Harmony: A Huawei já registou o seu novo sistema operativo na Europa

38 Comentários

É certo que a Huawei tem planos para conseguir estar no mercado, mesmo com todos os problemas. Para isso tem em desenvolvimento alternativas não apenas para o hardware, mas também para o software.

Sendo uma das empresas que mais investe em desenvolvimento, é um processo natural. Por isso, não é estranho que surja agora o Harmony, o novo sistema operativo da empresa. O seu registo na Europa surgiu agora.

Harmony Huawei Android sistema operativo

Até agora, a possível alternativa da Huawei para o Android era conhecida como HongMeng. Este é supostamente o seu nome na China, mas na Europa ainda não tinha nome. Várias vezes designado como Ark OS, não tinha ainda qualquer confirmação.

O Harmony será a alternativa ao Android

Um registo recente, veio dar outra designação a este futuro sistema. No dia 12 de julho deu entrada um registo de marca que pode trazer novas informações. No EUIPO (European Union Intellectual Property Office) a Huawei submeteu um pedido que vai agora ser avaliado.

Com o nome Harmony, a marca chinesa poderá associá-lo ao novo sistema operativo que tem em desenvolvimento. O registo apresentado vai nesse sentido, com todas as designações a apontarem para isso. A sua descrição aponta para um sistema operativo móvel.

Harmony Huawei Android sistema operativo

Huawei tem assim uma alternativa para os seus equipamentos

Sabe-se que este novo sistema está a ser preparado para substituir o Android nos smartphones da marca. Não há nenhuma certeza de que venha a ser colocado nos equipamentos, mas estará preparado para avançar caso os EUA não alterem a sua decisão.

A ideia da Huawei é seguir com a utilização do Android, muito por culpa da vantagem do seu ecossistema já implementado. No entanto, o Harmony poderá ser a alternativa pronta para entrar em ação se for necessário.

Este é um passo importante da Huawei para a sua independência. Tem assim uma alternativa ao Android e até ao Windows, garantindo a sua presença no mercado sem precisar de qualquer parceiro.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcos
    Marcos

    Será que vai utilizar alguma forma de tecnologia baseada no microg?

  2. Avatar de Macópio
    Macópio

    Vai ser um sistema operativo como foi o Bada da Samsung. Não vai dar em nada!

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Lá está… Mais um pseudo-especialista em nada a fazer um comentário sobre o que não sabe.

      1. Avatar de iFernando
        iFernando

        dá em prejuízo…podem juntar o Harmony ao WindowsPhone ao Blackberry e ao Symbian e deitar tudo ao lixo.
        O único comprador parece ser um Fulano qualquer…:-)

      2. Avatar de Macópio
        Macópio

        Fulano, eu tenho um Samsug Wave com o sistema operativo Bada e o mesmo foi descontinuado e você está a dizer que falo daquilo que não sei? Você é algum especialista na matéria ou usando a sua palavra pseudo-especialista? O sistema operativo da Harmony só terá sucesso (!!??) em dispositivos da Hawei!

        1. Avatar de Buckethead, o Grande, o Incrível, o Terrível.
          Buckethead, o Grande, o Incrível, o Terrível.

          Huawei, Xiomi, Oppo, Oneplus, Vivo e mais outras que não me lembro…. Esta é a diferença.

  3. Avatar de Jorge RV
    Jorge RV

    Será que só eu não percebo o problema? De que serve o sistema operativo diferente sem a loja das Apps? Se as 5 Apps mais utilizadas são americanas, e estando proibida o seu desenvolvimento, para que servirá, para os Europeus e Americanos, o Huawei com um SO novo? A própria Huawei já tinha desenvolvido 4 SO, e o Android que usa é modificado (EUMI).

    1. Avatar de Vera Lucia
      Vera Lucia

      A China, só por si, tem mais consumidores que a Europa e os USA juntos. A loja de aplicações vem logo a seguir.

      1. Avatar de Kanu
        Kanu

        Nem mais… É uma questão de tempo… E pouco. Vai calar muitos gente e muitos destes comentaristas ignorantes.

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      Existem alternativas a essas apps. Quanto a loja eles vão usar a loja de marca portuguesa.

    3. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Eles têm loja de apps, so não vem com a Google play nativamente instalada. Essas “5 apps mais utilizadas “ estão disponíveis noutras lojas, como a portuguesa aptoide, é serão totalmente compatíveis com este novo SO. E não chamaria à camada estética na EUMI uma versão modificada do Android, mas isso já é mais relativo.

    4. Avatar de mmoitas
      mmoitas

      “A própria Huawei já tinha desenvolvido 4 SO”, sim quais sao eles?

      “e o Android que usa é modificado (EUMI)”, sim, jura?

      E eu que pensava, que o EMUI era uma interface para o user e nada mais do que isso!!!

    5. Avatar de Fulano
      Fulano

      Muita confusão vai nessa ervilha…

    6. Avatar de fak
      fak

      mesmo que não tenha playstore, tem apps como a apptoide, a apptoide pode realizar negocios com os USA (apptoide é portuguesa), então a huawei através desta app pode ter acesso ao FB, insta, etc, só não as pode pré-instalar, tens de ir tu à apptoide instalar o FB.

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Harmony como os preservativos?

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Sim, parece que vai ser um SO ph0did0. A concorrência que se cuide!!! 🙂 🙂

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    À Huawei, com um novo sistema operativo, será o fim, tal como aconteceu com a Nokia e com BlackBerry.

    Sem Android, só a Apple é que se safa…

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      HAHAHAHA… Fizeste as vendas em queda da Apple rir

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    N entendi. O Harmony é igual ao Homeong OS?

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Harmony pode ser a nomenclatura internacional do Hongmeng / Ark OS

  7. Avatar de FP
    FP

    Oxalá que muitos de vocês, no futuro não comprem um smartphone da Huawei depois de ter o novo SO deles para não terem que lavar a boca pelas opinião antecipadas que já estão a mandar que o SO da Huawei terá um fim como o SO Windows Phone e BlackBerry…
    Acredito nas capacidades da marca chinesa! Por isso os meus smartphones de a 3 anos para cá têm sido só apostas na marca chinesa.. E continuará.. Farei questão de comprar um smartphone assim que sair com o novo SO

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Eu até gostava do SO Windows, era limitado, mas funcionava como um pc e em simultâneo um telemóvel.
      O meu pai ficou com esse telemóvel e está a gostar. Depois troquei para a Huawai e espero continuar, ou na Huawai ou na Low Coast deles.
      É uma marca de futuro…

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Não ao sei se pode ter esse nome, isso é uma marca de preservativos.

  9. Avatar de Ismael Guimarães
    Ismael Guimarães

    Eu nunca gostei do software da Huawei. Por muito bom que o Hardware seja excelente e os equipamentos sejam muito robustos, isso não chega.

    Era preciso muito mais; era preciso que usassem as APPS nativas do Android, sobretudo a de Contactos e Mensagens – tudo isso APPS Google.

    1. Avatar de Pedro Simões

      A beleza da coisa é que chegas à Play Store e instalada as apps que queres e tornas essas mesmas apps como as que vais usar. Eles oferecem uma alternativa, se queres usar outras és livre de o fazer. Simples e rápido! 😉

      1. Avatar de Ismael Guimarães
        Ismael Guimarães

        Era bom que fosse verdade mas não é assim. Exemplos: Smart Launcher cada vez que atualiza tenho que voltar a definir como padrão; Mensagens, a aplicação apesar de excelente, com essa marca de smartphone fica com problemas de receção e/ou envio de SMS; Contactos, não consegui ter acesso à aplicação do Google pelo Google Play.

    2. Avatar de fak
      fak

      se bem me recordo a proibição já foi levantada, a huawei pode voltar a usar apps google.

      apps nativas do android para quê quando há muito melhor? tens várias apps por aí que são mais leves que as da google, outras mais bonitas e outras com mais funcionalidades.
      para mim apps da google são para desinstalar e instalar as que acho melhores para mim.

      e a huawei tem a EMUI, não tem as apps nativas da google, tem melhor. por exemplo, a app contacts da EMUI tem uma função que merge contactos duplicados, por exemplo, tens 2 contactos para o Rui, mas 1 tem o numero o outro tem o email, o que a app faz é dar merge nos dois para criar 1 com o numero e o email, algo que a app da google não faz (pelo menos na ultima vez que a usei).

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Não foi levantada. Apenas foi dito que tinha sido.
        há poucos dias ainda constava da lista de empresas banidas. Aquilo que o trump diz e faz são coisas distintas.

        Abc

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O ban foi levantado.
          O congresso não aprova este acto que consideram ilegal tal como a própria google não quer continuar de braços cruzados.

          Ele tem o apoio da Google e congresso, presidente vale tanto quanto o nosso no que toca a poder.

          Portanto, não se orientem por noticias ou crenças, não ban coisa alguma como nunca houve, foi apenas jogada e ponto.

          Metade ou mais da minha família lá só se ri com as noticias que fazem acerca disso pois sabem que não passa de bluff

      2. Avatar de Ismael Guimarães
        Ismael Guimarães

        Desculpa?? Tu pensas o que quiseres mas ainda não encontrei melhor para contactos e mensagens.

        E, mais uma vez, sem publicidade.

        1. Avatar de fak
          fak

          tanta app por aí sem publicidade e melhor que a contacts e messages da google, ex simpler (substituto da contacts – muita mais funcionalidade, mais bonito na minha opinião, sem pub e sem in-app purchases)…

          se nunca encontraste melhor é porque não estás a procurar e se estás não é no sitio certo…

  10. Avatar de Redmi 4x
    Redmi 4x

    Sou utilizador e fã xiaomi porém acho que a Huawei não precisa da Google! O Android é livre, é Open source, baseado no Linux…. A loja, é tão fácil, para eles criarem uma loja própria…… No início vão perder…. Mas quem vai acabar por ganhar é a Huawei, porque a China vai desenvolver tecnologia para a Huawei.. e livram-se assim dos Americanos. Onde acham que os apples são montados, na empresa foxcoon sediada na china. Quanto as aplicações sociais, elas próprias vão resolver o problema, porque não querem perder os milhões de potenciais clientes…

  11. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    A china pode até ter mais consumidores que os usa e europa juntos, mas pode nao ter tanto poder de compra, daqui a uns mêses ja se podera dizer alguma coisa.

  12. Avatar de sakura
    sakura

    Os usa passaram o ponto de não retorno…..
    Com a criação do Nasdaq in China “Star Market” jà não há volta atrás….. a next apple vai ser made in China.
    está na hora de vender apple e apostar na Huawei.
    diria que o trump é um Burro.

  13. Avatar de Buckethead, o Grande, o Incrível, o Terrível
    Buckethead, o Grande, o Incrível, o Terrível

    Eu tb quero experimentar o novo sistema da Huawei quando for lançado.
    Estou é com um problema terrível, que nunca antes me tinha acontecido que é o facto deste Huawei P9 ter 3 anos e tal e está como novo.
    Quem teve a ousadia de fazer um telefone assim? Loucos, por certo.
    Assim como vou dar uma desculpa a mim mesmo para comprar o novo?
    Arrisco me a passar de solteiro para casado, de pai para avô tudo com o mesmo telefone no bolso, Huawei P9.
    Isto assim é uma chatice…

  14. Avatar de Jorge Madureira
    Jorge Madureira

    A primeira grande derrota dos EUA na sua guerra comercial, e outras se vão seguir. Trump foi avisado na altura que uma guerra comercial é fácil de perder, em contraponto ao que trump tinha dito. É impossível nos dias de hoje derrotar a China numa guerra comercial,

  15. Avatar de Martins
    Martins

    O Trump quis que os EUA não ficassem a perder no negócio global do 5G. Para isso teria que “atacar” a empresa que está mais avançada no mercado global. E foi o que fez… Só que foi um Titanic contra um icebergue em que o Titanic foi a indústria de ponta americana. Ainda por cima porque já com o exemplo da ZTE a Huawei estava de alguma forma à espera de algo deste género. Finalizando, o 5G da Huawei continuará a expandir, e os telemóveis provavelmente também. É que o SO da Huawei ao contrário do da Microsoft tem o mesmo ADN do Android o que facilita as coisas. E não menosprezem o mercado chinês… Neste mercado a Apple vai vender menos e a Huawei mais. No resto do mundo a tendência é idêntica e portanto embora tenha sido um contratempo para a Huawei é provável que no longo prazo se tornem ainda num gigante mais poderoso.

  16. Avatar de Vivu
    Vivu

    Deviam era pegar no sistema antigo da nokia actualiza-lo pô-lo á medida de um tln actual.