HP – WebOS 2.0 mostra as suas garras…

24 Comentários

A HP há algum tempo que vem a melhorar e desenvolver o seu mais recente sistema operativo o webOS. Ontem a empresa californiana anunciou o lançamento do webOS 2.0, a actualização “mais importante” desta plataforma “desde o seu lançamento”, segundo comunicado da própria empresa.

Este será, provavelmente, o primeiro passo para uma nova investida no mercado dos smartphones e principalmente, será o primeiro grande passo para ter no segmento dos tablets um produto HP.

A HP finalmente tem um sistema operativo capaz de ombrear com os principais players deste mercado, onde a visão da empresa vai além do simples software e passa a ser a visão da HP de como transformar a forma das pessoas pensarem, sentirem e principalmente de como se ligarem.

O primeiro dispositivo equipado com o novo webOS será o smartphone Palm Pre 2. Este equipamento estará já disponível na próxima sexta-feira em França e nos próximos meses será apresentado nos Estados Unidos e Canadá. Quanto ao resto do mundo, a HP não avançou qualquer data.

Este sistema operativo tem uma filosofia multi-tarefas diferente da que estamos habituados. Tem uma abertura maior ao utilizador, proporcionando uma acção mais simples e mais fácil.

Além disso, o webOS 2.0 também permite a classificação de alguns contactos e favoritos, facilitando assim o acesso a eles. Também foi redesenhado o catálogo de aplicações, melhorada a auto-correcção ao digitar o texto e incluido um browser compatível com HTML5 e Flash.

Os Palm 2 Pre tem um ecrã multi-toque de 3,1 polegadas, teclado deslizante, GPS integrado, câmara de cinco megapixels, flash LED, 16 GB de memória e pesa 145 gramas.

Finalmente a HP está a valorizar a sua aquisição, lembramos que a HP adquiriu recentemente (Abril 2010) a Palm por 1.200 milhões de dólares.

Homepage: Press Release
Homepage: Palm Pre 2

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Nem 1 comentário?

  2. Avatar de Célio Alves
    Célio Alves

    Bem, acho um investimento arriscado por parte da HP, pois terá de batalhar contra o iOS, android, symbian e até o fresquinho windows 7.
    Contudo esta aposta teria de ser feita devido ao grande investimento na compra da Palm.

    Acho o sistema bastante atractivo e funcional, falta saber agora a sua flexibilidade para as aplicações

    1. Avatar de Vítor M.

      E se for este webOS a viragem que se espera nos sistemas operativos para smartphones?

      Se a HP conseguir transportar este SO para um nível inovador, face à sua histórica potencialidade face à concorrência (falo do webOS enquanto So da Palm)?

      E se as impressoras, e outros dispositivos estiverem a ser talhados para uma interactividade sem precedentes com este sistema operativo, não poderá ser determinante se a HP apostar forte nos seus dispositivos?

      Porque razão compraria a HP uma empresa por 1,2 Milhões de Dólares?

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        A viragem a vir ou vem do Meego ou do WinMO 7… Vimos que o bada ate agora ainda não vingou e o webOS candidata-se a ser um sistema com esta linhagem, assim diremos. Com tantos sistemas, agora o objectivo não é a concorrencia generalizada mas sim de nichos. Bada e WebOS talvez sejam concorrentes directos, tal como o Android, iOS, talvez o MeeGo (tudo depende do que sair dali)…

        Eu até seria capaz de falar em sistemas “completos” e “sociais”.

        Por exemplo o WinMO, o LiMo têm interfaces sociais, mas existe uma coisa a destingir ambos, um é mais completo que outro.

        E podíamos continuar noite dentro com isto.

        O WebOS já por si tem um nicho target fraco, depois como não tem diversidade (uma marca de venda bem, diversos modelos ditos apelativos, etc…) tem a morte como destino próximo. Já o Bada tem uma marca bem implantada, que sabe puxar bem a sardinha (melhor que a Nokia neste momento…) com modelos a baterem certos com o target para que foram feitos (qualidade/preço).

      2. Avatar de centaurius
        centaurius

        Pois… as impressoras, acho que a HP estava a trabalhar numa impressora que iria trazer um tablet incorporado (mt provavelmente com webOS). Em que pegas no tablet, andas com ele pela casa e imprimes de onde quiseres e depois voltas a pousa-lo na impressora.

        Já o conceito recente de ePrint deles, revoluciona novamente as impressoras… ao ser possivel uma impressora ter um email associado e puderes deixar a impressora ligad em casa ao router, enquanto do escritorio (ou de onde estiveres) mandas um mail para a impressora imprimir em casa…

      3. Avatar de André do Carmo
        André do Carmo

        só 1.2 milhões? baratinha a PALM =D

        1. Avatar de tekhak

          Isso x1000 e tens o valor correcto!
          Também está no artigo.

        2. Avatar de Francisco Maia
          Francisco Maia

          1.2 Biliões de USD 😉

  3. Avatar de iPlagiator
    iPlagiator

    acho o UI muito bonito e fluido, gostei

  4. Avatar de a Friend®

    Já havia dito isto no passado mas sempre achei este SO com ENORME potencial.. mas nos dias de hoje, cada vez menos interessa que sistema corremos mas sim o que ele consegue oferecer com qualidade, e refiro-me concretamente a Aplicações.

    Um SO sem aplicações é complicado.. e na corrida a que estamos no dia de hoje até o Windows vai ter muito que batalhar.. já não interessa como ele corre, se é rapido ou não porque hoje em dia quase todos se “espremem” bem nesse sentido e os fabricantes desde que façam sistemas pouco evasivos, simples, rápidos e estáveis.. é o que se quer…o que é preciso AGORA oferecer são condições suficientemente boas para os programadores virem esse SO como um bom investimento e com isso aumentar o leque de ofertas e qualidade, que será a atracção principal para os consumidores, e vital para a sobrevivencia “desse” SO.

  5. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    na minha opinião tem bem mais futuro o web-OS do que o windows phone7…

    o windows temo seu estilo, mas em termos de usabilidade o web-os está a milhas de tudo o resto..
    a ver como o mercado recebe os futuros telemóveis com o web-os..

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Em termos de futuro, discordo completamente. Agora o windows phone 7 fica atrás de todos os players no mercado. Mas a Microsoft tem muito conhecimento e dinheiro. No futuro (e nada distante) o WP 7.X ou WP8 há-de deixar todos os outros a verem fumo.

      Eu dou-lhe no máximo 1 ano.

      1. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        vê como no windows phone 7 se efectua o multitasking e depois percebes o que eu quero dizer..

  6. Avatar de Cenas
    Cenas

    Fiquei com boa impressão, vale a pena ver o vídeo, tem alguns conceitos a meu ver diferentes, inovadores dos actuais smartphones, mas com bastante utilidade. Destacam-se:
    – Multitasking (bastante fluido)
    – Browser com flash (tb fluido)
    – Stacks
    – Singergias
    – Pesquisa global

  7. Avatar de Leandro

    Aparelho muito show.
    Não seria 1.2 bilhões o valor da aquisição da Palm?

  8. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Gostei do que o vídeo mostra… pelo menos são bons indícios.
    Eu só tive um PDA na vida, quando ainda nem se falava em Smartphones… e foi um Palm! 🙂
    Naquela altura, a concorrência não era muita, Apple e Microsoft (e seus aliados).
    No entanto, a Palm foi líder no mercado americano durante bastante tempo. E lá (nos EUA), ainda é uma marca de referencia!
    Cá em Portugal pouco se falou, só uma pequena quantidade de pessoas sabia da sua existência, ou conhecia alguém que tivesse um.
    Acredito sinceramente que a HP fez um bom investimento e que tem planos para revolucionar o mercado, com a abrangência que a sua marca tem.

    As aplicações são importantes, como já se disse aqui, mas… parece-me que no caso de iPhone e Android, começam a ser demasiadas… tem que existir alguma filtragem.
    Nesse aspecto, a Palm já tem uma longa experiência e acredito que vai fazer valer o seu know-how nesse campo.

    1. Avatar de BlinZk
      BlinZk

      E atenção… o meu era este!

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:PDA_Palm_III.jpg

      Eu ligava-o com uma consola ao PC e ligava-o à net! lol
      Também haviam acessórios para montes de outras coisas.

      Uma grande máquina!
      Quando comecei a “namora-lo”, ainda a empresa se chamava U. S. Robotics… passando mais tarde a chamar-se 3Com… e ainda mais tarde a chamar-se PalmOne 🙂

      Agora é a vez da HP mostrar o que vale!

      1. Avatar de Courela

        Fiz um projecto de faculdade para PalmOS e usava-mos um emulador que era igual ao aparelho da foto. O projecto era um jogo muito básico, tipo Bomberman mas em vez de bombas o nosso boneco disparava, e os monstros também.

  9. Avatar de Pedro Diogo

    Alguém sabe se o Palm Pre irá ser vendido em Portugal?

  10. Avatar de manolo
    manolo

    Pois…seria se isto fosse um site brasileiro em que se falasse PT-Br e nao PT-PT.

  11. Avatar de The Duke
    The Duke

    Gostei. Vamos ver as reviews. E o preço.

  12. Avatar de tekhak

    Gostei do conceito de cards.
    E só espero que facilitem a vida dos programadores no que toca a desenvolver apliações

  13. Avatar de Farinha
    Farinha

    Boas…
    Eu sou consumidor Hp “só uso material Hp” e em relação a Pdas/Pocket Pc/ smartphones tive um Hp6515 SO 2003, depois Hp 6915 SO 05 e agora Hp 914c com o SPB MOBILE SELL 3.5 estou mto satisfeito e de facto estranhei a Hp não ser uma das marcas associadas a comercialização do WIn phone7.
    Agora entendo porque.
    E gostei.