HP compra negócio das impressoras à Samsung por mil milhões

41 Comentários

A Samsung, ao longo dos anos, tem avaliado as suas linhas de produtos e adaptado a sua oferta conforme o interesse dos mercado. Se, em 2014, a empresa sul-coreana terminou com a oferta de portáteis na Europa, agora chega a vez de voltar a optimizar o seu mercado para lá do canal TV e mobile.

Assim, a HP anunciou que adquiriu o negócio das impressoras da Samsung por cerca de mil milhões de dólares.

pplware_impressora_samsung00


Segundo a HP, a sua visão para esta indústria, que vale mais 55 mil milhões de dólares, é “interromper e reinventar”, pois este segmento está desactualizado e cheio de máquinas complicadas, ao mesmo tempo, a empresa pretende fortalecer o negócio de impressoras de consumo da própria marca.

Se o negócio for aprovado pelos órgãos reguladores, espera-se que a HP tenha já esta nova linha de impressoras multi-funções da Samsung no seu portefólio em 2017. O acordo também inclui a transferência de cerca de 6500 patentes e milhares de funcionários.

A Samsung pretende separar completamente este segmento da impressão já a partir do dia 1 de Novembro deste ano e, posteriormente, transferir todo o negócio à americana Hewlett-Packard.

 

Será o fim da marca Samsung nas impressoras?

Não será o fim, mas quase. Não será o fim, porque a Samsung irá adquirir impressoras da HP e vender as mesmas com a marca Samsung mas apenas na Coreia do Sul. Assim, não iremos ver as impressoras por este mundo fora, mas os coreanos vão continuar a ter impressoras com a sua marca nacional.

pplware_impressora_samsung01

 

Não estará o segmento das impressora em declínio?

Alguns analistas têm notado que este acordo vem num momento em que as receitas relacionadas com as vendas de impressoras da HP estão em declínio, o que significa que a empresa poderia ver esta aquisição como uma forma de reforçar a sua posição no mercado. Mas este movimento também faz sentido para a Samsung… não podemos esquecer que a Samsung é líder no mercado dos monitores e que o paradigma no mundo está a mudar. A gestão documental está a levar com que as pessoas visualizem os documentos e os arquivem sem os imprimir e nisso a Samsung perde de um lado, na impressão mas não deixa de vender os seus ecrãs. O negócio até poderá ser na altura certa para a Samsung.

Em comunicado, a empresa sul-coreana anunciou também uma alteração na presidência do Conselho Administrativo que se encontrava desfalcado desde 2014 com a hospitalização de Kun-Hee Lee. Em substituição, o seu filho Jay Y. Lee, deverá ocupar o lugar.

Partilhar:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcos
    Marcos

    Eu tenho de mudar de impressora em breve e tenho visto bastantes modelos da HP, mas ao que tenho visto ainda continuam com o sistema de 2 cartuchos. 🙁
    Alguém me pode recomendar uma multifunções até 100 euros com cartuchos de cor independentes.
    Obrigado.

    1. Avatar de Jason Cruz
      Jason Cruz

      Multifunções brother. Recomendo

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Pois, para mim só há três marcas de impressoras, e só duas prestam: Xerox, Brother, e o resto.

        1. Avatar de bola
        2. Avatar de !(iSheep)
          !(iSheep)

          Xerox é muito boa, mas Kyocera é mais barata de manter e igualmente muito boa, a Brother é boa, mas não é tão fiável como as duas aqui mencionadas, no entanto em robustez a Samsung está de igual para igual com a Kyocera e Xerox, e em alguns modelos talvez as superiorize. Não esquecer também as Epson Laser de gama média e alta, são mais baratas de manter que as suas concorrentes e igualmente boas. Quanto ás HP, são muito boas e baratas de manter nos modelos de gama profissional, mas tudo o que é gama de entrada ou média, que seja jato tinta ou laser, são de fraca qualidade e muito caras de manter.

          1. Avatar de FAB
            FAB

            Não, é verdade, não é, mas preço/qualidade, é muito boa. De vez em quando é que empacam uns papeis, mas nada que te faça levar a compor, nem preços dos consumíveis extorsionista!

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Eu também recomendo Brother. Tecnologia japonesa, e com custos de impressão mais baixos, com tinteiros compatíveis. A Brother dava (não sei se dá ainda) 3 anos de garantia (2 na loja + 1 pela Brother mediante registo online).

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Procura pelas EPSON são uma das melhores nisso na maioria dos casos os cartuchos são 4 e só compras quais as cores que necessitas
      Escolhe a que mais te agradar, se possível com visor, se não tiver não faz mal!

      1. Avatar de !(iSheep)
        !(iSheep)

        As Epson a tinta são quase todas caras de manter, mas mesmo assim ainda são bem mais baratas que HP. No entanto é preciso cuidado com tinteiros da concorrência, alguns danificam os sensíveis circuitos eletrónicos da impressora.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Ou seja, obsolescencia programada! E tu achas isso aceitável!?

    3. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      Um laser a cores bem barata de manter, arranjam-se em segunda mão por um preço em conta, Epson Aculaser CX11N ou C1100, pelo Ebay compra-se um conjunto de toners com mais um preto de oferta por menos de 50 euros, a unidade fusora dura pelo menos para 4200 paginas e custa cerca de 80 euros, e a impressora consegue-se comprar por menos de 100 euros. Eu tive a sorte de comprar uma por 50 euros com dois conjuntos de toners, e como a unidade fusora não estava incluída no negocio, comprei mais uma com alguns toners ainda cheios e unidade fusora, tudo por 5 euros. o custo de impressão é muito mais baixo que tinta, não há tinta a secar na impressora ou tinteiro, não há falhas mecânicas por falta de qualidade dos componentes mecânicos, é só vantagens.
      Anteriormente tinha um brother com cartuchos convertidos para alta capacidade, também era barata de manter (muito mais barata que qualquer HP), o problema é que as cabeças de impressão tinham de ser retiradas e limpas 1 ou duas vezes por ano, o que era um trabalhão, desmontar tudo, vaporizar as cabeças à temperatura ideal, lava-las com jactos de àgua destilada, deixar umas horas com desentupidor de cabeças de impressão a fazer o efeito final, e repetir os dois primeiros passos. Estes processos todos podem levar um dia inteiro. Isto é necessário em impressoras com cabeças de impressão na própria impressora ou poderão as mesmas queimar quando entopem e acreditem que isso é muito fácil de acontecer com tinta mais ressequida, e até com tinta não original, especialmente as que se vendem nos hipermercados, assim como os tinteiros que por lá se vendem, são mesmo de muito má qualidade, a melhor tinta que se pode por na impressora é tinta alemã, assim como toner nas impressoras a laser.
      Falando da marca que aqui se discute, a Samsung, as impressoras Samsung são muito fiáveis, robustas, mas alguns modelos pecam apenas por um custo de manutenção mais elevado. Com este negócio a HP poderá ganhar e muito, pois os produtos HP de baixa e média gama além de terem muito fraca qualidade de construção, são muito caros de manter e são pouco fiáveis. Tal e qual como a Nokia com os 3310, a HP também conquistou a confiança do público com uma gama “chave” há uns anos atrás, a série 700 e posteriormente as quase tão boas série 600, mas as 700 além de inovadoras eram autênticos tanques de guerra.

    4. Avatar de RDastr
      RDastr

      tenho uma brother que come 4 cartuchos, LC123. Como nao atualizo o FW consigo usar os tinteiros nao originais que se vendem a 3-5€ (cores XL/Preto XL)

  2. Avatar de Mafadã
    Mafadã

    Antes que as impressoras explodissem eles venderam logo!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    No meu país, a HP é a pior empresa no conserto e resolução de casos ao consumidor, depois das telecomunicações.

    Falta só a HP comprar a Epson!

    1. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      A HP é um engano, e em modelos de gama baixa consegue mesmo ser bem pior que a maioria das concorrentes. Mas no geral, tudo o que são impressoras de gama baixa, quer sejam a jato de tinta ou a laser, são estupidamente caras de manter.

      1. Avatar de tekMan
        tekMan

        Não concordo nada com a generalização “HP é um engano”.
        Uso impressoras da HP há mais de 15 anos, especialmente modelos jato de tinta de grande formato e lasers a cores e p&b, e só posso falar bem.
        Em todo este tempo só precisei de assistência uma vez (assistência a empresas), e resolveram o problema.

        1. Avatar de RDastr
          RDastr

          i iSheep falou nas de baixa gama, não é nas de grande formato e lasers a cores…

          O meu pai comprou uma inkjet por 70€ e aquilo é pior que os primeiros carros a diesel, demora mais de 1min a estar pronta a imprimir, faz um barulho escumonal a limpar as cabeças quando liga é lenta a imprimir e os tinteiros custam mais que 20€

  4. Avatar de FAB
    FAB

    Dinheiro mais mal gasto!

    Quando começarem a usar o logo da HP, as vendas descem logo! Só há uma marca pior que HP: Epson!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nah, Lexmark ainda é pior.

    2. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      Mais um leigo que nada percebe do que fala.
      A Epson é bem melhor que a HP até em suporte técnico. Melhor ainda que a HP tens a Lexmark/Dell, mas a Epson consegue bater estas duas em quase tudo, perdendo apenas no preço de venda dos equipamentos, mas a qualidade paga-se, claro. Claro que na gama de impressoras “quase” descartáveis, todos eles são fracos, mas só compra estes modelos quem precisa de uma impressora para uns trabalhitos de uns dias ou semanas, ou para queira ter uma impressora para ter por casa caso seja necessário imprimir umas páginas de vez em quando. Mas se for necessário imprimir em alguma quantidade não aconselho nada que custe menos de 200 euros, e aconselho um estudo bem detalhado de todos os pormenores para a decisão de aquisição do equipamento correto, geralmente quando algo parece muito barato no ato da compra, revela-se mais tarde um mau negócio que pode sair bem caro.

  5. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Eles não queriam vender, mas precisavam urgentemente de tapar o buraco causado pelo Note 7.

  6. Avatar de CL
    CL

    EPSON! Nunca tive nenhum problema.

  7. Avatar de JJ
    JJ

    Eu por acaso estou muito satisfeito com HP, tanto a nivel de equipamento como de assistência. Ja utilizei outras marcas e não fiquei satisfeito.

  8. Avatar de Brudny
    Brudny

    Já lá vão os anos em que se imprimia como se não houvesse amanhã. A gestão documental pessoal e empresarial aponta cada vez mais para o digital. Não entendo como um negocio que está em claro declinio vá valer assim tanto. Por outro lado as empressoras HP sempre deixaram muito a desejar. Tem algumas tudo bem outras que miseria. Ha uns tempos recebi um premio que foi uma impressora samsung. Excelente. Ha muito melhor e muito pior. Esta fica lá no local certo e com o uso quase nulo que lhe dou foi das melhores coisas que recebi nos ultimos anos.

    1. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      Faz sentido o que dizes, e a tua experiência espelha a realidade.
      Apenas faço uma anotação, a impressão unidimensional (papel) está em declínio sim, mas ainda a uma velocidade lenta, e irá demorar muitos anos para se justificar a ponderação da sua morte. Ainda muita tinta e toner vão correr dentro da impressoras.

      1. Avatar de ZuTulinho
        ZuTulinho

        Claro que os valores pelo negocio sao um exagero. No ramos empresarial apesar de tudo ainda se imprime muito. Acho ate que empresas como a HP, Xerox, Ricoh e outras fazem uns trocos a conta do sector empresarial. Vai mesmo demorar algum tempo de se passar do papel ao digital.

  9. Avatar de Borges
    Borges

    Não faço ideia do poderio económico da Samsung, mas será que não estão a precaver-se e compensar um pouco o prejuízo causado pelo Note 7 ? Podem ter-se virado para a área menos lucrativa que possuem…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nada disso, é para descontinuar áreas de negócios menos lucrativas. Fizeram o mesmo com os HDD, e foi o melhor que fizeram. Nos SSD o lucro é maior, e há mais margem para avanço tecnológico.

    2. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      A Samsung é uma empresa gigantesca, fabricam quase tudo o que é componente eletrónico e écrans da maior parte dos equipamentos que temos em casa, além disso ainda estão presentes em outros tipos de mercado, como ar condicionados, Seguros, IT Consulting, construção de refinarias, químicos, e mais umas quantas áreas.
      Como qualquer grande empresa, têm de se adaptar às tendências de mercado, isso implica por vezes estratégias de mercado que para os mais leigos aparentam mediadas de desespero ou abandono de projetos.

  10. Avatar de jeton90
    jeton90

    A HP não comprou a compaq e esta quase que desapareceu ?

    A HP não comprou a Palm e passado uns meses acabou com ela ..

    1. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      Chama-se a isso estratégias de mercado, as Empresas maiores absorvem as mais pequenas ou a concorrentes mais diretas por os mais diversificados motivos, mas nunca o fazem simplesmente com o objetivo de matar uma marca, pode até estar isso incluído no pacote mas isso é apenas um possível motivo menor.

  11. Avatar de gaguiel
    gaguiel

    É para pagar o recall dos Note 7 lol

  12. Avatar de Marcos
    Marcos

    Obrigado pelas vossas sugestoes.Vou ter em conta na hora de comprar. 🙂
    Actualmente tenho uma brother mfc-425 cn com os tinteiros separados e as vantagens desta impressora é tinteiros compatíveis super baratos que apesar de não durarem tanto como os originais pelo preço mais que compensam. A razão por ter de mudar é o scanner já não funcionar. 🙁

    1. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      Uma boa impressora dentro das jato de tinta baratas. Dependendo do problema do scanner poderá até compensar procurar uma em segunda mão ou comprar as peças para a compor. Os problemas mais comuns nessas impressoras, além das cabeças de impressão queimadas e/ou entupidas, estão falhas mecânicas do scanner associadas maioritariamente por uma correia partida ou por ter saltado fora do sitio, e em raros casos a lâmpada do scanner fundida.

  13. Avatar de AlexX
    AlexX

    Tostões para a hp. Com tintas a mais que 1 euro por ml, num instante têm isso pago. E muito provavelmente as impressoras samsung serão reprogramadas para consumir mais tinta em “tarefas de manutenção” que não poderão ser desligadas ou sequer interrompidas.

  14. Avatar de Alucard
    Alucard

    Tenho uma EPSON e deixa-me bastante satisfeito. Sim, é das baratinhas, mas actualmente eu imprimo pouco, raramente mais que uma dúzia de páginas/mês.

    Não acho que o negócio das impressoras desapareça tão cedo, mas as necessidades de impressão já são bem menores para a maioria das pessoas, isto em ambiente doméstico. O que ainda tem mais saída são fotocópias de documentos para tratar daquelas burocracias chatas.

  15. Avatar de André
    André

    Desculpem a ignorância mas qual é o problema do sistema de dois cartuchos?
    Eu até hoje sempre tive HPs e nunca tive qualquer problema e até gosto bastante da marca.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Má qualidade fotográfica. Se só imprimires texto pode não ser um problema, mas se quiseres imagens a cores de qualidade, quanto mais separação das cores tiveres melhor.
      Eu acho que actualmente o mínimo deviam ser 4 tinteiros.

  16. Avatar de jose estevens
    jose estevens

    As melhores impressoras sao samsung…….,,,