Grandes empresas suspendem relação com Huawei. Será o princípio do fim?

116 Comentários

Atualização: Resposta da Huawei relativamente à utilização do Android

A Huawei está no mercado dos smartphones a arrebatar com toda a concorrência. Hoje é já uma das mais importantes empresas do segmento, mas a pressão norte-americana pode estar prestes a acabar com tudo.

Ontem surgiu a notícia de que a Google havia bloqueado o acesso da Huawei ao Android e a outros serviços da empresa. Agora há mais gigantes da tecnologia a juntarem-se à Google. Mas como irá ficar o mercado e a própria Huawei?

Grandes empresas suspendem relação com Huawei. Será o princípio do fim?


Mas como irá ficar o mercado e a própria Huawei?

Ainda é muito cedo para dar uma resposta. Ainda aguardamos uma declaração da Huawei, mas é certo que, depois disto, o mercado vai mudar.

A primeira grande dúvida prende-se para já com os atuais smartphones da marca chinesa, se vão ou não ser afetados pelo bloqueio da Google. Segundo a própria Google, não.

Esta madrugada, através da sua conta de Twitter, a Google declarou que os atuais dispositivos Huawei irão continuar a ter acesso aos serviços Google Play Store e Google Play Protect. Mais, a marca chinesa vai poder utilizar a versão pública do Android. Contudo, no futuro, estará limitada a esta versão pública, não podendo aceder às apps e serviços dos quais a Google é proprietária.

Intel, Qualcomm, Broadcom, Western Digital… e a lista parece que não para de crescer

Depois do impacto de ontem provocado pela Google, hoje o mundo acordou com a notícia de muitas outras empresas a juntarem-se a este bloqueio. A Bloomberg deu a conhecer que a Intel, a Qualcomm e a Broadcom, três dos principais fornecedores de chips do mundo, estão também a cortar as suas relações com a Huawei, com vigência imediata.

Mas a lista não se limita a empresas norte-americanas. A alemã Infineon Technologies de semi-condutores, por exemplo, também já veio declarar o seu afastamento.

No caso da Qualcomm, o impacto deste corte de relações poderá ser reduzido, contando que a Huawei é ela própria produtora de processadores e modems. Nos outros casos a questão muda de figura.

Mas será que a Huawei não estava à espera desta decisão?

Pois bem, parece que a empresa não foi apanhada assim tão de surpresa. Desde meados de 2018, segundo avança a Bloomberg, que a Huawei parece estar a fazer stock de vários chips e outros componentes essenciais para o negócio. Nomeadamente, fontes próximas da Huawei, referem que a marca poderá ter garantidos 3 meses de funcionamento sem qualquer dependência direta com estas empresas.

No entanto, o problema é maior que o segmento dos smartphones.

O futuro do 5G?

O futuro do 5G, do qual a Huawei está a ser pioneira, se assim se pode dizer, poderá estar em risco também com estas decisões. Em risco em todo o mundo, incluindo na China! Claro está, afetando toda a indústria que está a apostar de forma afincada nesta nova tecnologia de comunicação.

A Huawei “depende muito dos produtos semicondutores dos EUA e seria seriamente prejudicada sem o fornecimento dos seus componentes-chave”, referiu Ryan Koontz, analista da Rosenblatt Securities Inc. A proibição dos EUA “pode levar a China a atrasar a sua construção de rede 5G até que a proibição seja suspensa, tendo um impacto em muitos fornecedores de componentes globais”, concluiu.

As ações da Huawei começaram o dia em queda e, segundo os analistas, existem outras empresas a serem diretamente afetadas por esta queda.

Um futuro imprevisível

A China e os Estados Unidos da América estão em negociações comerciais e este bloqueio norte-americano com a Huawei poderá não ser definitivo. Aliás, pelo contrário. Espera-se que seja alcançado o tal acordo comercial, no entanto, o processo pode ser longo e pode afetar de forma profunda todo o mercado e desenvolvimento tecnológico, uma vez que outras empresas chinesas serão arrastadas.

Atualização: Resposta da Huawei relativamente à utilização do Android

A Huawei tem contribuído substancialmente para o desenvolvimento e crescimento do Android em todo o mundo.

Como um dos principais parceiros do Android a nível global, temos trabalhado de perto com a sua plataforma de open-source para desenvolver um ecossistema que tem beneficiado os consumidores e a indústria.

A Huawei continuará a fornecer atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos smartphones e tablets Huawei e Honor existentes, abrangendo os equipamentos vendidos e os que ainda estão em stock.

Continuaremos a construir um ecossistema de software seguro e sustentável, a fim de fornecer a melhor experiência para todos os utilizadores globalmente.

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Eu não sei quais são os motivos, mas se for por causa de uma birrinha que andam a fazer isto à huawei a google vai ter problemas em tribunal. Não se pode bloquear assim uma empresa grande em tecnologia sem mais nem menos.
    O Trump anda a arranjar sarilhos

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Ahahahahah grande maluco

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        O problema não é só a Huawei acho que problema pode ser grande para a Google porque a Google neste momento meteu-se num problema , que garantias da a partir deste momento que quando não interressa uma empresa ao Usa porque lhes faz frente corta-se o serviço, pois é como fica o gmail de milhoes de cidadãos da UE e que garantias se tem de que a Microsoft nao fará o mesmo se calhar esta decisão vai abrir as portas para se criar alternativas porque esra situação vai abrir a caixa de Pandora.

      2. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        Grande maluco, quem o Trump? Só se for… Pkp os americanos, povo mais horrendo, falsos moralistas.

        1. Avatar de Doutorado
          Doutorado

          Quem quer um smartphone tem Apple ou Samsung. Quem escolhe samsung recomendo comprar a versao snapdragon que é bem melhor que a exynos. O resto das marcas so cai quem não percebe nada disto

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            É exactamente o oposto (ou pelo menos era no passado) a versão exynos era superior (mais rápido) que o snapdragon, o que não deixa de fazer sentido porque é um hardware próprio da marca no seu próprio dispositivo. De qualquer das maneiras o snapdragon é apenas vendido nos USA se não me engano.

        2. Avatar de pauloj
          pauloj

          Grande Trump!
          Ele não é como o teu amigo costa ou como martselfie!

          E a única com elesno sitio que faz frente a china porque na Europa corrupta todos fazem venias a China.

          o tuga já é mais chinesa do que portuguesa.

          Esta na hora de fechar as portas a china.

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      acho que deviam ver este documentário que passou na RTP:

      https://www.rtp.pt/play/p5744/e403959/o-mundo-segundo-xi-jinping

      Talvez cheguem a algumas conclusões.

    3. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      A google limita-se a cumprir uma ordem executiva do governo do seu país-sede.

      É o que dá eleger Trump…

    4. Avatar de Rafael
      Rafael

      birrinha. KKKK.
      Esses euopeus.

    5. Avatar de pauloj
      pauloj

      Informa-te e nao digas barbaridades!

    6. Avatar de pipocadigital
      pipocadigital

      Não é birrinha com Huawei.
      O problema é a china tornar-se a principal potencia económica dentro de anos, ser reconhecida mundialmente. Neste momento a América talvez ainda consiga que isso não aconteça, por isso deu este passo. Se você acompanhasse politica, macro-economia, sabia que hã anos que muitos americanos com poder defendem “deter” a china, mas os interesses e lucros de grandes empresas Americanas sobreponham a isso, o que fez com que a china continuasse a beneficiar e a crescer e a tornar-se uma ameaça para os americanos.
      Só que neste momento estava a chegar um ponto de não retorno,e os americanos decidiram avançar, mesmo sabendo que ambos os países perdem e também o mundo, mas com a ideia que ganham esta guerra, fazendo com que nas próximas décadas a economia americana consiga ser a maior do mundo e continue a conseguir controlar todas as outras.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Tudo isto porque a Huawei passou à frente do iPhone! Devia haver um boicote mundial aos iPhones por causa desta prepotência dos EUA!

    1. Avatar de Carloscorreia
      Carloscorreia

      A culpa é da Apple? Lololololol portugueses no seu melhor.. por isso estamos assim!!! Há sempre teorias da conspiração em Portugal..a Google é da Apple?? Em Portugal a culpa é dos árbitros lololol

      1. Avatar de Bruno F
        Bruno F

        Mas és atrasado mental ou quê?

    2. Avatar de ficolixado
      ficolixado

      WTF loool onde a ignorancia chegou… o que raio tem a ver uma coisa com a outra? loooooooool

    3. Avatar de Zé Tré
      Zé Tré

      Sem dúvida. É concorrência comercial desleal através de sanções. Os USA, que se dizem pelo mercado livre, são absolutamente proteccionistas. A Apple, já se sabia, haveria de afundar mais tarde ou mais cedo assim que as pessoas descobrissem que estão a comprar gato por lebre. A Huawei mostrou que era possível adquirir equipamentos 3x melhores que o IPhone por um terço do preço.

  3. Avatar de Fábio Pereira
    Fábio Pereira

    Continua o ataque americano a Huawei, noutros dispositivos quando são encontradas falhas estas são logo divulgadas, em relação a Huawei só falam que fazem espionagem sem demonstrar como. A China que se lembre que de boicotar o iPhone que a história vai mudar rapidamente..

    1. Avatar de Zé Tré
      Zé Tré

      Os USA deram um tiro no pé. Milhões de proprietários de smartphones Huawei vão deixar de usar a Google. Não é só a Apple que vai afundar com esta guerra, é também a Google. durante décadas toda a melhor tecnologia ocidental tem sido produzida em fábricas na China. Os chineses têm o knowhow e os materiais para produzir melhor e vão aplicá-los. Estas sanções dos USA não vão poder travar isso.

    2. Avatar de pipocadigital
      pipocadigital

      Achas que o problema é a Huawei!
      O problema é a china tornar-se a principal potencia económica dentro de anos, ser reconhecida mundialmente. Neste momento a América talvez ainda consiga que isso não aconteça, por isso deu este passo. Se você acompanhasse politica, macro-economia, sabia que hã anos que muitos americanos com poder defendem “deter” a china, mas os interesses e lucros de grandes empresas Americanas sobreponham a isso, o que fez com que a china continuasse a beneficiar e a crescer e a tornar-se uma ameaça para os americanos.
      Só que neste momento estava a chegar um ponto de não retorno,e os americanos decidiram avançar, mesmo sabendo que ambos os países perdem e também o mundo, mas com a ideia que ganham esta guerra, fazendo com que nas próximas décadas a economia americana consiga ser a maior do mundo e continue a conseguir controlar todas as outras.

  4. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Provas de que a Huwaei anda a fazer o que dizem que faz? Zero.

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      também não havia quaisquer provas, antes pelo contrário, da existência de armas de destruição massiva no iraque e olha quantas pessoas os eua e a europa já mataram depois dessa alegação

  5. Avatar de Fixo
    Fixo

    Há uma “falha técnica” no post
    Parece que a decisão é das tecnológicas, a começar na Google, mas não é.

    O Departamento/Ministério do Comércio dos EUA colocou a Huawei na lista negra. Isso impede as empresas americanas de ceder hardware à Huawei é a 70 empresas a ela ligadas”

    1. Avatar de Gonçalo Oliveira
      Gonçalo Oliveira

      Exacto. A imposição vem da Governo dos EUA e as empresas americanas são impedidas por lei a vender hardware e software às empresas chinesas. Por outras palavras, a Huawei não vai poder usar chips da Qualcomm ou a aplicação Gmail nos seus telefones.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Exatamente. Para a Huawei, o problema não será tanto o hardware ou a software, coisa que na China há ao pontapé, (embora a Bolsa faça alguma mossa), mas e se empresas americanas de apps tb bloquearem a marca chinesa, como o Facebook? Ou se a Google impedir acesso à Play Store?

  6. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    E a Microsoft pode vender o windows a estas empresas?

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Nope.

      Abc

  7. Avatar de ZeVitor
    ZeVitor

    O chato nisto tudo é a PPLWARE deixar de receber patrocinios da HUAWEI!

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia. Como não recebe, estamos, como sempre, perfeitamente tranquilos. Espero não ter provocado um desgosto na sua pessoa, mas não, não temos qualquer patrocínio com a Huawei. 😉

      Abr.

      1. Avatar de ZeVitor
        ZeVitor

        Estava só a querer picar-vos um bocadinho! Saudações! 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 não era mau, mas quem sabe, depois desta sua indireta eles possam patrocinar 😀

          Abr.

          1. Avatar de Heavyrui
            Heavyrui

            Não porque o Trump visita o pplware todos os dias.

  8. Avatar de Samuel
    Samuel

    A Huawei já tinha previsto isto e já tem os seus próprios componentes para fazer os smartphones. Coitadas das empresas americanas.

  9. Avatar de Shass
    Shass

    Exacto, não é uma decisão da Google que provavelmente preferiria que não tivesse este desfecho.
    A China bloqueia há anos centenas de sites, alguns dos maiores da Internet, tal como bloqueia muita tecnologia estrangeira, que a maioria das vezes acaba também a copiar.

  10. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    América = Guerra seja em que campo for…

    Até mete nojo aquelas pessoas em frente à TV acreditando que os USA são a polícia do mundo e os mensageiros da paz e igualdade, e que querem muito ajudar os outros, mais recentemente Venezuela

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Bom, se não fossem os americanos nós desde 1945 estaríamos a falar alemão e seríamos todos loiros e com ar de mal estar 24h/ dia…

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Foram os Americanos que ganharam sozinhos?

        1. Avatar de Zé Tré
          Zé Tré

          Mateus Pinto, quem acabou com a guerra foram os Russos. Quanto a ser alemão, não me importava nada. Bem melhor que ser um matarruano tuga fanático por futebol e Fátima.

      2. Avatar de abdu
        abdu

        E se não fossem os chineses ainda andavam com arco na guerra, pois não havia pólvora.
        Esse argumento já está gasto …

      3. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Foram os americanos quem mais contribuíram para a vitória dos aliados? Lol. Deixa de obter a tua informação de filmes.

      4. Avatar de Alfie
        Alfie

        Estás a ignorar a tecnologia que as empresas americanas venderam aos alemães antes do ataque a Pearl Harbor.
        Ganharam dos dois lados: antes e depois da entrada dos EUA na guerra. Até com o plano Marshall fizeram dinheiro.
        Foi um tremendo “sacrifício” em prol da democracia e liberdade!

      5. Avatar de Pedro
        Pedro

        Jesus que ignorância.

        Vai estudar um bocadinho

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      E já agora, preferia ver quem a policiar o mundo? Não vale dizer ninguém, porque assim fica notório que política internacional não é o teu forte e a discussão perde a graça. 😉

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Não é o meu forte, mas sei ver que onde quer que metem o nariz é com interesse..

        Ou estou errado?

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Estás certo, mas isso não os torna diferente de nenhum outro país…

      2. Avatar de Zé Tré
        Zé Tré

        Vitor, ninguém tem o direito de policiar o mundo. As nações são soberanas.

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Concordo, Zé, mas sempre aconteceu e acontecerá sempre. E a ter de acontecer, preferirei sempre um país democrático que é observado do que um Estado fechado, como a China ou a Rússia.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            País democrático?
            Pois sim…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ohhh homem tanto rancor com os americanos….vai de férias para a coreia do norte dps dá um pulo à Venezuela…e se ainda tiveres dinheiro vai averiguar as condições maravilhosas de proteção social aos trabalhadores chineses….sai de Portugal ,vê a realidade mundial. Garanto que regressas com outra mentalidade….

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Eu não digo que lá fora é o paraíso, mas já que gostam tanto de ajudar porque não vão ao haiti? A situação lá faz a Venezuela parecer brincadeira

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Vejamos Moçambique, tiveram que juntar os USA com Alemanha na notícia para parecer que o donativo era de valor..

  11. Avatar de art
    art

    hehehe..disto é que eu gosto…se isto não se resolver depressa , daqui por uns tempos vão haver umas promoções interessantes……aceitam-se apostas , quem vai ceder primeiro ? A China ou os USA ?

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Só ainda não percebi uma coisa… Esta suspensão é valida para o novos equipamentos da Huawei. Mas e todos os que já estão no mercado e nas mãos dos utilizadores, esses vão continuar a ser atualizados nas apps e sistemas operativos?

    1. Avatar de David
      David

      Podem continuar a usar, mas já não vão ser atualizados… E o sistema operativo também não da parte da Google.
      Mas ainda está para confirmar se a marca vai atualizar ou não…

  13. Avatar de Shass
    Shass

    Não gosto do Trump nem defendo evidentemente proteccionismos e acho que todos perderão nestas guerras comerciais, inclusive os americanos.
    Mas há alguma falta de noção aqui nalguns comentários. A China não é propriamente um anjo nesta história, mais acima referi a tecnologia estrangeira que é barrada na China e muitos dos sites mais populares do mundo que são lá bloqueados.
    Dou-vos um exemplo português que conheço, uma empresa da área industrial metalomecanica e eléctrica, exportava para lá determinadas máquinas, de média tecnologia apenas. Tudo corria bem e subitamente deixaram de poder exportar, sem qualquer explicação. Passado uns meses logo apareceram cópias quase exactas de produção local a serem vendidas aos mesmos clientes.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Qual é a empresa?

  14. Avatar de Rique
    Rique

    Mais uma submissão aos que se julgam os donos do mundo ” U.S.A.” e os corseirinhos vão todos atrás. Os maiores espiões do mundo preocupados com a segurança ah ah ah. Comprem iphodes e está resolvido o problema esses não espiam ninguém

  15. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    A Google não quer concorrência no que toca à espionagem.

  16. Avatar de Rique
    Rique

    Vou comprar um iphone mas a pagar em vinte anos kkkk

    1. Avatar de Doutorado
      Doutorado

      Estudasses como eu e pagavas a pronto. Qualquer engenheiro ou gestor com mestrado em Portugal recebe 4000 euros por mes, agora é aplicares te.

      1. Avatar de AP
        AP

        qualquer Eng. ou gestor com mestrado numa caixa de supermercado ganha quanto??? E esse é o valor médio oferecido pelo Centro de emprego, certo?

      2. Avatar de Zé Tré
        Zé Tré

        “Doutorado”, isso é onde mesmo? Mostra lá as estatísticas onde isso vem. Eu diria: qualquer cábula incompetente com o mestrado comprado pelo papázinho, e que tem grandes cunhas, ganha 4000€. Mas o que o Rique disse é verdadeiro. O problema é que o IPhode não consegue competir com os Huawei devido aos preços absurdos que tem. Esse é o problema no cerne de tudo isto.

      3. Avatar de pedro
        pedro

        com mestrado de bolonha…
        com o mestrado anterior vale mais, claro, não é uma licenciatura embrulhada noutro papel.

  17. Avatar de Rique
    Rique

    A seguir vem a xiaomi calma da maneira que está a crescer

  18. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Reparem bem no que se passa…

    Com isto, desmascaram os EUA a sua própria falácia, de que o boicote à Huawei tinha a ver com razões de segurança…

    Pois, se assim fosse, era apenas a *importação* de produtos desta empresa – e não também a *exportação* de componentes para a mesma – que teria ocorrido.

    Toda esta guerra com a Huawei trata-se claramente de um embargo económico, com fins meramente políticos.

    (Estando por determinar quais – mas, com muita gente a suspeitar de proteccionismo económico.)

  19. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Anda ocidente a fazer vênia aos Estados Unidos , afinal o país que mais defende o capitalismo é o primeiro impor restrições comerciais para defender as suas empresas , em Portugal tal proposta era logo apelada de como acto de politica de esquerda .

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      É muito mais complicado que ” restrições comerciais para defender as suas empresas ” . Colocar todo o backbone de comunicações nas mãos de um pais é um risco.
      Alias em Portugal diz-se que foi um erro entregara REN aos chineses, e agora entregas as comunicações também ?

      Abc

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Uma é fazerem 1 lei (como muitos países fazem) a priorizar ou definir como obrigatório que certas áreas devem ser com empresas nacionais.
        Outra coisa completamente diferente é banir por completo o negocio com certas empresas. Isto pode correr bastante mal para as empresas americanas.

        Imaginamos agora que a china deixa de comercializar por completo Smartphones com componentes Qualcomm, o rombo que nao é para eles.
        Os fabricantes de smartphones sobrevivem facilmente sem a Qualcomm, ao contrario é bem mais dificil.

        1. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Só teorias do isto pode correr mal…. Pois pode, mas pode correr bem também, é como tudo, na politica já temos os mesmos a roubar Portugal aos anos mas quando aparece alguém diferente as pessoas nem dão hipótese, aqui nesta situação vamos ver, estamos só a falar da Huwaei, outras marcas Chinesas certamente vão ter aqui uma oportunidade de negócios. A Nokia também foi a maior do mundo………..

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            A Google com isto perde logo 15% do seu Mercado de Smartphones, se isso é positivo ou negativo? É obvio que nao se sabe.

            “outras marcas Chinesas certamente vão ter aqui uma oportunidade de negócios” – Provavelmente os fabricantes Chineses facilmente arranjam alternativas chinesas.

            Se a Huawei nao pode utilizar tecnologia Americana, entao comeca a utilizar tecnologia chinesa. Provavelmente até é bom para as tecnologicas americanas

      2. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        já se esqueceu da radioatividade que os militares dos Estudos Unidos deixaram no arquipélago dos Açores ?
        Já se esqueceu quem vendeu a EDP a um país comunista ?

        Pois é , é o mais convêm o interesse de alguns , os interesses privados e reservados, em nada defende uma filosofia política .

    2. Avatar de mad
      mad

      Não é bem assim as restrições comerciais já existem na China á muito por exemplo se quiseres abrir uma pequena empresa na China tens de ter um socio chines e esse tem de ter 51% do capital senão nao podes abrir. Em caso empresas grandes como fabricantes automoveis e outras, uma percentagem dos produtos produzidos tem de ser produzido na china o que obriga a transferir KnowHow para a china o que por sua vez acaba por facilitar as copias chinesas. E a nivel pessoal mesmo que te cases com uma chinesa e vás viver para a china nao podes trabalhar e nunca te dão cidadania somente um visto que tens de renovar de x em x tempo. Ou seja a republica popular da china á muito que aplica restrições mas como lá não é uma democracia e é um mercado apetecível para muitos todos se sujeitam ás leis que lá existem e não podem contestar como no ocidente. Outro exemplo do nivel de descriminação que existe se fores á china nao podes ir para qualquer hotel, existem hoteis para estrangeiros e mesmo estes podem recusar a tua estadia simplesmente porque nao gostam da tua nacionalidade ora isso no ocidente já estavam em causa direitos humanos, racismo e sei lá mais o quê mas na china é pia baixinho. A nossa realidade é muito diferente.

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Vais a Madeira e tens de fazer o mesmo se quiseres vender lá.
        Não precisas de ir tão longe.

  20. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Isto que estamos a assistir é muito simples… os EUA sempre tiveram o domínio em termos de espionagem, só um inocente acredita que todos os telemóveis (e não só) não têm portas especificas para o tio Sam poder recolher as informações que quiser.
    Agora com a mudança de tecnologia, dos 4G para o 5G, e com a Huawei a assumir o domínio desta nova tecnologia, o tio Sam ficou lixado por ter a vida complicada e passarem a ser os Chineses a espiar com maior facilidade… logo o que é que faz? Bloquear a Huawei e todo o seu hardware… já que todo o Software é Americano!! Windows, Android, Etc…
    Portanto o que estamos a assistir é sim uma guerra, mas onde as armas são a informação e tecnologia!

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Mas a China precisa dos USA para o quê afinal?
      Espera…para os USA se aproveitarem da mao de obra barata do povo Chines e depois as grandes companhias Americanas terem lucros fabulosos?

      Ainda vao ficar com as portas fechadas para as fabriquetas implantadas na China.
      Gostava de ver isso acontecer…quem sabe Portugal ou outro qq pais da UE fosse seu parceiro.

      Afinal somos tao amigos na UE dos USA, era um gesto bonito!!

      1. Avatar de Doutorado
        Doutorado

        O unico interesse na china é mao de obra barata. E tao bom termos tudo no ocidente a precos acessiveis nem que seja feito por criancas sem comer. Quero la saber onde e feito o meu iphone e o meu Bmw x3, quero e boa vida e gozar enquanto ca ando e os outros que se lixem

        1. Avatar de gotcha
          gotcha

          4000€ por mês para andares de X3? Hahahahaha triste

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          Pensava que ganhavam 4000€ hahaha só consegues um X3? Que miserável!! X3 qualquer um tem.

          Vai fazer um part time pode ser que consigas fazer um upgrade a esse carrito.

  21. Avatar de Njag
    Njag

    Bastava a Huawei utilizar os processadores da Qualcomm tal como outras fabricantes ex: Samsung, para esta historia acabar, mas eles como querem espiar o mundo todo essa hipótese fica de fora.

  22. Avatar de nuno
    nuno

    Isto é muito simples, basta a China bloquear a produção de componentes para as empresas Americanas, ou até mesmo vender o dolar americano (uma vez que é o pais que tem a maior divida americada adquirida), que os USA entram em colapso económico.

    1. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      O país que detém a maior fatia da dívida americana é o Japão.!! Muita gente não sabe , mas a Google, PlayStore, YouTube, ou a PlayStation da Sony, só para mencionar alguns , estam proibidas na China.. A China é uma ditadura , em que o partido comunista controla o mercado interno, a sociedade e todas as empresas, bancos.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Para de mentir! A China tem $1.18 trillion e o Japão $1.03 trillion! Antes de vires praqui dizer postas de pescada faz uma pesquisa!

  23. Avatar de João Reis
    João Reis

    Ou seja a google pode espiar os seus clientes à vontade, ninguém parece preocupar-se com isso, mas a huawei já não pode fazer o mesmo. Alguém me pode explicar porquê?

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Porque no País deles, eles é que ditam as regras, se não querem lá a Huwaei porque acham que espia, podes me explicar porque é que não têm o direito a dizer que não querem lá produtos da Huwaei ? Ou são obrigados a aceitar ? Sabes que a Google também não está presente na China, Google e muitos outros. Se Portugal acha que a Google espia o País só tem que a bloquear também, como um País soberano ninguém o impede. Tens que olhar para os dois lados da moeda

  24. Avatar de MarioM
    MarioM

    Se chineses inunsarem o mercado de obrigações dos USA aquilo passa a valer papel e os USA caiem a pique. O Trumpas já se esquecer que os USA têm uma dívida do tamanho do mundo.

  25. Avatar de viana
    viana

    Eu quero é ver o circo à arder

  26. Avatar de João M.
    João M.

    CUlpa-se os USA por isto tudo, culpa-se o Trump mas o que passa ao lado é que a China infiltrou-se por todo o mundo e o mundo não fez nada. Temos tecnologia “made in china” em tudo que temos em casa. Temos a china que mal entra no mercado Global vemos empresas a perder porque o que antes era feito por cá passou a ser feito lá mais barato (E qual CEO não prefere o mais barato? ) . Os Estados únidos da America fizeram algo que agora abalou o mundo – colocou um travão na China. Só o tempo dirá se foi a melhor solução mas que é notório que é mais fácil falar mal do Trump do que da China, é – até pelo facto que, politicamente, a maior parte da malta que reclama é do mesmo “lado” que a “democracia chinesa”.

    1. Avatar de abdu
      abdu

      Estamos dependente dos eua, windows Macosx, android, gmail, outlook, ….
      Se o trump ou outro maluko bloquear a europa, ficamos perto da idade média. Os eua têm que se precaver contra os eua.

  27. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não é à sorte que a Apple quer alterar a produção dos iPhones para a India…

  28. Avatar de Manuel
    Manuel

    Está na hora de deixar de usar o ecossistema android. Começando com o motor de busca, vou passar a usar duckduckgo.com .
    Para mais privacidade ver sugestões http://www.privacytools.io
    Alternativas fsfe.org/campaigns/android/liberate.en.html

    1. Avatar de Zé Tré
      Zé Tré

      Fiz o mesmo e aconselho.

  29. Avatar de ZE
    ZE

    E as outras marcas Chinesas de smartphones como ficam ?

  30. Avatar de Rique
    Rique

    Engraçado é que grande percentagem de iphones são fabricados na china mas isso já não é um problema pois…

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Nada tem a ver de forma directa com a Apple, é bem mais grave.

      Da mesma forma que a China abriu as portas ao Ocidente, também as fecha, por outros meios e o principal meio é o Economico, caso eles o queiram.

      EUA em termos economicos está “subjugado” pelo controlo que a China tem sobre a divida Americana, e a Europa (a menina SIM SIM dos EUA) está pelo mesmo caminho.

      A China em nada precisa do EUA nem da Europa em termos tecnologicos, só pensa o contrario quem ainda nao vistou a China nos ultimos 5 anos.

      1. Avatar de Doutorado
        Doutorado

        Tive em shangai em trabalho no ultimo ano e o que dizes e de uma ignorância atroz. A riqueza cresceu na china mas a pobreza também e a maioria das pessoas nem sabe o que é um medico de familia. Em relacao a tecnologia também sao limitados nem avioes conseguem fabricar pois sao todos airbus ou boeing.

        1. Avatar de zedoido
          zedoido

          Tu realmente, deve teres estado em shanghai e nao em “shangai”, mas eu sei que o teu teclado da Apple nao tem o…agá!

          Entendo “Douturado” e diz me uma coisa, os xinocas, teem os olhos em bico?

          Quanto aos medicos de familia, na tugalandia tamos quase ao mesmo nivel, dos xinos.

          E quanto a avioes, ai damos 10 a zero aos xinocas, temos 3 aeroportos, muitos aerodromos e algumas bases aereas.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          E quantos médicos de família existem nos EUA?
          Poupa-me!

    2. Avatar de ZE
      ZE

      Com as novas taxas alfandegarias pode ser um belo problema.
      E isto ainda só agora começou os chineses ainda não responderam.
      Quem se lix… com estas medidas é sempre o pobre que vai ter que pagar mais pelos mesmos produtos

  31. Avatar de Manuel
    Manuel

    Para mais privacidade ver sugestões http://www.privacytools.io
    Está na hora de deixar de usar o ecossistema android. Começando com o motor de busca, vou passar a usar duckduckgo.com .

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Está mais do que na hora para se usar Open Source.

  32. Avatar de Moguel
    Moguel

    Tudo se resume a números, a Nokia depende da Qualcomm para o 5g e a Qualcomm está com um enorme atraso na sua produção/desenvolvimento.
    A Alcatel foi comprada pela Nokia, sendo que era a Alcatel o maior provider de redes de telecomunicações nos EUA

    1. Avatar de mad
      mad

      vamos a ver a nokia pertence á foxconn (que é chinesa) assim sendo controla a Alcatel que é o maior provider de redes e telecomunicações nos EUA. vamos a ver os chineses controlam as redes mundiais e isso não é de agora pk a maior parte das coisas tecnológicas de informação sao made in china.

  33. Avatar de Jorge Tomaz
    Jorge Tomaz

    A Foxcomn, Asus, Acer, HTC, são companhias de Taiwan, é uma ilha, um estado democrático, aliado americano, que está separado da China, desde 1949,ano em que a China tornou-se um estado comunista

  34. Avatar de Jo
    Jo

    Estão a brincar só pode?
    Não há tribunais internacionais que forcem ou mudem algo?

    Isto cheira me a guerra por detrás da Apple e afins. Só o facto de terem “medo” da Huawei e não das outras empresas.

    É suspeito eu falar disso visto que venho da Apple e depois da Samsung para a Huawei e só tenho a dizer que as marcas anteriores deixaram a desejar.

    Agora que pensava em fazer upgrade para o Mate 20 Pro fico de pé atrás e com medo!
    Para mim um dos pontos fortes são os updates da marca, visto que todos meses recebo actualizações e face à Samsung.

    Enfim nem sei, fiquei cheio de medo com isto!

    Agora com cada boca a falar mal do P30 lol, vê se mesmo o fanatismo pela marca, espionagem todos fazem, NSA = Apple, Samsung para outras empresas, lol, sinceramente estas mentalidade retro em que acham que a Apple e Samsung são as TOP andam mesmo para trás.

    A única coisa que valorizo é o ecrã da Samsung e o Som fora disso, perde para a Huawei em larga escala.

  35. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Eu sempre usei iphone, mas se tiver de mudar mudo para nokia ou samsung, nada com tudo chintoque porque detesto a china apenas por nao respeitar os direitos humanos e os direitos de autores.

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Realemente, os USA sao os paladinos dos direitos humanos, verdade?

      Queres falar sobre os ghetos nos EUA e na segregaçao racial?

    2. Avatar de Zé Tré
      Zé Tré

      Jorge Gomes, vai ao bairro de Skid Row, em Los Angeles ver como é que os EUA defendem lá os direitos humanos.

    3. Avatar de zedoido
      zedoido

      Pois, como te entendo, mas nao ficas com azia, por comprares os teus produtos …made xinoca?

      Ou pensas que esses produtos sao feitos onde?

      Na regiao do vale do Ave? (foi tempo, foi, mas foram texteis, que a CEE e a CE e depois a UE, ajudou a enterrar).

  36. Avatar de zedoido
    zedoido

    Interessante…escândalos nao faltam, vindos de empresas Americanas.

    Intel e os seus CPUs é só banhada, a ultima é mais um “preciosismo” de fabrico, imputado a algo denominado ZombieLoad, o qual afeta todos os CPUs fabricados desde 2011 (Intel Xeon, Broadwell, Sandy Bridge, Skylake, Haswell, Lago Kaby Lake, Coffee Lake, Whiskey Lake, etc.), mas não interessa muito falar, porque é uma empresa EUA, e os USA são os guardiões da Democracia.

    Facebook, é o que todos sabemos e o dono ainda vai ao senado dos EUA, dar uma de “desconhecimento” e que vai assim que possível, colocar uns remendos, e zelar pela privacidade dos seus utilizadores e compra no entretanto mais umas empresas, e o governo dos EUA, aplaude em surdina e o mundo engole.

    Apple nem se manifesta, porque tudo é em segredo e pouco ou nada transpira para o exterior.

    Microsoft, abraça o Linux Kernel e cai nas boas graças da Comunidade Open Source.
    NOTA: espero que alguém na Microsoft, ensine em como é possível ganhar dinheiro com o Open Source, se não…a montanha vai parir mais um rato!

    Goggle, manda, desmanda, engana e volta a dar cartas, cada vez mais controlando a WWW e o mundo assiste ao circo.

    Depois, temos a bondade vinda dos EUA com o PRISM, em que dá imenso gosto ver, Austria, Brasil, UE, Nova Zelandia, Irlanda, Gra Bretanha, etc., todos a espiarem para os EUA até oferecendo todo o tipo de infraestruturas para os EUA poderem exercer a sua actividade de vigilância em prol do bem comum da Humanidade, com todo o conluio das empresas EUA made, subjugadas ao poder político.

    NOTA: a Irlanda, o maior paraíso fiscal dentro da UE para empresas, escuso de falar na Madeira island!

    Olhem para Portugal…nem vou comentar…volta Marques do Pombal!

  37. Avatar de MMM
    MMM

    Apenas um reparo, o que esteve a cair foram as bonds da Huawei, um veículo de dívida que não dá qualquer propriedade sobre a empresa.
    Um dos grandes temas com a Huawei é justamente quem é ou são os verdadeiros donos daquilo. A empresa tem capital fechado, não apresenta contas muito menos abre-se para auditorias. O crescimento brutal que teve nos ultimos 10 anos deveu-se à pratica de preços hiper-agressivos e compra de influências, mas ninguém sabe de onde saiu o manancial de dinheiro que banca isso tudo.

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Achas que a Huawei, nao se abre para o Governo Chines?
      Nao se abre para o Mundo é outra coisa…nem deve…afinal parece que a China tem la algumas acçoeszinhas