Holanda: Semáforos para quem anda agarrado ao smartphone

11 Comentários

Cada vez mais as pessoas vivem agarradas ao seu smartphone. Seja em casa, no trabalho, no carro e claro, na rua, enquanto passeiam/andam pelas vias de circulação.

A pensar na segurança dos peões uma cidade holandesa decidiu instalar um tipo de semáforos no chão… para os utilizadores que andam agarrados ao smartphone.

Holanda: Semáforos para quem anda agarrado ao smartphone


Chama-se +Lichtlijn e é um novo sistema que desenvolvido e instalado pela HIG Traffic Systems numa cidade holandesa com o objetivo de ajudar os peões a circular em segurança. Ao estilo dos tradicionais semáforos, este novo projeto tem um sistema de luzes só que são instaladas na horizontal.

Estes novos “sinais de trânsito” foram instalados em algumas zonas da cidade holandesa de Bodegraven, junto a três escolas.  De acordo com Kees Oskam, vereador do município, “em breve serão instalados mais sinais. As Redes sociais, jogos, WhatsApp e música são distrações no trânsito. Podemos não ser capazes de mudar essas novas tendências, mas podemos prevenir problemas”.

pavimento

A HIG Traffic Systems tem planos para vender o mesmo projeto a outros municípios caso a experiência pioneira se torne um sucesso e apresente bons resultados.

A tecnologia que transforma as sociedades também tem a capacidade de adaptar essas sociedades aos hábitos. Do velho adagio popular “se não os consegues vencer, junta-te a eles”.

E em Portugal, faria sentido uma solução destas?

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    De que adianta se as pessoas vão ter de olhar para a direita/esquerda para passar e evitar que seja atropelada por um maluco? u.u’
    Já me aconteceu cá em Portugal.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Se você ia a atravessar a rua sem olhar para os lados, independentemente se o sinal está verde ou não, você é o maluco.

  2. Avatar de Vasco Nogueira
    Vasco Nogueira

    darwin….

  3. Avatar de Lisboa
    Lisboa

    Já existe no terreiro do paço para o cais das colunas!!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      É, não era preciso ter ido à Holanda para ver semáforos destes.

      E sim, é boa ideia.

      Até porque as luzes no chão vêem-se do outro lado da rua.

  4. Avatar de ze das neves
    ze das neves

    só falta ter um radar no tlm pra não ir de trombas contra alguém ou alguma coisa!

  5. Avatar de João
    João

    Isto dá-me uma ideia para uma app de semáforos virtuais em tempo real no telemóvel 🙂 (se é que ainda não existe…) . Assim podem continuar a andar agarrados ao telemóvel à lá zombie 🙂

    1. Avatar de Redin
      Redin

      E tens Know-How suficiente para a poder fazer?

  6. Avatar de Alvega
    Alvega

    Tretas, deviam isso sim obrigar as pessoas a ter um SEGURO, OBRIGATÓRIO, assim como os ciclistas, para quando levarem com um carro em cima, nao ter de ser o CONTRIBUINTE a pagar as despesas, da burrice alheia.
    Porque nao aplicam o raio do SMARTPHONE, num capacete com viseira, onde esta seja o ecran\display, assim era somente colocar o capacete na cabeça e podiam circular com esta levantada, ao mesmo tempo que jogavam e faziam uso do aparelho comandado pelo relógio igualmente smart, com a vantagem de poderem personalizar o capacete ao vosso gosto, com umas borboletas ou algo do género….

    1. Avatar de Delta