Honda e Nissan planeiam uma fusão, com a Toyota e outras gigantes automóveis na mira

10 Comentários

A Honda e a Nissan estão a preparar-se para iniciar negociações sobre uma possível fusão, que poderia ser alargada para incluir a Mitsubishi. O objetivo passa por criar uma frente sólida para concorrer contra a Toyota.



No início deste ano, a Honda e a Nissan anunciaram que estavam a considerar juntar-se, tendo em vista o desenvolvimento de carros elétricos acessíveis.

Em julho, esta ambição de parceria foi reforçada com as fabricantes a planear a partilha de software automóvel, num esforço para implementar capacidades de ponta, de forma mais económica e rápida.

Agora, na sequência dessas iniciativas, a Honda Motor Co. e a Nissan Motor Co. estão a preparar-se para iniciar negociações sobre uma possível fusão, que poderia ser alargada para incluir a Mitsubishi Motors Co., segundo o Nikkei do Japão.

Logótipo da Toyota

Um acordo deste tipo consolidaria a indústria automóvel japonesa em dois campos, e forneceria, à Honda e à Nissan, mais recursos para competir globalmente com outras empresas maiores, especialmente com a Toyota.

A Honda, a Nissan e a Mitsubishi, em conjunto, venderam cerca de quatro milhões de veículos em todo o mundo nos primeiros seis meses do ano, ao passo que a Toyota, sozinha, colocou 5,2 milhões de veículos nas estradas.

Honda

Embora a Honda e a Nissan não tenham confirmado a informação avançada pelo Nikkei, ambas as fabricantes de automóveis emitiram declarações que reiteraram as suas promessas anteriores de cooperação futura.

Informaremos as nossas partes interessadas de quaisquer atualizações no momento oportuno.

Afirmou a Honda, numa declaração.

Segundo o Nikkei, sem citar fontes, as duas fabricantes japonesas de automóveis planeiam assinar um memorando de entendimento para discutir participações partilhadas numa nova empresa holding sob a qual a empresa acordada operaria.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Vai ser a STELANTIS Japonesa

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Até me cuspi…

    2. Avatar de Mais um velho
      Mais um velho

      Se visses o número de marcas que a Stellantis detém, saberias que nem há marcas suficientes no mercado para isso acontecer

  2. Avatar de Zé

    Curioso como ficará a relação entre a renault e a nissan. Mas prometa. A toyota e a mitsubishi sempre foram marcas com ideias novas e inovadoras.

    1. Avatar de Stanley
      Stanley

      Foi a primeira coisa que pensei.

  3. Avatar de RS
    RS

    Não sei se não é só especulação porque o DNA das duas empresas não é o mesmo, e isso vai criar muito atrito.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Nissan, já era..a toshiba esta a ir pelo cano também..
    O pacto do aço, parece estar a falhar novamente tal como nos anos 40.

    Talvez desta feita a Italia saia a ganhar.. ela tinha acordos com a China mas deu cabo deles..ea liderança lá não é sólida, nem competente, e a China não ajuda Países sem coluna dorsal.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A Itália já não produz carros, tirando uns brinquedos a meio milhão de euros cada. É mais artesanato que indústria.

  5. Avatar de rui
    rui

    Hum… nenhuma empresa em condições economicas saudaveis faz uma fusão… o relogio está a tocar… e quase a fazer boom…

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      A Nissan só tem um ano de vida, até não conseguir pagar o que deve…