Honda dá tréguas ao hidrogénio e apresenta o concept de um camião fuel cell

34 Comentários

Nem todos os caminhos vão dar aos elétricos a bateria, pelo que há fabricantes a trabalhar noutros sentidos. A Honda, por exemplo, apresentou o concept de um camião movido a células de hidrogénio.

Honda dá tréguas ao hidrogénio e apresenta o concept de um camião fuel cell

As soluções são várias, mas nenhuma é, ainda, consensual. Para já, apesar disso, os elétricos são a alternativa que reúne as graças dos decisores políticos, sendo a tecnologia que mais fabricantes procuram desenvolver e potencializar.

De qualquer modo, o hidrogénio é uma opção em cima da mesa de algumas empresas, como a Toyota e a Honda. Aliás, esta última apresentou, no final do mês passado, o concept de um camião fuel cell.

A ACT Expo – Advanced Clean Trasportation Expo 2024 foi palco da apresentação do concept da Honda, que dá o mote a um novo projeto de demonstração que visa a produção futura de produtos movidos a células de combustível para o mercado norte-americano.

Os veículos comerciais, incluindo camiões de Classe 8, onde as células de combustível oferecem o melhor substituto de emissões zero para as aplicações diesel existentes, são uma parte fundamental da ampla estratégia de negócios de hidrogénio da Honda.

Explicou Ryan Harty, vice-presidente assistente de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Negócios da American Honda Motor Company, acrescentando que a Honda está “a procurar ativamente colaborações comerciais e clientes para ajudar a trazer estas soluções de células de hidrogénio para o mercado” da América do Norte.

Estas novas colaborações comerciais destinam-se a ajudar a Honda a expandir o seu negócio de hidrogénio, no sentido de atingir o seu objetivo global de impacto ambiental zero, incluindo a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades empresariais até 2050.

 

O concept de um camião movido a células de hidrogénio da Honda

O concept do camião de Classe 8 da Honda é alimentado por três novos sistemas de células de combustível (FC) da marca, agora em produção em massa na Fuel Cell System Manufacturing, uma unidade de produção da joint-venture com a General Motors em Brownstown, no Michigan.

Honda dá tréguas ao hidrogénio e apresenta o concept de um camião fuel cell

O novo sistema de células de combustível é, segundo a Honda, fundamental para a estratégia de negócio de hidrogénio da empresa. Desenvolvido pela Honda em conjunto com a General Motors na última década, o sistema Honda FC melhora o desempenho e duplica a durabilidade, reduzindo o custo em um terço comparativamente com o sistema da geração anterior.

Na perspetiva da Honda, a utilização inicial do seu novo sistema de células de combustível tem quatro domínios principais: veículos elétricos a células de combustível (FCEV), veículos comerciais a células de combustível, centrais elétricas fixas e maquinaria de construção.

 

Especificações do concept de camião movido a células de hidrogénio de Classe 8 da Honda:

Comprimento x Largura x Altura totais (mm) 8000 x 2400 x 4000 
Peso combinado bruto (kg) 37,273
Composição do peso combinado bruto Cabine – 12,918kg, carga – 24,255kg
Velocidade máxima 70mph // 112kmh
Autonomia 400 milhas (643 quilómetros) com o peso combinado bruto
Potência do Sistema de Células de Combustível 240kW combinado: 80kW x 3 sistemas FC
Tanque de Hidrogénio Tanque de hidrogénio de alta pressão de 700 bar de 82kg
Bateria Bateria de alta voltagem de 120kWh

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    Mais pesado que um Tesla semi, com menos autonomia e com um custo 10x mais de operação. Tem futuro….

  2. Avatar de José+Faria
    José+Faria

    82kg de H2 para 600km de autonomia dá um custo total (preço H2/Kg Alemanha – 16€) = 1312€

    Não sei quem é que querem enganar! Assim o Gasóleo vai reinar por muitos anos!

    1. Avatar de JL
      JL

      Na Alemanha é financiado a 50%.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Isto é já a prever o boom com o H2 branco que vai chegar aí a 1€/kg

      1. Avatar de JL
        JL

        O hidrogénio branco não serve para fuel cells, razão: não é puro o suficiente, purificar sai mais caro que produzir com electrólise e até gás natural.

        1 euros? Nos seus sonhos, se fosse bom e barato já por aí andava há décadas

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Todo o H2 usado em carros é obtido a partir do metano, emitindo CO2 e com uma eficiência energética miserável. Mais vale usar directamente o metano.

          1. Avatar de JL
            JL

            Verdade.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É só uma questão de tempo (e de rede) até que o comecem a tirar lá de baixo.

          1. Avatar de JL
            JL

            Para estes não é uma questão de tempo, é uma questão de dinheiro, muito dinheiro, que quanto mais tempo passa menos existe vontade dos governos apostarem nestas redes, até porque já têm os exemplos das que existem.

            Hidrogénio branco não serve, não tem pureza suficiente para esta vertente, que necessita de hidrogénio a pelo menos 99.1 % de pureza.

        3. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          A ser utilizado hidrogénio é o que faz mais sentido é precisamente em camiões e barcos, já em ligeiros não aparenta ter muita logica, pelo menos enquanto o valor for alto.

          1. Avatar de JL
            JL

            Neste camião não parece fazer muito sentido, até porque parece que não deixaram espaço para o engate da galera, veja bem o espaço ocupado e peso, isto para apenas 6xx KMS de autonomia.

            Já nos comboios onde me parecia ser a aplicação mais simples, já que peso e espaço não deveriam ser problema:

            https://www.portal-energia.com/fiasco-comboio-hidrogenio-romenia/?fbclid=IwY2xjawDNEr5leHRuA2FlbQIxMQABHS3iB4YP-hR2CIH2aCMuLxSq_yzgnAw4OmDXrPoW2JOz25E0IPoahahLug_aem_AbawCPR-TYDZG_NoACdOB5is4ulRETl_SKOQNbKRm9axjEHebgXog4S1pI2f3fd9Pdk3kl89U8s0FT9pOX3wPQm2

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Pois claro, porque os capitalistas da camionagem não se importam nada de pagar caríssimo o hidrogénio.

      2. Avatar de JL
        JL

        Veja bem o hidrogénio a 1 dolar o kilo, isto na rede que já tem 20 anos, fez este ano…

        Ele aponta bem para o preço. Loool

        https://ibb.co/Mnd384B

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A gente vê o que se passou com a electricidade no Texas dessa América da foto. Em FEV de 2021 devido ao aumento da procura, o preço do kWh chegou a atingir o teto de $9.000 por MWh, o que se traduz em $9 por kWh.
          Ou seja, se esse desgraçado pagou 147 $ para 400 kms, mas se tivesse optado por um caro electrico já estaria na miséria pois para os mesmos 400kms teria pago 720 $ no seu pópó elektro.
          A mim é que não me apanham nestas jogadas. loool

          1. Avatar de JL
            JL

            Neste momento eles passam-se é com o preço da eletricidade. ser tão baixo.

            Claro claro, é por isso que dizem que conduzir um fcev só custa 14x mais que um bev.

            https://www.hydrogeninsight.com/transport/analysis-it-is-now-almost-14-times-more-expensive-to-drive-a-toyota-hydrogen-car-in-california-than-a-comparable-tesla-ev/2-1-1519315

          2. Avatar de JL
            JL

            Já viu em quanto ficava a gasolina se o kwh estivesse a 9 dólares ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qué ca gasolina tem a ver com as redes?
            Quer mais exemplos?

            Este exemplo de cima foi no Inverno.
            No Verão chegou a 1$ o kWh na Califórnia. E TD por causa da muita procura q superava a oferta. Que beleza este mundo Elektro. Tchauzinho, sim?

          4. Avatar de JL
            JL

            Tudo, também consomem electricidade.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Consomem electricidade gerada por eles próprios. Não estão dependentes de uma rede velha podre e caduca que está sempre a ir abaixo!

          6. Avatar de JL
            JL

            Nos postos e distribuição é gerada por eles ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Também ! É por isso que os postos a sério se salvaguardam com geradores ara quando a rede velha podre e caduca vai abaixo.
            E não são só os postos. É tudo o que não possa falhar: Hospitais,datacenters etc

          8. Avatar de JL
            JL

            Há postos a sério onde ?

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Falta saber se a camionagem vai reinar no rodoviário esses anos todos. Porque a ferrovia divide por 7 (sim, por 7) a energia gasta por tonelada deslocada. É só uma questão de passar a ser gerida por gente séria.

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Ę só para turistas verem. Comercialmente nem um flop chega a ser: caríssimo, eficiência energética miserável, zero redes de abastecimento, enfim, nada que sirva para sair do papel. Mas sempre útil para fazer greenwashing, que é uma técnica de marketing capaz de transformar em beneméritos um bando de malfeitores climáticos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Greenwashing ? bom mas é para sacar uns belos milhões como tem acontecido com muitas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Greenwashing… Isso é os elektros a verem-se ao espelho?

        1. Avatar de JL
          JL

          Este camião é electrico, caso não tenha percebido.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Eelectrico sim, mas feito de propósito para ser altamente inefciente.

          2. Avatar de JL
            JL

            Isso já é comum nesta tecnologia, e se formos para combustão então é de meter as mãos na cabeça.

  4. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
    BurroFuiEuQueEstudei!

    É só engenheiros aqui no fórum… Nem sei como é que Portugal ainda não tem uma marca própria de Automóveis…

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu tenho formação em sistemas de hidrogénio, se quiser falar sobre isso ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        VC deve ser formado em é em desinformação de hidrogénio

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso é você, tanto que é o que faz por aqui, como viu eu informei e deixei os dados corretos.