Há franceses a pedir reembolso do dinheiro que pagaram pelos seus Teslas…

86 Comentários

As tensões aumentam em França. Proprietários de Teslas estão a manifestar o desejo de reaver o dinheiro pago pelos seus veículos. A causa? O costume: uma controversa associação da marca e do seu líder Elon Musk a ideologias políticas extremas.


O fundamento da queixa contra a Tesla

Dez proprietários de veículos Tesla planeiam avançar com uma queixa contra a empresa, invocando danos consequentes do alegado prejuízo na imagem pública da marca. Asseguram que a aproximação política de Elon Musk à extrema-direita impede-os de circular com tranquilidade, conforme revelaram ao jornal Le Parisien.

Entre os queixosos, há diversos relatos. Um proprietário garante ter encontrado o seu carro vandalizado com uma suástica. Noutros casos, os danos apontam para uma componente moral, com proprietários a sentirem-se “traídos”, nas palavras de Patrick Klugman, o advogado que defende estes consumidores.

Estes proprietários afirmam que, inicialmente, percecionavam a Tesla como uma empresa com um “foco no ecocidadão responsável”.

Era uma marca 100% elétrica (…) Os compradores estavam dispostos a pagar mais pelo seu carro para participar na transição ecológica… Este veículo tornou-se uma demonstração de compromisso.

Explica o advogado.

Os queixosos alegam que, com a aproximação de Elon Musk à extrema-direita e a subsequente degradação da imagem da marca, não conseguem usufruir da “posse pacífica” do veículo. Este é um aspeto crucial para a ação judicial que pretendem intentar, a qual, de momento, não se pode definir como “coletiva”. No entanto, o advogado incentiva outros proprietários a juntarem-se à causa.

A base legal para a queixa reside no artigo 1625 do Código Civil francês, que estabelece:

A garantia que o vendedor deve ao comprador tem dois objetos: o primeiro é a posse pacífica da coisa vendida; o segundo, os defeitos ocultos desta coisa ou os vícios proibitivos.

É a esta “posse pacífica” que os proprietários dos Teslas se agarram, argumentando que, devido aos ataques contra os veículos, que se espalharam há alguns meses, e à perda de reputação da empresa, não se atrevem a tirar o carro à rua ou, se o fazem, não conseguem desfrutá-lo nas mesmas condições em que o adquiriram.

O que pretendem os proprietários?

A intenção primordial destes proprietários é, simplesmente, reaver o dinheiro da compra ou que o empréstimo associado à aquisição do automóvel seja cancelado, caso estejam a pagar o veículo a prestações.

É inegável que a associação de Elon Musk a certos governos e a controversas declarações do próprio, tem prejudicado seriamente a imagem pública da Tesla. Desde protestos em frente a concessionários da empresa a ataques diretos a veículos, a marca tem enfrentado uma onda de ódio.

Acima de tudo, a empresa tem assistido a uma queda acentuada nas suas vendas este ano. O problema é particularmente grave na Europa. Nos seus dois principais mercados, Alemanha e França, as vendas caíram significativamente, precisamente onde as questões relacionadas com a extrema-direita e o nazismo são mais sensíveis para a opinião pública.

A acrescer a este cenário, verifica-se um aumento no mercado de segunda mão de Teslas. Além de alguns influenciadores terem demonstrado publicamente como se desfizeram dos seus carros, em França, o volume de anúncios de venda de Teslas usados disparou nos primeiros meses de 2025, aumentando em 30% em relação aos anúncios publicados no primeiro semestre de 2024.

 

Leia também:

Robotáxi da Tesla foi visto a circular pelas estradas sem condutor (vídeo)

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    JL olha… Paletes, resmas deles.

    1. Avatar de Actarus
      Actarus

      O JL, a esta hora, está a fazer uma lista das perguntas que vai fazer.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então qual o vosso problema ?

        Não pode haver malucos para tudo ?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Tau, duas….manda mais.
          Finalmente assumes-te “maluco”. É um bom começo 🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Assumi onde ?

            Lá vêm os problemas de português.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            A interpretação do que escreveste é clara.
            Se a tua ideia é vires com aulas de Português vens tarde bonequito.

          3. Avatar de JL
            JL

            Claro que é, só temos pena que não a tenha entendido.

        2. Avatar de Leonel matos
          Leonel matos

          Pode haver malucos para tudo mas não eras dos que dizia que os problemas da Tesla nada tinha que ver com e Elon moscas entrar na política. Aparentemente tem e só tende a aumentar. E olha que ele até já se retirou mas os problemas vão persistir

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, não era eu.

    2. Avatar de JL
      JL

      Então quantos foram ?

  2. Avatar de Alberto Grijó
    Alberto Grijó

    Qq dia o da Prozis vai a andar! Empresários a tomarem posição política só dá asneira.
    Problema deles!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Só o Bill gates e outros que financiam a esquerda e fazem política é que não, não é mesmo?

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Bill Gates, esquerda? Mete mais tabaco nisso.

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          e eu pensar que ele tinha doado 50Milhões á Harris… Acho que tu é que devias pesquisar melhor amigo.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            E a Harris é de esquerda? Deixa as drogas.

          2. Avatar de CromossomaXY
            CromossomaXY

            Nuno, democrata = esquerda, nos EUA

          3. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            O partido democrata americano deve de estar à direita da IL! Os americanos apenas têm esquerda de quebrar valores tradicionais e nunca contra a economia, embora encham a boca sobre taxar os ricos é tudo cortina de fumo!

          4. Avatar de Mico.se
            Mico.se

            Democratas = liberais
            Liberais em Tugal dizem-se de direita e gostam de gravatas azuis.

          5. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Nuno V, eu nem te digo para deixares as drogas, eu digo mesmo para pesquisares e informares-te antes de dizeres asneiras.

          6. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            @36.71Hz
            Eu sou muito bem informado. Obrigado. Mas façamos assim, chega a beira de alguém da IL e diz que eles são de esquerda. Mas grava o vídeo da interação, que eu gosto de me rir.

          7. Avatar de Antonio Mendonca
            Antonio Mendonca

            Sim Harris de esquerda de rir …. o que dizer do nosso PCP e BE e do que se verifica em Cuba e o que Lenine preconizou na revolução de 1917 ….
            Democratas não são esquerda nenhuma e pouco se aproximam de socialismo, por favor estudem história.

        2. Avatar de CromossomaXY
          CromossomaXY

          Apenas mais um cliente do Epstein…

        3. Avatar de CromossomaXY
          CromossomaXY

          Quem apoia uma candidata democrata com 50M$ talvez seja apoiante desse partido, não??? Nuno V, quem tem de deixar alguma coisa és mesmo tu…

          1. Avatar de Mico.se
            Mico.se

            Não…
            Apenas quer dizer que o Bill Portões é um liberal.

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Harris e Gates são neo liberais, logo, são de direita, não de esquerda.

      2. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Qual cargo o Bill gates ocupou na política mesmo?

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Pelo contrário! O Miguel Milhão nunca escondeu os seus ideais e nunca pediu desculpa pelos mesmos… Isto é tudo modas, musk, gaza, miguel milhão… é bue cool meter um video a dizer que a prozis é isto e aquilo… daqui a uns meses já está a fazer unboxings da prozis outra vez…

      Tal como antes os teslas eram associados a moderno, carro de “rico”, etcs… eventualmente o pó há-de assentar e vai tudo voltar ao mesmo…

      A sociedade está doente, alimentam-se de ódio disfarçado de “boas causas”. Tal como quando foi a história do nazi, tentaram de tudo associa-lo ao nazismo mesmo todos sabendo que o homem não era nazi, mas vale tudo hoje em dia, e tenta cancelar-se imediatamente todos aqueles que não estão dentro da narrativa atual.

      Outro exemplo é o ataque ao autor, há uns meses o CHEGA queria que o RASI fosse mais completo e chamaram-no de racista, xenofobo e tudo mais, agora queixam.se que foi apagado a parte da extrema direita, tipo…. O Grande Ventura disse que a criminalidade tinha aumentado, mas nãoooooo o senhor diretor da PJ disse que era mentira, agora já há aumento de criminalidade… É só cenas destas…

      1. Avatar de Alberto Grijó
        Alberto Grijó

        O problema é que estás completamente errado. Mas, não na verdade não tens culpa da autêntica falta de cultura, e de história.

        Mas enfim vamos a factos?
        Pois é certo e sabido que contra factos não há argumentos certo?

        Henry Ford, diz-te alguma coisa? Não? Eu dou-te uma ajuda. Foi quem fundou a famosa marca de automóveis Ford. Além disso, foi o responsável por revolucionar a linha de produção em série.

        Ora, até ia muito bem, até ao momento em que ele tomou posições políticas e neste caso apoio o nazismo, sendo depois até condecorado pelo regime nazi em 1938 (podes pesquisar sobre isso se quiseres aprofundar).

        Resultado final, imagem totalmente queimada para sempre. Tanto antes como agora, tal como estamos aqui a recordar.

        E na altura teve graves repercussões e foi obrigado a pedir desculpas em público, uma humilhação que sinceramente, qualquer homem honrado, orgulhoso de si mesmo, deve ter doído e muito.

        Em conclusão, é importante, senão mesmo fundamental que quem é empresário, não deve nunca tomar posições políticas, pelo menos públicas.

        Ou é preciso explicar aqui quem sustenta e suporta o Chega nos bastidores, já que falas no André Ventura.

        Nota: Eu sei que ler é chato, mas ajuda-te a teres maior percepção do mundo que te rodeia, do comportamento da sociedade, da forma como ciclicamente o passado constrói o presente e prepara o futuro.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          O que é que o André Ventura e o Chega têm haver com o caso?

          1. Avatar de Alberto Grijó
            Alberto Grijó

            Leste o post que eu respondi? Foi ali o não sei quantos hertz que puxou o assunto, que tb não percebi bem o pq.

          2. Avatar de Profeta
            Profeta

            Hoje em dia todos os males do mundo e culpa do Ventura, alguem tem de ser culpado. Santa ignorancia.

        2. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Não é a primeira polémica do Miguel e não será a ultima… Associar marcas ás pessoas é do mais ridiculo que pode haver…

          ” é importante, senão mesmo fundamental que quem é empresário, não deve nunca tomar posições políticas, pelo menos públicas.” A isso chama-se ser cobarde e tentar agradar a todos. E nessa frase deste-me razão, a sociedade está doente e cheia de ódio e ficam ignorantes por causa disso. Associar marcas a pessoas É SÓ ESTUPIDO.

          Então agora por causa do que 1 CEO diz manda-se milhares para o desemprego??? Mas isso cabe na cabeça de quem???

          Mas a culpa não é tua, a culpa é da falta deles no sitio e teres medo de não te inserir na sociedade e seres julgado…. Agora por ser CEO não tenho liberdade de expressão LOOOL isso é tão extrema-esquerda que até me arde os olhos!

      2. Avatar de Mico.se
        Mico.se

        Acredito mais no Sr da PJ.
        Pelo menos não precisa das trash sociais.
        Um empresário incute os seus valores à sua marca.
        Qualquer empresário básico terá sempre uma marca básica destinada a básicos.
        Assim como o dinheiro não implica educação, um empresário de sucesso básico pode corresponder às expectativas do seu público alvo, os básicos.
        O problema é quando alguém compra algo a alguém que depois se revela um básico, e o cliente fica ligado a um básico sem o pretender, porque não se identifica com isso
        Simples

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Liberdade de expressão então é só para alguns?

  3. Avatar de Jacs
    Jacs

    hoje nao teria comprado nem por metade do preço

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Por motivos políticos ou porque não vale nada?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Yá, parece-me que o motivo politico é mais esse.

        1. Avatar de JL
          JL

          Para aqueles que se preocupam com o que não têm, e nunca experimentaram, deve ser por isso.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é preciso ter para saber. É só material aldrabado de uma ponta à outra. Já lhe mostrei vários exemplos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Como sabe que está aldrabado se não tem.

            Não mostrou, meteu links.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Links que demonstram a triste realidade que vc quer abafar.

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu abafar onde ?

            A triste realidade é esta, são tão bons que aqueles que que os querem abafar estão sempre por ai à coca de qualquer coisa que apareça, porque se fossem maus ninguém estava preocupado.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A única preocupação é evitar que colegas de oqinel caiam no conto do vigário.

          6. Avatar de JL
            JL

            Nah, isso não faz sentido, diga lá a verdade.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vou-lhe contar uma história.
            Há muitos anos, estava eu de férias, e como sou doido por chocos grelhados com tinta, resolvi ir comprá-los directamente à praça de Setúbal. Achava que assim garantia o máximo de frescura. Quem aprecia chocos com tinta sabe q se não forem mesmo fresquíssimos, ou se tiverem sido congelados, a tinta transforma-se numa espécie de caroços arenosos e perde-se todo o encanto.

            Foram 100 km entre ida e volta e uma manha de descanso perdida, convencido de que estava a fazer um bom investimento. A apresentação reluzente era irresistível (à custa de técnicas q eu nem imaginava q existiam)e a conversa da peixeira cheia de lábia vendedeira, muito convincente deixaram-me rendido. Mas mal os pus na grelha, comecei logo a suspeitar q algo não batia certo. No prato, confirmou-se a desilusão.

            Fiquei a matutar naquilo e, ao comentar com um vizinho da aldeia, ele disse-me:
            -“Ó homem, mas então e a peixaria cá da terra? Nunca me falharam.”
            E de facto, desde então, passaram-se décadas e sempre q vou para lá
            continuo a comprar ali. Sempre fiável, sempre fresco.

            Ainda hoje estou grato por esse alerta. E da mesma forma que eu gostei que me tivessem aberto os olhos naquela altura, gosto agora de fazer o mesmo por outros ao mesmo tempo q me dá um gozo especial desmascarar “peixeiras” com discursos enganadores.
            Porque há muita gente acabada de acordar para a vida e algo crente que anda por aí a ser levada na cantiga da “peixeira” do “tudo o que reluz é ouro”

            Moral da história. Não vale a pena dar grandes voltas quando o q nos serve melhor está mesmo à porta de casa.

          8. Avatar de JL
            JL

            Ah entendi, então você continua contra a moral da história.

            Mas ainda assim, continua a não fazer sentido, já que você diz que anda a alertar os outros, não deve ser pelos erros que você comente.

            E já agora, não são histórias com moral que fazem as pessoas viverem melhor ou pior, se assim fosse, não estava aqui a escrever, porque afinal não precisava de dar essas voltas.

  4. Avatar de X
    X

    Não comprem carros a drogados nazis!

    1. Avatar de JL
      JL

      Lá está a tradicional vontade de viver em rebanho.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Confere. Continuam a achar que comprar Tesla é sinal de status.
        É só mais um carro corriqueiro.

        1. Avatar de JL
          JL

          E quem disse o contrário ?

          Portanto não querer viver em rebanho é sinal de status. lol

      2. Avatar de Morty
        Morty

        Mas tu estas aqui constantemente a defender o teu rebanho xD

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu defendi onde ?

          1. Avatar de Actarus
            Actarus

            Tens a memoria curta.

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde defendi ?

          3. Avatar de Actarus
            Actarus

            Mesmo muito curta, pelos vistos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então onde defendi ?

          5. Avatar de Actarus
            Actarus

            Alzheimer precoce é raro, mas acontece.

          6. Avatar de JL
            JL

            Então onde defendi ? então quer dizer que o sintoma é seu.

          7. Avatar de Actarus
            Actarus

            Sintoma típico de quem sofre de Alzheimer precoce. Não se lembram das coisas e remetem as culpas para os outros.

          8. Avatar de JL
            JL

            Serei eu que não me lembro ou o Actarus não sabe aquilo que lê ?

            É que não defendi ninguém em lado nenhum.

            Mas ok, já vimos que também se tenta passar por médico.

          9. Avatar de Actarus
            Actarus

            Tem calma, rapaz. Olha o teu colesterol a subir.

          10. Avatar de JL
            JL

            Eu estou calmo, você é que se meteu com nervos.

    2. Avatar de rui
      rui

      Ou seja preferes fazer uma compra objetivamente pior sem fundamento prático.
      Pois especialmente no Model 3 não tens nada pelo preço que seja igual ou superior, tens alguns carros com preços identicos, mas não são superiores na maioria das metricas, especialmente eficiencia, só o novo CLA pode competir em termos de autonomia, mas custo significativamente mais, especialmente se o equipares.

  5. Avatar de SoLinux
    SoLinux

    O que mais me preocupa são as opiniões dos CEos da Peugeot, BMW, Audi, etc…os carro que compro são com fatores económicos. Quando se deixam manipular por ativismo, dá nisto

  6. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Mas afinal, o que tem o dito cujo a ver com as calças?

  7. Avatar de AlexS
    AlexS

    Quais as ideologias politicas extremas de que estamos a falar? Poupar dinheiro dos contribuintes de gastos absurdos? saber a diferença entre homem e mulher? estar contra uma dívida publica gigante?

    1. Avatar de CromossomaXY
      CromossomaXY

      Muito bom!

    2. Avatar de anon
      anon

      deve ser o “gesto nazi” que continuam a chamar de tal mesmo após já terem visto e revisto o video completo e o respetivo significado. o gajo é estranho socialmente, até no falar o é, e pegam com tudo lol

  8. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Chico espertos há em todo o lado, estes aproveitam-se das posições políticas do CEO da Tesla, outros puros ambientalistas americanos aproveitaram o caso das emissões de gases dos carros a gasóleo dos VW para enriquecerem. Com objetividade, acho que os novos modelos da Tesla devem ter uma qualidade de construção muito melhor do que os anteriores.

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Infelizmente é só gente a querer mamar.
    A política não tem nada a ver com o carro, as pessoas é que não têm mais que fazer para atacar carros só porque lhes apetece. Em vez de atacar carros dêem com a cabeça na parede ou arranjem um trabalho e tudo fica resolvido.

  10. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Olha que engraçado… os que se queixam são os que praticam a violência a a intolerancia…

    Como sempre os media praticam a manipulação e a propaganda…

    Os democratas praticaram o mesmo gesto …desde Obama a Hillary e mesmo recentemente, mas nada foi dito ou mostrado nos media …

    Mas vamks odiar a unica empresa que libertou mais de 10 Biliões de dólares em patentes em 2014 e que transformou a industria das baterias do solar e dos carroa eléctricos…

    Mas vamos ignorar que o Hitt**er fundou a VW e andava sempre nos seus Mercedes (companhia do regime Nazi)…

    Mas vamos continuar com a propaganda idiota e falsa… e atacar que relamente fez e está a fazer a diferença…

    Tenho vergonha de ser português pelos comentários estes idiotas e as suas famílias merecem ser parte da estatística dos milhões que sucumben pela poluição do ar todos os anos…

    Só do Diesel Gate sao mais de 120000 Só na Europa … e fizeram no con conhecimento e de propósito… mas pagaram uma multa … está tudo bem …

    Talvez “amanhã” um desses 120000 seja vosso familiar …

    1. Avatar de CromossomaXY
      CromossomaXY

      Sem espinhas!!!

  11. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Eu cá concordo que todos os que se sentem ofendidos que vendam os seus carros …

    Para mim é excelente que nehum ser humano incapaz de ver factos, influenciado pelos outros e pela propaganda dos media não possua qualquer item da Tesla …

    A Tesla não merece ter este tipo de gente na sua lista de consumidores… eles têm muito para escolher … e chineses então às resmas…

  12. Avatar de Ze
    Ze

    E quer a UE trazer esse palhaço para cá.

  13. Avatar de CromossomaXY
    CromossomaXY

    Os que criticam o Musk nem fazem ideia do que falam… Aconselho quem se indigna tanto com a Tesla a olharem para a Mercedes, BMW, Adidas, Puma, Gatorade, Apple, entre tantas outras… Se querem ser fundamentalistas, ao mesmo tenham coerência! Concordo a 100% com o Hugo, os democratas têm uma bela máquina de propaganda montada há décadas! Mas continuem a criticar o Trump e o Musk! Força

  14. Avatar de Andre
    Andre

    Resumindo

    se apoiares a direita és processado pois estás a pôr os teus clientes em risco por causa dos vândalos extremistas de esquerda.

    Se apoiares a esquerda está tudo bem, pois não existe perigo de existirem vândalos de direita a danificar bens da tua marca.

    Percebi bem?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não. Na mesma França andam a correr à pedrada carros a combustão odiados pela esquerda.

    2. Avatar de CromossomaXY
      CromossomaXY

      Mas nos EUA é mesmo assim. Exemplo: Homens a competir no desporto feminino? Boicote dos atletas femininos em participar levou a que fossem ameaçados de ficarem sem poder competir e, pior, sem as bolsas de estudo que tinham, tudo à pala do desgoverno democrata do Joe “Autopen” Biden! O Musk quer cortar no despesismo liderando o DOGE? Tá a queimar carros, postos de carregamento e concecionários da Tesla.. A suposta esquerda tolerante e liberal é uma pocilga autêntica!

    3. Avatar de CromossomaXY
      CromossomaXY

      Andre, é TAL E QUAL!

  15. Avatar de Manel
    Manel

    Há dias Musk admitiu que as vendas na europa desceram devido a gente de esquerda, mas aumentaram nos States – e’ oficial, as vendas desceram devido a politica, ponto.
    Também admitiu que usou ou usa drogas, o que faz com que o que diga ou faca tem sérios problemas de credibilidade. O caminho e’ sempre a descer, nem Robotaxis, nem Starlinks, apenas a duvida se o Optimos consegue substituir humanos nas fabricas da Tesla e fazer com que o preço desça para 10%

  16. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Opiniões não são factos …

    Os media repetem narrativas que lhes convém…

    Exemplo : Musk é o homem que mais contribuiu para a transição energética…fez a revolução “sozinho” contra a mafia do petróleo…

    O petróleo recebe só da Europa mais de 30 Biliões por ano em subsídios…
    E agora o Hidrogénio… outra falácia… qq um que tenha o secundário sabe que o Hidrogénio a 300Bar e 700Bar é muito difícil manejar e transportar … Além de gastar 55kwh em energia verde para criar um kg de hidrogénio…e 10 litros de água limpa…

    Sim…sim faz muito sentido …

    Há 7 anos na Austrália uma comunidade inteira foi literalmente salva da pobreza graças a intervenção de Musk … milhares conseguiram livrar-se da pobreza graças às baterias de rede instaladas em tempo record…

    Mas vamos ignorar também a empresa dele que está dar uma vida nova a pessoas paralisadas e em breve dar visão a cegos …

    Mas ele é que é o nazi … que há 4 anos promoveu e contribuiu com milhões para não fecharem e destruirem os agora museus dos campos de concentração…

    Nem 3 das mães dos filhos dele são judeias…

    Mas os CEO de Mercedes, BMW, AUDI, VW e etc que falaram, maltrataram, manipularam e mentiram …. que daqui a meses vão anunciar centenas de milhares de despedimentos é que são herois… pois nem usar as patentes da Tesla em condições conseguiram … comos os Chineses…

    Pois é que a Tesla é a fábrica na China que é totalmente privada (da Tesla) e a que paga melhor de sector em toda a China …

    Aliás a Tesla (os carros) foi a primeira e para agora a única a ter certificado de privacidade do Governo Chinês…

    Ora pensem um pouco … CERTIFICADO DE PRIVACIDADE … PELO GOVERNO CHINÊS….

    Mas está tudo bem … vamos continuar a seguir os media e a sua propaganda …

    Engraçado ninguém fala di Gates e a sua Fundação que detem mais de 30% de terrrleno agrícola do MUNDO … e os direitos das sementes … e quem não plantar com as sementes deles … ficam desgraçados… muito estilo Microsoft de anos 80/90…

    Mas o Musk é que é o Vilão…

  17. Avatar de anon
    anon

    só um detalhe que ficou por dizer, tanto quanto li ou percebi, querem o dinheiro de volta mantendo o carro na sua posso só porque se acham superiores moralmente ou estão disponíveis para ficar sem ele? é que o nosso país de assalariados pode importar… lolol

  18. Avatar de FnF4ver
    FnF4ver

    Ainda acordaram a tempo.
    O Musk é um corrupto.

  19. Avatar de MR
    MR

    O síndrome COVID e os seus efeitos secundários chegaram a política e a população e comentadores do ppleware hoje mal se pode comprar um carro outra coisa qualquer e todo atacado por idiotices.. HAJA PAZ NO MUNDO
    Ja cansa este tipo de notícias

  20. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Nisto os Franceses são muito superiores a nos Portugueses que nos tornamos um povo de gente amorfa que já não sente!