Hoje é o Dia… do Leitor de CDs

31 Comentários

Há quanto tempo não utiliza um CD?! Muito provavelmente já não se lembra sequer da última vez que o fez. Com o crescimento dos downloads digitais, a massificação dos dispositivos com capacidade para leitura do formato MP3 e toda a sua integração em casa ou no carro, fizeram do CD algo que brevemente pertencerá ao passado.

Hoje é o dia em que se pretende utilizar um pouco de tecnologia “old-fashioned” e celebrar o 32º aniversário do Leitor de CDs… sim, o leitor de CDs é de facto tecnologia antiga. Ligue o sistema de som da sala ou o leitor portátil e tire o pó às caixas de CDs!

cd_player_32years


Lembro-me dos CDs de música terem surgido em força em meados dos anos 90. Nessa altura era já interessante receber ou oferecer um CD de música como prenda e fazer algumas trocas com amigos.

O primeiro leitor de CDs comercial com tabuleiro deslocável foi lançado pela Sony no dia 1 de Outubro de 1982, no Japão, há precisamente 32 anos. O modelo lançado foi o Sony CDP-101 e, no mês seguinte, foi lançado o Philips CD100 que incluía alguns componentes da Sony. Devido a um acordo entre os dois fabricantes, o lançamento global da tecnologia ocorreu em Março de 1983.

sony_cdp-101

Consequência do desuso desta tecnologia é também a grande queda nas vendas de CDs dos artistas, motivando a criação da Lei da Cópia Privada, mas que inevitavelmente não tem volta a dar. O panorama mudou e a utilização de CDs já pertence à década passada.

Recorde este passo a passo:

    1. Escolher o CD a ouvir
    2. Ligar o leitor de CDs
    3. Abrir o tabuleiro ou a tampa para colocar o CD
    4. Abrir a caixa do CD e retirá-lo
    5. Colocar o CD no tabuleiro
    6. Premir “Play” e desfrutar

Há já muitos meses que não fazia este processo 🙂

Ainda utiliza CDs regularmente?

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Macedo
    André Macedo

    Por acaso já não fazia isso desde ontem e digam o que disserem para mim o som é bem melhor do que o reproduzido a partir de um mp3.

  2. Avatar de censo
    censo

    Há dois dias que não mexo nos cds.

  3. Avatar de maneca
    maneca

    Ainda uso e vou continuar a usar, desencantei neste verão o velhinho Sony, que ainda funciona na perfeição, desde aí tenho lhe dado algum uso para matar saudades nostálgicas!

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Utilizo Cd´s quase todos os dias, normalmente no carro. Em casa apenas quando tenho tempo para o ritual. E não há nada como ir a uma loja, das poucas que há, e escolher um cd, chegar a casa, ouvir e ir folheando e vendo a caixa e respectivo livro que lá vem dentro.
    Hoje as pessoas levam a vida a correr e usufruem de tudo tipo pastilha elástica, refletindo-se em tudo nas suas vidas, inclusive nas relações humanas.
    A vida é para ser desfrutada e saboreada.

    1. Avatar de rui
      rui

      pena é nao haver esse tempo… por vezes nao é facil.. infelizmente

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Eu orgulho-me de comprar CD´s! De artistas estrangeiros compro fora (Amazon por ex.) e nacionais em concertos sempre que os têm à venda (CD autografado é outra coisa)!

    Apesar de apenas os ouvir uma vez ou outra, no dia a dia ouço em formato digital, é bem mais prático.

  6. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    uso no leitor do carro, mas tenho uma colecao enorme que qq dia vou passar para mp3 @ 192kbs e vou guardar os selos ou as capas dos cd’s assim nao fiz pirataria no meu entender. o mesmo se passa para o vhs/ dvd de video.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      É para isso que existe a lei da cópia privada.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Isso nunca foi pirataria tendo o original… 192kbs perde muito da qualidade do cd.

    3. Avatar de Osvander
      Osvander

      Paulo eu fiz isto com todas as minha coleções mas num pendrive e notebook.

  7. Avatar de Zé

    Eu durante os meus anos da universidade fiz downloads de música e muitas cópias de CDs de colegas para uso pessoal, e ouvia-os sem grande atenção.
    Agora o ritmo de vida é outro, pois mal tenho tempo para ouvir música e quando dá mais jeito é no carro ou em casa relaxado no sofá. Agora ouço música no Spotify no trabalho mas prefiro a qualidade de um CD comprado e ouvido em casa.
    O Spotify tem sido uma boa forma de descobrir boa música e agora orgulho-me de comprar um CD de longe a longe e ouvi-lo calmamente e com muita atenção. Acho que os bons artistas de que gostamos mais merecem o nosso contributo.

    Também prefiro música em formato físico (CD) do que em formato digital, tal como prefiro ficar com uma fotografia impressa em papel do que um mero ficheiro JPEG.

  8. Avatar de joaquim
    joaquim

    Em termos de pura qualidade audio, um bom leitor de CD, um bom amplificador e respectivo par de colunas com alguma qualidade, não tem comparação possível com a música que se ouve em MP3 ou em qualquer formato digital compactado.
    Reparem que o MP3 implica uma redução dos dados em 90%, assim apenas um décimo dos dados fica gravado e é isso que nos é dado a ouvir.
    Tem de haver forçosamente perda de qualidade, por isso é que quando ouvimos uma conjunto de HI-FI com alguma qualidade a música soa diferente.

    1. Avatar de rui
      rui

      tens razao.

      basta ouvir um mp3 num bom equipamento de som, nao esses que se compram nas lojas a 60€, e ouvir um cd nesse mesmo equipamento… ate doi a quantidade de coisas que “desaparecem” no mp3

    2. Avatar de rui
      rui

      para completar, um mp3 com qualidade e com os mesmos minutos que um cd ocupa 200 ou 300mb.. um cd ocupa entre 600-800mb… da para ter uma ideia…

  9. Avatar de Tó

    Ainda continuo a usar o CD, principalmente no carro, apesar de ter leitor de MP3. A qualidade de som do CD é superior ao do MP3. Também há pouco tempo (cerca de 2 meses) avariou-se o meu leitor de CD’s (NAD)da minha aparelhagem HIFI e não hesitei em mandá-lo reparar! Tenho bastantes CD’s e, de vez em quando, gosto de ir buscar um ou outro para desfrutar e… recordar…

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não concordo nada com o artigo…tenho uma colecçao de mais de 1000 cds e a mesma não pára de aumentar. Sou incapaz de trocar o formato fisico pelo digital…primeiro a qualidade nao tem comparaçao e depois nada melhor que poder pegar em algo fisico, poder desfolhar o livro, sentir-lhe o cheiro unico e poder disfrutar da musica e de tudo o resto como se nao houvesse amanha…

  11. Avatar de antonio costa
    antonio costa

    CDs e Vinil oiço regularmente, digam o que disserem o som de um vinil é outra coisa.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Ainda tenho a volta de 300 vinis de 33 rpm e 45 rpm . o gira-discos comprei a 45 anos e nestes anos todos o único material que levou foi uma correia para o prato giratório que a mesma já estava muito dilatada . comprei em 2018 e como sou ex-técnico de eletrónica sempre cuidei do mesmo ( pena que os netos riscaram uns poucos mas enfim entre mortos e feridos escapa sempre algum. sobre o som também prefiro ….1º o vinil….2º o cd. tanto em casa como no carro embora para viagens longas utilizo a pen .

  12. Avatar de MM
    MM

    Eu até vinil uso!!
    Não sou grande fã de MP3 apesar de usar muito, mas na hora de ouvir música como deve de ser, ligo o Hi-Fi e leitor de CD ou gira-discos.

  13. Avatar de JJ

    Ainda ouço CDs principalmente no carro. Comprar também compro, mas de artistas muito específicos, por acaso portugueses.

    Em relação a qualidade, claro que o CD é melhor do que o MP3, assim como o Disco Vinil é melhor que o CD.

    Mas o MP3 também consegue muito boa qualidade, mas normalmente ninguém guarda/grava o MP3 com a melhor qualidade, pois isso ocuparia muito espaço.

  14. Avatar de censo
    censo

    Para alem dos cds que uso regularmente, mp3 só a 320kbps ou então em FLAC.

  15. Avatar de JES
    JES

    Bom…CD´s não ouço realmente há muito tempo, o que continuo
    a ouvir quase todos os dias são os mais old fashioned LP´s…
    É um regalo ouvi-los e ver as magnificas capas…

  16. Avatar de Xico
    Xico

    Eu compro em media 3/4 CDs de musica por mês.. Isto porque ao comprar um CD dou mais valor ao seu conteúdo do que fazer download da internet.. Houve um tempo em que não comprava e notei isso mesmo, então voltei a comprar e estou sempre a ouvir no meu dia-a-dia.. Tenho perto de 300CDs originais maioria Rock/Metal.. \m/

  17. Avatar de dAdA
    dAdA

    Vinil em casa
    Cassete no carro
    Digital Stream quando opero computador
    Cd’s como base de copos

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Incrível, não tentem massificar opiniões, qual velho CD, gosto de qualidade do CD pois é foleiro tem 30 anos. Acordem para a vida e apurem o vosso ouvido.
    Um CD num bom sistema de som ė um dos prazeres da vida.
    Nem tudo o que é velho é sinónimo de obsoleto, este tipo de comentários raia o banal.

  19. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    Gostei imenso de ver todos os vossos comentários(todos os 24 comentários feitos até agora).Um abraço a todos.Vivam os CD’s!!Não deixem morrer o que foi bom e nos dá tantas saudades!!Já agora,excelente artigo,Hugo Cura. 🙂

  20. Avatar de Manel
    Manel

    Um cd grava digital como o MP3. Como pode a qualidade de um cd ser melhor? só se ouvirem mp3 com qualidade de 64kbs.

    Faz sentido falar desse qualidade em no tempo dos discos, agora não.

    Eu cá tenho um radio que lê pens e ouço a musica que quero Pod cast etc…

    1. Avatar de jasus
      jasus

      troll, tira a cera dos ouvidos!!!

    2. Avatar de Hugo Cura

      O bitrate de um CD (44.1kHz a 16 bits) é 1411kbps. Os MP3 de maior qualidade, geralmente, não ultrapassam 320kbps.

      É só fazer as contas 🙂

      Até que ponto a qualidade entre um e outro é distinguível? Isso já depende de cada um…

  21. Avatar de Mouzinho Domingos
    Mouzinho Domingos

    Eu ainda uso com frequência o cd e tenho comprado cds para escutar. muito mais quando conheço e vi fisicamente o autor sinto diferente.

  22. Avatar de Manel
    Manel

    Tecnologia ultrapassada.