HTC pode vir a comprar sistema operativo

26 Comentários

Depois de fortes rumores que davam como quase certa a vontade da Samsung em comprar o sistema operativo da HP, eis que Cher Wang, chairman da HTC vem colocar mais alguma pressão neste mercado e avisa que esta empresa pode estar a pensar adquirir um sistema operativo para o hardware que produz.

Não foi especificado qual o sistema operativo em que a HTC está interessada e muito menos foi dada qualquer certeza sobre uma eventual aquisição.

Com a recente onda de processos que a Apple tem colocado contra os fabricantes que adoptaram o Android como sistema operativo para os seus equipamentos e após a recente aquisição da Google da divisão móvel da Motorola, a maioria dos fabricantes de hardware receia por um lado pesadas multas e indeminizações e por outro lado um  abandonar da Google para se centrar na sua mais recente aquisição.

Este vazio que se está a criar deixou espaço para que alguns fabricantes procurassem alternativas mais concretas e maduras para equipar os seus equipamentos. O abandono da HP do sistema operativo WebOS deixa-o numa posição favorável para que seja apetecível.

Numa entrevista que deu, Cher Wang revelou que a HTC tem estado a ponderar a aquisição de um sistema operativo para equipar os seus equipamentos. Revelou que esta decisão está a ser ponderada dentro da HTC e que não será tomada de ânimo leve.

We have given it thought and we have discussed it internally, but we will not do it on impulse.

Cher Wang ressalvou ainda a vantagem que a HTC tem ao desenvolver equipamento que consegue integrar-se com qualquer sistema operativo e que isso é uma vantagem. Conseguem assim usar qualquer sistema operativo que bem entendam sem que tenham de estar presos a qualquer sistema.

We can use any OS we want. We are able to make things different from our rivals on the second or third layer of a platform.

Our strength lies in understanding an OS, but it does not mean that we have to produce an OS.

Quando questionada sobre a compra da Motorola por parte da Google, Cher Wang respondeu que foi uma decisão acertada pois esta empresa irá permitir à Google ter em seu poder um significativo número de patentes importantes.

Com mais um fabricante interessado em adquirir um sistema operativo para equipamentos móveis é cada vez mais certo que a HP irá ter mesmo de começar a aceitar propostas para a venda do seu WebOS. Resta saber quem conseguirá levar o sistema operativo que a HP dispensou e se não haverá mais um volte-face como tantas vezes já aconteceu, indo o WebOS parar às mãos de quem menos se espera! [via]

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Eu vou comprar o webOs e transformar-lo em software de microondas.
    Agora a serio,vai ser complicado conseguir impor mais um SO no grande mercado que temos agora, o pessoal não vai ter interesse num WebOs quanto tem WP, Android e iOS para escolher, por algum motivo a HP não está a sacar rendimento dele…

    1. Avatar de Luis Rosa
      Luis Rosa

      A HP simplesmente comprou o webOS sem ter sequer uma estratégia bem delineada para ele 😉

    2. Avatar de Oli
      Oli

      Olha que o WebOs tem muito potencial e se a empresa que o comprar souber fazer as coisas como deve ser, haverá de certeza absoluta mais um concorrente no mundo mobile.

  2. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Quem compra HTC fa-lo por causa da qualidade de construção do equipamento e por causa do Sense. Há deteste o Sense, mas há quem não passe sem ele. Eu sou uma dessas pessoas. Já passei por muitas roms, mas não há nada como o sense. Nada se aproxima ao Dialer deles. Os widgets vai-se conseguindo aqui e ali algo com as mesmas capacidades. Mas é preciso muita customização.
    A HTC já era muito boa no WM6, agora no Android está fantastica. Não me admirava nada que fizessem saltar da cartola algo verdadeiramente revolucionário se tivessem o seu sistema operativo

  3. Avatar de Ryan
    Ryan

    So e mesmo pena que alguns fabricantes estejam a ser forcados a comprar um OS por causa do lobby que a Apple anda a fazer em torno do Android. Eles que tomem a decisao que tomarem mas eles nao deveriam deixar-se levar na cantiga e imporem-se a eles proprios. Acho que e possivel continuar a batalha. So quem ganha com isso e o consumidor final. Lobbys estilo comunismo, “beatletismo” e flowerpower dos tempos do Steve nao obrigado.

  4. Avatar de johnito
    johnito

    “O plantel das equipas está quase fechado:”
    Apple: iOS
    Android: Motorola
    HTC: WebOS
    Nokia: Windows Mobile
    Samsung: Bada/Android/outro

    … lets the game begin…

    1. Avatar de R. Campachi

      Intel: MeGoo?
      Dell:Baidu OS?

    2. Avatar de R. Campachi

      RIM: BlackBerry OS

      Intel: MeGoo

      Dell:Baidu OS?

  5. Avatar de Serva
    Serva

    Exacto , quanto mais concorrência melhor para todos nós .

    Cumprimentos

    Serva

  6. Avatar de sonic
    sonic

    atenção que ao que parece ainda temos um OS a crer (re)nascer: a fnac tem o nokia N9 com MeeGo já em pre-venda!

  7. Avatar de Vítor M.

    É impressão minha ou anda uma corrida à caça de um sistema operativo para substituir o Android?

    É que esta semana fala-se no webOS para a HTC, a Microsoft puxou galões aos OEM’s que deveriam ler os contratos firmados com eles desde há uns anos, a Samsung está a apostar mais no Bada e falou-se também do interesse desta no webOS… que se passa?

    Estarão a cheirar um prejuízo tremendo ao distribuírem o Android e pagarem balúrdios em royalties aos que colocaram a Google e distribuidores Android em tribunal?

    Algo se passa de muito misterioso nas catacumbas dos Mobile OS…

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Espero bem que sim. A google já assegurou a Motorola, se os outros fabricantes largarem o Android vamos ver as vendas de Android todas concentradas numa única marca. E depois já podemos fazer comparações com a Apple. É só somar todas as vendas dos topos de gama da Samsung + LG + HTC + etc + etc. A Google não dorme…

    2. Avatar de johnito
      johnito

      Ou, não querem ficar “com as calças na mão”. Já que a Google comprou a motorola estão com receio de terem acesso só a versões desactualizadas.

    3. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      HTC???

      Ainda se fosse THC!!! 😉

      1. Avatar de Pedro Gonçalves
        Pedro Gonçalves

        LOOOL…
        Lets smoke that!!!

  8. Avatar de Serva
    Serva

    Não penso que seja nada disso , isto são movimentações óbvias pela compra da Motorola , é que ainda não vimos nenhuma declaração oficial dos responsáveis da Google a explicarem o que é que se vai passar de o após compra da Motorola , entendo que já devem ter havido telefonemas entre todos mas estranho ainda não ter saído nenhuma declaração de intenções por parte da Google que está a deixar toda a gente muito nervosa .

    Penso que não devo andar muito longe da verdade .

    Cumprimentos

    Serva

  9. Avatar de RaCcOn

    Lá vão as vendas do Android cair por aí abaixo.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Já podes dormir descansado lol

      1. Avatar de RaCcOn

        Podes crer, nem estava a pensar em mais nada 😉

  10. Avatar de aver
    aver

    Então ninguém fala do Windows Phone 7.5 (Mango) e do Windows 8, também para tablets ? Em princío depois de amanhã (dia 15) estão prometidas grandes novidades.

    Quanto às notícias em que aparece a palavra “pode”, como esta “HTC pode vir a comprar sistema operativo” são sempre não-notícias. Pode ser que sim e pode ser que não.

    Com excepção da Apple (que nem sequer fabrica hardware) e da Motorola/Google, todos os outros fabricantes de hardware produzirão equipamentos com todos os SO que lhes deem dinheiro (menos a Nokia que me parce já ser tarde para fabricar produtos Android). A HTC vai vender Android e Windows Phone, a Samsung acrecenta-lhe o Bada.

    O WebOS desaparece. Alguém o há-de comprar à HP por causa das patentes associadas e para incorporar alguma da tecnologia ao seu próprio SO. A HTC ia comprar o WebOS para o continuar a desenvolver autonomamente, tornando-se seu produto exclusivo, como na HP ? Não me parece.

  11. Avatar de racpxt
    racpxt

    Ora bem, parece que ao fim de um ano a tendência dos comentários se manteve intacta. Qualquer movimento nesse mercado: “É o inicio do fim; Bye Android; etc…”, mas hoje passado um ano bem que podemos considerar essas previsões furadas (serão previsões ou desejos pessoais?), pois não parou de crescer. Será que daqui a um ano estarão aqui a dizer a mesma coisa?

    1. Avatar de André Sousa
      André Sousa

      Também se dizia o mesmo do iOS e no entanto…

  12. Avatar de ricardo
    ricardo

    E o que acontecia aos milhares de programadores da plataforma Android espalhados por todo o mundo?

    A força de um SO reside no potêncial de inovação ao nível do software produzido para ese mesmo SO.
    A força do Android é a mesma do iOS: muito software produzido para estas plataformas.

    Começar uma nova plataforma/SDK e obrigar a migração de milhares de programas é dificil. A ver vamos como se comporta o mercado.

  13. Avatar de ARPcPro
    ARPcPro

    Os milhares de programadores de Android iriam pelo mesmo caminho que foram os do Symbian. Seriam integrados noutros projetos e noutras empresas externas.

  14. Avatar de Farinha
    Farinha

    Hoje chegou o meu hp touchpad com o webSO 3.0 e fiquei muito surpreendido com a rapidez do Sistema Operativo e com apps 3655 softwares todos gratuitos 😉
    Claro tudo isto por menos de 300€ com portes
    Dá que pensar, não?

  15. Avatar de techdani
    techdani

    Se os outros fabricantes abandonarem o Android em prol de outros sistemas como o webOS ou sistemas proprietários que ainda não estão maduros, o Android vai cair a pique em termos de utilização. Vai sobrar o iOS na liderança e uma brecha para a Nokia se reerguer (os novos symbian estão bastante melhorados).