Homem que deitou ao lixo 8.000 bitcoins quer comprar o aterro sanitário inteiro

21 Comentários

Voltando à história do homem que perdeu mais de 575 milhões de euros em Bitcoins, depois de perder o braço de ferro com a câmara em tribunal, agora teve uma ideia… de génio! Comprar o aterro inteiro!


A história é simples de contar. Um inglês, em 2009, comprou 8 mil Bitcoins. Como na altura o investimento era de “meia dúzia de trocos”, o homem esqueceu que tinha esse “dinheiro”. Depois de um upgrade ao seu computador, o disco onde constava tal fortuna foi para o lixo. Depois de uns anos, percebeu que estava multimilionário, mas o disco está depositado num aterro sanitário.

Tentou pela via da justiça, mas perdeu o braço de ferro com a Câmara Municipal de Newport, a quem pedia uma indemnização de £495.314.800 (cerca de 593,1 milhões de euros). Com o dinheiro “enterrado”, o inglês não desiste e agora teve outra ideia.

E se comprasse o lixo todo?

Depois de 12 anos a tentar, sem sucesso, fazer com que a Câmara Municipal o deixasse escavar no aterro, procurou investidores para… comprar todo o espaço carregado de lixo!

De certeza que conhece a história de James Howells, porque já falámos sobre ela várias vezes. Em 2013 inadvertidamente, pegou no disco com os bitcoins, pensando que era o danificado, e disse à namorada para o deitar no lixo. Contudo, nesse mesmo disco rígido estava a chave privada para aceder aos bitcoins. Na altura, 8.000 bitcoins valiam cerca de 8 milhões de euros. Atualmente, valem 764 milhões de euros.

E tal valor seguramente atraiu alguém para o patrocinar nesta ideia de adquirir o terreno onde se situo o aterro, com todo o lixo lá depositado!

Segundo as informações locais, o aterro já contém 350.000 toneladas de lixo e todos os anos são acrescentadas entre 10.000 e 15.000 toneladas. No entanto, nada desvia a ideia de Howells e este contratou especialistas da NASA para localizar a área de escavação e delimitou-a em cerca de 2.000 metros quadrados.

Pediu à Câmara Municipal que o deixasse escavar, chegando mesmo a oferecer 25% dos bitcoins, mas a Câmara recusou por causa dos odores e gases tóxicos que provocaria, para além de outros problemas.

Pior que isso, há alguns meses, um juiz decidiu que tudo o que é depositado no aterro municipal é propriedade do município. Por isso, mesmo que os bitcoins fossem encontrados, já não lhes pertenciam.

Uma luz ao fundo do túnel… ou não!

O mundo dá muitas voltas e esta história também poderá dar uma volta de 180 graus. De acordo com a BBC News, o município planeia encerrar o aterro até 2026 e construir um parque solar no topo do mesmo.

Assim, James Howells encontrou alguns investidores (pagando-lhes se encontrar as bitcoins) e ofereceu-se para comprar o aterro tal como está.

No entanto, parece que a ideia não vai para a frente. Em primeiro lugar, porque o município precisa do terreno para o parque solar. E, em segundo lugar, porque o problema continua a ser o mesmo: seja quem for o proprietário do aterro, não o deixará escavar para libertar maus cheiros e gases tóxicos.

O infortúnio de James Howells tornou-se uma obsessão: mesmo que encontre o disco rígido, este passou 12 anos debaixo de 350.000 toneladas de lixo. A possibilidade de ter sido esmagado ou corroído por ácidos é muito elevada.

O homem que perdeu 8.000 bitcoins num aterro sanitário propôs-se a comprá-los à câmara municipal local para os encontrar. Com final feliz ou não, não tardará muito para vermos um filme sobre a sua história.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Magalhães
    Nuno Magalhães

    Se em vez de deitar o disco ao lixo, tivesse deixado para ser reciclado no local certo, saberia que a hipótese de o recuperar intacto ainda seriam menor, e seguia em frente.
    Assim, fica vai continuar a ficar preso nesta situação.

  2. Avatar de %
    %

    Alguem pode ter encontrado o disco… e formatou. 🙂

    1. Avatar de $
      $

      Para recuperar teria que importar a private key, certo?Ele provavelmente tem a private key algures na mente dele. Talvez por hipnotismo ele consiga aceder.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        nao!! ele tem de saber a pass de encryptamento o ficheiro .DAT pois precisa dela !!

  3. Avatar de Bin
    Bin

    Disco de 2009 provavelmente será um HD mecânico, pelo que estará cheio de ferrugem e humidade e os dados puffff

  4. Avatar de Vítor Neves
    Vítor Neves

    … isto de tesouros perdidos e achados não passam de historias de entreter… Não acredito que alguém acordou um dia e se lembre que tinha xx em bitcoins ou outra coisa valiosa e nem tivesse o cuidado de ver a evolução do valor e nem tivesse outra forma de guardar os dados…

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      O que dizes faz sentido, mas visto de outro prisma, segundo o ChatGPT:
      “Em 2009, o Bitcoin era uma moeda digital nascente, com valor praticamente nulo. Não havia um mercado estabelecido para a criptomoeda e as transações eram raras.

      Valor inicial do Bitcoin:

      Janeiro de 2009: O Bitcoin foi lançado, mas não havia casas de câmbio ou plataformas de negociação. Seu valor era essencialmente zero.
      Outubro de 2009: A primeira transação de Bitcoin conhecida ocorreu, com a venda de 5.050 BTC por US$ 5,02. Isso estabeleceu um valor inicial de cerca de US$ 0,001 por Bitcoin.
      8.000 Bitcoins em 2009:

      Considerando o valor inicial de US$ 0,001 por Bitcoin, 8.000 bitcoins em 2009 valeriam aproximadamente US$ 8.”

      Ou seja ele pagou +/- 8 euros….. provavelmente esqueceu-se mesmo……………….. mas…… por outro lado se em 2009 era “Geek” o suficiente para gastar dinheiro numa coisa que ninguém conhecia, como é que foi nabo para a ignorar complemente durante anos. O que não faltaram foram notícias sobre o valor a subir.

      1. Avatar de Art
        Art

        “Depois de 12 anos a tentar, sem sucesso, fazer com que a Câmara Municipal o deixasse escavar no aterro” em 2012 já andava à procura de recuperar o disco. Passado 3 anos de comprar as Bitcoin. Na altura com sorte podia ter recuperado os dados, hoje está só obcecado.

        1. Avatar de Alberto
          Alberto

          È um teimoso,ha de morrer de desgosto,vai ser impossivel tirar lhe da ideia,
          A ver vamos ver como serà o fim.

          È triste,os teimosos sao sempre assim.
          Ô Cristo vem ca abaixo ver isto.

    2. Avatar de Tretas
      Tretas

      Não considero impossível o ocorrido por volta de 2001 numa altura que muito poucos ouviam falar de bitcoin, e quando era fácil minera-las com um PC, acumulei pouco mais de 2 numa carteira que estava num disco que formatei para reinstalar o windows. 10 anos depois recordei-me disso… aquilo que antes eram só uns 20€ eram ali já uns 80k€ e se fosse hoje… mais de 200k€. No meu caso dei como perdido e nem penso nisso. Acho toda a atitude exagerada porque apesar do valor, a probabilidade de alguma vez ter sucesso é praticamente nula.

      1. Avatar de Re Tretas
        Re Tretas

        Corres software de recuperaçao de ficheiros no disco.

        1. Avatar de FM
          FM

          Mas que disco!?!? se ficou mesmo no aterro, e não foi levado por alguém, neste momento é só um monte de ferrugem, se por acaso foi levado por alguém já deve ter uma valentes formações em cima.

  5. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    Se comprar SOL irá recuperar o dinheiro rapidamente.

  6. Avatar de whiskas saquetas
    whiskas saquetas

    “Na altura, 8.000 bitcoins valiam cerca de 8 milhões de euros. Atualmente, valem 764 milhões de euros.”

    Algo de errado não está certo, como é que 8000 bitcoins valiam 8Milhões de € se nesse ano o prceço rondava o 0.08$??

    1. Avatar de Vítor M.

      Vamos lá ler direitinho:

      “Em 2013 inadvertidamente, pegou no disco com os bitcoins, pensando que era o danificado, e disse à namorada para o deitar no lixo. Contudo, nesse mesmo disco rígido estava a chave privada para aceder aos bitcoins. Na altura, 8.000 bitcoins valiam cerca de 8 milhões de euros. Atualmente, valem 764 milhões de euros.”

      Portanto, em novembro de 2013, o valor de cada Bitcoin rondava os mil euros. Ou seja, 8.000 Bitcoins a 1.000€ cada um valeriam 8 milhões de euros.

  7. Avatar de Antero Loureiro
    Antero Loureiro

    Good luck ,James !

  8. Avatar de Pois é
    Pois é

    Outra vez a mesma história por aqui?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é a mesma, é a evolução. 😉

      1. Avatar de Pois é
        Pois é

        Peço desculpa, não li tudo. Quando vi que era essa historia, ja nem li o resto

  9. Avatar de Manuel Cunha
    Manuel Cunha

    …sabem como funciona um aterro? Acham que metal entra num aterro? Não, mesmo que seja ‘lixo’ fica pelo caminho para ser vendido ao peso. Nos aterros deposita-se lixo orgânico e entulho. O HD deste senhor nunca chegou ao aterro e a ‘noticia’ não passa de uma fábula que nos faz perder tempo.

    1. Avatar de FM
      FM

      Se o aterro funcionar como deve ser era isso o que teria acontecido.