Hora do Planeta acontece este sábado: desligue-se e dedique uma hora à Terra

18 Comentários

Todos os anos, desde 2007, o mundo é convidado a parar, desligar-se e a dedicar uma hora à Terra. Este ano, a Hora do Planeta acontece no sábado, dia 23 de março.

Hora do Planeta

Entre as 20h30 e as 21h30 do próximo dia 23 de março, as luzes das freguesias portuguesas aderentes vão ser apagadas, num gesto que visa mostrar o seu compromisso com o Planeta.

A Hora do Planeta nasceu em 2007, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante uma hora, no sentido de se posicionarem contra as alterações climáticas.

Pela mão do World Wildlife Fund (WWF), o movimento é global e une milhões de pessoas em todo o mundo que pretendem demonstrar o seu compromisso com a saúde do Planeta.

Este ano, a Associação Natureza Portugal (ANP) apela a que a dinâmica seja ligeiramente diferente, indo além do ato simbólico de apagar as luzes e resultando numa ação positiva para a Terra.

Seja a recolher lixo num parque, preparar o jantar com ingredientes sustentáveis, plantar uma árvore ou reunir os teus amigos para um evento da Hora do Planeta, qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode participar da maior Hora pelo Planeta.

Se uma hora, 60 minutos, não lhe parece muito, saiba que a “magia acontece quando todas as pessoas, desde a Ásia à África, América do Norte e do Sul, Oceânia e Europa, doam uma hora para cuidar da nossa única casa”.

A organização apela à participação de todos: “sejam indivíduos, empresas, líderes comunitários, uma vila ou uma cidade, convidamos-te a fazer parte do maior momento pelo planeta”.

Conforme vimos aqui, Portugal juntou-se logo em 2008, tendo já desligado luzes de espaços como: Castelo de S. Jorge, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e MAAT (Lisboa); Convento de São Francisco (Açores); Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia); Estação de S. Bento, Ponte da Arrábida e Ponte do Freixo (Porto); Castelo de Beja; Castelo de Sesimbra; Farol da Nazaré; entre outros.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pinto
    Pinto

    Aqui vai ser das 8h às 12h a semear batata. 21h é para ver a novela.

  2. Avatar de yaye
    yaye

    sim, vou fazer isso porque enlouqueci completamente

  3. Avatar de toder
    toder

    Vamos desligar as luzes por 1 hora para salvar o planeta, mas vamos forcar as pessoas a mudarem para carros eletricos que gastam num mes o que uma casa gasta num ano. “Logic 404 not found”

    1. Avatar de Joao+M
      Joao+M

      Não sei que contas andas a fazer.. A minha conta de eletricidade nem sequer duplicou …

  4. Avatar de Anung
    Anung

    Faço isso (aliás mais de uma hora) todos os dias desde há muitos anos.
    Não obstante, estas”ideias” parecem directamente vindas de pessoas pouco úteis e com demasiado tempo livre.

    1. Avatar de freakonaleash
  5. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Mas qual compromisso com o planeta ? Nós somos a erva daninha cá do sitio. Continuamos a multiplicarmo-nos, continuamos a acentuar diferenças entre iguais, continuamos a alimentar guerras …mas estão à espera de quê ? De um messias ?

    1. Avatar de Anung
      Anung

      João 2:15-17

      Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        E depois de passar o efeito, o que é que consegues ?

      2. Avatar de X
        X

        Primeiro come-mos os ricos, distribuimos a riqueza e só depois se não der para todos entramos com essa lenga lenga dos fascistas religiosos, vendemos a ideia de um céu além da terra e viverão no mundo mas como se não fossem do mundo, gerir essa massa de pessoas com mentiras que lhes dão conforto.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          A crença é o que mantém a paz existente no mundo. Sem ela, sem temor, receio e fé, vivem os fortes, morrem os fracos.
          E os fortes, esses, não são os actuais ateus, porque ateus não existem. Apenas é necessário a dose certa de dor para a crença renascer.

          Ides falecer todos, passar á inexistência absoluta, como quem nunca chegou a ter nascido, vivido e morrido. Apenas Deus permanece no tempo infinito.

          1. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Fogo, a dose foi forte!

          2. Avatar de X
            X

            è isso tudo mas longe das criancinhas ok?!

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Isto é uma medida muito praticada por exemplo em países como Cuba, Coreia do Norte, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Ucrânia entre outros onde os cortes generalizados de electricidade são frequentes ao longo do ano e dos anos.

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Só quando o Musk deixar de andar de avião particular e que o vou fazer. Pelo contrário, vou se ligo tudo cá em casa.

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    Dia de festejar a luz na Coreia do Sul.

  9. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    O PC teve a minar.