HP projecta sistema operativo baseado em Linux

20 Comentários

A HP quer construir um sistema operativo próprio, assente em Linux. Uma maior independência face à Microsoft e combater a influência da Apple podem ser os objectivos.


A notícia é avançada pela Business Week que cita fontes próximas do processo. Essas fontes referem que a HP pode estar a ponderar em construir um novo sistema operativo.

Já há uma equipa a trabalhar também na interface táctil para os computadores TouchSmart. Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Temos uma janela uma maça e um pinguin…. Que simbolo iram escolher??
    Um objecto, uma fruta e um animal… Deve – lhes dar bastantes dores de cabeça…

  2. Avatar de t@ndre

    Hummm

    que estratégia interessante, depois da google agora a hp… será que estamos finalmente a assitir ao nascer de uns verdadeiros concorrentes aos Windows?

    Calculo que a hp aposte em OS mais aplicados a servidores e não tanto para personal use..

    Mas faz falta ao mercado jogadas destas! Que venham mais 😉

    —————————
    http://www.sounatural.com

  3. Avatar de PR

    Bem… demonstra uma grande ambição da HP. Veremos o que sai dali…

    http://takea-break.blogspot.com

  4. Avatar de Vítor M.

    Sim, de facto a concorrência é salutar, no entanto parece-me que teremos uma HP a tentar manter a cabeça fora de água, mais à frente verão o que quero dizer com estas minhas palavras.

  5. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Penso que seria mais inteligente da parte deles escolherem uma das boas distros que existem como ubuntu, fedora, OpenSuse, etc. Escusavam de perder tanto tempo a construir um sistema operativo que (no fundo) não dá garantias nenhumas que será bom e permitiria a uma ou mais distros evoluirem e fazerem concorrência à Microsoft e à Apple

  6. Avatar de racoq
    racoq

    Pena é que este tipo de empresas se julgam possuidoras do conhecimento supremo, e em vez de aproveitar distribuições válidas como ubuntu, Fedora OpenSuse, e outras queira sempre fazer a sua própria versão de linux

  7. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    @Rui

    Acho que vai ser uma couve-flor 😛

    Agora falando a serio… Acho que vao aproveitar o lancamento do novo s.o para mudar a imagem da empresa, neste caso, o logotipo. Colocar algo mais moderno nao faria mal nenhum.

  8. Avatar de Alberto Joao Garden
    Alberto Joao Garden

    Esperemos que essas empresas dos continentes baseiem a distribuiçao deles num openbsd ou freebsd. Abraços fraternos.

  9. Avatar de zp
    zp

    É mais um a juntar às centenas que já existem. Mas o Vítor deixou-me curioso com o “mais à frente verão”.

  10. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Ubuntu, Fedora, OpenSuse e outras distribuições de linux são exactamente o mesmo que a hp parece querer fazer, pegar na base linux e personalizar e desenvolver software de forma a tornar a utilização do linux simples para qualquer mortal, não vejo qualquer problema com isso, acho que só temos a ganhar com isso como consumidores e depois pode ser que a moda pegue e mais fabricantes façam o mesmo, ou pelo menos dêem um melhor suporte ao linux.

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já se tá mesmo a ver o que a HP vai fazer. Vai pegar no trabalho open source feito por outros alterar o aspecto gráfico closed source e profit!

  12. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    A IBM tentou com o OS/2 e deu no que deu…

  13. Avatar de teste
    teste

    A HP não dá nem nunca deu nada a ninguém, com isto, está a tentar ir pelo mesmo caminho que apple aproveitando algumas ferramentas bem elaboradas pelas várias comunidades linux, a meu ver é esta a unica maneira que eles conseguem para agarrar a malta.

    PS..: a HP não a tarda a criar uma ‘firmware store’ com os updates às várias falhas maquinaria e depois é sempre a taxar…

    cumprimentos.

  14. Avatar de Alexandre, o Raquítico.
    Alexandre, o Raquítico.

    Ainda ninguém entendeu que, enquanto existirem três milhões de diferentes distribuições de Linux, em que, muitas delas, únicamente diferem da cor e de uma ou outra mariquice, o Linux nunca conseguirá rivalizar com Windows ou até mesmo com MAC.

    As grandes empresas de Linux deviam juntar-se em torno de UMA só distribuição, dando, todas elas, a sua contribuição para tornar aquele SO único e original, ao invés de, muitas vezes, limitarem-se a trazer para Linux, programas similares que existem em Windows.

    O futuro está em ir à frente e não andar a adaptar soft de um SO para outro.

    Esta vai ser só mais uma distribuição, apenas isso. E como esta da HP, há e continuará a existir muitas outras. O Jobs e o Bill continuarão a rir-se.

  15. Avatar de AntunesN
    AntunesN

    Caro teste,
    alguma vez a HP lhe cobrou pelo firmware de um equipamento com defeito?
    A não ser claro, despesas de transporte relacionadas com o envio de CDs.

    Quanto ao novo SO, será concerteza virado para as plataformas servidores.
    E a ideia é tentar manter o hardware (o mais possível) agnóstico em relação aos sistemas operativos tentando desta forma oferecer várias soluções e não tão só o Microsoft Windows Server e o HPUX.

  16. Avatar de racoq
    racoq

    @Alexandre, o Raquítico. Tocas num dos pontos principais que eu penso, apesar de não ser a favor de só haver uma distro de Linux. Para quê criar mais uam distribuição e distribuir ainda mais o mercado de distribuições linux? Já existem às centenas. Por isso não concordo com a Visão do ROOKIE, uma distribuição hoje em dia é só mais uma e em nada ajuda as outras distribuições que estão a ganhar mecado à microsoft.

  17. Avatar de João Duarte
    João Duarte

    Xeira-me k vai faxer tipo como a Dell. So que em vez de traxer o Ubuntu virgem, sem alteração, tras uma versao baseada em Ubuntu ou algo assim 😛

  18. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    www*electronista*com/articles/08/09/16/hp.denies.os.development/

    “We are not developing an operating system” – said Eric Cador, HP’s vice president of the Personal Systems Group.

  19. Avatar de JC
    JC

    Lança o Linux e despede 24 mil. Acho que sim….

  20. Avatar de Paulo Ricardo
    Paulo Ricardo

    Eu acho piada a uma empresa capitalista como a HP ir desenvolver um sistema apartir de outro com cariz socialista.

    É irresponsável por parte da HP em meter-se nisso e vejo isto apenas como uma pressão á Microsoft nada mais pois não vai sair dali nada.

    Imaginem os custos operacionais de vender máquinas umas com linux e outras com windows não é viável 🙁