Homem apaga toda a empresa da Internet por acidente? É mentira!

27 Comentários

Durante os últimos dias, muito se tem debatido e partilhado sobre o proprietário de uma empresa italiana de alojamento online que teria apagado, acidentalmente, todo o seu negócio da internet.

Mas, após muita tinta ter corrido sobre este tema, tudo não passou de uma história falsa com o objectivo de divulgar a empresa italiana.

Homem apaga servidor


A história começou quando Marco Marsala, proprietário de uma empresa italiana de alojamento online, postou num conhecido fórum especializado em servidores, Server Fault, um pedido de ajuda para recuperar todos os dados dos seus servidores e backups que teria apagado acidentalmente depois de correr, nos seus servidores, um script em Bash com o famoso comando rm -rf {foo}/{bar} com as variáveis indefinidas devido a um bug no código.

I run a small hosting provider with more or less 1,535 customers and I use Ansible to automate some operations to be run on all servers. Last night I accidentally ran, on all servers, a Bash script with a rm -rf {foo}/{bar} with those variables undefined due to a bug in the code above this line.

All servers got deleted and the offsite backups too because the remote storage was mounted just before by the same script (that is a backup maintenance script).

O comando destrutivo usado, rm –rf  elimina tudo o que está dentro de um determinado directório. O “rm” é o comando usado para eliminar fichiros e o parâmetro “r” elimina tudo dentro de um directório. O “f”, que representa “force”, indica ao computador para ignorar todos os avisos que alertam para a eliminação de dados.

Internet Hoax

Após esta publicação, que se propagou rapidamente entre os jornais e websites, muitas foram as respostas recebidas por Marsala que informavam, na generalidade, que nada havia a fazer e que os seus dados tinham sido perdidos, que a sua empresa estava morta e até para que o proprietário procurasse um advogado.

I feel sorry to say that your company is now essentially dead.

You’re going out of business. You don’t need technical advice, you need to call your lawyer.

Um utilizador do Fault Server

Após o grande mediatismo deste caso, Stack Overflow, administrador do fórum, anunciou na sexta-feira que tudo não tinha passado de um hoax (história/informação falsa), citando um jornal italiano, com o objectivo de promover a empresa de Marsala.

The moderators on Server Fault have been in contact with the author about this, and as you can imagine, they’re not particularly amused by it.

Stack Overflow

No final, tudo não passou de uma tentativa de divulgar a empresa, levando a questionar se a imagem de uma empresa que perde os dados dos seus clientes será a melhor forma de comunicar os seus serviços.

Qual será agora a credibilidade de Marco Marsala? Confiaria nos serviços dele?

Partilhar:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de VC
    VC

    Mesmo assim dava para recuperar… Enquanto não for criada novas partições no disco a recuperação dos dados era possível 😉

    1. Avatar de int3
      int3

      Bastante difícil e custaria milhares e milhares para recuperar.
      E tinham que desligar TUDO e um a um recuperar os ficheiros.

    2. Avatar de Cruz
      Cruz

      mas para maior parte dos leigos acham que ao eliminar da reciclagem nunca mais veem.

      1. Avatar de Samuel L. J.
        Samuel L. J.

        E quando eliminas a reciclagem?

      2. Avatar de Filipe Lage
        Filipe Lage

        desculpa la Cruz, mas isto nao é windows! 😛
        Reciclagem? Really?
        As partições em Linux são geralmente ext3 ou ext4. É verdade que também é possivel fazer um “undelete” tal como em FAT32/NTFS, mas é muito mais complexo, tal como o int3 referiu.

  2. Avatar de Philipp
    Philipp

    Não gostei, péssima ideia para divulgação de uma empresa. Eu até apresentei esse caso em uma palestra sobre o problema de Bug`s… Empresa perdeu sua confiança.

  3. Avatar de Roberto
    Roberto

    Quanta Criatividade rsrs

  4. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    O meu negócio já não alojava. Perdia logo a confiança.

  5. Avatar de KURT
    KURT

    Aplicada a velha máxima, “Falem bem ou falem mal, mas falem”… Muita gente já se safou assim.

    1. Avatar de Dinis Coelho
      Dinis Coelho

      Mesmo

    2. Avatar de Xoo Pa Ki
      Xoo Pa Ki

      Mas neste caso acho que é arriscado demais, o mais certo será perder credibilidade , consequentemente clientes e possíveis futuros clientes. Eu pessoalmente não iria confiar.

  6. Avatar de tiagof
    tiagof

    independentemente da opcao que teve para promover a empresa, só o fez porque sabia o que estava a fazer. não me parece que tenha perdido algum cliente, sim eu subscrevia os seus serviços. 🙂

  7. Avatar de Miguelt
    Miguelt

    No primeiro dia que li isto percebi logo a tanga.
    Existe mesmo crentes…

    Agora percebi como existe ppl a comprar aspiradores a 2500€ e smartphone que valem 200€ a 1000€.

    1. Avatar de Xoo Pa Ki
      Xoo Pa Ki

      Verdade, o “ataque” publicitário gere-se nos mesmos parametros, e mesmo por isso, a avaliar pelas outras empresas que praticam o mesmo, poderá ser negativo para a empresa. Eu pessoalmente não confiaria, não pelo que foi dito, mas sim pela tática adoptada que tanto me faz lembrar essa tal empresa dos telemoveis que valem menos de 200 e sao vendidos por 1000. 😀

    2. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      Quanto aos smartphones estamos de acordo. Agora quanto aos aspiradores, bom, tudo depende. Estás a querer comparar que aspirador de 2500€ e com que aspirador de que valor?

  8. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    O que eu pergunto é se se pode confiar numa imprensa assim de copy paste?!! Se fossem verificar percebiam logo que era falso porque ele disse que usava o ansible para gestão dos servidores e o ansible não deve permitir esse tipo de comandos…

    1. Avatar de Vítor M.

      Exacto e não só. Foi estranho, mas espalhou.se como verídico por este mundo fora… o que foi estranho!

  9. Avatar de Marqy
    Marqy

    Não consigo entrar no meu disco externo. Alguém me pode dar uma dica sobre o que posso fazer para recuperar os dados? Obrigado

    1. Avatar de Marco Marsala
      Marco Marsala

      If the disk isn’t recognized anymore by the OS, or if you hear a
      “click” sound when plugging it in, it is highly rivals it is a physical media failure or an electronic board failure. These are the easiest cases to recover. Send the drive to a specialized data retrieval company and they will recover almost 100% data for a reasonable fee. Completely different matter is if you deleted data by accident.

      1. Avatar de Marqy
        Marqy

        Thank you so much for the tip! Now which company do you recommend?

    2. Avatar de César Teixeira
      César Teixeira

      Boas Marqy,

      Instala o Ubuntu por exemplo numa pen e arranca pela mesma.
      Depois em modo Live CD, no Terminal fazes:

      fdisk -l (L minúsculo)

      Do resultado tenta perceber qual o o device associado (por exemplo: /dev/sda1 ou /dev/usb3).
      Depois fazes:

      mount /dev/{o_que_viste_em_cima} /mnt

      Desta forma acabaste de montar o disco externo no diretório /mnt

      Por último entra no diretório cima e terminas com um “ls -lh” para tentar veres os ficheiros 😉

      Se estiverem, podes fazer “cp -R /mnt/* /media/{outro_disco_ou_usb_pen}

      Abraço 😉

      1. Avatar de Marqy
        Marqy

        Muito obrigado César! Vou tentar seguir todos os passos. Como não estou familiarizado com o Ubuntu, tenho algum receio que possa interferir com o funcionamento do windows. Digo isto como um simples leigo em informática, claro. Sou um utilizador básico…

        1. Avatar de kol
          kol

          Marquy deixa a tanga

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Eu recuperou dados de disco. Não é barato, mas se for muito importante me liga.

  10. Avatar de Parolo Mestre
    Parolo Mestre

    esse comando nao ia fazer nada, uma vez q o bash iria interpretar como foo/bar. Falta-lhe o $ para ser considerado como variaveis no inicio das palavras foo e bar….no fundo…o que esta aqui e’: rm -rf foo/bar.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Percebes alguma coisa de ansible?

      Eu logo vi….

    2. Avatar de César Teixeira
      César Teixeira

      Exatamente… Pensei exatamente no mesmo lol

      Aquilo tentaria remover o ficheiro/diretório dentro do diretório foo…