HeartScore – Calcule o seu risco cardiovascular

36 Comentários

Por Luís Fontão para o Pplware
Não é nenhuma novidade, mas face ao crescente interesse em temas de saúde, fica a referência a esta aplicação. O HeartScore® é uma aplicação disponibilizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, que fornece o risco quantitativo de doença cardiovascular. A aplicação é especialmente dirigida aos profissionais de saúde, no entanto como é livre e de fácil utilização pode ser utilizada por todos.

null

O HeartScore® calcula o risco de doença cardiovascular através das variáveis: idade, sexo, pressão arterial sistólica, colesterol total e tabagismo. Hoje em dia grande parte das pessoas tem conhecimento de todos estes dados e com esta aplicação tem a oportunidade de estar mais consciente do seu risco de doença cardiovascular.

Para utilizar o HeartScore® é necessário o registo na Sociedade Europeia de Cardiologia.

Em seguida, cria-se um novo registo de “doente”, com a idade e sexo, que ficará arquivado, o que permite um registo pessoal seriado e de vários individuos. (Portugal insere-se na população “Low risk”)

Vamos então examinar este nosso “doente”.

Colocamos o valor da pressão arterial sistólica (a mais alta numa medição de pressão arterial) , o colesterol total e se fuma ou não.

Depois poderão surgir algumas dúvidas quanto ao “Treatment goals”. Quem é acompanhado por um médico pode já ter discutido esta questão dos objectivos a alcançar, para os outros fica uma tabela da mesma Sociedade Europeia de Cardiologia com informação mais genérica (BP- Blood Pressure – Pressão Arterial).

European guidelines on cardiovascular disease prevention
in clinical practice: executive summary.
Fourth Joint Task Force of the European Society of Cardiology
and other societies on cardiovascular disease prevention in clinical practice.

O resultado é dado em termos de risco absoluto e na contribuição de cada factor de risco modificável. O risco é referente à mortalidade em 10 anos.

Para os que estão alheios à pertinência do tema, estamos a falar da causa de morte nº1 em Portugal e aqui ficam dados de 2000 a nível europeu sobre o número de mortos devido a doença cardiovascular.

Homepage: Heart Score (Portugal insere-se na população “Low risk”)

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Quando morrer vou deitado. Que se lixe.

    1. Avatar de Voz da Razão
      Voz da Razão

      :facepalm: Enfim. Comentário construtivo duma ponta à outra.

      Vitor, modera aqui isto…

      1. Avatar de Era uma vez
        Era uma vez

        MOderar o quê? As pessoas são livres de escolher se querem ou não proteger a sua saúde e de emitir a sua opinião. O josé emitiu uma opinião pessoal e não está a incitar ninguém a seguir-lhe o exemplo.

        1. Avatar de Dusac
          Dusac

          Oi Victor, é a primeira vez que estou em desacordo contigo, em vários anos.
          Mas a incidência destas doenças é tal, que realmente acho que se poderia moderar mais os impulsos de escrever qualquer coisa de alguns.
          Acrescentando que pelo que tenho visto o PPLWARE é um site constructivo, e quiçá interventivo, pois de outro modo não colocava sites tão úteis como este.
          Com a saúde não se brinca,já diziam os meus avós.

      2. Avatar de Mario
        Mario

        Não vejo qual é o mal do comentário..Agora censura-se humor? Moderam-se piadas?

      3. Avatar de UKN
        UKN

        sentido de humor … pá …

    2. Avatar de Agente Funerário
      Agente Funerário

      Vais deitado!?…que novidade! Ainda não inventaram caixões verticais…!

      Mas se fores mais tarde melhor…não???

      Bom post…

    3. Avatar de another friend
      another friend

      c comentarios desses, qq dia isto parece o chupa-mos… eheheh…

    4. Avatar de kekes
      kekes

      hehehe agora já vendem caixoes com refrigeração e tudo por isso pode ser que daqui a uns anos tambem lá chegue a fibra optica ehehehehe

      Rir faz bem ao coração ao ler aquele comentario, pode-se ganhar uns segunditos LOL

    5. Avatar de Dusac
      Dusac

      Olha, tens filhos?

  2. Avatar de Miguel Luís

    Concordo, cada um é livre de dar a sua opinião, e de maneira alguma ele estava a incitar ninguém a seguir o mesmo exemplo…

    Eu quando morrer, vou morrer seja lá como for, que se lixe também, a vida é para se viver enquanto estamos vivos, depois, acabou.

    1. Avatar de Ganondorf
      Ganondorf

      O problema é qd o caminho até lá se torna dificil… Qd tiveres 60 anos e tiveres varios problemas de saúde pq n tomaste as devidas precauçoes, aí já vai ser tarde pra remediares a situaçao…

      1. Avatar de UKN
        UKN

        Se ele não quiser chegar aos 60 …

  3. Avatar de Voz da Razão
    Voz da Razão

    Claro, grande opinião a dele… O pplware apresenta-nos um software para cuidarmos da nossa saúde, e ele diz, basicamente, “não interessa isso, quando morrer, morri”.
    A sério, desisto de comentar aqui pplware. Um site tão bom, com uma população de leitores tão ignóbeis… Até um dia. Espero sinceramente que as pessoas que aqui vierem, se não têm nada de construtivo para dizer, não digam. Não façam ali como o José Gaspar.

    As melhoras pplware.

    1. Avatar de Era uma vez
      Era uma vez

      Se a opinião dele é grande ou não cabe a cada um avaliar.

      Ignóbil é chamar aos outros ignóbeis só porque não partilham da nossa opinião.

      Parece-me que em vez de A voz da Razão tu queres ser A Única Voz…

      Xau

      1. Avatar de ahoy
        ahoy

        oh pa, ele tem razao. o rapaz veio p aki dar uma “opiniao” completament sem sentido e 100% irrelevant p o topico. é ignobil sim.

    2. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Ora viva,
      compreendo a tua opinião e respeito.

      Mas o serviço que é o pplware não pode sair prejudicado com isso e perder a tua contribuição caso seja útil.

      Ignora os comentários absurdos e comenta quando for útil. só assim de uma forma geral a coisa “melhora”.

      On topic,
      lá vou eu á procura das últimas analises para meter no programa e ver isto melhor.

      1. Avatar de Vítor M.
    3. Avatar de Vítor M.

      De razão essa voz tem pouco. Então o homem expressou uma opinião, é livre de o fazer e por isso não comentas mais? E a culpa da opinião do José Gaspar ser contraria à tua faz de nós culpados?

      Há cada um!!!

      1. Avatar de José Gaspar
        José Gaspar

        Porra Vìtor, que mal é que eu fiz a esta gente?

        essa voz da razão perdeu a razão toda.

        È como tu dizes “Há cada um”

    4. Avatar de kekes
      kekes

      Quem nao sabe rir da morte, não o pode fazer da vida…

      Parem de ser mesquinhos, apartir do momento que nascemos caminhamos mais para lá que para cá, se nao queremos problemas temos que fazer por isso, até lá viver da melhor maneira possivel, rindo em vida, que em morto não dá muito jeito, ou são daqueles que querem levar o pé de meia para pagarem ao barqueiro para irem num iate 😉

      Acho que a forma como encaramos a morte e uma amostra de como crescemos tambem… as vezes vale a pena ver as pessoas mais velhas e vermos como elas encaram a vida, e o mais além, e existem certas palavras que vou ouvindo desses sabios da vida que me fazem pensar e moldar as minhas ideias.

      Mas prontos se não nos agrada algo, para quê fazer caso? As vezes viver não custa, custa é saber.

  4. Avatar de aver

    Ora aí é que está. De morrer não tenho medo, embora não tenha pressa. Agora de me dar “a travadinha” (AVC,etc) já não digo o mesmo.

  5. Avatar de Seemog
    Seemog

    Estive a ler os comentários e queria deixar um aviso:

    O problema não é morrer.
    O problema é o como se morre e mais importante que isso, o tempo que se leva a morrer – vulgarmente conhecido por Agonia.

    Pensem nisso, e controlem lá o risco cardiovascular, como, e muito bem, o pplware, aqui sugeriu.

    1. Avatar de Vítor M.

      Concordo em género e número.

      Vá. esta semana caminhadas, ginásio piscina e reduzir se não mesmo deixar definitivamente de fumar.

      Claro que o desafio é só para os preparados a vencer.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Ora ai está, as vezes no é perciso fazer exercico, por exemplo, uma alimentação cuidada, vida libre de vicios, facilita muito a nossa vida e futura saude.

        São pequenas coisas que fazem o nosso amanhã, e como se costuma dizer “eu nao tenho medo dos mortos, eu tenho é medo dos vivos”, neste caso, eu nao tenho medo da morte, eu tenho medo e da vida que terei até lá…

  6. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Será que fui eu o único a entendê-lo como um comentário cómico/irónico (independentemente da intenção)? A mim, fez-me rir…

    Vocês são todos uns stressados com a tensão alta.

    1. Avatar de diogoj95
      diogoj95

      que é que queres? há pessoas que não conhecem a palavra “piada”/”humor”… 😉
      e que “razão” nem sempre a têm… 8(

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Eh pá, eu não vi grande piada naquele comentário, mas pronto… Querem um tópico para aparvalhar? Esperem pelo “E porque hoje é sexta…”. 😉

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          É cretino, claro, mas nem todos podem ser estupidamente cómicos; alguns, só comicamente estúpidos…
          Não era, era caso para tanto; de um comentário em dezenas, passou a ser quase o assunto do artigo.

  7. Avatar de CDBG
    CDBG

    isto é tudo tão incerto… de um momento para o outro lá vamos nós. Mesmo que estejamos na maior… veja-se o malogrado António “lobo” Sérgio.

  8. Avatar de delaorden

    Normal o comentario, nada demais. A morte assusta a alguns e quando alguem se lixa pra ela pode parecer ofensivo. E o rapaz tem até um nome de fantasma…Gasparzinho. Pois que assim seja. E em falar de pressão alta, nós que passamos altas horas diante do pc somos candidatos de alto risco. E quando a hora chegar que me pegue com a mão na tecla…

  9. Avatar de Tiago Costa

    Realmente deram demasiada importância ao comentário do José Gaspar. Eu li os comentários todos, à espera de ler mais algo sobre o HearthScore, desde opiniões a relatos e conselhos, e apenas li críticas ao primeiro comentário.
    Infelizmente eu próprio caí na armadilha de adicionar mais um comentário ao ‘maldito’ tema, mas apenas tenho o propósito de tentar sensibilizar o pessoal para as coisas que realmente interessam. Além disso, nada posso dizer pois como faz algum tempo que não faço análises, ainda não me inscrevi no site para tentar saber mais opiniões sobre a minha saúde.
    Voltando ao José Gaspar, também não ri da graça, mas não vale a pena metê-lo com medo de sair à rua, né?
    Finalmente, parabéns pelo artigo, apenas mais um com a qualidade e interesse que fazem do Pplware um dos meus sites preferidos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim concordo contigo, falou-se demais do que não teve nem deve ter o foco principal do post.

      Mas saltou outro tema para a conversa. Meio escondido, meio enevoado, camuflado com a discordância às palavras do José…. a morte e o medo da morte.

      Acho que se tentou desviar o foco do pensamento para a critica para não se falar na agonia, na morte…

      É uma forma de afastar a ideia da nossa menta. 😀

      1. Avatar de José Gaspar
        José Gaspar

        Quase que me lançaram na fogueira!!! 🙂

  10. Avatar de UKN
    UKN

    Ontopic:

    Acaba por ser um modo para alertar os mais preocupados e os obesssivos. Aos despreocupados … pode ser que chame à atenção

    Offtopic:
    Há pessoal por aí com muita falta de humor … ou sou eu que sou maluco 😛