Hacker português suspeito de roubar 400 mil euros

28 Comentários

Nos últimos dias têm sido várias as notícias relacionadas com ataques informáticos, em especial em Portugal. Depois da notícia do jovem hacker de 16 anos que foi detido em Lisboa pela PJ, hoje a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ informou que foi detido um hacker português suspeito de roubar 400 mil euros de instituições bancárias.


Um indivíduo de 31 anos foi detido pela PJ “pela presumível prática de crimes de burla informática, falsificação, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais”.

No comunicado divulgado esta sexta-feira, a PJ revela  que foram obtidas informações que “consubstanciam na manipulação de dados sobre transferências bancárias, acesso ilegítimo a sistemas de correio eletrónico dos ordenantes das operações com posterior branqueamento dos valores ilicitamente obtidos”.

Para a abertura de contas bancárias eram utilizados dados falsos. Segundo apurou a PJ, os danos causados são superiores a 400 mil euros.

A Polícia Judiciária prossegue as investigações, no sentido de apurar a natureza e a extensão das conexões criminosas, continuando a acompanhar casos concretos de fenómenos criminais semelhantes.

O detido será presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Leia também…

Piratas informáticos: Instituto de Defesa Nacional atacado

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Burro!
    Para passar incólume a estas situações tem de ser de 5 milhões para cima!
    Vejam os “Sócrates”, “Salgados”, “Oliveiras Costas”, “Cavacos”, …

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Era isso que ia dizer.
      Assim não ganha tachos na política LOl

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Pois, com 400k também não vai longe, compra uma casita e fica teso.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Bolas…não és nada meigo lol
        Se ele fizer um bom investimento até poderia não trabalhar mais o resto da vida.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Se ele investisse 400000€ e a TANB fosse a 0.30% num depósito a 360 dias, ele só receberia 864€de juros líquidos num ano!
          Se dividires 864€ por 12meses, só fazia uma poupança mensal de 72€!

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Obrigado. Contar com os bancos pra ganhar alguma coisa? Tá bem tá 😛

          2. Avatar de juq
            juq

            Já nao vivemos em 1980s
            Pessoas que metem dinheiro a render no banco, vivem no mundo encantado dos brinquedos…
            podem meter para “segurança” mas para aumentar a poupança… nop

      2. Avatar de Yuras
        Yuras

        Depende do sítio, onde moro 400k compras um castelo :p

        1. Avatar de Saxo CUP
          Saxo CUP

          Castelinho, vá

        2. Avatar de Miguel Madeira
          Miguel Madeira

          Onde é que moras?

  2. Avatar de Zed Mendes
    Zed Mendes

    ladrão que rouba a ladrão…

  3. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ladrao que rouba ladrao tem 100 anos de perdao

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Ladrão que rouba ladrão (< 5000000€) e não desviou portanto tem 100 anos de prisão… xD

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Bolas entao nao soube fazer as coisas bem só 400 mil, para mim já chegava para andar de cabeça erguida. è sempre o mesmo só roubou 400 mil se tivesse roubado 400 milhoes a historia era outra.

  5. Avatar de Alvega
    Alvega

    “hacker português suspeito de roubar 400 mil euros de instituições bancárias”, pese embora eu e a generalidade do pessoal, deteste,Bancos,Banqueiros e alguns Bancários, nao está certo. A julgar pelos posts anteriores, existe uma certa condescendência, pelo Hacker, mas está errado. Nao é pelos 400k, nem pelo alvo “banco”, mas sim pela fragilidade de um sistema que se quer BLINDADO e SEGURO: lembro que é já preconizado por muitos que a médio \ curto prazo, o dinheiro tal como o conhecemos vai ACABAR, tudo será resumido a zeros e uns. Comodidade, controlo de capitais, fuga aos impostos, SEGURANÇA, sao entre outras as premissas para levar avante esta nova REVOLUÇÃO, e como querem que eu acredite se um tipo qualquer entra nas contas de um Banco e saca “guito” como dá cá aquela palha !! Onde estao os paladinos \ propagandistas, da SEGURANÇA, que costumam Postar \ comentar aqui no Blog ?

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Nem eu teria dito/escrito melhor

  6. Avatar de bill
    bill

    só espero que tenha roubado ao filhosde…. dos politicos corruptos e banqueiros

  7. Avatar de JJ
    JJ

    Uns 2, 3 anos na prisão… e depois fica com trabalho garantido na secção de crimes informáticos da PJ.

    1. Avatar de Saxo CUP
      Saxo CUP

      para lixar pessoal que baixa imagens sem a marca d’agua do shutterstock

  8. Avatar de Expect Us
    Expect Us

    Well done, pena ter sido descoberto.
    We do not forgive,
    we do not forget,
    we are anonymous,
    Expect us.

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      You talk to much for an anonymous.

  9. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    E para quando uma segurança a sério nos bancos, no estado e tudo o mais?
    É que parece demasiado fácil fazer-se passar por terceiros ainda hoje em dia. E depois são capazes de andar décadas a chatear alguém porque algum malvado andou a burlar o sistema.
    Isto deveria ser feito de tal maneira que fosse proibido ficar associado a o que quer que seja se não fosse tipo certificado por dois notários diferentes em locais e dias diferentes, tudo bem filmado e com som… impressões digitais e tudo o mais, para não ser nada fácil de qualquer artista passar-se por terceiros, e se o fizer para ser relativamente fácil desmascarar a situação e deixar os verdadeiros, mas que nada têm haver com a situação, incólumes.

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      E logo a seguir vais te queixar da falta de privacidade?

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        A queixa é clara: actualmente é fácil, a qualquer um com coragem para isso, falsificar contractos e documentos, por vezes com a colaboração directa do vendedor do bem/ serviço, podendo até nem existir qualquer bem ou serviço e ser tudo inventado.
        Geralmente cabe sempre a quem é o acusado provar que não teve nada haver com tal, quando deveria ser quem acusa que deveria ter não só provas, mas sim provas sólidas e realmente credíveis de que a pessoa realmente adquiriu determinado bem/ serviço, sabia das condições correctas e aceitou-as de livre e espontânea vontade. Daí a tal sugestão de dois notários diferentes em locais diferentes e de tal ser ainda registado em vídeo e voz para reduzir ainda mais as chances para falsificações.
        Porque basta arranjar uma fotocopia do BI ou Cartão de Cidadão que é pedido um pouco por todo o lado ainda hoje em dia, e falsificar a assinatura num documento qualquer e agora provem lá que não foram vocês… se calhar às vezes nem precisam de fotocópia nenhuma, basta terem o papel assinado e testemunhas falsas (por exemplo os burlões envolvidos).
        A privacidade é importante, e é possível obter a mesma com o sigilo profissional e alguns outros procedimentos técnicos nos casos em que sugiro que deve existir as tais provas sólidas.
        E claro que para tudo o resto que não implique possibilidade de a pessoa ser processada normalmente, tipo: pré-pagamentos ou pagamentos contra-entrega (nos casos em que as empresas já têm o artigo de forma natural como parte do seu negócio) poderia continuar a ser como é agora. Agora contractos de prestação de serviços onde é mais fácil de existir fraudes deveria ser sempre obrigatório tal.

  10. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Agora todos sao hackers e tal xd. Hacker que é hacker nao diz que o é. É tudo muito giro copiar nomes/nicks e dizeres depois queixam-se

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Foge,que isto são umas atrás de outras… É impressionante !! 🙁

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Bem e pelos 400K, porque eles ficam com milhões e nada ou pouco lhes acontece e mesmo que vão para a prisão com as reformas que obtiveram e o que amealharam estão muito acima de todos nós.
    Roubar é mau mas nos meio desta idiotice toda acho que aqueles que roubam para comer ou sobreviver não os consigo condenar.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Bem e pelos 400K, porque eles ficam com milhões e nada ou pouco lhes acontece e mesmo que vão para a prisão com as reformas que obtiveram e o que amealharam estão muito acima de todos nós.
    Roubar é mau mas nos meio desta idiotice toda acho que aqueles que roubam para comer ou sobreviver não os consigo condenar.