Homem forte do Windows deixa a Microsoft

51 Comentários

O responsável pelo novo Windows, Steven Sinofsky deixa a Microsoft.

Este é outro forte abanão nos poderosos executivos que estão à frente de grandes projectos do mundo da tecnologia. Steven Sinofsky, o presidente da divisão Windows, na Microsoft está fora! Segundo a imprensa internacional, a saída deveu-se a uma crescente onda de tensão entre Sinofsky e outros executivos do topo da cadeia de poder, da Microsoft. Ele estaria a ser visto como o sucessor de Ballmer, podendo ocupar o lugar de CEO da gigante do software.


Numa altura tão rica em novidades Microsoft, principalmente em novidades Windows, este é um cenário completamente inesperado dado o registo de sucesso em que estava marcado Sinofsky em todo o processo de concepção e lançamento do novo Windows 8. O que intriga claramente o mundo é a questão: porque sai agora o homem forte do Windows numa altura tão crucial, como o lançamento ao mundo do Windows 8?

Esta saída, por muitos já comparada com o que a Apple fez, com Scott Forstall, é explicada de forma simples, Sinofsky, embora visto como altamente talentoso, não o tipo de jogador de equipa que a empresa estava à procura.

Sinofsky trabalhou anteriormente na divisão do Office na Microsoft, mas assumiu o cargo de presidente da divisão do Windows após a péssima actuação constrangedora do Windows Vista. Ele começou a deixar o seu cunho com o Windows 7, assumiu o controlo total no Windows 8 e ainda é co-responsável na criação do Outlook.com e Skydrive, além disso, como sabemos, ele é o grande mentor do produto de sucesso, o Surface.

Então, somente algo de muito sério, muito grave, justifica a saída de um dos maiores criadores de produtos de sucesso da actualidade, na Microsoft.

Em declarações, a Microsoft informa que será Julie Larson-Green a liderar o departamento de software Windows e engenharia de hardware e que será o CEO da Microsoft a assumir a responsabilidade para o comercial do Windows. Numa carta aos funcionários da Microsoft, que Steve Ballmer deixou sobre a saída de Sinofsky, podemos ler:

As we enter this new era, and with the successful launch of Windows 8 and Surface behind us, Steven Sinofsky has decided to leave the company.

Steven joined Microsoft in 1989 as a software development engineer and has contributed to the company in many ways from his work as a technical advisor to Bill Gates, to leading the evolution of the Microsoft Office business, to his direction and successful leadership of Windows and Windows Live as well as Surface.

I am grateful for the work that Steven has delivered in his time at our company.

Esta é uma decisão muito controversa e que a qualquer momento tempo trará mais novidades em função do que hoje representa o Windows 8 para o futuro próximo da Microsoft. [via gizmodo, Microsoft]

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fran
    fran

    o unico gajo em condiçoes na microsoft saiu.

    bom bom, era a apple contrata-lo.

  2. Avatar de Tavares
    Tavares

    Deve ter pensado – Como fui burro ao mandar acabar como Messenger para usar o skype, mais vale demitir-me – pois decisões como esta microsoft é recheada. Substituir o skype pelo messenger é decisão de idiotas. AINDA BEM QUE SE DEMITIU.

    1. Avatar de fran
      fran

      aprender a escrever também dá jeito de vez em quando!

      Não foi o messenger que substituiu o Skype, foi o contrario!

      E sim, foi uma óptima decisão, Tavares – o talento desperdiçado!

      Sinofsky simplificou e aperfeiçoou a confusa Microsoft, é um génio este senhor.

      1. Avatar de Vítor M.

        Concordo. Olha, tocaste no ponto exacto: simplificou a confusa Microsoft. Se tirar nem pôr.

        1. Avatar de Tavares
          Tavares

          Nem todos podemos ser “canudos”, mas enfim, será que simplificou? Ou será que complicou? Quem disse que foi ele o criador do Windows 7? Só porque assinou os papeis? Como se diz o Teologismo ainda vigora pelo mundo, ainda se pensa que DEUS pensa, o homem sonha e a obra acontece, enfim…

          1. Avatar de Vítor M.

            Criador? Quem falou em criador?

            Pelo menos, por pessoas de dentro da Microsoft com quem falei sobre o Windows 8, ele foi sempre apontado como um mentor da estrutura actual que hoje vemos nesses produtos… agora, podemos sempre deixar a dúvida no ar…. sempre!

        2. Avatar de AlexAlex
          AlexAlex

          Se calhar é por essa que ele dançou. hehehe

    2. Avatar de João
      João

      Mas quem é que raio é que ainda usa o Messenger?

      1. Avatar de Miguel Rodrigues
        Miguel Rodrigues

        João milhões de pessoas em todo o mundo utilizam ainda o messenger. Nem todos os “amigos” têm facebook, eu uso o chat do facebook ligado ao messenger por exemplo, escuso de instalar o facebook messenger, outra app a carregar o computador.

      2. Avatar de idontcare
        idontcare

        lol concordo plenamente, em 2012, quem é que ainda usa o menssenger ???

        1. Avatar de Mário Mendes
          Mário Mendes

          Eu uso imenso o msn,e ZERO redes sociais

      3. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        Poucos são aqueles que usam o messenger.
        Isto porque é demasiado problemático e informal.

        Messenger tornou-se uma coisa minada de spyware e de tentativas de pishing devido à sua abertura para add-ons à pazada.

        O mesmo irá decerto acontecer com o skype.
        No entanto uma coisa é certa ainda, o messenger pode ter acabado, mas vocês podem ainda muito bem usa-lo através de outros programas como o trillian e o skype tambem permite a importação dos contactos.

        Na minha opinião o fecho do mesmo foi bem feito, o skype é uma ferramente excelente e formal, por agora só peca por o CPU usage abusado do Facebook plug-in que espero que seja corrigido futuramente.

        Até lá continuo a usar o trillian.
        Cumps.

        1. Avatar de João Caldeira
          João Caldeira

          Trillian, um must have! Sem dúvida!

      4. Avatar de Carlos
        Carlos

        Muita gente.

        Dependendo da fonte, o WLM tem entre 100 a 400 milhões de utilizadores ativos.

      5. Avatar de What THE...
        What THE…

        Oh João, a questão é mais:

        Mas quem é que raio é que ainda usa o WINDOWS?

        LOL

      6. Avatar de Tavares
        Tavares

        Quem gosta de simplicidade, como diz no nosso amigo Fran.

    3. Avatar de BigLord
      BigLord

      É espantoso a quantidade de informação sobre o autor que um comentário tão estapafúrdio como este consegue revelar 😛

    4. Avatar de canelas
      canelas

      Mas o messenger vale alguma coisa? Mau foi a microsoft ter comprado o skype.

    5. Avatar de Rui Martins
      Rui Martins

      Fizeram eles o mais acertado mesmo. Para quê ter duas coisas que faziam practicamente a mesma coisa? Apesar de gostar mais do skype e das suas funcionalidades. Achei muito bem terem integrado o “messenger” no skype.

      1. Avatar de Márcio
        Márcio

        Será que vocês não percebem que esta fusão messenger-skype ainda está no início?
        Além do mais, que tem o facebook de tão fascinante? A partilha das suas vidas pessoais?
        Eu não tenho face e não quero ter. Tenho os meus amigos no Messenger, e aí encontram-me pra conversar. Não preciso de ter a minha vida vista por milhões de pessoas.
        Ainda bem que a Microsoft comprou o skype, e maravilhas com isso ainda surgirão.

        1. Avatar de Rui Martins
          Rui Martins

          Quem falou no facebook..? Eu falei do messenger e do skype. Não percebi o porquê da referência do facebook. Apenas disse que fizeram muito bem em acabar com o messenger e deixar tudo integrado no skype.

          1. Avatar de Márcio
            Márcio

            Desculpa Rui.
            Como bem deves ter percebido, não era uma resposta à tua situação.

    6. Avatar de FB
      FB

      Como já disseram, e bem, foi ao contrário. O msn é integrado no skype.
      Eu até acho uma boa ideia, de que serve ter 2 serviços que fazem o mesmo? E o skype está optimizado para chamadas voIP.

  3. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Tenho de dizer que fiquei em choque com esta noticia.

    Considerando que foi o Steven que tirou a Microsoft do buraco que o vista criou, com o Windows 7, e que trabalhou na re-imaginação do Windows – Windows 8, acabado de lançar – não vejo qualquer lógica neste abandono, e ainda não percebi se foi voluntário, ou se foi uma “ordem” superior.

    É uma pena. E acredito que a MS perdeu uma grande mente, quem sabe até na mesma categoria da de Steve Jobs.

    1. Avatar de FB
      FB

      Se calhar tirou a Microsoft do buraco que o vista criou, e enterrou novamente a Microsoft no buraco com o 8.

      A Microsoft está feita num 8. 😛

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        São opiniões. Pessoalmente acredito que não, mas se achas que sim, estás no teu livre direito 🙂

      2. Avatar de Luis Marques
        Luis Marques

        Burros que não percebem o Modern UI a comentar coisas destas….

    2. Avatar de canelas
      canelas

      Lá vai o windows 8 para o galheiro. O windows 7 está uma maravilha e o 8 dizem estar muito bom. A Microsoft não sabe estimar o que tem de melhor.

  4. Avatar de Ricardo Soares
    Ricardo Soares

    A Apple já está a tratar do processo contra a Microsoft por esta ter plagiado a sua atitude de despedir um dos homens fortes da empresa…

    1. Avatar de João Caldeira
      João Caldeira

      LOLOL:.. não sejas mau.

    2. Avatar de Vítor M.

      De facto, mas aqui é algo que não entendo, na Apple entende-se bem, até pela pasmaceira que vai o iOS, mas aqui?

      Não sei mesmo o que de tão grave poderá ter acontecido, mas confesso que este senhor, como o Fran disse em cima, foi quem “descomplicou” uma complicada Microsoft.

  5. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    Foi apanhado a experimentar uma das distribuições de Linux que viu aqui no pplware e por isso foi despedido 🙂

  6. Avatar de Miguel Ribeiro

    Quando finalmente a Microsoft começava a assentar e a criar produtos com pés e cabeça… sai este senhor.
    É uma pena!

  7. Avatar de Márcio
    Márcio

    Ninguém é insubstituível em qualquer empresa.
    Os planos das empresas são traçados em comum, e não individualmente.
    O erro do vista foi programado,e mal, por toda a equipa. Não por um só elemento. Se este senhor é um crânio no assunto, até o poderia ser, mas todos têm o seu lugar em risco.
    Muitas vezes, preferem aniquilar quem cumpre os pressupostos, e manter os “amigos” próximos, os tais que só ganham no final do mês. É o mundo dos negócios e cunhas. O que se passou realmente, só eles o sabem.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida, mas numa altura tão sensível como esta é, para a Microsoft, mandar embora um dos mentores da “nova” Microsoft, e lembro que com ele projectos como o Windows 7, Windows 8, Modern UI Style, (que faz toda a diferença ao nível do Windows Phone 8, Office 2013, Outlook.com e Skype), são quem estão a dar novo fôlego à gigante do software. Por isso… vamos ver se este senhor vai ter a outras grandes marcas… eles não são insubstituíveis… fazem toda a diferença!

    2. Avatar de Oscar Marques
      Oscar Marques

      errado…
      O que faz a diferença nos projectos muito bem projectados/estruturados, são as pessoas.
      Nesse aspecto as pessoas, o lado humano é insubstituível.

  8. Avatar de peixe-agulha
    peixe-agulha

    Na realidade esta novidade parece-me ter tido mais influência de politica que técnica.

    Fico com a sensação que foi o resultado de uma guerra de poder interna, e quando estas acontecem normalmente quem sai são as melhores mentes.

    Quanto ao Messenger ainda uso diáriamente, onde tenho constantemente cerca de 50 contactos activos e por motivos profissionais.

    Vamos ver para onde este senhor vai agora, nem acharia estranho que fosse para a Apple substituir o que saiu para a Ferrari.

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Estas a falar do Eddy Cue?Que confusão! Ele passou a fazer parte do conselho de administração da Ferrari, mas continua como Apple senior vice president of Internet Software and Service, uma coisa não implica a outra..é só mais um tacho! 🙂
      http://www.apple.com/pr/bios/

      1. Avatar de peixe-agulha
        peixe-agulha

        Não tinha percebido que tinha ficado na apple, obrigado pela correcção.

  9. Avatar de Paulo Bastos

    Cá para mim o homem pisgou-se antes do Windows 8 começar a dar barraca.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      LOOOOOOOOL

      Nota 5 para esse comentário…

    2. Avatar de Vítor M.
  10. Avatar de FB
    FB

    “Estão, somente algo de muito sério, muito grave justifica a saída de um dos maiores criadores de produtos de sucesso da actualidade, na Microsoft.”

    Creio que a primeira palavra será “Então,…”

    1. Avatar de Vítor M.

      Certíssimo. Obrigado pelo reparo.

    2. Avatar de fran
      fran

      Penso que neste caso foi uma rivalidade entre ballmer e Sinofsky. Ballmer teme que Sinofsky lhe roube o cargo e Sinofsky não esconde que quer o cargo de Ballmer.

      Valeu a lei do mais “forte”.

  11. Avatar de pixar
    pixar

    O tipo estava a crescer muito e isso fez comichão a muita gente dentro ma MS.

  12. Avatar de Fakir
    Fakir

    O cemitério está cheio de insubstituíveis.

  13. Avatar de Pois, talvez ...
    Pois, talvez …

    Microsoft :”Agradecemos a Sinofski pelo tempo que cá passou”
    Sinofsky: “Foi abençoado o tempo que passei na Microsoft”.

    Por aqui não se conclui nada. É conversa de despedida quando alguém se reforma. Quando o substituto é o segundo do que sai, ainda mais parecido fica com uma saída para a reforma.

    Agora, a Microsoft também fez uma declaração: “Para o sucesso do Windows todos os sectores da empresa têm que caminhar, em equipa, numa direcção. E apresentar ciclos de produtos mais curtos”. Aqui já começa a ficar mais parecido com a saída de Farstal da Apple.

    Que os dois eram “o boss” no respectivo sistema operativo, eram. Que se dizia que deviam ter sido “o boss” da respectiva empresa em vez do actual, dizia. Que se dizia que viriam a ser “o boss” da empresa, dizia. De maneiras que ninguém percebe o que se passou, num caso e no outro.

    1. Avatar de fran
      fran

      a resposta é: illuminati. 🙂

  14. Avatar de neon
    neon

    É triste como a politica de interesses destroi tanto os países como as empresas…