Depois da Huawei, DJI pode ser a próxima empresa afastada dos EUA

18 Comentários

As relações entre os Estados Unidos da América e a China estão longe de estarem pacíficas. Os avanços e recuos das negociações, nomeadamente com o bloqueio da Huawei no país de Trump está a levantar outras questões, no que respeita à própria sustentabilidade de dezenas de empresas norte-americanas com grande relação com a marca.

Mas agora há um novo “fantasma chinês” a pairar sobre os EUA. A DJI poderá também estar em risco no país, depois de um alerta deixado pelo Departamento de Segurança Interno americano, devido à captação e envio de dados para a China.

Depois da Huawei, DJI pode ser a próxima empresa afastada dos EUA


O Departamento de Segurança Interna dos EUA alertou para os perigos dos drones fabricados na China, de acordo com a CNN. Neste alerta é deixada uma advertência para drones de consumo que poderão estar a enviar informações confidenciais de voos para a China. Mais, esta informação poderá estar a ser acedida pelo governo chinês.

Nesta área dos drones de consumo, será a DJI a ter um maior peso no mercado norte-americano, virando-se evidentemente, as atenções para esta marca.

O problema da DJI nos EUA, segundo o Departamento de Segurança Interna

O Departamento de Segurança Interna, além da advertência para a recolha e envio de dados deixa mais alguns alertas:

O governo dos Estados Unidos tem fortes preocupações sobre qualquer produto de tecnologia que leve os dados americanos para o território de um Estado autoritário que permita que os seus serviços de inteligência tenham acesso irrestrito a esses dados ou abram esse acesso.

Essas preocupações aplicam-se de igual forma a certos dispositivos fabricados na China (sistemas não tripulados) capazes de recolher e transferir dados potencialmente reveladores sobre operações dos indivíduos e entidades que os operam, uma vez que a China impõe obrigações incomummente rígidas aos seus cidadãos para apoiar atividades de inteligência.

O alerta do DHS, contudo, não representa uma ordem legal, e a própria DJI não é citada. Mas a empresa, sem dúvida, ficará cautelosa no contexto da atual guerra comercial EUA-China. O alerta evoca uma preocupação adotada pela Huawei, argumentando que as empresas chinesas são obrigadas a cumprir as ordens do governo por motivos de segurança.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Para os mais distraídos, este é apenas mais um passo no guerra comercial que opôem EUA – China.
    Aliás, os americanos também atacaram interesses europeus e a UE respondeu (basta verem as coimas milionárias à Apple, Microsoft, Google, Facebook e por outro lado à VW, Deutsche Bank, …. até a nossa Navigator foi acusada e condenada a pagar dezenas de milhões de dólares de coimas).
    Esperamos que a guerra comercial não escale para uma guerra total e apanhe os mansos europeus com as calças nas mãos!!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida, as retaliações começaram mesmo lá atrás, quando aplicaram à Apple uma multa pelos supostos impostos por pagar. Mas, na verdade, isto é o reflexo do descontrolo que o mundo chegou, umas empresas obtêm lucros nunca antes vistos, explorando os países, e isso está a preocupar (agora) os grandes. Antes, apenas preocupava os pequenos. Mas como agora a China está a atacar interesses americanos, os americanos estão a reagir. Vamos ver no que vai dar, mas é certo que os mais fracos pagam sempre o pato.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Isto traduzido por miúdos, a superpotência da actualidade, não quer perder o 1º lugar para a superpotência em ascensão e que ameaça roubar o lugar aos EUA.
        Para já a China e os EUA só rosnam um para o outro, mas os estrategas militares acham inevitável uma guerra militar entre os 2 países em 15 anos.
        Eu “sintonizo” todos os dias o forumdefesa, porque os militares estudam este tipo de conflitos ao nível académico! E normalmente têem acertado!
        A nova rota da seda, não é mais do que um afrontamento aos americanos, porque os chineses precisam de colossais quantidades de matéria-prima e estão muito expostos a um bloqueio marítimo!
        Venha o próximo capítulo!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Sempre se falou na Russia, mas quem anda atento percebe que a China vai ser um problema bem Grande e que pode acabar na 3 Guerra Mundial.

          Alias eu nao vejo Russos em lado nenhum mas Chineses estao em todos os lados, so sair a rua que nos deparamos com eles e depois eles tem dinheiro espalhado pelo Mundo em areas importantes como em Portugal na energia.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            E é por isso que nos avisam e bem para termos olho fino, porque foi um grande disparate entregarmos a estratégica REN aos Chineses, a juntar ao BCP, Fidelidade, EDP…..
            E o Miguel já reparou em lojas chinesas em todo o lado? E os produtos que vendem é quase todo made in china? O que eles fizeram foi muito bem pensado, venham construir para a China com as vossas fábricas poluentes que nós recebemos tudo! Transformaram um país pobre em multimilionário!!!!
            O maluco do Trump o que quer ao fazer-se de amigo de Putin é ter a Rússia do seu lado!
            Entretanto e para quem está atento (os militares já desvendaram isso), a direita/extrema-direita americanas e Russas, tentam destruír a UE por dentro, porque é muito mais fácil lidarem com 50 países individualmente, do que com um colosso de centenas de milhões de habitantes!!!!

  2. Avatar de Zé das Couves
    Zé das Couves

    É lixado… tiraram fotos minhas e agora os chineses sabem quem sou..

  3. Avatar de zedoido
    zedoido

    Claro, contudo a Northrop Grumman com os seus drones de vigilancia Global Hwak, pode operar pelo espaço aereo mundial a seu belo prazar e recolher todo o tipo de dados para os EUA.

    Estamos conversados América!!

  4. Avatar de John Doe
    John Doe

    Isto acaba por ser bom, pois incentiva os países a serem auto-suficientes a nível tecnológico e não estarem 100% dependentes de um único país…

  5. Avatar de MMario
    MMario

    Então e os dados que as tecnológicas Americanas levam para os USA ?
    A China aprendeu com os USA como se faz e parece que agora não gostam da receita.

  6. Avatar de Fixo
    Fixo

    Os EUA suspenderam por três meses as sanções à Huawei.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ainda bem que eu tenho um Parrot, mas pode ser que a Dji tenha um queda de preços e assim compre um DJI

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Era isso e o P30pro baixar para os 300/400€ xD

  8. Avatar de Martins
    Martins

    Alguém já pensou se a China responder da mesma forma aos EUA? No caso da Apple que tem os seus smartphones a serem fabricados na China…

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      e não só 🙂

      Abc

    2. Avatar de PedroC
      PedroC

      Querias dizer “no caso de tudo” 🙂

  9. Avatar de Mannextdoor
    Mannextdoor

    A culpa é dos estados que não protegem a economia. Por exemplo no Brasil não há chineses.
    E tudo o que é importado é muito penalizado com impostos , desmotivando investidores compradores. Além de fortalecer sua economia a ser autosustentável

    1. Avatar de Matheus Santos
      Matheus Santos

      Brasil tem tanto chineses que logo passam os japoneses de São Paulo. “Made in China” é a segunda frase que uma criança aprende.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não sei se isso é verdade ou não mas a ser acho muito bem que se dê preferência aos produtos nacionais!
      No entanto nem todos os países são como o Brasil, nem todos têm a diversidade do Brasil nem tão pouco a população do Brasil. O Brasil tem tudo para ser um dos países mais ricos do mundo e para isso basta verificar a sua extensão territorial, têm espaço para fazer tudo tudo… bastava talvez um governo em condições que levasse isso avante e que não colocasse os interesses próprios à frente dos interesses do país…
      Seria bom todos os países serem auto sustentáveis no entanto se assim fosse não haveria economia circular como existe nem tão pouco a Inglaterra estaria tão preocupada com o Brexit (uma das grandes preocupações deles é mesmo as importações e exportações pois os mesmos, individualmente, não têm acordo com nenhum país).