Há novas tarifas da energia elétrica! Saiba o que muda…

15 Comentários

No passado sábado, 1 de julho, houve mudanças em várias coisas. As novas retenções na fonte que visam aumentar o rendimento e também as novas tarifas da energia elétrica. Relativamente a esta última, saiba o que muda.


Use o simulador da ERSE para ver quais as melhores tarifas…

Desde o passado dia 1 de julho que se avançou para a fixação excecional de tarifas de eletricidade. A fixação excecional das tarifas visa adequar a tarifa de Energia e as tarifas de Acesso às Redes (TAR) às atuais condições de mercado, evitando desvios a pagar por todos os consumidores nos anos seguintes.

Deste modo, promove-se a estabilidade tarifária, fundamental para fazer face à volatilidade e à incerteza na evolução dos preços de energia que têm caraterizado os mercados grossistas de eletricidade e de gás natural. Podem saber mais aqui.

Os preços devem manter-se para quem está no mercado regulado, mas estes podem subir no mercado livre.

A tarifa de acesso às redes, uma das componentes da fatura da eletricidade paga por todos os consumidores, vai aumentar. A tarifa de energia elétrica vai baixar.

Segundo revela a SIC, esta combinação equilibra as contas e permite arrancar o mês de julho sem alterações nos preços da luz. Todavia, isto apenas acontece no mercado regulado, isto é, para 900.000 clientes que representam menos de 7% do consumo total.

É aconselhável que os consumidores estejam atentos às diversas ofertas disponíveis no mercado e procurem usar o simulador da ERSE. Devem analisar os preços de energia praticados pelo CUR e pelos restantes comercializadores do mercado liberalizado, bem como o preço da potência contratada.

Se encontrarem uma melhor oferta de mercado devem mudar de comercializador, refere a ERSE. O processo de mudança de comercializador de eletricidade é simples e gratuito, não havendo qualquer número máximo de mudanças estabelecido.

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Qual é a melhor empresa se uma pessoa quiser sair da EDP Comercial,no mercado livre,que é o que eu tenho ?? 😐

    1. Avatar de Atentamente
      Atentamente

      É ir ao simulador da ERSE daqui por 2 ou 3 dias.

      1. Avatar de Czul
        Czul

        Na verdade o simulador está atualizado desde o dia 01/06/2023 à meia noite com a Alfa a ter o melhor tarifário sem comtemplar ofertas condicionadas ou fidelização.

        1. Avatar de Czul
          Czul

          Na verdade o simulador está atualizado desde o dia 01/067/2023 (correção data mês) à meia noite com a Alfa a ter o melhor tarifário sem comtemplar ofertas condicionadas ou fidelização.

          1. Avatar de Czul
            Czul

            Na verdade o simulador está atualizado desde o dia 01/07/2023 (correção data mês) à meia noite com a Alfa a ter o melhor tarifário sem comtemplar ofertas condicionadas ou fidelização.

        2. Avatar de Atentamente
          Atentamente

          Certamente queria dizer dia 1 de Julho. Fiz uma nova simulação de 300 kwh e a melhor oferta da Alfa Energia aparece na segunda página pelo que não é claramente a melhor oferta. De resto, mantenho que é melhor esperar mais 1 ou dois dias. Um exemplo é o tarifário da Iberdrola que está mais caro no simulador do que no site deles (0,2189 potência/0,1299 kwh na ERSE contra 0,2124/0,1068 no site deles para 3,45kva). Por enquanto vou manter-me no indexado, mas atento.

          1. Avatar de Atentamente
            Atentamente

            Só vi agora a sua correção da data.

    2. Avatar de mikado
      mikado

      A Endesa com o plano aniversário pois existirá um mês em que não pagas a fatura.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    A “fixação excecional de tarifas de eletricidade” tem como único objetivo levar a um aumento brutal do preço da eletricidade! O resto é conversa!

    1. Avatar de Atentamente
      Atentamente

      Na verdade, é para evitar que o défice tarifário aumente brutalmente. As tarifas de acesso à rede já deviam ter sido revistas há meses atrás.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      @Jota, se isto não fosse feito, no ano que vem ias estar a protestar porque o défice tarifário aumentou, caso não se fizesse esta correção.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      E claro… há sempre aqueles do “é tudo igual” “eu adoro a EDP”, “se tiver uma avaria é mais rápido na edp”… depois admiram-se que somos comidos de cebolada pelos operadores de telecom’s e energia.

  3. Avatar de João
    João

    A Alfa será confiavel? Alguém que tenha sido cliente e esteja satisfeito?
    Obrigado:)

    1. Avatar de Atentamente
      Atentamente

      Nunca fui cliente, mas também nunca li nenhuma queixa.
      Se achar a oferta apetecível, é uma questão de experimentar. Se algo correr mal, muda.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Estou com pena é do @António que carregava o Tesla a 3 cents o kWh e agora chapéu.