Há menos pirataria! A culpa é do Netflix e do Spotify

110 Comentários

Durante vários anos o tema “pirataria” era um dos mais abordados no mundo digital. Hoje em dia, com os novos modelos de distribuição de conteúdos, tanto ao nível do áudio, vídeo, jogos, etc, tem-se vindo a notar uma redução drástica no consumo de conteúdos que infringem os direitos de autor.

De acordo com um estudo encomendado pelo Reino Unido, e que foi divulgado esta terça-feira, a culpa de haver menos pirataria deve-se aos serviços de streaming como, por exemplo, o Spotify ou o Netflix.

evolucion-descarga-musica


A pirataria/cópia ilegal continua a ser um problema de várias indústrias…mas já não tanto como era no passado. Esta é a conclusão de um estudo recente realizado pela Intellectual Property Office (IPO), uma entidade ligada ao governo do Reino Unido em colaboração com a Kantar Media.

Do estudo, que foi realizado entre Março e Maio de 2016, fizeram parte mais de 5.3 mil utilizadores com idades superiores a 12 anos. Segundo os dados agora publicados, a conclusão é que cada vez mais os utilizadores estão a abandonar a pirataria de conteúdos. Mas vamos a números!

pirataria

De acordo com os dados do relatório deste ano, 44% dos entrevistados usam exclusivamente conteúdos legais. Em 2015 a percentagem era de 39%. O estudo revela também que 31% dos utilizadores não fizeram qualquer download ou viram filmes online nos últimos três meses.

ilegal_00

Mas há outros dados! 80% dos utilizadores, que ouvem música pela internet, assinaram serviços online e abandonaram por completo os “serviços ilegais”. Em 2015 a percentagem era de apenas 74% .

Ao nível de utilizadores que usam serviços peer-to-peer, a quebra também foi também significativa, de 12% em 2015 para 10% agora em 2016.

Relativamente ao Spotify, os números indicam que o serviço cresceu a sua participação no mercado de 16% para 19%.

Mas por quê pagar quando se pode piratear?

Obviamente que, se a questão for o dinheiro a pagar, muitos pensarão que é mais fácil piratear. No entanto, o estudo revela que, para 58% dos entrevistados, o motivo de aceder a serviços legais tem a ver com a facilidade e conveniência. Já 47% responderam que é uma forma mais rápida de aceder a um conteúdo.

Mas por quê piratear conteúdos? De acordo com os dados, 49% dos entrevistados afirmam que recorrem à pirataria porque assim conseguem obter o conteúdo de forma gratuita. 24% dos respondentes refere que mudavam para serviços legais caso estes fossem mais baratos.

E em Portugal? Acha que, com o encerramento de vários sites, a pirataria diminuiu?

Comentários

110

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Branets
    Branets

    o netflix é uma copia do ratotv ?

    1. Avatar de Guilherme Louro
      Guilherme Louro

      não, é mais o oposto

    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Você pode fazer a inscrição e usar durante 30 dias, se não gostar pode cancelar antes desse prazo e não será cobrado. No Brasil o catálogo está muito bom, em Portugal não sei, mas mesmo que ainda não esteja tão bom, é só questão de meses até melhorar.

      PS: ao assinar, vai pedir o cartão de crédito, mas a cobrança só é feita quando atingir o 30º dia. Para cancelar não precisa nem ligar, é só entrar na sua conta e clicar em cancelar.

    3. Avatar de coisinho
      coisinho

      Sim, até porque o Netflix já existe desde que a internet ainda andava a dar os primeiros passos… às vezes estando calado ganhava-se mais.

  2. Avatar de Ana
    Ana

    Eu há mais de 1 ano, que só ouço música no SPOTIFY… e todos os meus amigos que ouvem música diariamente como eu, também…

    Neste 1 ano e meio sensivelmente devo ter gasto para aí uns 5 a 10 EUR, no SPOTIFY PREMIUM, onde têm toda a música sem publicidade…

    Como?? Simples. Vâo aproveitando as promoções do SPOTIFY a 0,99 EUR por 3 meses e semelhantes… Depois é só mudarem de conta/email, e já está. São como novos para eles.

    Mas também podem ouvir toda a música GRATUITAMENTE, levam é com publicidade auditiva e visual de x em x músicas, e a qualidade é um pouco inferior à versão PREMIUM.

    Força, pra quem não sabe… e experimentem, é só o melhor serviço de música de Streaming para Portugal. Nunca mais querem outra coisa.

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Eu uso o spotify crackado no telemóvel e no PC, a unica coisa que nao da para fazer e sacar as musicas, de resto tenho tudo sem publicidade.

      1. Avatar de Darth
        Darth

        Parabens. Fazes uma grande coisa

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        se te crackassem o emprego e recebesses só metade por causa disso (ou o teu pai/mae), também ía funcionar tudo sem problemas. Excepto alguma comida na mesa que pudesse faltar, mas isso não é problemático

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          É uma forma de ver as coisas sem dúvida.
          Agora também sabemos que as editoras só não levam 100% dos louros se não puderem.
          Eu compro alguma música…e SEMPRE em formato físico, nunca digital.
          Claro que não compro tudo o que gosto como é óbvio, até porque não faço colecção e era capaz de ficar carote.
          Idas a concertos, presumo que também sobre uma boa fatia para os artistas e não é assim tão barato…e no merchandising igual. Tirando isso e pondo hipocrisias de parte saco à brava, no entanto acho que invisto razoavelmente nas bandas que gosto.

          No caso do audiovisual a coisa já muda de figura. Entendo todos esses malefícios da pirataria mas não há nada que me chame ao cinema (embora vá para fazer a vontade à patroa).
          Em cassa vejo com qualidade, sem distracções e com todos os privilégios de “administrador” 🙂
          Podia comprar os dvd’s é verdade, ou aderir à Netflix, mas havendo serviços gratuitos melhores e com muito mais conteúdo torna-se difícil querer subscrever.
          Resumindo, não sou contra, nem sou a favor.
          Obviamente que pelo bom senso todos deveríamos ser pelo menos um pouco mais contra do que a favor, mas depois ponho-me a pensar nos artistas que terminaram carreira por falta de fundos…e começo a ficar baralhado. É uma teia muito grande, e digam o que disserem é um balde sem fundo. Se a pirataria acabar amanhã NADA vai melhorar a não ser a casa de alguns CEO’S e alguns milhares de novos empregos 🙂

          No caso da Steam como já falaram acima penso que tenha um melhor negócio para o utilizador, pois quem quiser jogar online não tem outra forma que não seja comprar o jogo original…e que eu conheça loja nenhuma bate os sites que vendem key’s originais.

          Voltando qo que disse da música, se calhar afinal apoio mais os game developers do que as bandas que gosto…hum. Whatever..foi só um desabafo.

        2. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          O que é que uma coisa tem a ver com outra ? Só metes peças originais no teu carro? Compras tudo original? Não tens nada pirateado? Só artistas honestos. Eu tenho tudo no meu cartão de memória e algumas coisas pirateadas, mas as bandas não perdem dinheiro comigo, pois se não fosse pirateado provavelmente não ia conhecer algumas bandas e não ia a tantos concertos como vou e também não ia comprar os cds na mesma.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      E é por isto que as editoras estão contra o Spotify!

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Se as editoras estivessem contra o Spotify simplesmente não colocavam lá o trabalho dos artistas.
        A Adele, por exemplo, só agora colocou o seu último trabalho no Spotify, a Beyoncé não tem o seu último álbum no Spotify, apenas no Tidal, que é o serviço de streaming do seu marido (Jay-Z). Os cantores não são obrigados a colocar lá os seus trabalhos. Colocam porque de facto é mais rentável do que os ver pirateados por toda a gente.

        Inventa outra.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          As editoras têm contratos assinados, mas estão a ver a direção que o Spotify está a tomar…

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          PS: Drake lançou o seu último album só no iTunes/Apple Music. Vê quanto vendeu…

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Compram smartphones de 900eur e depois não têm uma porcaria de 7eur para aderir ao Spotify, onde têm toda uma enorme biblioteca de música organizada, com capa de álbum, com todos os dados da música e do álbum e de forma legal, sabendo que não estão a infringir nenhuma lei e que estão a ouvir as músicas com o concentimento dos artistas, que acabam por ser pagos (independentemente do valor que recebem por publicarem o seu trabalho nos serviços de streaming).

      Eu não gostaria de trabalhar gratuitamente e muito menos ver os outros a usufruir do meu trabalho sem me recompensarem.

      É vergonhoso acharem que têm de ter tudo gratuitamente e ainda reclamarem por terem de pagar uma ninharia de 7eur mensais quando andam por aí de iPhone e Samsung na mão a manearem-se. Mais vergonhoso ainda é fazerem trafulhice para usarem o Spotify gratuitamente através de crack ou usufruir de promoções “eternas” criando emails e mais emails e criarem contas e mais contas para terem os 3 meses a 0.99c.

      1. Avatar de jorgeazevedo1
        jorgeazevedo1

        +1. Eu tambem pago os 7,00€ e ouço no pc, Tablet e Windows M. Se quiser tambem tem off-Line. Acho 7,00€ mes um preço aceitável para este serviço.

      2. Avatar de Ítalo
        Ítalo

        Perfeito comentário! Sem mais.

    4. Avatar de Diogo Pereira
      Diogo Pereira

      também utilizo o spotify, mas infelizmente muita da musica que eu ouço não se encontra la, o que me leva a usar o youtube como plataforma de musica

  3. Avatar de Edu94
    Edu94

    Da Netflix, Spotify e a Steam!

    1. Avatar de 49ude
      49ude

      “Do nerflix, Spotify e o Steam”
      Fixed!

      1. Avatar de Guilherme Louro
        Guilherme Louro

        fixed? é “da”

  4. Avatar de João Santos
    João Santos

    La vamos nós… Pirataria há muita na Somália!! Aceder a conteúdos ilegais é facil e barato. Num país em crise é tentador ter estes conteudos à mão.
    Só que assim também se vendem mais pens usb, cartões memória, etc e compensa ter internets de banda cada vez mais larga.
    Realmente não ha dinheiro para tudo.
    Ainda bem que há estes serviços. É prova que é preferível ter conteúdos legais.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      O país está em crise para pagarem 7eur mensais para ouvir música gratuitamente e de forma legal, mas não está em crise para comprarem iPhones e Samsungs de 800eur.
      O país está em crise, mas não está em crise quando compram sapatilhas de 100eur.
      O país está em crise, mas não está em crise quando passam a vida no McDonnalds e nos restaurantes chineses.
      O país está em crise, mas não está em crise quando passam a vida na Primark, na Bershka, na Zara.

      A sério, antes de dizerem disparates pensem. Deixem-se de fazer de vitimas!

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Essa dos 800€ não cola, inventa outra.

  5. Avatar de André
    André

    Uma das razões é que as pessoas passaram de computadores com 500gb de disco para telemóveis com 32gb de disco.
    Ao mesmo tempo, as ligações de internet ficaram super mais baratas. A nível de rede móvel, o preço caíu quase 90% entre 2013 e 2016. Muito graças a operações de packs. Ora com um limite tão baixo no telemóvel, os clientes começaram a usar os serviços que lhes permitem fazer coisa semelhantes por um preço mais baixo.
    Ao mesmo tempo, a banca começou a fornecer serviços de crédito que toda a gente possui. (Segundo o banco de Portugal, em média, cada português com mais de 18 anos possui 5 cartões de crédito activos.)
    Em relação ao netflix, depende dos países. Na Europa eles não estão a conseguir chegar aos níveis mínimos que tinham previsto.

    1. Avatar de Kabuki
      Kabuki

      Essa de “5 cartões de crédito ativos por pessoa” é peta, Mega peta, total hiper super peta.

      1. Avatar de Ana
        Ana

        Realmente essa dos cartões é bem treta.

        Eu nunca tive um cartão de crédito, e tenho 30 anos.

        Todas as minhas amigas, só têm cartões de débito, e nunca me lembro de alguma apresentar um de crédito.

        E todas temos 1 ou 2 no máximo, até porque na maioria das vezes paga-se anuidades, por isso, pra quê ter mais..

        Portanto, isso é completamente mentira.

        E FUJAM DOS CARTÕES de CREDITO.

        1. Avatar de bola
          bola

          vais a ver e tens um cartão de débito Visa ou Maestro, por isso se tiveres, tens a crédito também 😉 Ou achas que a recente mudança nos terminais de pagamento para escolha foi porque sim, a SIBS sabe 🙂

          1. Avatar de Emagon
            Emagon

            Isso não é verdade. O meu é visa e nem sequer consigo fazer compras online (ainda bem pois existe cartões do mbnet). Isso vai depender do banco e da conta que tens.

          2. Avatar de bola^2
            bola^2

            Só é crédito fora do país. Em território nacional funcionam todos como débito! A recente mudança dos terminais de pagamento em nada afecta o dia-a-dia de quem paga. As compras não ficam mais caras, nem mais baratas. Somente o comerciante irá eventualmente beneficiar com estas alterações, uma vez que pode pagar mais ou menos taxa. 😉

        2. Avatar de F
          F

          O problema não são os cartões de crédito, mas as pessoas… eu tenho um e um apenas, com o limite de €100. Não devo um cêntimo devido ao CC. E volta e meia dá jeito. É preciso é saber usar créditos.
          O problema somos nós, apenas é sempre nós!

  6. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Confirmo! Deixei de fazer downloads há muito tempo. E sim, graças ao Spotify. Isto só prova que havia alternativas sem que as mesmas fossem perseguir as pessoas. Agora consumo mais música por muito menos dinheiro 😉

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      São só 7eur mensais, só 7eur.
      Nós gastamos por vezes bem mais que isso em coisas que acabamos por não usar, como roupas e outras “porcarias”.
      Com o Spotify temos as músicas todas organizadas. Não precisamos de andar a colocar a capa dos álbuns uma a uma nem temos de andar a colocar os dados da música (isto para quem é organizado). Não perdemos tempo a baixar as músicas, nem perdemos tempo a passar para os dispositivos um de cada vez.

      Temos uma conta, criamos as nossas playlists e fazemos “salvar” nos álbuns que queremos e basta abrir a nossa conta noutro gadget qualquer e temos lá tudo. É fantástico.
      Ouvimos uma música e queremos tê-la mas não estamos em casa, basta procurar no Spotify e adiciona-la a uma das nossas playlists.

      São só 7eur.

      1. Avatar de slyzer
        slyzer

        na verdade, agora são uns 2 euros e meio com o novo pacote de familia… 🙂

  7. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    A culpa é do denuvo

    1. Avatar de KURT
      KURT

      Sem duvida um dos duelos mais interessantes 🙂

  8. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    Acabar com a pirataria é impossível, mas como já tinha vindo a ser defendido a solução passa por serviços de streamming e outras soloções com base na cloud.

    A música que oiço é rádio no emprego e carro, Meo Music no smartphone e Spoify (gratuito) a jogar PS4. Quando a séries e filmes uso Netflix, embora faça o download de uma ou outra série e filmes. Até porque vou muito ao cinema, no último ano devo ter ido mais de 20 vezes, mas por vezes aqui não vem para o cinema alguns filmes e a solução passa por recorrer a alguns sites.

    Jogos já vão muitos anos que apenas compro os discos físicos, mas recentemente tenho sido obrigado por falta de lojas especificas a comprar versões digitais. E claro sempre se aproveita as Steam Sales e os descontos na PS Store.
    Também tendo em conta a mioria de jogos que gosto são quase todos multiplayer a única hipotese é comprar os jogos.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Mereces palmas! (Ainda que podesses usar o Spotify Premium, são só 7eur).
      Se fazes mesmo o que dizes respeitas quem canta as músicas que ouves, quem cria os jogos que jogas e quem cria, filma e atua nos filmes que vês.
      Nós gastamos muito dinheiro em coisas que não valem apena no dia a dia. O que são 7eur do Spotify ou do Netflix? Ída ao cinema, com boa companhia, um jantar pelo meio dá um serão fantástico. Além de que ver um filme no cinema é sempre superior ao ver em casa.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Boa! Boas atitudes, ao tentar ser o mais sensato possível (ainda que 7eur mensais pelo Spotify seria mais correto).
      Devia haver mais pessoas como tu, a usufruir de conteúdo de forma legal.
      Não há nada melhor do que sabermos que estamos a ouvir música com o consentimento dos cantores e produtores que a criam, ver filmes e saber que o dinheiro que pagamos vai para os criadores do filme, jogar jogos e saber que o que pagámos por esse jogo vai para quem os criou.

      E vamos ver uma coisa, ir ao cinema com uma boa companhia, com um jantar pelo meio, não é um bom serão? Além de que ver um filme nada tem a ver com ver em casa. É muito bom.

  9. Avatar de Saca
    Saca

    Quanto ao conteúdo musical, zero pirataria aqui, já o conteúdo séries/filmes é 100% pirata, sorry!

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Poderias fazer um esforço e aceder aos filmes/séries de forma legal.

      1. Avatar de Vale
        Vale

        Uns bons 50% das séries que eu vejos não estão disponiveis no Netflix ou qualquer outro serviço legal que esteja disponível em Portugal. Ou então demoram meses (ou anos) a ficarem disponíveis. Como eu, de certeza que há mais gente nesta situação. Acho que o Netflix é um óptimo modelo, mas enquanto não tivermos acesso mais geral a conteúdos, não vou passar a aceder de forma legal exclusivamente. Não é uma questão de “fazer um esforço”, como dizes.

    2. Avatar de what
      what

      Usas o popcorn ou mega filmes hd

  10. Avatar de Nuno F. Demion
    Nuno F. Demion

    É simples entender porquê, acesso à internet ficou mais barato. Recuso-me no entanto a pagar por DVD’s e afins quando os preços rondam um bilhete de cinema. Prefiro usufruir de uma única ida ao cinema e ver o filme com o melhor impacto possível (a preços cada vez mais acessíveis, n pago mais de 4 euros por filme alguns até de oferta) do que pagar por 1 DVD que dificilmente verei mais de uma vez com qualidade e impacto inferior. (Nada contra quem coleciona DVD’s, mas todos sabemos que essas coleções acabam por ser vendidas ou dadas mais tarde, valerá a pena o trabalho e dinheiro investido?)
    Quanto à musica… além de acesso a milhares de apps o youtube tem cada vez melhor qualidade e deixa-te criar livremente playlists… Nos jogos… nas plataformas digitais as promoções são cada vez maiores, um jogo que fisicamente pode ascender aos 40 euros facilmente se encontra em promoção numa qualquer distribuidora digital e pode ser adquirido legalmente por menos de metade desse mesmo valor.
    A pirataria morre porque o acesso e os preços dos conteúdos legais são cada vez mais apelativos.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Achas que o Youtube substitui um leitor de música a sério ou um serviço de streaming?
      Esse estereótipo que criaste de que quem compra DVDs os vende mais tarde é engraçado. Isso não corresponde à realidade.
      Eu tenho muito orgulho nos CDs que compro dos meus artistas preferidos.
      Não compras DVDs, mas pelo que transpareceste vais pelo menos ao cinema, já não é mau, acabas por pagar a quem faz os filmes.

  11. Avatar de MJSantosLx
    MJSantosLx

    Spotify, YouTube e MEO Music. E já há muito tempo que não me preocupo em sacar musica.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Nem há necessidade disso.
      O MEO Music é gratuito para clientes MEO (e sendo um serviço de streaming, obviamente paga os direitos de autor aos respetivos artistas), o Spotify são 7eur mensais, apenas 7eur.
      Compensa perder tempo a baixar músicas, perder tempo a colocar as capas dos álbuns, a organizar as informações das músicas e a passa-las para todos os dispositivos um de cada vez?
      Com o Spotify crio as minhas playlists na app do smartphone, vou à app no meu portátil , no meu tablet e no meu iPod e lá está tudo organizadinho, tal como está no smartphone.
      É fácil, rápido e agradável.
      Além de que quando quero ouvir uma música nova ou alguém me pede que ouça música X, seja em que sítio estiver basta procurar no Spotify e ouvir na hora. Nada de “quando chegar a casa logo saco” nem ir ao google à procura de sites onde tenham a música para baixar.

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Há menos pirataria! A culpa é do Netflix e do Spotify Eu ajo que por falta de qualidade, quantos cds com mais que duas musicas que gostem ?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Mais de duas músicas? De certeza que não ouves o mesmo estilo musical do que eu… Há sempre qualidade, é preciso é procurar…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Ou não está limitado ao teu estilo… (não sou o mesmo Paulo)

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Há qualidade desde o metal até ao techno, digo eu.
          Muitas vezes deparo-me com pessoas que simplesmente não sabem bem do que gostam.
          Do tipo..”ah eu só gosto daquela do “ai se eu te pego” WTF? São pessoas que levam lavagem das rádios, redes sociais etc etc, mas no fundo não gostam mesmo do que ouvem, porque se gostassem seriam suficientemente humildes para fazer críticas menos favoráveis a algumas músicas, em vez de dizerem simplesmente, não gosto.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Diz dois álbuns sem ser colectâneas com mais de duas musicas boas

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Gostos não se discutem.
          Eu gosto de vários estilos, mas o que mais gosto mesmo anda entre o Metal, Rock e Punk.
          Consigo em 15 minutos meter aqui algumas centenas de albuns que gosto, isto é, …consigo ouvi-los várias vezes do ínicio ao fim sem saltar uma música 🙂

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Tenho quase 1000 álbuns vinil cd mp3 e Flac só dois consigo ouvir todas as musicas Michael Jackson – Thriller Hysteria – Def Leppard

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ganda colecção.
            Para mim é o grande problema do digital.
            Uma pessoa paga e apenas fica com “ficheiros”.
            Sou de uma era que gosta de ouvir os albuns com calma, ler as letras e ver todas as imagens, agradecimentos, etc etc que vêm na embalagem.
            Quem não comprou música há 20 anos atrás certamente não notará essa falta, mas sem dúvida que se perde um pouco a “ligação” com os trabalhos dos artistas.

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Para aver menos pirataria tinha que se vender os mesmos discos Um estudo da Comissão Europeia sobre o impacto dos Spotify vem revelar que apesar do mesmo ajudar a reduzir o nível de pirataria, acaba por não ter o impacto tão benéfico que se desejaria por também contribuir para a redução das vendas de música.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tudo o que compro/saco gosto de todas as músicas. Não digo que não goste mais de uma do que outras.
      Se há coisa que me irrita é a namorada saltar músicas no carro porque não gosta daquela WTF? LOL
      E para mim a definição de gostar é mesmo essa. Se gostam de UMA música de uma banda não gostam da banda. O que também não invalida muitas vezes dizermos coisas do tipo “o último álbum da minha banda favorita está uma cag***”

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Eu adoro POP e tenho os álbuns inteiros dos cantores de que gosto.
      Britney Spears, Madonna, Jessie J, Sia, Michael Jackson, Christina Aguilera, etc.
      Se encontro apenas uma ou duas músicas de que gosto de um álbum X basta criar uma playlist de músicas variadas e colocar lá essas músicas.

      Acedam à minha playlist do Spotify: Mistura de emoções. :p

      1. Avatar de Insider
        Insider

        Não consigo encontrar a tua playlist. Ajuda?

    4. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Bem, até tens uma certa razão, eu gosto de Metal e existem vários exemplos disso que dizes. Os Metallica , por exemplo, os albuns a seguir ao Black só se aproveita uma ou duas músicas e existem mais. Por mais que procure bandas ao estilo da velha guarda, encontro muito poucas, ia ser um terror se tivesse que comprar todos esses albuns.

  13. Avatar de Criatina
    Criatina

    recorro apenas a pirataria para arranjar determinado conteúdo que não se encontra facilmente, e que sai caro mandar vir online. Exemplo cinema Irariano, ou documentarios da deep web.

  14. Avatar de JV
    JV

    Hulu e MEO Music. Mas continuo a fazer download de filmes e séries que não estão no Hulu

  15. Avatar de NT
    NT

    Pois, acredito bastante que netflix e spotify sejam responsáveis, infelizmente ainda não tenho largura de banda para ter netflix em condições. Por isso tenho sacado algumas séries (que por acaso dão na televisão, mas tenho que trabalhar) tirando isso, algum software saco a versão ‘oficiosa’ porque funcionam melhor que as demos (por exemplo um jogo que só ter dá até ao fim do 1º nível…) e se gostar compro a versão oficial.
    De qualquer forma não condeno a pirataria pois nem toda a gente pode pagar para ver (e podem dar milhões de desculpas como paga a net para sacar mas não consegue pagar o netflix?). E por vezes querem ‘milhões’ por conteúdo que vale cêntimos, como alguns filmes que se tivesse gasto dinheiro para ir ao cinema já tinha deitado muito dinheiro à “Rua” porque nem para serie B serviam…

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Se não podem pagar não veêm. Simples.
      Se não podes pagar um jantar num restaurante, vais lá?
      Isso de acharem que têm o direito de baixar conteúdo pirata é ridículo e até dá para rir.
      Essas músicas que ouves e jogos que jogas são o trabalho de outras pessoas.
      Gostarias de ver outras pessoas a usufruirem do teu trabalho sem te recompensarem?
      Gostarias de trabalhar gratuitamente?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        No fundo, é roubar.
        Mas regra geral as pessoas não andam a roubar porque existem consequências.
        Acho que é essa a grande diferença. Os downloads não trazem consequências, ou muito raramente.
        No entanto não deixo de concordar no caso dos jogos. Se fores a uma loja corres o risco de investir 60€ e passadas 5-6horas é um pisa papéis. Eu tenho muitos jogos originais (versoes digitais) que comprei com base em jogos sacados.
        Os filmes igual, vês uma vez e arruma. Se fossem mais baratos haveria mais procura.
        A música ainda consegue ser o investimento mais rentável aos olhos de quem paga, pois ouvimos vezes e vezes sem conta 😛

      2. Avatar de NT
        NT

        Eu disse que tenho direito a baixar conteúdo pirata? Não!

        E tenho consciência que uma música (por exemplo) por vezes têm anos de trabalho por trás, infelizmente só cêntimos é que vão para os artistas porque grande parte fica “pelo meio” e isso tira mais comida da mesa de um autor do que ter um gajo no meio de nenhures que sacou 3 ou 4 músicas.

        E essa do “Se não podem pagar não veêm. ” deve ser porque nasceste com uma conta bancárias recheada e em berço de ouro. Nem todos têm a hipótese de gastar 20€ para ter um “CD” original e ter de gastar mais um tanto para ter um leitor e no final ter o azar de riscar o CD e como não pode copiar porque está ‘protegido’ terá que comprar mais um… Será que temos que ser elitistas e só porque uma pessoa não tem uns trocos fique privado de ter acesso à cultura/conhecimento?

        “Se não podes pagar um jantar num restaurante, vais lá?” Infelizmente existem muitos restaurantes que mesmo a comida que deitam para o lixo metem lixívia para ninguém (E já vi ‘engravatados’ a esgravatar no lixo) comer os restos. Será que tem tanto impacto alguém comer o que supostamente ia para o lixo, ainda estava bom mas que foi inutilizado porque “não queres pagar”?

        “Gostarias de ver outras pessoas a usufruirem do teu trabalho sem te recompensarem?”
        Toda a gente gosta de ver o seu trabalho valorizado, mas faz aí uma pesquisa sobre creative commons no google e vais descobrir algo que te dão e que se tiver valor para ti, tens a obrigação moral (não é necessária nenhuma lei) de contribuir para que a pessoa continue a trabalhar.

        Gostarias de trabalhar gratuitamente?
        Sim, já fiz e provavelmente vou voltar a fazer(por exemplo traduções de software livre) agora não poderia era tolerar pegarem nas traduções, meterem como suas e cobrarem por. Como também não estou de acordo com tirarem um filme da net e venderem o mesmo.

        Penso ter respondido às tuas dúvidas…

  16. Avatar de Amadeu
    Amadeu

    Encerramento de vários sites?
    O http://moovk.tv ainda continua online quem não souber pesquise pelo Google noticias o nome

  17. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Na minha opinião acho o serviço Spotify, Apple Music e Netflix, caros em Portugal, fase ao que se ganha. Os valores praticados a nível europeu deveriam ser ajustados ao nível de vida de cada país.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      7eur é caro??
      Andam de smartphones de 800eur na mão e depois reclamam dos míseros 7eur mensais do Spotify e do Netflix. Por favor!

      1. Avatar de Tony
        Tony

        sim concordo, é metade de um CD no caso do spotify, e um bilhete e pipocas no caso do netflix

      2. Avatar de Tony
        Tony

        nao acho caro, é mais um justificação mental para um pirata se sentir menos mal

      3. Avatar de Tony
        Tony

        no spotify é metade de um cd

      4. Avatar de Tony
        Tony

        no netflix, é um bilhete de cinema mais as pipocas

    2. Avatar de edisson
      edisson

      Eu pago R$15,00 por mês de assinatura no spotify premium (Brasil), e a assinatura equivale algo em torno de 1/2 a 1/3 do valor do cd, mas se vc comprar um cd tu tens somente as músicas desse cd para escutar, enquanto no spotify tu tens milhares de músicas disponíveis pelo mesmo valor.

    3. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      O Netflix podes dividir uma conta com 3 amigos, 3€ por mês a cada um

  18. Avatar de Fulld
    Fulld

    Pirateado so mesmo o Windows, porque penso que seja um abuso.
    Música uso o MEO Music
    Jogos compro na steam em tempos de promos e ou quando sai algo espetacular
    Filmes no cinema e quando não há no cinema saco Pirateado
    Series saco porque não tenho paciência para ligar a Fox.

    1. Avatar de Rui Cardoso
      Rui Cardoso

      20€ por uma chave do windows não acho que seja roubo ….

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Deve-te faltar um 0 à direita. A versão HOME do windows 10 está a 139.00€ na Loja da Microsoft, e qualquer revendedor oficial pratica preços nessa ordem.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Existem key’s originais à venda em sites para o efeito muito mais baratas.

        2. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Por 10€ compras o eBay, são chaves de pcs que vão para a sucata.

  19. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Ainda acho que a pirataria poderia ser bem mais reduzida se os títulos fossem incluídos na Netflix no mesmo momento em que fosse lançado o Bluray.

    Eu mesmo, dificilmente baixo algum filme para ver, e quando quero ver e não tem no catálogo de streaming eu espero pelo lançamento em Bluray para só então baixar dos torrents da vida.

    Pouca gente compra os discos em comparação com o número de usuários que assinam Netflix.

  20. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Este é o único caminho que devem seguir contra a pirataria. Se baixassem o preço do Netflix e concorrência ainda baixava mais. Os jogos ainda estão muito caros por isso não deve ter descido o download pirata nesse caso.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Enganas-te David.
      Os jogos comprados online custam menos de metade do valor deles numa Worten ou Fnac. Jogos de 40-50€ chegam-se a arranjar por 10-20€.
      Para além disso, já lá vão alguns meses desde que não é possível ultrapassar a protecção dos jogos para pc.

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Depende do que tu queres, se quiseres jogar online talvez seja dificil ultrapassar a pirataria, se só quiseres jogar “contra” o pc acho que quases todos dão. Eu continuo a achar que a pirataria também faz falta, eu se não conseguir sacar um jogo , azar, não jogo, não compro o original, não me faz falta nenhuma, musica é igual, apesar de gostar de Metal da velha guarda e nestes dias pouca coisa boa aparece, tenho tudo no meu SD do telemovel,é verdade que não gasto nos cds que compro mas gasto nos concertos que vou, camisolas originais que compro, coisa que sem a pirataria nunca ia comprar pois não ia conhecer.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Mesmo jogar offline desde o final do ano passado que não é possível nos jogos que têm aquela protecção.
          Mas sim, sem duvida que a pirataria ajuda, e muito, na divulgação de artistas e jogos. Mas esse estudo já não interessa :P.
          O ideal para os “tubarões” deste meio era usar a interneta pra nos empurrar publicidade gratuita pela goela abaixo e depois cobrar forte pelas compras efectuadas.

          1. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Sem dúvida Hugo e acredita que a publicidade faz milagres, ajuda a vender e muito e quem a paga é sempre o consumidor final, também tenho muita coisa original mas honestamente começou tudo com pirataria e se não tivesse sacado ilegalmente provavelmente hoje não conhecia nem iria comprar.

  21. Avatar de Tony das Couves
    Tony das Couves

    Afinal, digam o que disserem os “entendidos” na matéria (ou os gananciosos na matéria), parece que o preço elevado demais a que os produtos multimédia chegam às prateleiras das lojas é mesmo a principal razão de existir pirataria.

  22. Avatar de Tony
    Tony

    O Netflix deveria ter uma versão gratuita como o Spotify, e entre outros colocar filmes, como os clássicos de Hollywood e de World cinema que estão a ganhar pó.
    Quanto ao preço não acho caro, relativamente ao que um cinéfilo ou musicómano gastaria. Um mensalidade Spotify é menos que o preço de um CD. Uma mensalidade Netflix é o preço de um bilhete de cinema + balde de pipocas

  23. Avatar de Tony
    Tony

    Quanto ao preço não acho caro, relativamente ao que um cinéfilo ou musicómano gastaria. Um mensalidade Spotify é menos que o preço de um CD. Uma mensalidade Netflix é o preço de um bilhete de cinema + balde de pipocas

  24. Avatar de Tony
    Tony

    Quanto ao preço não acho caro, relativamente ao que um cinéfilo ou musicómano gastaria. Um mensalidade Spotify é menos que o preço de um CD. Uma mensalidade Netflix é o preço de um bilhete de cinema e balde de pipocas

  25. Avatar de BM
    BM

    A nivel da musica pelo menos com o tráfego da net móvel a aumentar nas “ofertas” dos pacotes dos operadores (wifi em tudo quanto é sitio)só tem tendência para a pirataria decrescer…porque passamos a ouvir on-line.

  26. Avatar de Zé

    O que eu acho que é que as pessoas estão dispostas a pagar, se for um valor aceitável. Somos Portugal… não temos os salários da Inglaterra ou Alemanha, logo não podemos pagar balúrdios por musica e filmes!
    Assim, penso que o Spotify e o netflix têm valores aceitáveis, logo o pessoal paga.

  27. Avatar de Pinho
    Pinho

    Pagar 6,99 € por Mês (Apple Music) com todo o Conteudo que dispõe, e ouvir toda a música em qualquer lugar, a qualquer hora, criando playlists etc…etc..etc… é realamente muito caro.
    A maioria do Pessoal que critica, depois gasta mais de 5 € em Tabaco, cervejas e afins…….
    Nunca nem niguém está contente com nada, enfim!

  28. Avatar de Luigi
    Luigi

    Boas,
    Uso o spotify e o netflix. Quanto ao netflix, só gostava de ter acesso a mais conteúdos, mas vai melhorar… Em resumo, muito contente com estes serviços!

    Pretendo, no entanto, fazer um “comment” acerca da pirataria que tanto se fala acima:
    Será que se pode falar de pirataria hoje em dia quando a Lei agora cobra, por cada aparelho de armazenamento de dados (independentemente do seu destino/fim), uma percentagem para compensar os autores e afins? Palpita-me que se passar a sacar aquilo que vocês apelidam como ilegal e armazenar num disco comprado com tal taxa deixará de ser pirataria, porque já terei pago a taxa que a Lei prevê….

  29. Avatar de anonimus
    anonimus

    já a muito tempo que deixei de perder tempo com download’s hoje consigo seguir as series e filmes via stream tudo legalmente por uma pequena subscrição mensal, até mesmo a netfix também aderi a uns meses não me posso queixar, pois em Portugal ainda está agora a começar a desenvolver-se logo os conteúdos ainda não são muitos, mas tem vindo a crescer aos poucos…

    quanto a Portugal por barrarem sites se a pirataria diminuiu , duvido muito, pois infelizmente há muitas maneiras de matar pulgas e consegues-se facilmente contornar esse barramento e continuar a aceder aos sites..

    simplesmente mudam-se os tempos mudam-se as tendências, e simplesmente os velhos do Restelo tem de se adaptar as novas tendências a preços baixos do que andar a gastar milhares em contra medidas para evitar pirataria e manter modelos de negocio obsoletos…

    ainda não acordaram para a vida que a mama se anda a acabar com as novas tendências…

  30. Avatar de Paulo S.
    Paulo S.

    Cliente de Steam, Spotify e Netflix e muito satisfeito com os 3 serviços.
    Depois disto, pirataria, é mais nas séries e é aquelas que eu não tenho acesso no Netflix, mas quando lá caem, desisto logo de as sacar na net.
    Agora só fazia falta um serviço desses que incluísse comic books, com as editoras todas num só serviço e para mim, estava 5 estrelas.

  31. Avatar de Pedro
    Pedro

    7 euros por mês no Spotify e acham que é barato? Num país em que se paga quase o ordenado mínimo a engenheiros? Tá tudo maluco…é por isso que a DECO não tem mãos para famílias endividadas…parece tudo barato, mas no fim do mês, junta-se todos os baratos e o dinheiro não chega.

  32. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    E o Kodi (ex XBMC)?
    O aumento brutal do uso deste software “semi-pirata” de streaming está na base do decrescimo acentuado de ir “sacar” series ou filmes a fontes torrent ou outras.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O software não tem nada de pirata 😛
      Mas sim, hoje em dia já nem é preciso perder tempo a procurar ou sacar. Como já disse anteriormente existem serviços gratuitos melhores que os pagos.
      Penso que o combate a estas frentes só será possível através da redução do valor dos serviços, já que o extreminio da pirataria está loooonge.

      1. Avatar de Kabindas
        Kabindas

        Sim, concordo, é pena é o sistema demorar tanto tempo a aprender … com o sistema 😛

  33. Avatar de Ze
    Ze

    Só recorro a pirataria para pornografia 😀

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Os sites de xxx’s que dêm comissão às “artistas” lol

    2. Avatar de Tony
      Tony

      nao se faz, a que ter pena da vida dura em que trabalham os actores

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        É sem dúvida um trabalho DURO!

  34. Avatar de Rodrigo Graça
    Rodrigo Graça

    Concordo completamente com a noticia, o pessoal não se importa de pagar se for acessível como na Netflix, o problema depois é que não tem tudo o que se quer ver, e então já temos de pagar Netfilx, e mais 5 iguais… Aí já fica caro e é muito mais fácil baixar o popcorn e poder qualquer serie/filme que me apeteça…

  35. Avatar de Inês
    Inês

    Desde que apareceu um computador aqui em casa que era só pirataria. Eu seguia os passos do meu pai, porque eram jogos e filmes grátis.
    Hoje trabalho e já tenho poder de escolha, uso o Spotify, Steam e Netflix. Ainda recorro à utilização de serviços de streaming gratuitos porque falta bom conteudo ao Netflix.
    Gosto de contribuir para o desenvolvimento dos artistas e game developers, e a verdade é que o conteudo pirateado nem sempre tem boa qualidade.

  36. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Filmes e séries: Netflix, dividir uma conta com 3 amigos, 3€ por mês a cada.
    Música: Meo Music, grátis para a maior parte dos clientes Meo. Nas outras operadoras deve haver serviço semelhante.
    Jogos: PS4, dividir uma conta de um jogo com amigos ou desconhecidos, ou então partilha de contas (de cada um) entre dois amigos.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Sempre se poupa alguma coisa ao final do mês 🙂