Há novos sinais de trânsito! Entram em vigor dia 20 de abril

31 Comentários

A ANSR lançou a campanha “Novos Sinais, maior segurança”, que tem como objetivo divulgar o novo Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST). Os novos sinais entram em vigor já no próximo dia 20 de abril de 2020.

A campanha, a decorrer entre os dias 14 e 20 de abril, irá dar a conhecer os novos sinais, entre os quais se destacam aqueles que vêm introduzir uma melhoria na segurança rodoviária dos utilizadores vulneráveis.

Fique a conhecer alguns dos novos sinais.

Há novos sinais de trânsito! Entram em vigor dia 20 de abril


A partir do próximo dia 20 de abril entrará em vigor a primeira grande revisão ao Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST) aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 22 -A/98, de 1 de outubro. Este novo regulamento visa o aperfeiçoamento e a atualização da sinalização rodoviária em conformidade com o Código da Estrada e em alinhamento com o Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária — PENSE 2020.

Esta revisão do Regulamento, segundo a ANSR, introduz o sinal H46 – Zona residencial ou de coexistência – que indica a entrada numa zona de coexistência, concebida para a utilização por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito estabelecidas no Código da Estrada, nomeadamente no seu art.º 78º – A.

Há novos sinais de trânsito! Entram em vigor dia 20 de abril

A definição destas zonas deve observar os princípios e regras de dimensionamento constantes no Manual de apoio às “Zonas Residenciais ou de Coexistência”, elaborado e aprovado pela ANSR, em cumprimento da medida, A14.62 do PENSE2020, que contempla também o Manual de apoio à implementação de “Zonas 30”. A implementação destas zonas, de uma forma tecnicamente suportada, contribui para a melhoria da segurança rodoviária dentro das localidades, nomeadamente dos utilizadores vulneráveis.

Há novos sinais de trânsito! Entram em vigor dia 20 de abril

Foram também introduzidos novos sinais de informação, novos símbolos de indicação turística, geográfica, ecológica e cultural, bem como a representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e dos sinais luminosos.

Novos Sinais de Trânsito

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Os sinais já estão expostos em todo o lado. Mas infelizmente ai não percebi o que significam. Sobretudo o “VC” e o zona ZER…

    1. Avatar de Paulo Marques
      Paulo Marques

      VC se não estou em erro é o sinal para identificação do Via Card (cartão de pagamento utilizado por exemplo na ponte 25 de abril). O zona ZER é sinal para indicação de zona para circulação exclusiva de veículos zero emissões.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        O Via Card não era verde?

        1. Avatar de Paulo Marques
          Paulo Marques

          A via verde sim, e continua a ser, o via card é azul e laranja se não estou em erro.

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Já saquei os PDFs para ir lendo…

  3. Avatar de Ruben
    Ruben

    A serio? Lince ibérico? E como condutor que manobra devo fazer caso veja um?? ahaha
    Via prioritária para quem vai acompanhado também parece justo. Se se lixem os solteiros 😛

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Caso vejas um lince ibérico, faces o mesmo caso vejas o sinal referente a animais ou animais selvagens ou a crianças ou pessoas idosas. Assim espero. Já os solteiros, que dizer…olha resolve isso. Mas é um sinal ridículo. A taxa de ocupação deveria ser 4 ou mais e não 2 ou mais.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      O objetivo desse sinal é fazeres car-sharing com os teus colegas de trabalho ou com quem quer que seja p/ o teu local de destino.

  4. Avatar de Woot!
    Woot!

    E onde está o sinal a dizer que é obrigatório o uso de mascara em espaços publicos fechados?

  5. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    faltam aí 2 e os mais importante de todos
    DAR O PISCA CRLH
    LIGAR AS LUZES QUANDO CHOVE E/OU ESTÁ NEVOEIRO CRLH

    o resto nao fazem fala para nada

    1. Avatar de JL
      JL

      Essa é a prova que afinal não existe caça à multa. lol

      1. Avatar de JL
        JL

        Ou uma das muitas…

    2. Avatar de fak
      fak

      Rikardo Pereira

      quanto à chuva/nevoeiro, a regra é que deves ligar as luzes sempre que não haja visibilidade suficiente, não é uma regra muito restritiva como por exemplo proibido circular a mais de 50.
      com isto quero dizer que a policia de modo geral não te vai fazer nada porque o que é baixa visibilidade para eles, pode não ser para o condutor, só te multam em casos extremos, tipo quando é evidente que não consegues ver a pelo menos 100m e os outros não te vêm a pelo menos 100m.
      esta regra da visibilidade parece simples, mas não é, por fora é um quadrado, mas por dentro é um cubo e vai sempre depender do julgamento do policia e não da regra do codigo da estrada, a bem dizer, só és multado se for do entender da policia que sejas.

      quanto aos piscas, sim, dar o pisca crlh, principalmente nas rotundas, embora isso seja uma ninharia, especialmente quando tens pessoas com amor à faixa mais à direita das rotundas…

      1. Avatar de rikardo pereira
        rikardo pereira

        eu aprendi que ligar as luzes não é só para ver, mas tambem para ser visto.
        pelo menos eu fui assim

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu ando sempre de luzes ligadas, seja dia ou noite, a electricidade é barata, e noto que apanho muitos menos sustos que com luzes apagadas.

        2. Avatar de fak
          fak

          e estás certo rikardo pereira, eu também aprendi assim, agora, vou andar de dia com luzes ligadas? não… é um desperdicio de lampada durante o dia porque umas boas lampadas custam um rim…

          da proxima vez que andares na estrada, tenta pensar depois de te cruzares com um carro o que é que fez com que te apercebesses do carro.
          na minha opinião, o ranking é a refleção (alguma coisa a refletir o sol, parabrisas, pintura, etc) a forma do carro, seguido da côr e só depois as luzes.

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Ainda há pouco tempo um marmelo refilou comigo porque pus o pisca para a direita para sair. Deu-se ao trabalho de parar o carro ao meu lado a dizer “Então fazes pisca para a direita e sais?” bla bla bla asneiras para aqui e para acolá 🙂

        Por ai dá para ver que o conhecimento de rotundas é muito baixo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, muita gente pensa que as rotundas são cruzamentos, inclusive quando estão na via da esquerda fazem pisca para entrar dentro da rotunda, no jardim, custa assim tanto perceber que uma rotunda é uma estrada como todas as outras ?

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Também há aqueles que entram nas rotundas como se fossem vias rápidas como uma rotunda que existe junto à estação de Carcavelos

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim, e também não é como muito fazem que acham o combustível super barato, vão a acelerar a fundo direito à rotunda e depois têm de parar bruscamente só para ver se podem entrar, estes são os que adoram em veneram as filas.

            As rotundas foram feitas para aliviar o transito parado, logo a velocidade correcta para entrar nela é aquela que evite qualquer paragem.

          3. Avatar de Woot!
            Woot!

            P/ esses que entram como se fossem vias rápidas há uma solução, é entrar ao mesmo tempo que eles mas numa velocidade mais baixa 🙂

        2. Avatar de fak
          fak

          Woot!
          falta contexto.
          na rotunda tu até podes estar bem, vais na esquerda, dás o pisca para ir para a direita e sair. No entanto, como rotunda também é estrada, se tiveres um gajo já à direita (mesmo que ele tenha vindo a fazer a rotunda por fora), por norma tens de lhe ceder passagem ou seja, tens de contornar outra vez a rotunda, por umas razões:
          – se tens alguém à tua direita ou esquerda, com intenções de passar, tens de lhe ceder passagem, ele está numa faixa diferente e se tu queres entrar nela, tens de ceder a passagem a quem queira passar, tal e qual como cedes a passagem a alguém que te vai a ultrapassar na autoestrada;
          – o codigo da estrada obriga-te a evitar o acidente

          não estou a dar razão a gajo atenção, por mim em caso de acidente, era 100% culpa nesses gajos a ver se aprendiam, mas é o que está escrito infelizmente, em caso de acidente a probabilidade é cada um pagar o seu estrago porque os seguros são um demónio que cá anda.

  6. Avatar de Fulano
    Fulano

    H46… Obrigatório atropelar quem joga á bola da via de circulação???

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Tom Hanks on German Autobahn , no minuto 8:24.
      https://www.youtube.com/watch?v=B3h2Rw1mHew&ab_channel=pkwvermittlung
      O sinal já existia na RDA . Andam reciclar má ideias

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde se prova que o sinal não deve ser usado ? porque é que ainda hoje existe ?

  7. Avatar de Simão
    Simão

    Dando uma passagem bem rápida pelos PDFs é só imagens vindas da Holanda Inglaterra, etc…..
    Esquemas e sinais que já existem por lá há décadas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Fixe, isso chama-se evolução…

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Tom Hanks on German Autobahn , no minuto 8:24.
      https://www.youtube.com/watch?v=B3h2Rw1mHew&ab_channel=pkwvermittlung
      O sinal já existia na RDA . Andam reciclar má ideias

  8. Avatar de fak
    fak

    sinceramente as nossas estradas cada vez ganham mais sinais desnecessários…
    tipo, se eu vejo que estou numa rua, há casas ou apartamentos é obvio que poderá haver pessoas a atravessar a estrada ou assim… daí, qual a finalidade do sinal H46?
    os condutores também olham à volta, não vêm só estrada…

    mas os sinais mais inúteis que já vi são sinais de semáforo a 30m de semáforos que dá para ver de longe… faz-me pensar cenas do tipo: ainda à 100m vi o semáforo, agora tá aqui o sinal… será que o estado pensa que eu em meia duzia de segundos esqueci-me de ver um semáforo? é a unica explicação que tenho para estes casos… isso ou simplesmente têm muitos sinais em stock…

    1. Avatar de JL
      JL

      Se fosse assim tão óbvio não metiam esses sinais, sem assim fosse nem havia acidentes, alias, se fosse tudo tão óbvio a maioria das pessoas que se desculpam com o “ahh e tal, ia distraído” nem tinham carta, porque é o que mereciam, já que vão a conduzir alto tão ou mais perigoso que um vírus. Enfim, normal dos que se acham reis da estrada.

      1. Avatar de fak
        fak

        mas é obvio, o problema é que há pessoas que decidem ignorar.
        se me perguntares os sinais que existem no percurso de 5KM de minha casa ao trabalho, eu não faço ideia… sei o que tenho de fazer, muito raramente olho para os sinais sinceramente… e não é por isso que tenho acidentes, aliás, estou imaculado.

        não me acho rei da estrada, apenas sigo a lógica das coisas, o problema por cá é a quantidade de pessoas que decidem ignorar a lógica das coisas. custa muito pensar “é pá é uma rotunda, tenho de ceder passagem.”? para muitos parece que sim… depois é isto… daqui a bocado temos de andar a 20km/h em lisboa para podermos encontrar um crl de uma tabuleta que diga hospital por exemplo no meio de 50 sinais a cada 100m.