Há agora uma religião construída sobre o Blockchain: A Criptoreligião

31 Comentários

Em Nome do Pai, do Filho e do Blockchain. Podem sentar…

Alguma vez foi abordado por um aficionado das criptomoedas que tenha sido “evangelizado” e que se juntou a um novo culto? Bem, fique a saber que se não encontrou, não foi por eles não existirem, pois há agora uma religião construída sobre o blockchain Ethereum.


Criptoreligião – nova seita das criptomoedas

O culto que estamos a referir tem como fundador Matt Liston, o ex-CEO da Augur, uma plataforma de previsão apoiada pelo blockchain. A saída de Liston da Argur foi controversa e, na semana passada, Liston impôs uma ação judicial contra o seu antigo empregador, na ordem dos 152 milhões de dólares.

Liston revelou a sua religião blockchain, que ele chama de 0xΩ (“Zero ex omega”? ou “Zero vezes omega”?), durante um evento, no dia 19 de maio no New Museum, em Nova Iorque. Ele distribuiu 40 cópias de um documento que apelidou de “papel em chama” 0xΩ, a coisa mais próxima que a religião tem de um “livro sagrado”, uma “bíblia” que supostamente descreve como a Liston quer que o 0xΩ funcione.

O 0xΩ é uma plataforma religiosa que permite que o conjunto das nossas crenças seja atualizado de forma mais dinâmica, que democratiza a relação entre os membros e promove a convergência sobre o que todos acreditam nesta religião.

Argumentou Liston à margem do lançamento, segundo noticia a Forbes.

A ideia fundamental é que o blockchain poderia eliminar a necessidade da fé ter uma autoridade governante. Em muitas das principais religiões de hoje, as crenças e decisões das pessoas no topo – o Papa, o Dalai Lama, o chefe rabino – são transmitidas para os outros fiéis, e o seguidor comum tem muito pouca influência na evolução das crenças centrais da religião.

 

0xΩ dará voz aos fiéis

A seita 0xΩ funcionaria de forma diferente. Os fiéis teriam sempre uma palavra a dizer. Poderiam decidir alterar partes dos textos da religião blockchain (começando com o “papel em chama”) ou começar a usar doações para apoiar determinadas causas de caridade.

Pese o facto de Liston ser o fundador da religião, este rejeita ser o seu “Papa”. Singer chamou-lhe de Criptomessias e Criptoprofeta, títulos que aparentemente Liston rejeita.

Para provar que estas doações blockchain podem realmente materializar-se no mundo real, Avery Singer, artista e apoiante do 0xΩ, apresentou uma estátua de um “Dogewhal” durante o evento de 19 de maio, afirmando que os futuros votos poderiam decidir comissionar peças semelhantes à apresentada.

Como é distribuído e difícil de ser hackeado, o blockchain pode suportar a plataforma perfeita para os seguidores expressarem as suas opiniões sobre estes assuntos, ou dar o seu voto a outro membro para votar por si. Caso os seus seguidores não consigam chegar a um consenso sobre o assunto, o 0xΩ pode dividir-se em duas religiões separadas.

Nesta religião, as pessoas participantes e envolvidas poderiam essencialmente votar e mudar continuamente a estrutura e a natureza da mesma.

Referiu Avery Singer, um artista e defensor de 0xΩ, de acordo com o relatório da Forbes.

Liston acha que as religiões estabelecidas também poderiam beneficiar do blockchain, observando que poderiam obter feedback dos seus seguidores sobre os seus próprios trabalhos sagrados ou gastos com doações.

Estudos mostram que as pessoas são mais generosas com suas doações quando sabem exatamente para onde vai o seu dinheiro, de modo que essa sensação de poder seria capaz, de facto, de aumentar os benefícios caridosos dos fiéis.

Liston alega que ele não será financeiramente beneficiado com o 0xΩ, planeando mesmo doar para o projeto assim que este for oficialmente lançado ainda este ano.

Será aí o momento em que todos vamos descobrir se a religião blockchain tem o que realmente precisa para ter sucesso: seguidores.

Via

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Ah,ah,ah,só faltava agora esta !! A salvadora da pátria é agora a moeda digital e as religiões daí derivadas !! Ah,ah,ah !! 😀 😀 😀

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      pf não confundir Blockchain com BitCoin… minha nossa.

  2. Avatar de Calvin
    Calvin

    É o que mais tem na internet, basta entrar no fórum do TudoCelular
    Falou mal do bitcoin ou criticou qualquer criptomoeda que chegam os defensores
    Mano, parece uma religião, onde há dogmas e qualquer um que critique é fuzilado.
    Ai que eu critico mesmo kkkkkk

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Cada qual acredita no que quer e age de acordo com as suas crenças. Nada contra, mas para mim estes fanáticos são pessoas mal educadas, inconvenientes e muitas vezes ignorantes.
      Acontece com a religião, música, marcas etc. Ultimamente tenho levado com os vegetarianos, que por força me querem fazer sentir mal ao comer um leitão assado. Pah..não querem não comam. No dia em que eu vos tentar convencer a deixar de comer alface digam-me o mesmo por favor. Seremos uma sociedade melhor 🙂

  3. Avatar de pia
    pia

    Quando a bolha estourar não adianta ficar a chorar.

    Até rimou lol

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Bem observado. 🙂

  4. Avatar de nkp
    nkp

    vão bater porta a porta também? XD

    1. Avatar de pia
      pia

      Vão, que nem os TP =)

  5. Avatar de Heldr
    Heldr

    Cheira-me a esquema para fugir aos impostos.

    1. Avatar de José
    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Usuários de criptomoedas adoram ir contra as regras e passar por cima do outros, só visam lucro e ganho próprios. São mesquinhos e maioria é fã do anarcocapitalismo.

  6. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Já agora um off-topic,e desculpe-me Vítor Martins,se fizer favor.Li hoje este artigo(https://www.theverge.com/2018/6/5/17424580/mozilla-firefox-experimental-extensions-color-side-view),e fiquei maravilhado !! Primeiro tem que se ir ao browser(Firefox,Firefox Developer Edition,Firefox Nightly ou Firefox ESR),e activar a extensão Test Pilot program.Depois é só activá-la(https://testpilot.firefox.com/experiments/color.Depois) entra-se na página da extensão(https://color.firefox.com/?theme=XQAAAALfAAAAAAAAAABBqYhm849SCiazH1KEGccwS-xNVAVLGkArGe4EcCMIjlq6Z24cXzGo2H5ww8m-19_q-hY0s2dkKL5_WO5Bl4jyH20fj40vBzxoYvFj89Rh4ADWJF-h-zufZ0AlB7q4ZqNti7ldheoAZe04hp3VwfF8Fy5oyQoV_sHS4G4tS_Jq-cs04W8GLqIPGY0X2pTlySKBDqWN6unsE611GVcX2WhuAv8CFUAA),e escolhe-se um dos 24 temas e cores para todo o uso !! Excelente,fiquei vidrado !! Já agora,a Mozilla pretende implementar um novo protocolo para diminuir o consumo de RAM que vai ser um luxo.Isto está previsto até ao fim deste mês (dias 25 a 26 de Junho),quando o Firefox ir para a versão 61.Que fixe. 😀

  7. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Mais uma religião? As que temos já chegam e sobram para a quantidade de mer%# que fizeram e continuam a fazer em nome de alguém/entidade que nunca se viu! A minha esperança é que as futuras gerações consigam libertarem-se desta “coisa”..

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      As gerações actuais já pouco ligam a religião. E os que ligam dificilmente conseguirão evangelizar novos seguidores.
      Por outro lado temos uma geração de jovens completamente ausente de espírito crítico…e se um youtuber disser que devem ir à missa…assim o farão.
      Sei que isto se passa num intervalo de idades muito específico, mas ainda assim assusta-me o facto das crianças poderem ser tão facilmente manipuladas no que respeita a educação.

      1. Avatar de ivan
        ivan

        Concordo com o que dizes, percebo o que queres dizer posso não ter muita idade (20) mas neste momento vejo que quem é mais novo leva demasiada influência dos vloggers atuais. Podem não ligar a religião mas seguem cegamente os youtubers, não tenho nada contra youtubers porém também fico assustado com a influência que eles têm e as marcas também já vêem isso

      2. Avatar de Mentecaptor
        Mentecaptor

        Os mesmos influenciados cegamente pela religião são os que agora são influenciados pelos tais (e mais outros), o que me parece mais perigoso, por sinal.

  8. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Nada de novo, muito pessoal dos iPhones e Androids comportam-se exactamente como fanáticos religiosos. Parece que o objectivo de vida deles é andar a defender marcas e empresas.
    Pior ainda andam a tentar “converter” pessoal para a sua religião.

    1. Avatar de zeca
      zeca

      ^isto 😀
      muitos já seguem várias religiões, só não lhes dão esse nome 😀

    2. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Estás a misturar conceitos. Fanatismo há por muita coisa, religião, marcas de telemóvel, clubes de futebol, etc. Faz parte da natureza humano, o sentimento de pertença a um grupo e a necessidade de o defender.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Nao vejo diferença nenhuma. Qual é a diferença entre estar num esplanada com o telemóvel em cima da mesa e vir um gajo chatear-te a dizer: devias comprar um iPhone/Andoid é melhor sabes. E vir alguém de uma religião qualquer “vender” a fé deles?

        Ou quando partilho um post de tecnologia virem sempre com comentarias: devias comprar um iPhone/Andoid é melhor sabes. E vir alguém de uma religião qualquer “vender” a fé deles?

        O pior é que a maioria deles nao percebe nada do assunto, estao tao focados na fé deles quaenao conseguem ver outra coisa

    3. Avatar de Calvin
      Calvin

      As marcas nem sabem que eles existem… Coitados, acham que defendendo X ou Y irão ganhar alguma coisa.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E muitos perdem horas a defender isso. É a forma que arranjam para se sentirem importantes:
        Olha para mim sou muito importante e sei muita coisa porque uma empresa estrangeira anda a ganhar muito $$$ ás minhas custas.

        É um pouco como os fanáticos do futebol:
        eu sou muito melhor que tu porque um gajo qualquer que nem me conhece marcou um golo. E tu como nao gostas do mesmo clube devias “falecer”.

        Respondo: eu sou fan do Jeff Bezos, simplesmente o homem mais rico do mundo por isso sou muito superior 😀

  9. Avatar de Cortano
    Cortano

    “Estudos mostram que as pessoas são mais generosas com suas doações quando sabem exatamente para onde vai o seu dinheiro, de modo que essa sensação de poder seria capaz, de facto, de aumentar os benefícios caridosos dos fiéis.”

    Aqui está o segredo do negócio!!!
    Venha a mim o vosso dinheiro, ou criptomoedas… ou ouro, ou cheques… who cares… mas doam-no a mim.
    Obrigado.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Segredo? Qualquer negócio tem como objectivo facturar e ter lucro. Duvidem sempre de organizações sem fins lucrativos 😀

  10. Avatar de José
    José

    Agora também temos os cripto-estúpidos? Boa!

  11. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Não digam “religião”, que vivemos atualmente numa sociedade “religiofóbica” e “quem tem crenças religiosas é ignorante”.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não diria “religofóbica”. Eu sou ateu e não tenho absolutamente nada contra qualquer religião.
      A diferença é que não tento “vender” ateísmo a ninguém e no entanto muito frequentemente me encontro em conversas nas quais me tentam “vender” religião. Como é óbvio, nada me resta a não ser contra-atacar.

      Por exemplo os jeovás,
      -“truz truz”…Bom dia senhor, tem 5 minutos para falar de religião?
      Eu: Claro que sim.

      …e passados 2 minutos estão eles a ir embora ofendidos por me terem batido à porta a oferecer o que eu não pedi 😀

    2. Avatar de Simples assim
      Simples assim

      Também não vejo nenhuma “religiofobia” na nossa sociedade, só vejo é pessoas que não admitem ver as suas crenças desafiadas sob o pretexto “tu tens que respeitar a minha religião”. Ora, respeitar não significa ficar calado e engolir as histórias em que cada um tem todo o direito de acreditar. É que eu também tenho o direito de questionar essas crenças e de as classificar como fantasiosas, até que me sejam apresentadas provas da sua veracidade.

  12. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    “Sobre o blockchain ethereum”
    Isto que dizer que utiliza a mesma blockchain?
    Que é sobre esta crypto moeda ?
    Ou é uma token?
    Fiquei confuso.