Hackers islâmicos atacam em Portugal

57 Comentários

A sensação que o mundo é pequeno e que embora estejamos num canto longe dos olhares dos mais poderosos, não é razão para nos sentirmos seguros e afastados do poder que a Internet coloca nas mãos do cibercrime.

Apelidam-se Dr. SHA6H e apresentam-se em diversos canais da Internet como defensores da causa islâmica e de Bin Laden. Ontem conseguiram transformar o site do Tribunal da Relação do Porto num espaço de apologia dos movimentos radicais muçulmanos. Durante várias horas, o portal do tribunal português esteve bloqueado e só ao final do dia a normalidade foi reposta.


Numa análise preliminar os ataques apenas tiveram uma acção de vandalismo informático, com danos no acesso às matérias do site, sem aceder a informação sensível.

Segundo o Diário de Notícias, O grupo será responsável por mais de oito mil ataques a sites de todo o mundo ocorridos desde Novembro. Como é normal nestas situações e dados os contornos que envolvem estes ataques, as polícias têm dificuldade em aceder a dados que permitam identificar autores.

O site do Tribunal da Relação do Porto, no endereço www.trp.pt, foi ontem atacado por piratas informáticos islâmicos e esteve indisponível durante algumas horas. Só ao final do dia é que a normalidade foi reposta. O sítio na Internet do tribunal ficou completamente desfigurado pelo hacker denominado Dr. SHA6H com mensagens de apoio a Bin Laden, o símbolo da bandeira da Arábia Saudita e música islâmica. Desde 21 de Novembro, esta comunidade já atacou 8401 sítios, umas vezes fazendo invasões em massa outras vezes locais únicos, como o do Tribunal da Relação do Porto.

Ainda recentemente, o Dr. SHA6H destruiu cinco sites de propriedade de diferentes municípios das Filipinas. Mas os campeões dos ataques são sites dos Estados Unidos da América, Brasil, Argentina, Roménia, Austrália, França, Reino Unido, Finlândia, Canadá e a Polónia. O grupo parece actuar de forma indiscriminada.

O alvo tanto são organismos governamentais ou instituições como lojas de roupa ou cosmética, podendo a facilidade do ataque estar na capacidade de cada servidor resistir. A página invadida fica completamente toda negra e são inseridas mensagens em inglês com palavras de apoio à causa islâmica e antigovernos ocidentais. A música árabe é também uma constante.

Em vários outros locais na Internet, com um canal no YouTube ou em páginas no Facebook, o Dr. SHA6H – que deve ser mais do que uma pessoa – exulta acontecimentos da Primavera Árabe e países como o Egito, a Tunísia e a Síria, cuja bandeira aparece agora frequentemente em vários espaços usados pelos piratas. O primeiro sinal do hack é que o site não mostra mais nada a não ser o seguinte texto: “Hacked by hacker”. Depois são inseridas as mensagens. À partida estes ataques apenas invadem o espaço sem causar danos de especial gravidade.

Na gíria informática, estas desfigurações de conteúdos na Internet resultam da acção levada a cabo por um cracker, que quebra as barreiras de segurança de um sistema, alterando o conteúdo existente na página. O craker quebra com a sua acção a segurança dos sistemas para praticar actos de vandalismo. Por isso, o site do Tribunal da Relação do Porto foi ontem rapidamente restabelecido após a “invasão” por algumas horas.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LOL
    LOL

    desde que os nossos não sejam atacados… ataquem o da pj, governo, tribunais … a net deve ser livre… agora meterem regras para não fazermos download’s está errado, a NET TEM DE SER LIVREEE….

    1. Avatar de Velhotas
      Velhotas

      nao acho que devias de dizer dessa maneira, (mas cada um com a sua ideia claro) eles nao proibem fazer downloads, pois sendo assim a steam ja devia estar em baixo de todos os dias estarem a mandar milhares de Gb em upload de jogos 😀 simplesmente estao a tentar parar com a troca de dados que nao foram pagos como musicas, filmes, jogos, ect, tambem acho mal estarem a ser tao radicais ao ponto de ter uma copia de um disco que comprei e multarem por ter um “backup” das minhas musicas favoritas, mas pela logica deles, basta o simples acto de passares uma pen com a copia de uma musica a um amigo que é considerado pirataria… estamos a falar de vandalismo de websites publicos, eles nao roubaram informaçao (neste caso), so bloquearam o seu uso ao publico para expressar as suas ideias, mesmo as mais doidas 😀

      1. Avatar de SKY
        SKY

        APOIADO VELHOTAS!!!!!!!!

    2. Avatar de Progster
      Progster

      O que é que alhos têm a ver com bugalhos? Realmente um grande “LOL”, tal é o que vai para ai…

    3. Avatar de wolf
      wolf

      Pela tua lógica, a via pública é livre, então, podemos faezr tudo o que quisermos… Tu gostavas que eu entrasse no teu PC e partilhasse coisas tuas sem a tua autorização? Pirataria é isso mesmo, partilhar conteúdos sem autorização.

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Bem dito wolf. É isso mesmo!

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          A net deve ser livre mas todos temos de ter a consciência que a nossa liberdade acaba quando começa a liberdade do vizinho…

          1. Avatar de Senpaii
            Senpaii

            A liberdade nem sequer existe, se existirem regras.
            A liberdade não acaba onde começa a do outro, acaba quando impôes regras.
            Liberdade pressupõe ausência de regras (mesmo que seja errado).
            Liberdade, Igualidade e Fraternidade é só uma fachada para nos fazerem acreditar que existe algo melhor.

  2. Avatar de Velhotas
    Velhotas

    E no final de tudo isto, nao ganharam grande coisa.
    já lei-o isto sem grande alarme, acontece todos os dias, mas nao percebo é como raio foram estes crackers arranjar logo um website tao “conhecido” como o tribunal do porto 😀

    1. Avatar de dek
      dek

      Fácil, eles não procuraram um site em específico. Eles colocam um programa a fazer isso automaticamente para milhares de sites.

      1. Avatar de Velhotas
        Velhotas

        E acabamos por aprender todos os dias xD
        O meu mundo informatico é mais á base de hardware e modding, por isso sou 0<- neste assunto, mas expremir ideias nunca matou 😛

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Bingo!

        Isto é mais tipo “script kiddies avançados” do que propriamente hackers a sério.

        O que eles fazem é automaticamente explorar falhas mais que conhecidas em sistemas que não devem ver atualizações desde o tempo em que os animais falavam.

    2. Avatar de vrc
      vrc

      “Ainda recentemente, o Dr. SHA6H destruiu cinco sites de propriedade de diferentes municípios das Filipinas. Mas os campeões dos ataques são sites dos Estados Unidos da América, Brasil, Argentina, Roménia, Austrália, França, Reino Unido, Finlândia, Canadá e a Polónia. O grupo parece actuar de forma indiscriminada.
      O alvo tanto são organismos governamentais ou instituições como lojas de roupa ou cosmética, podendo a facilidade do ataque estar na capacidade de cada servidor resistir. A página invadida fica completamente toda negra e são inseridas mensagens em inglês com palavras de apoio à causa islâmica e antigovernos ocidentais. A música árabe é também uma constante.”
      …estes crackers são do NORTE CARAGO!

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      Claro, eles querem sites com abertura ao exploit que eles estão a usar.

      Isto são crack-noobies, fazem-no apenas porque podem e não porque tem de o fazer.

      O dificil é chegar a um sitio pretendido e faze-lo, pois pode não ter as aberturas que queremos e aí não é com programa é com inteligencia.

      1. Avatar de Velhotas
        Velhotas

        tudo bem, mas pergunto, sendo n00bies que podem ganhar eles depois de vandalizar tantos websites? pelo que percebi na noticia, eles ja causaram problemas em quase todo o mundo, (mesmo sendo basicos de remover) nao acho que consigam fazer tudo por manual, dependendo tambem para onde vao fazer asnerias, 8401 é um numero demasiado alto para um grupo de 15 – 20 pessoas (isto eu a supor)e idade nao se mete em causa, um grupo pequeno tem que ter ajuda (software/hardware) para conseguir causar tantos ataques em tao pouco espaço de tempo.

        P.S: volto a dizer, sou 0<- neste tipo de assuntos, qualquer tipo de comentario meu é como pedir esclarecimento de duvidas 😀

        1. Avatar de Progster
          Progster

          Penso que é óbvio para toda a gente, o que eles pretendem ;), assumindo que não são “Jockers”.

          1. Avatar de Velhotas
            Velhotas

            se for para mandar a mensagem de que Àla é grande, estao a fazer no pais errado xD aposto o meu piao de madeira que 80% da populaçao que usa o site do TRP sao seniors com idade superior a 50(?), como se diz, “burro velho nao aprende linguas” se é que me entao a entender 😀
            (Respeito todas as relegioes no mundo, ao evocar Àla/Deus/ect nao significa que quero faltar ao respeito :P)

          2. Avatar de David Santiago
            David Santiago

            Esses gajos que vao lutar no pais dele , so os portugueses e que hackam sites portugueses e americanos xD

      2. Avatar de ty
        ty

        Existe pelo menos um programa para windows, que faz tudo sozinho praticamente. É muito básico pelo que vi no youtube. Nunca experimentei. Com o teclado é mais fixe 😀

        Quando experimentei isto fazia um script simples a correr, se o site apresenta-se um erro possível de hackear. Ía bisbilhotar com o teclado o dito.

        Resumidamente ficou sem piada.. alguns sites usam passwords tão básicas que nem é preciso tal coisa em modo random.

        Outros pior ainda já estão minados. Existem aos montes! Basta aceder à url minada e tá feito. É só upar um index diferente.

        Sou contra isso claro 🙂

        1. Avatar de Progster
          Progster

          Lol, claro…

  3. Avatar de R. Peres
    R. Peres

    Quem é o Ben Laden? xD

    1. Avatar de Nuno Gonçalo Tavares Roque
      Nuno Gonçalo Tavares Roque

      é o primo americano do bin.

  4. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Site construido em Joomla 1.5, não atualizão os patchs de segurança do joomla e dos components da nisso, miudos a tirarem o site do ar.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Não atualizão??

  5. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Realmente só M…. é que nos aparece e acontece!…

  6. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Deviam era sacar o dinheiro todo da conta do passos, relvas, gaspar, etc….

    1. Avatar de Nffa
      Nffa

      para que? queres que te roubem ainda mais?

      Abraço

      1. Avatar de Velhotas
        Velhotas

        +1
        Ele tem razao, o dinheiro da conta deles é o *nosso dinheiro* 😀 por isso:
        “Ladrao que rouba ladrao tem 100 anos de perdao”

        1. Avatar de Progster
          Progster

          Repito, em que é que isso contribuiria para o bem comum?

          1. Avatar de Velhotas
            Velhotas

            eu?
            Cultura geral, num pais triste tambem temos que nos rir um pouco nao concordas? 🙂
            se levas-te a mal alguma coisa que comentei, peço já desculpas, simplesmente só estou a tentar animar a malta!

          2. Avatar de Progster
            Progster

            Não tenho nada que levar a mal ;). Simplesmente estava a desenvolver a conversa.

          3. Avatar de Velhotas
            Velhotas

            bem se vamos por caminhos desses xD
            bem comum? nao posso dizer que é um bem, pois era dinheiro supostamente nosso a ir para fora encher a barriga a outros 😛 e visto que a midia hoje em dia gosta de falar por tudo e por nada 😛 (o ppware nao conta! aqui só se fala do que se ouve!) se as contas dos nossos governantes fossem “roubadas” imagina só que que seria a nossa imagem lá fora, nao era bonito estar a falar com amigos de inglaterra e estarem a comentar que portugal foi assaltado, mas tambem nao estou a ver outra forma de “castigar” estes nossos senhores doutores 😀 só sabem de dinheiro e só dinheiro querem, pergunto eu, qual seria a melhor maneira de mostrar ao mundo que tipo de governo temos sem que suje a imagem de portugal? era uma boa questao, ja que desenvolvemos projectos maravilhosos e no final eles apoiam os ovos estrelados instantâneos” 😀 Portugal podia ser grande, mas o problema é que a barriga dos politicos é ainda maior!

            Comentem a minha ideia, seja bom ou mau, gosto de desenvolver e fortificar as minhas ideias! 🙂

            Cumps
            Velhotas

    2. Avatar de Progster
      Progster

      Em que é que isso contribuiria para o bem comum?

    3. Avatar de Paulo Bastos

      Acho que em Portugal faz falta uma coisa tipo Comando Cibernético de Defesa como alguns países já começaram a implementar.

      1. Avatar de Progster
        Progster

        Faz cá falta tanta coisa…;)

      2. Avatar de Velhotas
        Velhotas

        e sera que vai compensar o dinheiro? salvo erro que para criar uma Defesa Cibernautica é preciso milhões para infra-estruturas e desenvolvimento, nao é bem a minha area mas acho que portugal, mesmo um dos paises mais deselvolvidos em termos de tecnologias na europa, nao tem suporte financeiro para tal 😛 pelo menos é o que acho, mas era engraçado ter uma coisinha como essas e mostrar ao mundo do que somos capazes 😀

        1. Avatar de Progster
          Progster

          Existem outras prioridades mais importantes.

          1. Avatar de Velhotas
      3. Avatar de NT
        NT

        Sim e não…

        Pelo andar da carruagem lá iam gajos com um curso superior em informática (tirado num fim de semana… e duas horas!) a serem pagos a 500€ hora (quer dizer das 9H ás 12H e das 15H as 18H, porque fora dessas horas já é trabalho ‘extra’…)
        Um segundo ponto, dado ao grau de conhecimento de informática dos nosso politicos (tirando casos tipo se for para roubar bancos e depois meter o dinheiro dos contribuintes para ‘salvar’ o banco) tinham que primeiro formar Curso de utilização de equipamento informático… Conhecimentos básicos de rede… … … E por aí fora. Depois disso pediam pelo menos uns 10 estudos a ‘escritórios’ privados dos ‘amigos’, de seguida o ‘amigo’ que tivesse o cargo se Gestor disponível na impressa ficava responsável pela instalação do sistema… Acho que já dá para etender o esquema…
        Pelo que sei, portugal (a nível administrativo) tem um dos sistemas mais furados da Europa. (Também temos que ter em conta que já temos muito online…)
        Acho é que deviam meter os tribunais a trabalhar em condições e fazer LEIS que não estejam em conflito umas com as outras… De seguida julgar a cambada de gatunos sem vergonha que andam por aí (já tinham uma recuperação de uns bons milhões de €€) e aí já teriamos dinheiro para pagar a BONS eng. informáticos (SIM PORTUGUESES!!!)e fazer uma boa proteção da nossa rede!

    4. Avatar de Progster
      Progster

      @Velhotas, Por motivos óbvios e à vista de toda a gente, aqui não me parece o local indicado para desenvolver a conversa, se quiseres dás um salto ao fórum e ai sim,
      já tínhamos “condições para trabalhar”. 😉

      Voltando à questão, independentemente da quantia que as pessoas em questão têm ou deixam de ter, o dinheiro é deles, e independentemente de o “terem ou não merecido”, trabalharam por ele e têm todo o direito de o usufruir, logo
      gostavas que fossem à tua conta “sacar” o teu dinheiro? Não me parece.

      A “imagem de Portugal” já anda a ser denegrida à umas boas décadas… ;), e não são só os politicos, somos todos nós de uma ou outra maneira.

      E se achas mesmo que era uma forma de “castigar” os nossos politicos, estás bem enganado. Queres saber como é que os castigavas? Não ias votar… 😉

  7. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Mais um defacement, nada mais nada menos que umas paredes pintadas com grafittis… sem importância.

  8. Avatar de Paulo Seichinha
    Paulo Seichinha

    Eles que coloquem uma IED na assembleia da república com todos os políticos lá dentro e deixe-se destas paneleirices. Faziam um grande favor ao povo português.

    1. Avatar de Velhotas
      Velhotas

      e desperdiçar uma alma assim tao boa? 😛

    2. Avatar de meh
      meh

      Homem explica-te! podias ter dito logo bomba, mas não, “IED” deves ser como a personagem do Nilton “sou mta fixe eu”.

      Alem de tudo, só resolvias uma parte do problema, que é tira.los do poder, e depois? o que vem a seguir? anarquia ?

  9. Avatar de lmx
    lmx

    Isto realmente veem a calhar…agora que Portugal não teem um organismo definido de segurança nacional..
    Deus queria que não se lembrem de ler os email do PR lol

    cmps

  10. Avatar de lmx
    lmx

    Desculpem-me o offtopic…

    Alguém sabe como desligar a indexação automatica no windows??
    Não sei se é isto, mas preciso de realizar uns testes com windows…o disco da minha maquina não para…o mesmo não acontece em outros SO’s que tenho…
    Alguma pista?
    Win 7

    Obrigado

    1. Avatar de Progster
      Progster

      BIG OFFTOPIC…

      És capaz de te capaz melhor no fórum… 😉

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas..

        Eu sei isso, e por isso pedi desculpa a todos… 😉

        Como precisava urgentemente, e como eu na minha ideologia de vida, sempre que posso e sempre que alguém precisa avanço numa tentativa de ajuda…perguntei.

        Esgotado este recurso…reta-me esse. 🙂

        Obrigado na mesma 😉

        cmps

        1. Avatar de Progster
          Progster

          Fazes tu muito bem, mas por motivos óbvios e à vista de toda a gente o fórum, tem mais condições para te ajudar.

          Foi por isso que o sugeri. 😉

  11. Avatar de César Oliveira

    Claro que atacaram o site do tribunal da relação do porto
    O site é muito inseguro, é feito em Joomla
    Até um hacker de 5 anos fazia isso

    Sites feitos em CMS abertos dá nisso mesmo.

    Cuidado com os CMS abertos, como Joomla, WordPress e Drupal.

    Cumprimentos
    César Oliveira

    1. Avatar de Progster
      Progster

      O @malainho, outra não cara. Já chega. 😀

  12. Avatar de zeca
    zeca

    em Portugal não, na galiza…
    incha!!!

  13. Avatar de ze manel
    ze manel

    Ainda à quem acredite que com um router cisco está bem protegido…santa ignorância!!!