Hackers – Vista “negra” em 2008!!!

17 Comentários

As previsões da McAfee indicam que a Microsoft vai ter de enfrentar mais de 40 vulnerabilidades no Windows Vista ao longo do próximo ano. Em causa está o crescimento no número de utilizadores do sistema operativo e a mudança das atenções dos hackers, que começam a aproveitar o facto do software estar a ganhar mais peso no mercado para começarem a aproveitar as suas falhas.


Pelas contas de Craig Schmugar, analista da McAfee, o Vista irá deter 10 por cento do mercado algures durante o próximo ano. Nessa altura será visível a focalização dos hackers no sistema operativo. O número de ameaças reportadas vai crescer significativamente e serão tornadas públicas falhas que até aqui permanecem desconhecidas.

Apesar da Microsoft passar a mensagem de que o Vista é mais seguro do que as versões anteriores do sistema operativo que distribui, a McAfee argumenta que o software tem tantas probabilidades de ser atacado como outro qualquer.

O facto de ainda não serem reportados muitos casos, ou situações graves, prende-se precisamente com a quota de mercado que o sistema operativo tem actualmente no mercado, o que leva os atacantes a virarem as atenções para outros produtos, como o XP, que continua a deter grande parte do mercado.

O Windows Vista foi lançado em Janeiro este ano no mercado e até agora conta com 130 milhões de cópias vendidas. A maioria do software foi comercializado por estar embutido em computadores novos e não pela procura directa do consumidor, mostram estudos de mercado recentes.

Fonte: TEK Sapo

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JC
    JC

    Eu francamente as vezes tenho alguma dificuldade em perceber algumas coisas. E depois desato a rir. Já não bastava a malta andar sempre a bater nos bugs que já existem, agora tb batem nos que supostamante virão a surgir hehehehe 😀

    Eu pergunto-me a mim próprio como é que por exemplo a Mac safa-se a vender iPhones com vulnerabilidades mais que conhecidas e mais que publicitadas e com uso inclusivamente de materiais potencialmente perigosos ao ambiente. Desses pouco ou nada se fala 🙂 Afinal… é Mac e do Mac só se pode falar de facilidade de utilização e design 😀

    Apenas um pequeno rant… 🙂 hehe

  2. Avatar de t@ndre

    Boa @JC
    gostei de ler 🙂

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ta bem visto : ) sim senhor

  4. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    @JC

    E vista também toda a gente compra, mesmo sabendo que tem bugs, só que acho tem muito a ver com o tamanho do universo do windows e com o universo do mac.

    Mas concordo plenamente com o que dizes.

  5. Avatar de Mukambu
    Mukambu

    Vista sucks*

  6. Avatar de SecretSoul

    JC, concordo com tudo, sem tirar nem pôr. Como já foi dito, é uma questão de domínio de mercado. Quem tem a maior fatia do universo informático é sempre o maior alvo a abater…

  7. Avatar de Felippe
    Felippe

    é um problemao o windows vista para quem tem um pc antigo
    o mais legal no windows vista nao é sua compatibilidade e sim o nivel de memoria ram que ele enxerga
    o windows xp só exerga se nao me engano 2giga de ram, depois de 2giga ele nao faz diferença em colocar mais memoria
    eu ainda to achando o windows vista muito novo pra ser usado
    estou esperando o service pack 3 para o xp

  8. Avatar de Navyseal

    Acho piada a estas noticias, que nem são noticias, toda a gente sabe que quanto maior for o numero de utilizadores, mais rapidamente se tornarão o alvo de ataques. Cada vez mais acredito que há alguém a ser bem pago para lançar estas pseudo-noticias que na verdade não passam de marketing para o Windows.
    Acaba por passar-se como no Big Brother, toda a gente dizia mal, mas todos sabiam o que se tinha passado na casa…

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    Sim isso é verdade mas o vista com o serviçe pack 7 deve de ficar a correr bem pelo menos quando sair para o mercado. Já toda gente sabe que quando um sistema operativo esta a ficar estável sai um novo passado 1 ou 2 anos.

  10. Avatar de F
    F

    @JC: Acho que querias dizer Apple e não Mac. De resto, concordo. Por exemplo o iPhone, que é mais um eye candy a preços elevadíssimos do que uma novidade de outro mundo.

  11. Avatar de Antonio Aguiar
    Antonio Aguiar

    Puro marketing daqueles que teem o maior interesse em que haja muitos ataques aos software , os que providenciam a sua defesa…usando a teoria de conspiração , acho até que os maiores provedores de procura de falhas de segurança são precisamente os “fazedores” de antivirus.

  12. Avatar de JC
    JC

    @F – Ya.. LOL… Mac = Apple. Sorry m8s 🙂

  13. Avatar de JC
    JC

    @Felippe – No Vista 32 podes ter instalada memoria fisica até 4GB e no 64 bits poder ter até 128gb. Estamos a falar de memoria fisica. Depois a capacidade de endereçamento no Vista 32, devido à propria limitação do endereçamento, vai até 3gb e no Vista 64 vai até 8 terabytes se não estou enganado.

    Infelizmente, e novamente muito por culpa dos fabricantes, só poderemos usufruir do Vista 64 bits a 100% daqui a uns tempos. Eu comprei o pacote do Windows Vista Ultimate e lá vem o 32 bits e 64 bits para instalar. O meu portatil suporta 64 bits mas acabei por instalar o 32 bits para não ter de me preocupar ainda mais com drivers e com incompatibilidade de aplicações. E também porque tenho “só” 2GB de memória. Na minha opinião o Vista 32 deve ser usado com um minimo de 2GB ou o 64bit com pelo menos 4GB.

  14. Avatar de ZeX
    ZeX

    http://crave.cnet.co.uk/gadgets/0,39029552,49293700-10,00.htm

    “Top ten terrible tech products”

    “Any operating system that provokes a campaign for its predecessor’s reintroduction deserves to be classed as terrible technology. Any operating system that quietly has a downgrade-to-previous-edition option introduced for PC makers deserves to be classed as terrible technology. Any operating system that takes six ye ars of development but is instantly hated by hordes of PC professionals and enthusiasts deserves to be classed as terrible technology.”

    Sem mais comentários… :-X

  15. Avatar de Sr. Anónimo
    Sr. Anónimo

    Nada parcial Zex, nada mesmo…

    Falem o que falar, mais tarde ou mais cedo vão estar todos a usar o Vista, mesmo os “profissionais” que tanto o odeiam.

  16. Avatar de Acir
    Acir

    Voltem no tempo, quando saiu o XP, eu fui um que demorei bastante para passar a usar (resisti bastante nao queria trocar de s.o) e hj acho o melhor sistema que operacional, disponivel no mercado

  17. Avatar de ZeX
    ZeX

    @ Sr. Anonimo

    Parciais somos todos meu caro amigo. A diferença é que alguns não o conseguem perceber nem mesmo com ajudas externas e/ou visuais. 🙂

    DQQM, o que a CNET afirma não deixa de ser verdade. Não é lá muito habitual haver campanhas de downgrade por parte dos fabricantes. Assim de repente, não me lembro de mais nenhuma e já mexo nisto há uns anos…
    Tantos que até me lembro de um tal de MS-DOS 4.0, que embora não tenha chegado ao cumulo de precipitar uma campanha de downgrades acelerou a saida do MS_DOS 5.0, tal a quantidade de problemas que aquela versão do SO trazia. Claro que eram outros tempos, a informática não tinha chegado “às massas” e estava basicamente nas mãos dos “maluquinhos” sem medo de command prompts e que, com a ajuda das BBSs e/ou revistas da especialidade, lá davam a volta à coisa. 😉

    DQQM, o grande “sucesso” do Vista está a ser bem aproveitado principalmente pela Apple e, em certa medida e dentro das limitações inerentes, também pelos restantes SOs alternativos. Não se perde tudo! 🙂

    “Development of Windows Vista occurred over the span of five and a half years, starting in earnest in May 2001,[1] prior to the release of Microsoft’s Windows XP operating system, and continuing until November 2006.”

    Removal of announced features:

    “Microsoft has also been criticized for removing some heavily discussed features such as Next-Generation Secure Computing Base in May 2004, WinFS in August 2004, Windows PowerShell in August 2005 (though this was released separately from Vista prior to its release), SecurID Support in May 2006, PC-to-PC Synchronization in June 2006.”

    http://www.winsupersite.com/faq/longhorn.asp
    http://en.wikipedia.org/wiki/Criticisms_of_Windows_Vista
    http://en.wikipedia.org/wiki/Development_of_Windows_Vista

    N’joy! 😉