Hoje é o último dia para reclamar despesas comunicadas ao Fisco

16 Comentários

Termina hoje, quarta-feira 15 de março, o prazo para os contribuintes poderem reclamar, no Portal das Finanças, as despesas comunicadas através do portal e-fatura.

À boa velha moda do português, ainda tem umas horas.


Termina hoje o prazo para os contribuintes poderem no Portal das Finanças consultar e reclamar as despesas gerais e familiares, assim como as despesas com taxas moderadoras ou juros de crédito à habitação.

 

Como consultar?

O processo é bastante simples, basta que acedam ao portal E-Fatura, se autentiquem e depois carreguem em Consulte aqui as despesas para dedução à coleta de IRS. Não se esqueçam que o ano deverá ser 2016.

Depois, tendo em conta os valores, os contribuintes deverão verificar todas as despesas. Na área da Saúde, carregando em Ver Detalhes, podem por exemplo saber o valor de deduções relativos a taxas moderadoras.

Na secção dos Encargos com imóveis devem também verificar se estão lá os valores associados às rendas ou então aos juros de empréstimo de contratos celebrados até 31 de Dezembro de 2011.

Se tudo estiver correto basta esperar até abril para submeter a sua declaração de IRS. Caso contrário tem, até ao final do dia de hoje para proceder a uma reclamação à Autoridade Tributária. Na altura da entrega da declaração pode também alterar os valores que já se encontram preenchidos, com a exceção nas despesas familiares e dedução de iva.

Nesse local do portal existem alguns tópicos de informação auxiliar para o ajudar a perceber cada área de preenchimento.

Este ano, pela primeira vez, existe um prazo único – entre 1 de abril e 31 de maio – para a entrega das declarações de IRS, independentemente da proveniência do rendimento e da forma de entrega (papel ou Internet).

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    Se alguem me puder ajudar agradecia.
    Tenho algumas faturas no e-fatura que não são minhas, alguem passou faturas com o meu NIF mas não fui eu, como posso anular/remover essas faturas no e-fatura?

    Obrigado

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Tal com já se disse neste artigo, tens até hoje para dar conhecimento dessa provável anomalia as Finanças através do portal.

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      E desejo-lhe boa sorte. Eu já tentei por várias vezes comunicar erros que encontro nas minhas despesas e sempre que tento submeter dá-me erro e a indicação de que devo contactar o Administrador Aplicacional!

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Pois, eu já ando a algum tempo a tentar resolver a situação, mas sem sucesso, tanto nos balcões fisicos como no portal das finanças; mas tentar novamente…

    3. Avatar de ICavalera
      ICavalera

      Atenção que o e faturas era até fim de Fevereiro. Agora estamos com as contas fechadas e é para ver se os valores a receber estão correctos. E isso acaba hoje. Agora abril e fazer o IRS.

  2. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Segundo o portal, parece que o prazo já terminou! “Já não é possivel completar a informação das faturas de anos anteriores a 2017. “. conseguem ajudar-me? têm algum contacto da AT?

  3. Avatar de Tiago Campos
    Tiago Campos

    Alguém sabe como é que posso reclamar os valor das rendas? No e-fatura os encargos com imóveis aparecem-me a 0, no entanto não vejo nenhum sítio no Portal das Finanças onde possa reclamar isto… Obrigado.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Estou na mesma situação. Em último caso inseres essas despesas à boa maneira antiga (manual) quando preencheres o IRS.

      1. Avatar de Joel
        Joel

        A mim falta-me o valor de duas rendas. Posso corrigir entao o valor no momento em que estou a preencher o IRS?
        obrigado

    2. Avatar de Anti-Obnóxios
      Anti-Obnóxios

      Atençao que n é em faturas ; mas em “Consulte as despesas para dedução à coleta em IRS (2016)”, ve aqui do lado direito da page…http://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html

  4. Avatar de Carolina Fontes
    Carolina Fontes

    Vale a pena inserir faturas de reparação/manutenção automóvel? Obrigada

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Como em tantas outras facturas vale sempre a pena, agora claro, entre ter facturas e ir buscar algum reembolso…tem que pedir umas quantas dezenas de facturas nesse sentido para ter algum valor consideravel…

      1. Avatar de Carolina Fontes
        Carolina Fontes

        Eu bem que quero registar tudo, no entanto há sempre o receio de quando irá lhes dar na cabeça para “roubar” o povo.

  5. Avatar de Lp032
    Lp032

    Recibos de renda electrónica não aparecem no e-factuta. Apenas se verifica no site da renda eletronica.

  6. Avatar de Bluboo
    Bluboo

    Aconteceu comigo:
    – O ano passado reclamei incompatibilidades no E-Factura… passado 1 ano ainda estou á espera do “parecer”…