H2.City Gold: autocarro português a hidrogénio fez furor nos Jogos Olímpicos

48 Comentários

Os Jogos Olímpicos de 2024 já terminaram, mas continuam a surgir notícias e curiosidades interessantes. Sabia que 12 autocarros H2.City Gold a hidrogénio produzidos pela CaetanoBus operaram no maior evento do desporto mundial?

Autocarros portuguêses a hidrogénio que fez furor nos Jogos Olímpicos


H2.City Gold a hidrogénio tem super autonomia…

Em 2019 o Pplware falou aqui sobre o H2.City Gold, o autocarro a hidrogénio da portuguesa CaetanoBus. A CaetanoBus é o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal. A empresa produz autocarros para todos os segmentos.

O H2.City Gold é um autocarro da Caetano elétrico, com a particularidade de ser movido a hidrogénio. Este veículo amigo do ambiente está equipado com uma célula de combustível Toyota e é resultado da elevada capacidade de engenharia da CaetanoBus.

Este veículo tem autonomia de 400 km num único abastecimento, uma característica diferenciadora no mercado de autocarros a hidrogénio. Destaca-se também pela sua modularidade, conforto, segurança e usabilidade. Disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano.

Autocarros portuguêses a hidrogénio que fez furor nos Jogos Olímpicos

Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho de acordo com as mais exigentes normas de segurança. O H2.City Gold está ainda munido de sensores de fuga de hidrogénio na célula de combustível e nos tanques. Assim como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança de modo a assegurar o conforto dos seus passageiros.

O H2.City Gold vem com um motor elétrico com 245 cv (180 kW) de potência.

Segundo a própria CaetanoBus, os passageiros elogiaram bastante o autocarro. Também os motoristas mostraram-se satisfeitos, assumindo que esta tecnologia é uma alternativa ao Diesel.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    As grandes mentes portuguesas, sempre na vanguarda da tecnologia… japonesa!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      «A CaetanoBus é o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal»

      Tinha de vir a má língua. Haver uma empresa que faça o autocarro completo não existe.

      1. Avatar de J-C
        J-C

        Provavelmente não produzem todos os parafusos… mas que desenham, fazem motores, carroçarias e montam tudo em fábrica própria… há com certeza!!! Mercedes, Volvo entre outras…. Já ouviu falar destas marcas?

        1. Avatar de JS
          JS

          Não fazem motores nenhum e estofos Vêm de fora e até se fala que os próximos autocarros ja vêm da China e cá é so fazer acabamentos e alguns acertos

  2. Avatar de JS
    JS

    So publicidade da treta se soubessem o trabalho e os problemas que há no fabrico vocês nem elogiavam ou vocês julgam que é como na AutoEuropa?
    Onde há linhas de montagem onde as peças encaixam na perfeição e é sempre andar na caetano bus não é assim
    Com salários mínimos e muita mão de obra de países da america do sul e ja com alguns asiáticos(Nada Contra)
    Para mim

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    e por cá é muito usado ou não? Isso é que interessa… agora fazer coisas para os outros verem como somos bons e depois não funcionar em larga escala, não interessa!

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      No meu concelho de residência há 3 e vão comprar mais 10, por isso sim há autocarros deste a circular em Portugal

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Noutros países também, é só consultar o site deles.

  4. Avatar de LJ
    LJ

    Por algum lado se começa , mais alternativas a explorar a sua viabilidade , nesta parece que para já vai andando mais ou menos bem

  5. Avatar de CA
    CA

    Nos STCP há vários não iguais mas tbm a hidrogénio.

    1. Avatar de JL
      JL

      Tinha, acabou em 2007.

      1. Avatar de Tel
        Tel

        Nao nao acabou continuam a ter, não seja cromo, se não sabe não invente…

        1. Avatar de JL
          JL

          Não sou eu que o digo:

          https://www.ambienteonline.pt/noticias/6531

          Além disso o posto de abastecimento que havia na zona já não existe, ou pelo menos já não aparece nos mapas.

  6. Avatar de Stanley
    Stanley

    Sigo apostando na tecnologia do hidrogênio.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual tem ?

      1. Avatar de Stanley
        Stanley

        APOSTAR
        verbo

        fazer aposta; arriscar, jogar
        “apostou tudo o que tinha” · “apostaram duzentos dólares contra quinhentos reais” · “apostava sempre nos mesmos números” · “frequentava os cassinos para apostar”

        emitir opinião convicta sobre (algo cujo resultado ainda não se conhece); afirmar (alguma coisa) com convicção; asseverar, sustentar
        “apostou que ela não viria”

        confiar antecipadamente no sucesso, na vitória de (alguém ou algo)
        “muitos apostavam no candidato de oposição” · “o escritor apostava no seu novo livro”

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, portanto não apostou nada.

          Espera apenas que os outros os testem para que depois avance.

  7. Avatar de DFS
    DFS

    Os STCP neste momento não tem nenhum autocarro a hidrogénio, tem é elétricos incluindo da CaetanoBus mas a baterias. Os novos veículos do metrobus do Porto serão a hidrogénio, mas inclui a propria central de produção de hidrogénio verde, já que quase não há postos de abastecimento.

  8. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Ucrania faz bom uso de EV Za hidrogénio…

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, parece que dão umas belas bombas. lol

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Exactamente, se fossem Autocarros electricos nada disso acontecia

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “…O principal motivo tem sido a falta de conhecimento dos motoristas em relação às rotas dos destinos das equipes.”

      1. Avatar de JL
        JL

        Pois, depois têm de ir muito devagar senão acaba o gás.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A comitiva brasileira viajou nos autocarros a H2? Não vejo isso referido em lado nenhum.
          “600 autocarros eram elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles).
          200 autocarros eram movidos a células de combustível de hidrogênio (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicles).
          200 autocarros eram movidos a combustão, predominantemente utilizando biocombustíveis ou gás natural para reduzir o impacto ambiental.”
          Em qual destas categorias é suposto ter viajado a comitiva brasileira? Eu aposto na 1ª opção dado que eram em maior nr. E agora como ficamos?

          1. Avatar de JL
            JL

            Não sei, o que sei é que várias notícias referem os autocarros a hidrogênio e os atrasos, combina tudo com os autocarros a h2, já os do porto foi pelo mesmo motivo, tem ali a noticia embaixo.

  9. Avatar de Antonio+Vasco
    Antonio+Vasco

    245 cv? Não será engano? Tem menos 100cv que o Tesla?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não é engano eng⁰ @António, ao contrário dos carros elektros, os autocarros a H2 dao prioridade ao desempenho consistente, focado em eficiência e durabilidade, com ênfase na capacidade de transportar grandes volumes de passageiros de forma contínua e segura.
      Os autocarros elektros tb não debitam muito mais q isso. A potência anunciada para carros elektros é mais para tolos que papam “grups”. Basta um diesel com com 14 anos e 105cv para papar a maioria dos elektros novos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas estes são eléctricos, afinal não pesca um chavo de tecnologia automóvel.

        Desde quando um h2 tem eficiência ? Só na conversa do hidrogénio em electricidade para carregar baterias perdem 50%..

        Papam mas é nos seus sonhos molhados.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tudo é eléctrico. Depende é como a energia é obtida, ou no caso dos elektros…ACARTADA looolooolool

          1. Avatar de JL
            JL

            É a mesma que os H2 usam, não existe outra.

      2. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Quais electricos, os ZOE? Porque um Tesla (e também um BYD, um KIA, etc) papa qualquer diesel, e gasolina , de 250cv, eu tenho os dois e sei.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Papa nada eng⁰ @Antonio.
          Elektros novinhos na força da idade não conseguem acompanhar um diesel dos mais fraquinhos e já com 14 anos em cima do lombo.
          Ora veja lá o vídeo a ver se lhe chega a luz:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbgjiyVkZHQQlxUKWQ

          1. Avatar de JL
            JL

            E você acreditou, ah pois, é um diesel.

            Lol, nessa altura que o diesel chega aos 200, onde não vai já o eléctrico. Looooool

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não seja Inácio @JL,
            https://youtu.be/BQU8U6x7s0A?si=caL1PvzmRFfJu6i7
            O 1.6TDI leva uns (longos) 53,3 s a bater nos 200 mas depois vai até aos 213.
            O carro elektro mais potente (495cv) e rápido (max. 200 kms/h) pode lá chegar mais rápido. mas…
            Até lhe dou os 53,3 segundos de avanço. O Elecktro vai ser apanhado pelo Diesel dos mais fraquinhos em 873,6 segundos ou de 14,6 minutos e ao fim de 48,54 kms. A partir daí o elektro vai sempre a comer pó e perder 16,4 kms e ~5 minutos até chegar ao Porto. Significa que quando o condutor do elektro chegar ao Porto, já o condutor do TDI fraquinho acabou de tomar o pequeno almoço na pastelaria lá do sítio.
            Ah espera, o elektro não é capaz de fazer LIS-OPO a 200. Nesse caso, o condutor do TDI fraquinho já teria almoçado qd o condutor do elektro de 495 cv lá chegasse.

          3. Avatar de JL
            JL

            Portanto cada vez que desce dos 200, leva mais 30 segundos lá a chegar, quantas vezes acontece isso numa ae como nas da Alemanha ?

            Você parece que não vive no planeta, fico a pensar se alguma vez saiu do quarteirão, já que reclama todos os dias isso dos outros.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E pq haveria de descer dos 200?
            à noite/madrugada há pouco trânsito. Vc é que gosta de andar aconchegado no meio das horas de ponta. lool

          5. Avatar de JL
            JL

            Porque há pessoas na estrada, não se lembra do BMW i5 ? porque só fez 152 kmh de média ?

            Agora vá ver o vídeo e conte quantas vezes ele tem de travar e voltar acelerar, isso dava muitos minutos de avanço ao diesel.

            Não fazem carros com 500cv para andar o mesmo que os outros.

            Mesmo que haja pouco não pode passar por cima dos outros, ou pode ? agora já é com condições especiais ?

    2. Avatar de JL
      JL

      São para andar devagar, daí os atrasos e para ver se não ficam sem gás, ainda lhes cortaram o ar condicionado.

  10. Avatar de Js
    Js

    Só faltava ca este
    Que escreve sobre VE parece doutorado e comissionista.não trabalha na matéria Enfim

    1. Avatar de JL
      JL

      Se esta a falar de mim, eu falei de VE’s.

      E não, não sou comissionista, esteja descansado.

      1. Avatar de Tel
        Tel

        Fantástico como te assenta quem nem uma luva a carapuça, mas sim és o maios comissionista que aqui anda, além seres o maior cromo, tornaste-te um enorme alvo de chacota para quem aqui anda, ninguém te leva a sério, é só para o gozo mesmo…

        1. Avatar de JL
          JL

          Já mudou de nick novamente ?

          Alvo de chacota de quem ? de si ? se não me leva a sério porque se preocupa tanto comigo ? Então goze, porque vou continuar a fazer o mesmo, independentemente do que pense e de quantos nicks crie,

          PS: Desde 2006 a lutar contra os lobbies. LOOOOOL

          1. Avatar de Mort
            Mort

            Oh Vitor bolas
            Para cada tema arranjaste um personagem clickbait

          2. Avatar de JL
            JL

            Bolas, voltou a mudar de nick novamente.

  11. Avatar de JS
    JS

    Trabalho em VE já alguns anos e sou um aprendiz apesar de ter 62 mas continuo aprender e só dou um jeito
    Mas há aqui um senhor iluminado que parece um comissionista que parece que sabe tudo mas a nível de autocarro deste que se fala por aqui nada sabe nem eu que lá trabalho mas enfim deixai-os falar que vou me rindo
    Boa tarde

    1. Avatar de JL
      JL

      Então quem é ele ?