Hardware baseado em Arduino é implantado no corpo humano

49 Comentários

Os implantes no corpo humano são aplicados há décadas e sem dúvida que a evolução tecnológica tem feito verdadeiros milagres às limitações de muitas pessoas.

Contudo, a evolução tecnológica pode levar à criação de ideias que ainda nos fazem questionar sobre o seu papel na humanidade.

arduino_0


A Grindhouse Wetware é uma empresa norte-americana fundada por um grupo de engenheiros, programadores e entusiastas, da qual Tim Cannon é fundador, e tem vindo a desenvolver soluções “alternativas” para vencer as limitações do corpo humano.

A criação de um dispositivo para a captura da temperatura e a pulsação humana por períodos longos, melhorando a precisão de análises para determinado tipo de patologia, é agora o projecto deste grupo de trabalho. O aparelho já foi desenvolvido e foi apelidado de Circadia 1.0.

O hardware open source Arduino utilizado comunica, via Bluetooth, com um dispositivo Android, transferindo os dados captados pelos sensores. A placa de controlo tem três LEDs de alerta e a bateria utilizada é carregada por indução.

Tudo isto seria normal, não fosse o facto de ser implantada no corpo, por baixo da pele. Para testar o Circadia, Tim Cannon sujeitou-se a ser o “cobaia” e implantou-o no próprio braço.

As práticas utilizadas por esta empresa podem ser eticamente questionáveis, já que começam a ultrapassar os limites da evolução natural do homem e testa os limites da medicina e da própria biologia.

A Grindhose Wetware pretende vir a comercializar o dispositivo por um valor de cerca de 500 dólares.

De que forma avalia este avanço da tecnologia?

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André da Silva Pato
    André da Silva Pato

    O nível de intrusão não podia ser mais elevado, mas são compreensíveis as vantagens que algo deste tipo pode trazer !

    1. Avatar de SCC
      SCC

      Que vantagens?!?! medir a temperatura? medir a pulsação cardiaca e tensão arterial?

      qq dia andamos todos com uns termómetros infra-vermelhos enfiados sabe-se-là bem onde, e ainda começamos a dizer que é compreensível!

      😐

      1. Avatar de Pedro Couto
        Pedro Couto

        Isto poderá ser o inicio…Alguém tem de começar com as coisas, alguém tem de ser o pioneiro! Disto poderá evoluir-se para outro tipo de coisas muito mais úteis para o ser humano! É dar tempo ao tempo…

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Sim. Aliás, a tecnologia não nasceu logo com a capacidade de imprimir um livro em meia hora. Na altura não era nada de especial face às tarefas que nós fazíamos com mais eficiência e rapidez. Mas, evolui e estrondosamente para nós parece que está tudo inventado, mas foi a partir de pequenos passos, e esse projeto rapidamente poderá dar um grande salto e nele investigarem possíveis soluções para muitos casos na área da medicina.

      3. Avatar de M
        M

        Pode ser que quando precisares de um pacemaker, dês graças a coisas deste género.

  2. Avatar de Nuno Alves
    1. Avatar de golias17
      golias17

      O custo também interessa para um projecto ser viável! Não nos podemos esquecer disso.

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Que nojo, eu não sou um número, ou um ficheiro ambulante!

    A não ser por razões médicas, quando estritamente necessário, NUNCA implantaria uma máquina no meu corpo…

    1. Avatar de Vinicius Augusto
      Vinicius Augusto

      Desculpe dizer mas….SEMPRE fomos números ambulantes.

      No trabalho, na escola, na academia, na faculdade, no curso, na fila do banco…..

      Isso não vai mudar, e digo, se mexes com algum tipo de sistema, programa….sempre vai considerar pessoas como números, códigos. Afinal são mais manipuláveis e organizáveis 😛

      Pense nisso 😉

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Há uma diferença entre número de registo numa base de dados (como é que destingues duas pessoas com o mesmo nome?), e as próprias pessoas.

        O que eu queria dizer, é que se me querem identificar, que o façam com o que já tenho, que me perguntem uma password, que analisem os meus salinos, etc… Agora… Colocarem me uma tag como se fosse gado? Não, e não-obrigado

        1. Avatar de Annoy
          Annoy

          A nao ser que seja um Apple iPlant…

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Southpark? Essa cena fez me lembrar um episódio que fez uma paródia desse género.

        2. Avatar de MrT
          MrT

          Mas isso não já o que acontece quando andamos com smartphone no bolso?
          Somos um numero, um id para as empresas e elas sabem “tudo”… apesar das possiveis questões eticas, o que isto faz é ir um pouco mais além…..
          De qualquer forma sempre me fez alguma impressão esta coisa dos implantes… então anda com uma placa de baixo da pele… :S

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Diferente… Se não quiseres, sempre podes desligar o Bluetooth e etc’s. Ou simplesmente não usar o telemóvel, ou desligar.

          2. Avatar de MrT
            MrT

            @Nelson
            O mesmo fazes com esta placa, e qualquer outro apparelho/dispositivo… de qualquer forma ficam sempre o registo da tua compra, a não ser que seja em 2ª mão ou formas mais maradas…
            lógica não deve de ser o teu forte… -.-

    2. Avatar de iNelson
      iNelson

      Mas isso é porque a Apple ainda não lançou nada do género, senão já tinhas meia dúzia de aparelhos implantados.

      1. Avatar de Invision
        Invision

        lol top xD

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Claro… Como a google já deve ter em mente, assim podia-te mostrar mais coisas no google now e tudo…

  4. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Como tem gente estúpida nesse mundo!

  5. Avatar de João Neves

    Vídeo não disponivel no sapo mas aqui está: http://youtu.be/clIiP1H3Opw

    1. Avatar de Hugo Cura

      Agora já está disponível. Obrigado pelo alerta.

    2. Avatar de Toni Almeida

      Obrigado pelo link ad free

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Que otário… não sabia instalar um protetor de virgindade que não lhe desse uma infecção?

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    A evolução é feita a custa de gente estupida. Daqui a uns vai ser um vulgar ter um chip. Não admirava que o tlm passa-se para dentro do corpo. É uma chatice para mt gente andar com tlm na mão.

    1. Avatar de Jóni Oliveira

      “A evolução é feita a custa de gente estupida.” exatamente

  7. Avatar de xbs
    xbs

    Se fosse a ele implantava um i7 nas costas.
    Que estupidez!

  8. Avatar de ze manel
    ze manel

    Aposto que se a apple inventar qualquer porcaria semelhante os “fas” aderem, mesmo sem ser para fins medicos

    1. Avatar de Vítor M.

      Se reparares a Apple tem uma conduta de grande protecção dos seus clientes. Este teu comentário mostra um desconhecimento profundo da linha Apple 😉

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        mas isso não invalida que se crie um produto deste género com tds as garantias de protecção ao cliente. Estou no forum de novas tecnologias e estão tds com horror do futuro.

      2. Avatar de JG
        JG

        Sim! Dos clientes e dos seus produtos, por isso é que só dá um ano de garantia em vez dos OBRIGATÓRIOS dois! E como tem muito cuidado fabrica os seus produtos na China, com a qualidade CE (China Export) 😉

        Desculpa a ironia mas a Apple faz exatamente o mesmo que as outras marcas, quer é $$$$$…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se tivesse o simbolo da maçã à vista até um iMac os “fãs” enfiavam no braço haha

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Apple?

      Claro que a Apple é sempre “a má” de tudo, apesar disto, nem coisa parecida ter alguma coisa a ver com a Apple…

      Vocês fandroids, têm mesmo de arranjar “conversa”…

      Olha, o gajo da notícia é claramente um fan android, e isso nota-se… até porque o implante é android…

      E a Google é que anda a mexer com o corpo humano, com a empresa que comprou e com o Google Glass, que é só uma stepping stone para implantes oculares, já até tem uma ligação ao maxilar para transmitir som…

  9. Avatar de davi
    davi

    evolução tecnológica ??? por favor isso é um projeto nanotecnologico de pobre(aqui no brasil)a barbicha do rapaz já diz tudo!!

  10. Avatar de Alexandre Alves
    Alexandre Alves

    Grande iniciativa da pessoa. Apesar de ser arriscado mais cedo ou mais tarde alguém tentaria fazer o mesmo.

    Mais uma das coisas a tornar-se realidade vinda da SCI-FI. 🙂

  11. Avatar de João
    João

    Does it come in black?

    É uma ideia interessante, mas nem para ele foi bom…deviam ter feito um dispositivo mais…pequeno…(acho eu).

  12. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    É melhor juntarem cirurgiões à equipa assim como engenheiros que façam devices mais pequenos! 🙂 O homem não vai ficar bem tratado 😛

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Este gajo quer viver milhares de anos? Para bater o recorde de estupidez???

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Para Testar uma coisa deste tipo acho que não pensaram muito bem, a não ser no ponto de vista que assim chama mais a atenção.

    Podiam por o hardware em si, do “lado de fora” do braço, e apenas os sensores no interior do braço.

  15. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Então…? Quem gostaria de ser o próximo a implantar um “tijolo” no braço?

  16. Avatar de Malamen
    Malamen

    Mas é alguma novidade implantar algo artificial no corpo humano?

    Já alguém ouviu falar de pacemakers????

    Enfim…

  17. Avatar de Kekes
    Kekes

    Já existem aparejos UE fazem o mesmo externamente só mais um projecto que quis ser diferente.

  18. Avatar de kendimen

    No texto onde se lê “Grindhose Wetware” devia estar “Grindhouse Wetware”!

    Esta história de intervenção cirúrgica sem anestesia faz-me impressão!!!!!!!! :S

  19. Avatar de pixar
    pixar

    O meu sonho é implantar um PC de secretária num braço.

    1. Avatar de F. Gomes
      F. Gomes

      Lol, isso é estupido! Mas o meu note 3 fazia jeito, assim nao precisava de usar o gear quando nao o quisesse tirar do bolso, punha so em alta voz xD

    2. Avatar de diogo
      diogo

      ahahhah bem eu não queria uma coisa tão pesada mas só queria era implantar um destes http://phandroid.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2013/01/ASUS-Aio-5.jpg
      acham que já a vagas? ahahahahha

  20. Avatar de Dona Estultícia
    Dona Estultícia

    Tudo o que este aparelho faz pode ser feito com semelhante precisão sem ter de se colocar um autêntico tijolo debaixo da pele, mas fazendo-o desta forma sempre conseguem mais atenção mediática… é o mundo que temos.