Hoje é o Dia… dos Programadores

23 Comentários

De uma forma genérica, computadores, tecnologia e software fazem do mundo actual um mundo moderno, mais eficiente e completo, procurando melhorar a qualidade de vida e ajudar nas tarefas do dia-a-dia. Mas como será possível que um aglomerado de silício com milhões de transístores faça determinada tarefa com toda a precisão?!

Por detrás de cada instrução, de cada linha de código, existe um programador ou uma equipa deles que trabalhou no sentido de criar uma solução, uma estratégia inteligente para resultar num produto ou serviço em forma de software.

Faz ideia da razão da escolha do dia 13 de Setembro para o dia do Programador? Saiba o motivo.

programadores_0


Um programador é actualmente um trabalhador respeitado e muito requisitado, a procura por serviços de engenharia de software é grande e a tendência está a ser seguida por cada vez mais empresas das mais diversas áreas, mesmo numa altura já considerada tecnologicamente evoluída.

Muitos milhares de linhas de código tiveram de ser interpretadas para conseguir ler estas palavras na forma que alguém decidiu que as ia ver… sim, esse alguém teve de ser um programador!

Já dizia o Steve Ballmer neste momento épico…

E afinal, porquê o 13 de Setembro?

O Dia dos Programadores é celebrado no dia número 256 de cada ano, a maior potência de base 2 que é menor de 365, representada por 8 bits, que calha exactamente no dia 13 de Setembro. Mas os mais rigorosos até podem pensar de imediato: “256 com 8 bits?… impossível, é um evidente overflow!” 😀

Este dia também é celebrado a 7 de Janeiro, cuja data se pensa ser a original, embora que não oficial. Em 2009, o governo da Rússia declarou este dia como um feriado profissional e estabeleceu-o no 256º dia do ano. Em anos bissextos, será obviamente celebrado no dia 12 de Setembro.

O que pensa acerca dos programadores?

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Ou seja dia dos bugs.
    Eu quando for grande quero ser programa.

    1. Avatar de Flávio
      Flávio

      Claro, sem programadores não existiam bugs!!! Nem software 😀

      1. Avatar de Alexandre Carvalho
        Alexandre Carvalho

        Só quem já meteu a mão na massa, sabe que programar não é para qualquer um, e que ninguém faz bugs porque quer 😉

        1. Avatar de Flávio
          Flávio

          Eu sei bem disso, programar paga-me o ordenado no final do mês 😉

    2. Avatar de LP
      LP

      Muitas vezes os electrões não fazem bem a coisa e depois põem a culpa nos bugs de programação.
      Curiosamente, o termo bug surgiu de um problema de hardware e não de software.

    3. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      developer != programmer #true or false?

  2. Avatar de Brinkz
    Brinkz

    eu penso que o meu futuro promete
    programar é algo que adoro fazer!!!

    ah! E FORÇA A TODOS OS PORGRAMADORES/AS QUE VISITAM AQUI O PPLWARE 😀

  3. Avatar de Pereira
    Pereira

    Em Portugal ainda não lhes dão o devido valor. Nem lhes pagam o que deviam.
    Visto que são eles que fazem com que existam milhões de apps, software e aplicações web.
    Parabéns a todos os programadores, bem como eu 😀

  4. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Um abraço a todos os programadores.
    Que tenhamos um dia feliz.
    😛

    1. Avatar de Pedro Martins
      Pedro Martins

      Obrigado e igualmente !!!

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Não é um overflow porque não existe o dia 0.

    1. Avatar de DrKein
      DrKein

      Isso sim, é rigor 😉

    2. Avatar de Cavenon
      Cavenon

      De facto a flag estava a zero. Só não sabia porquê, afinal era por não haver um dia 0, 🙂

  6. Avatar de claudio
    claudio

    Obrigado por se lembrarem de nos os que se escondem por tas de um ecrã a vida todo.

    Mas o maior agradecimento e para os programadores do grande site onde estamos.

  7. Avatar de Cruz
    Cruz

    Abri esta noticia, estava a ler esta parte “256 com 8 bits?… impossível, é um evidente overflow!” , mesmo no fim, Blue Screen no meu win7.

  8. Avatar de mafc
    mafc

    Programar a máquina de lavar também conta? 😛

    Votos de um bom dia a todos os programadores. E também aos não-programadores 🙂

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    printf(“A nice day to all programmers.”);
    // wishes for everyone – success
    exit(0);

    1. Avatar de CodingGuy
      CodingGuy

      #include
      #include

      int main(int argc, char* argv){
      printf(“A nice day to you too sir! All Hail PROGRAMMERS :D!”);
      return 0;
      }

      1. Avatar de CodingGuy
        CodingGuy

        cortaram-me as bibliotecas 🙁

  10. Avatar de CodingGuy
    CodingGuy

    cortaram-me os includes das bibliotecas 🙁

  11. Avatar de Redin

    O meu projeto anda à procura de uma equipa de programadores que se identifiquem com o problema do spam.
    https://www.facebook.com/antispam.P2T
    http://www.redin.com.pt

    Se alguém estiver interessado, por favor contactar http://startupbc.pt/
    Startup Business Consulting – empresa de consultoria onde o produto está a ser suportado para lançar a empresa.
    Cumprimentos.

  12. Avatar de DDuca
    DDuca

    Então e os anos bisextos?

    1. Avatar de Hugo Cura

      No artigo:

      “Em anos bissextos, será obviamente celebrado no dia 12 de Setembro.”