Hackers roubam dados de 2 mil clientes da Vodafone

24 Comentários

A segurança informática dos sistemas é uma área de extrema importância pelos mais diversos motivos. Esta Sábado, segundo informações da própria Vodafone, os hackers conseguiram roubar dados pessoais de cerca de 2 mil clientes do Reino Unido.

vodafone_00


O ataque já foi confirmado pela própria empresa que revelou que, no total, os hackers obtiveram dados pessoais de 1.827 clientes. Segundo informa a agência reuters, o ataque recorreu a esquemas de phishing, que chegaram aos clientes via e-mail,

De acordo com um porta-voz da Vodafone do Reino Unido, os hackers não conseguiram roubar dados dos cartões de crédito ou débito apesar das várias tentativas que foram registadas entre Quarta e Quinta-feira.

Pile-of-Vodafone--SIM-car-005

Na passada semana a operadora TalkTalk sofreu um ataque semelhante, tendo sido roubados 4 milhões de dados pessoais de clientes.

Será que os nossos dados estão bem protegidos ao nível das operadoras?

Partilhar:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Berloque
    Berloque

    Tá bonito, tá……..

  2. Avatar de Ricardo Saraiva

    Quando em 2001 passei pela tmn havia um miúdo que também os atacou várias vezes tendo acesso a muita informação interna, divertia-se imenso com a situação. Como era menor de idade não lhe aconteceu nada, embora estivesse referenciado pela PJ.

  3. Avatar de Jaime
    Jaime

    É por isso que cada vez dou menos informações, fotos, e documentos…para a núvem e cenas congéneres transversais. Isto de aramazenar tretas na núvem sempre me soou meio falacioso. Mais tarde ou mais cedo está a chover a informação cá embaixo. Seguro está num disco rígido em casa onde apenas se fazem backups e se poe de lado…e nem sequer de casa sai. E mesmo assim….
    Já se abrem carros, abatem aviões, roubam informações com um telemóvel. Tudo que está na nuvem acaba por virar tempestade!

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Concordo Jaime. A cloud é uma Caixa de Pandora.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Coincidência ou não, existem alguns serviços da vodafone indisponíveis devido a manutenção no sistema.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Phishing é ataque ao cliente e não aos sistemas da Empresa…

  5. Avatar de André Alves
    André Alves

    Pelo título mas específico, até pensei que fosse em Portugal

    1. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      O objectivo era mesmo esse, senão muitos não liam 😉

    2. Avatar de Vítor M.

      Pois, porque só há Vodafone em Portugal.

      1. Avatar de dsf
        dsf

        Ainda bem que acho que foi um comentario eronico Vitor

  6. Avatar de vector
    vector

    Se foi phishing não eram hackers, eram pescadores! xd

  7. Avatar de David.pt
    David.pt

    Não se trata de uma falha da Vodafone.

    1. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      Nem mais, lá por roubarem nem que fosse 1 bilião de informações por pishing, a culpa porque seria da operadora?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Exatamente, os clientes é que inadevertidamente forneceram os seus dados pessoais.

  8. Avatar de A.
    A.

    Pode-se dizer que é só “phishing” não é uma falha da Vodafone, mas a questão como os dados dos clientes estão em Servidores Bastantes seguros, ou não quais as falhas, e sobretudo o facto de a Vodafone em Portugal ou em outros países não estar preocupado com a segurança informática também dos seus clientes…
    Não deixa de ser um sinal dos tempos, porque faço à pergunta os Hackers apenas conseguiram visualizar os dados disponíveis aos clientes via pagina tipo .aspx Cifrada ?

    Em Portugal apenas a PT fornece software anti-vírus a quem serviço TV paga, mas a versão gratuita pouco cobre e ainda por cima é da Panda…

    1. Avatar de JRibeiro
      JRibeiro

      Fico espantado pela desinformação patente em alguns dos comentários que aqui li.
      Quem diz que não confia na cloud presumo que não tenha endereço de email em servidores públicos, como GMail, Outlook, Yahoo, Sapo… Também não devem utilizar smartphones com ligação à internet. Ter um disco externo ou um servidor de ficheiros enterrado no quintal é seguro sim, desde que nunca o liguem a um computador que tenha acesso à internet e que não esteja sequer próximo de outro que tenha acesso, já que existem formas de controlar software com recurso à temperatura de um Sistema adjacente (https://www.youtube.com/watch?v=EWRk51oB-1Y). E se alguém agarra no disco externo e se passa com ele? E se apanhar água? E se queimar o disco?
      Meus filhos, a cloud é segura, mas não é um direito humano. Querem armazenamento com segurança? Pagem. Querem um email com segurança? Comprem. Os especialistas de IT que tratam da segurança dos vossos dados não vivem do ar. Fornecem um serviço pelo qual muita gente não paga e ainda se queixa. E mais acrescento, as clouds públicas são ainda assim muito seguras para serviços que são gratuitos e pelos quais nada nos pedem em troca.

      1. Avatar de Lulz
        Lulz

        Não nos pedem nada, mas ganham em publicidade, quantidade de acessos, estatísticas, etc…

  9. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Vivo no Reino Unido e esta roubo não foi nada comparados com os roubos da semana passada British Gas e TalkTalk!

  10. Avatar de AA
    AA

    JRibeiro, bem dito! as pessoas falam do que não sabem e por vezes são essas mesmas pessoas que causam estes problemas quando acreditam em mails de phishing.

  11. Avatar de Chichorro
    Chichorro

    Isto é como: “Milhares de pessoas assaltadas nos multibancos, estarão os nossos depósitos seguros?”

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Nem mais! Boa analogia.