência da fotografia?

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SS
    SS

    É normal a quebra de vendas nestes ultimos meses. Ninguém vai comprar um iphone 7 quando está quase a sair o 8/X… Depois do lançamento é que se vai ver. De qualquer das formas se o preço for acima dos 1000€ como se diz… pelo menos da minha parte pode ficar na prateleira, prefiro ficar com o meu 6s xD

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Irrelevante!

    A Huawei já é a maior empresa do mundo? Não!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Irrelevantes são os teus comentários e também temos de levar com eles. E nem na tua casa estamos, imagino se estivéssemos.

      1. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Ah! Ah! Ah!
        Tens levado, levas e hás-de levar com ele…
        O fanatismo é assim mesmo: irracional. E perigoso também. Em qualquer que seja área.

        1. Avatar de David Piçarra
          David Piçarra

          este é um super fanático da Apple tudo o que a Apple faz e ouro

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Tal como essa observação. Irrelevante.

    3. Avatar de n me posso xamar vitor
      n me posso xamar vitor

      ??? é irrelevante porque não é a maior empresa do mundo?! uau! Espero que sejas accionista da maior empresa do mundo caso contrário UAU*2!!

  3. Avatar de Jota
    Jota

    A Apple está mesmo pela rua das amarguras! É quedas em todos os segmentos!

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Sim?!
      Mas é quem fatura mais! Por isso não tenho pena nenhuma.

    2. Avatar de Albertino Silva
      Albertino Silva

      A Apple está na ruas das amarguras que até ” Galaxy S8+ ocupa a sétima posição com 1,7%… quase quase perde o lugar para o iPhone 6!”

  4. Avatar de Marquito
    Marquito

    E nao só. A postura comercial mudou, agitando toda a cadeia de valor até ao consumidor final, com a colocação de micro stands em tudo o que é grande superfície de vendas deste tipo, com aconselhadores dedicados. É o que a Samsung tem. A Apple tem à muito. Quem investe retorno tem… Mesmo que o SO seja cuscoid, o equipamento é bom.

  5. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Após a era Trump a China vai mandar no Mundo.

  6. Avatar de V.T.
    V.T.

    Já estava à espera que isto acontecesse há muito tempo. E quando a Xiaomi decidir sair da China, a Apple nem sequer chega ao pódio!

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      E à espera que a Huawei fique no pódio, e a Samsung cair? Também estás à espera?
      Olha que é isso que pode acontecer.

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Acredito que sim, e espero bem que sim, pode ser que a Apple acorde e se posicione correctamente onde deviria estar no que toca ao mercado e a preços justos.