Há cada vez mais portugueses com contas bancárias “low cost”

48 Comentários

Já ouviu falar em contas “low cost” ou contas de serviços mínimos bancários? O número de contas de serviços mínimos bancários aumentou, em 2021, 16,1% para 150.405, em termos homólogos, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).

O BdP recordou que a “conta de serviços mínimos bancários só pode, em regra, ser titulada por pessoas singulares sem outras contas à ordem. A utilização das exceções previstas na lei é relativamente reduzida”.


Já há mais de 150 mil portugueses com SMB

Segundo uma nota do BdP no seu site oficial, durante o ano, foram constituídas 25.935 contas de SMB [serviços mínimos bancários], 74% por conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição, e encerradas 5.110 contas, 83% das quais a pedido do cliente. A maioria das contas foi constituída por pessoas com idades compreendidas entre os 45 e os 65 anos (33,0%) e com 65 ou mais anos (35,2%)”, de acordo com a instituição, sendo que “apenas 3% das contas de SMB foram abertas por clientes com menos de 25 anos.

A instituição revelou que, no final do ano passado, “76% das contas de SMB apresentavam apenas um titular” e que “apenas 4,7% das contas de SMB eram detidas por pessoas que tinham outras contas à ordem, por serem contitulares de uma pessoa com mais de 65 anos ou grau de invalidez igual ou superior a 60%”.

Por outro lado, “em apenas 1,3% das contas existentes no final do ano, a conta de SMB era detida por pessoas que também eram contitulares de outra conta de SMB com uma pessoa com mais de 65 anos ou grau de invalidez igual ou superior a 60%”.

De acordo com o BdP, no ano passado “aumentou a percentagem de titulares de contas de SMB com outros produtos bancários na mesma instituição”.

O BdP recordou que “a conta de SMB é uma conta à ordem que permite ao respetivo titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido”, sendo que, “além da abertura e manutenção da conta de serviços mínimos bancários, esta conta inclui a disponibilização de um cartão de débito e o acesso ao ‘homebanking’, bem como a realização de levantamentos ao balcão, débitos diretos, transferências intrabancárias nacionais e 24 transferências para outros bancos, através do ‘homebanking’”.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel silva
    miguel silva

    ainda vou os bancos a pedir para ser cliente que oferecem uma panela de pressão e uma salva de Prata por a fidelizarão de 48 meses

  2. Avatar de AJ
    AJ

    Activobank e Moey!

    1. Avatar de disparates
      disparates

      Bankinter tb.

      1. Avatar de aj
        aj

        bankinter tem manutenção de conta se não tiver conta ordenado. activobank e moey nao tem essa limitação.

  3. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Revolut, 0€ de manutenção.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Revolut não é um banco no sentido tradicional, e tem imensas condicionantes.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Imensas?! Não tenho notado nem uma!
        Quais são essas “imensas?

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Por exemplo uma muito importante. Crédito habitação. Não consegues.

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Ok no Revolut, admito que essa é UMA condicionante (que a mim e algumas pessoas não afecta)
            Mas falaram em IMENSAS… estou curioso de saber quais as outras todas?

        2. Avatar de Amílcar Silva
          Amílcar Silva

          Já se pode pagar impostos por lá (IUCs e afins)?

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Para pagamentos ao estado pode-se aderir ao pagamento por débito direto que funciona na zona SEPA / Europa e aceita portanto uma conta Revolut.
            Mas percebo que possa haver quem não goste muito disso. A alternativa é pagar em balcão das finanças ou CTT.

    2. Avatar de Nós bad service
      Nós bad service

      Revolut não está no fundo de garantia do estado ptt boa doação amigo

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        Ainda bem !! Está na Lituânia onde não há o BES

  4. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Sou mais 1, serviço mínimos é quanto me basta

  5. Avatar de não é geek
    não é geek

    se não fosse o crédito bancário relativo à habitação, também mudava…

    1. Avatar de person000
      person000

      Pode sempre pedir transferência de crédito, foi o que eu fiz, neste caso para o bankinter

    2. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Nada te proíbe de mudar de banco

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Eu diria que sim. Os valores praticados para as escrituras.
        Se fosse apenas “sai daqui e vai para ali” mas não é.

        1. Avatar de person000
          person000

          Negocia com o banco para onde te vais mudar, eles podem suportar esse custo

  6. Avatar de luis
    luis

    Tenho um bom ordenado, e poderia ter uma conta “normal” para que? pagar mais?
    O SMB é o suficiente para o meu dia a dia e não tenho grandes despesas!
    se tivesse a conta “normal” estaria a pagar mais para ter os mesmo serviços!

    1. Avatar de Clesh
      Clesh

      Somos dois, tenho a moey! E nunca mais quis ver nem pintados o BCP, ainda tinha o cartão gold mas mandei os a fava porque não tinha nenhum benefício real para o meu dia a dia, só se fosse para mostrar mas como não gosto agora tenho na moey e estou 98% satisfeito, faltava dar no Google pay e talvez ter alguns benefícios quando usado por exemplo como tinha na tap com o cartão do BCP mas fora isso chega bem

  7. Avatar de dC
    dC

    Qual é o valor de que estávamos a falar quando falamos de uma SMB?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      No máximo 5€ por ano

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tudo menos o BancoCTT.
    São ladrões.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Concordo, iniciaram com lema “sem custos” uma pessoa andou aconselhar e depois de terem clientes mudam a politica… (“Activobank” , “OpenBank” e “Moey!”)

  9. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    o valor de um conta SMB acho que são 5 € / ano

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Pedro, porque não o banco CTT?
    É que tenho lá conta.
    Pode ser que vc saiba algo que eu desconheço deste banco.

    Já agora, além dos bancos do costume, o crédito agrícola, para quem tiver património depositado superior a 10 000 euros, fica isento de comissão.
    Li isto no preçário deles.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de Vítor M.

      “O Banco CTT passou a cobrar comissão de manutenção de conta, acabando com a política de “comissões zero”.

      Quem tenha conta no Banco CTT vai passar a pagar um custo de 20 euros por ano (5 euros por trimestre), um valor ao qual acresce imposto de selo de 4%..”

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Eu tenho conta do Banco CTT ativei o novo cartão este mês e nem o cartão paguei!!
        Tenho conta a 3 anos no banco e até agora nem 1 centimo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Calma, vais pagar mais à frente.

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            “Conta à ordem com comissão de manutenção anual de 20,00€ (acrescido de Imposto do Selo), a cobrar trimestralmente (5,00€ + IS), ficando isentas da cobrança desta comissão as contas bancárias com cartão de débito válido associado e clientes com menos de 25 anos;”

          2. Avatar de Vítor M.

            A esses é cobrado o cartão, certo?

          3. Avatar de Flavio
            Flavio

            Se o cliente manter o cartão de débito ativo paga somente a anuidade do cartão, com os seguintes valores de 19,24€ personalizado ou 10,40€ não personalizado. Como o cliente mantém o cartão de débito ativo, não paga quaisquer comições de conta.

          4. Avatar de Vítor M.

            Certo, mas paga o cartão. Se não quiser cartão, paga manutenção. Há serviços que não paga nada. Antes desta alteração, também era possível não pagar nada no Banco CTT.

          5. Avatar de Flavio
            Flavio

            Sim já foi um banco “comissões zero”, mas funciona desta maneira neste momento. Mas uma coisa é certa mais vale ter o cartão e pagar anualmente “somente” 19,24€. Há piores e com muita clientela 🙂

  11. Avatar de mcsimoes
    mcsimoes

    A informação que tenho, 21/03/2022, do BCTT, é que quem tem cartão de débito não paga anuidade. Irá pagar cerca de 18,50€ pelo cartão, antes 15€. Aguardo confirmação no extrato.
    Quem não tiver cartão está sujeito aos custos de manutenção.

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Exatamente, quem tem cartão de débito ativo vai só pagar a anuidade do cartão.
      Neste caso personalizado: 19,24€ – não personalizado: 10,40€.
      Ficando isento de comissões de conta.

  12. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    mcsimoes, eu vou ter que falar com a gestora de conta do banco CTT.
    Se eu pagar comissão, fecho a conta.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de Vítor M.

      Pelo menos é o que está a ser veiculado. Ou pagas o cartão, ou a manutenção de conta. No Activobank, não pagas nada.

      1. Avatar de Angelo
        Angelo

        Esse banco funciona o MBWAY, ou temos de pagar comissão para funcionar?

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Víctor, tenho conta no ActivoBank, Banco Big e Banco CTT.
        Em nenhum deles pago comissões.
        Se algum decidir que eu passe a pagar, fecho a conta.
        É só chegar o extracto cm o débito dos 5 euros e trato da situação.

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab

        1. Avatar de Eu
          Eu

          E em algum desses tens um crédito habitação?

  13. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Coitados dos bancos sempre a suportar o rabo dos outros. : ) 😉 Nao há comichoes que lhes valham.

    Hihihihihih!!!!

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Fujam do Openbank, transferências tardam a aparecer quando aparecem, basta ver no portal da queixa a quantidade de pessoas a referir o mesmo, estou há dias à espera de uma TRF, vamos ver se é desta que não me aparece tambem…..

  15. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Paulo, pois, tb andei a ver as queixas por lá e parece que Moey e Openbank são uma bela porcaria.
    É de tudo um pouco.
    Contas congeladas sem motivo, transferências que não são enviadas ou recebidas, registos de movimentos que desaparecem, enfim, um filme de terror.
    Ao ler isto fechei logo a conta moey que tinha criada no dia anterior.
    Para piorar, é tudo pelo telefone e ao fim de horas de tentativas para falar com alguém, é despachado com palavras de circunstância…

    Isto para mim não dá.
    Tem que haver ao menos um balcão para onde me possa dirigir e falar directamente com alguém.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  16. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    @Eu, não sei se essa pergunta é para mim, do crédito à habitação.
    Seja como for, cá vai.
    Eu não tenho, não quero e nem preciso de créditos.
    Pago tudo a pronto pagamento.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  17. Avatar de R o B
    R o B

    Envelope debaixo do colchão, sem custos de manutenção para guardar o necessário para o dia a dia pagar o que não consigo com cartão Binance e Revolut, fundo de emergência de 1% numa contra SMB e o restante a mamar rendimento seguro em certificados aforro.

  18. Avatar de CRYPTO POWER
    CRYPTO POWER

    Contas sem comissão?

    1) MOEY!
    2) ACTIVOBANK
    3) REVOLUT
    4) VERSE
    5) MONESE
    6) WITTY
    7) LYDIA

    E há mais. Sem contar os bancos que têm uma modalidade de conta gratuita, mas fazem pouca publicidade. Exemplo: NBWORK do NOVOBANCO. É um cartão de débito simples, apenas para a rede multibanco. Ou seja, compras internacionais VISA / MASTERCARD / AMEX é para esquecer… Mas hei, quem tem lá crédito habitação nesse banco com ordenado domiciliado, serve…

    Desde que tive um banco que me dificultou uma compra, uma transferência por falso paternalismo alegando questões de segurança, e não devo nada a ninguém, passei a ter mais cuidado.

    Os bancos não são amigos de ninguém. Os interesses deles são os depósitos e os empréstimos para obterem juros…