Hackers roubam 1,2 mil milhões de passwords em todo o mundo

26 Comentários

Considerado já como um dos ataques de maior sucesso 

Os mecanismos que garantem a “segurança informática” foram mais uma vez postos à prova e mais uma vez os hackers conseguiram furar os sistemas.

De acordo com uma noticia do New York Times, um grupo de hackers de origem Russa conseguiram roubar cerca de 1,2 mil milhões de usernames + passwords e cerca de 500 milhões de endereços de e-mail.

Segundo o New York Times, a descoberta de tal roubo foi da autoria da empresa Hold Security, de Milwaukee, que o ano passado deu a conhecer o ataque à Adobe. Apesar das informações escassas, especula-se que os dados tenham sido obtidos a partir de mais de 420 mil sites, em todo o mundo. Até ao momento não há qualquer informação sobre quais as empresas “atacadas”.

Em conversa com o New York Times, Alex Holden,fundador da Hold Security, referiu ao que “…Antes ficávamos admirados quando roubavam 10.000 dados mas agora estamos na era da obtenção de dados em massa recolhidos”…os hackers não atacaram apenas empresas norte-americanas… muitas das empresas visadas estão até referenciadas na lista de 500 maiores da revista especializada Forbes”.

Alex Holden acrescentou ainda que “o “coração do ataque” é uma botnet, onde os PC’s escravizados recorrem a esquemas com SQL Injection para obter informações de sites vulneráveis”

alex

As informações que vão sendo divulgadas dão conta que o grupo de hackers, constituído por meia dúzia de jovens, sediados  na Rússia e outros no Cazaquistão e na Mongólia, já actuava desde 2011 mas apenas em Abril desde ano “aceleraram” os processos para captura de dados.

Apesar de nos últimos meses a Rússia ter sido noticia por várias situações ligadas à segurança informática (ex: Rússia dá recompensa de 110 Mil dólares a quem quebrar o Tor), a empresa de segurança não vê qualquer ligação deste ataque com o governo Russo.

Via NY Times

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    Caramba,isto é dose !! 1,2 mil milhões de passwords em todo o mundo não é nenhuma brincadeira !! É um caso bastante sério e as autoridades contra o cibercrime devem estar super-atentas a este caso !! Incrível,é gigantesco o número de passwords roubadas !!

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    Navegar na Internet é como passear na selva, salve-se quem puder.

  3. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    O ser humano é triste …

    1. Avatar de scalare
      scalare

      ser humano não é triste, triste é não se saber portar como um verdadeiro ser humano

  4. Avatar de Silva
    Silva

    Ataques vindo da Russia??
    Defensor nº1 do regime russo chamado á recepcao.

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Esta de ferias na Ucrania.

      1. Avatar de Kupriyanov
        Kupriyanov

        это я?

  5. Avatar de JJ

    Tem de ter isso muito bem catalogado… caso contrario, “não servem para nada”.
    E se tiverem tudo bem catalogado, estamos perante um grupo de indevidos muito bem organizados.

  6. Avatar de superneo
    superneo

    ladrao que rouba ladrao tem 100 anos de perdao

    1. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      E se eles tiverem roubado dados teus? És ladrão?

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Estas pass’s numa base de dados, usadas em modo brute force é lindo é.

    1. Avatar de Programador
      Programador

      Porém a maioria dos sistemas tem bloqueio depois de determinadas tentativas, já para evitar força bruta.

  8. Avatar de navyseal
    navyseal

    Recordando o Pedro Pinto sobre a sua resposta tida a 30 de Junho de 2014 às 12:14 am: https://pplware.sitedev.pt/informacao/hackers-publicam-nomes-de-funcionarios-de-bancos-portugueses/

    E recordando as terminologias: pplware.sapo.pt/informacao/terminologias-%E2%80%9Chacking%E2%80%9D/

    Sim eu sei que sou chato sempre a insistir neste ponto, mas infelizmente parece que é algo dificil de se atinar por aqui.

    Eu sei que esta é uma noticia publicada no NYT e como generalista que é precisa de usar termos curriqueiros não técnicos para que os seus leitores entendam, já o pplware não é um blog generalista tem um nicho especifico, não faz sentido optar por ser curriqueiro no que toca à informática.

    1. Avatar de Vítor M.

      Quem está a ser corriqueiro és tu, com essas manias, desculpa lá 😉 estás com a mania que é que sabes e que devemos vergar à tua opinião. Obviamente que temos a nossa e firme. Aceito a tua, mas não que concorde com ela, temos opiniões diferentes 🙂

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas navyseal

      Diz-me a que te referes e que termo ficou em “divida”. Script kiddies?

      (Como referiste e bem, este é outro artigo generalista)

      1. Avatar de navyseal
        navyseal

        Se os «hackers» englobam tudo, então todos os trabalham nos hospitais serão médicos desde que vistam bata branca? – é uma pergunta retórica.

        Refiro-me exclusivamente ao uso prejurativo do termo «hacker» qualquer coisa publicada no sentido negativo é essa a palavra eleita em detrimento das palavras correctas que poderiam ser Cracker, Cybercrook ou script kiddies, etc dependendo do contexto. É só isso que é requerido nada mais, mas parece aparentemente ser uma coisa do outro mundo chamar os nomes correctos aos bois.
        Ao fazeres um resumo do texto original, nada te impede de aplicar a terminologia/denominação correcta, pois o artigo original é feito para utilizadores generalistas, aqui pode ser adaptado para os leitores mais virados para a área tecnologica.

  9. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    “onde os PC’s escravizados recorrem a esquemas com SQL Injection para obter informações de sites vulneráveis”

    Fogo, mas em que ano estamos nós? As empresas na Forbes 500 são assim tão pobres que não têm capacidade de corrigir um problema que foi descoberto à mais de uma década.

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      O problema não é bem o ter que corrigir. O problema aqui também são os maus programadores que fazem as coisas às 3 pancadas.
      Basicamente o que se passou foi isto:

      http://xkcd.com/327/

      O facto de ter sido em 2014 só faz com que seja triste.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Programadores com stress, pressionados e sem tempo :)…as vezes acontece

        1. Avatar de Só um gajo
          Só um gajo

          Nem me fales disso. Eu trabalho na equipa de desenvolvimento da framework que serve de base a todas as aplicações da empresa onde trabalho.
          Por vezes tenho que resolver bugs em componentes de código feitos por outras pessoas. Grande parte das vezes dou de caras com erros de programação que não lembram a ninguém. Chega a ser um pesadelo…

        2. Avatar de Deus
          Deus

          Adorei esses BD 😀

  10. Avatar de Zé

    Afinal ainda não conhecia todas as novas palavras do novo acordo ortográfico.

  11. Avatar de luislelis
    luislelis

    Com tantos ataques a privacidade, devido a pobre ou inexistente politicas de seguranca , e altura de criar uma autoridade fiscalizadora tipo (PCI DSS).
    Aquele abraco

  12. Avatar de João Silva
    João Silva

    De facto a segurança de acessos só deve ficar menos vulnerável quando os sistemas só permitirem validações biométricas. Mas ainda falta muito para ser um standard nas tecnologias.

    1. Avatar de NT
      NT

      Pois,

      Depois aparecia a ‘nóticia’
      Site http://www.sitequefazesologincomimpressõesdigitais.com hackeado, por favor mude as suas impressões digitais.

      A solução para a segurança informática é as empresas terem bons técnicos e em quantidade sufeciente. Depois acho que é da responsabilidade de todos fazerem auditorias ao código que utilizam (principalmente se for opensource) e relatem/corrigam os bugs encontrados (num caso recente do openssl acredito que muitas empresas que usam ssl podiam ter dispensado “uns trocos” para o projecto e/ou auditar o mesmo)
      Depois o “pessoal da informática” é doido quando diz que têm que actualizar o software ou que têm de passar umas semanitas a verificar software. O “pessoal da informática” tem é que instalar o office (pirata) no computador do chefe e dos amigos do chefe, resolver vírus nos computadores pessoais deste ou daquele, meter a sport tv a dar no computador sem se pagar, etc. Pois e quando alguma coisa corre mal (tipo a base de dados foi ao ar e não existem backups) a clupa é “erro do informático…”

      Lógicamente nem todos os ataques seriam resolvidos mas pelo menos GRANDE parte deles eram mitigados.

      Já agora para os interessados… https://www.qualys.com/research/vulnlaws/

  13. Avatar de Miguel Mestre
    Miguel Mestre

    Entraram na minha conta de Skype e enviaram isto para alguns amigos. Aconselho toda a gente a mudar passwords!

    [08:23:51] Miguel Mestre: Hi! I am russian hucker. Как дела?
    [08:24:26] Miguel Mestre: Как в португалии дела?
    [08:24:51] Miguel Mestre: Пока ты это читаешь я взламываю твои контакты и банковские реквизиты.
    [08:34:25] Miguel Mestre: Olá. Tenho enormes nevpriyatnosti. Você pode emprestar algum dinheiro?