Gripe H5N1 será a nova ameaça depois da COVID-19?

16 Comentários

Depois de tudo o que aconteceu com a COVID-19, agora há uma nova ameaça ao mundo. Falamos da gripe H5N1 e o alerta vem do especialista de Saúde Pública Francisco George.

Gripe H5N1 será a nova ameaça depois da COVID-19?

gripe H5N1 é uma doença causada pelo vírus influenza

A gripe H5N1, também conhecida como gripe aviaria, é uma doença causada pelo vírus influenza A (H5N1), que afeta principalmente aves, mas pode infetar mamíferos, incluindo humanos. O vírus é altamente patogénico e pode causar surtos graves em aves domésticas e selvagens.
Para Francisco George…

Nós temos é que estar preparados agora, mais do que nunca, para novos fenómenos. Há ameaças no horizonte”, declarou em entrevista à agência Lusa, precisando tratar-se “do vírus da gripe H5, que está a circular, sobretudo, em aves e em bovinos, (…), inclusivamente, nas vacas leiteiras”

Gripe H5N1 será a nova ameaça depois da COVID-19?

Francisco George observa que existe perigo nos aviários e nas explorações de gado, onde há contacto com os seres humanos, salientando que os riscos “têm que ser bem controlados (…) no local onde surge o problema, (…) para combater e impedir a propagação do vírus”.

O primeiro surto da gripe aviária causada pelo H5N1 ocorreu em Hong Kong, em 1997, tendo sido controlado através do abate em massa de 1,5 milhões de aves domésticas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    A grande ameaça não é nova, é antiga e chama-se cancro.

    1. Avatar de Joachim P.
      Joachim P.

      diz-me o que sabes sem dizeres-me o que sabes

    2. Avatar de Magaly
      Magaly

      Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre janeiro de 2003 a agosto de 2023, foram registados 878 casos em 23 países, dos quais 458 foram fatais. O que significa que a letalidade da doença é de 52%.07/01/2025

  2. Avatar de TT
    TT

    Solução estúpida, matar os animais e não deixarem ganhar a imunidade de grupo, as aves selvagens têm gripe e não morrem, ou são abatidas! O importante é continuar a gastar milhões em medicamentos para as aves de consumo para manter uma indústria!

  3. Avatar de Tânia Almeida
    Tânia Almeida

    Não vão descançar até proibirem qualquer meio de subsitência. Vão criar pânico em todos os tipos de comida e tudo vai ser proibido. Pior, os vizinhos e familiares é que vão ser as polícias a acusar quem produz a sua comida. Isto viu-se no covid e vê-se agora também.

    Depois é só vender os alimnetos processados, alterados genéticamente, insectos, … o que o monopólio quizer dar de ração à manada (nós todos).

    1. Avatar de Professor
      Professor

      Ainda existem chalupas? Já não via um há algum tempo.

      1. Avatar de Tânia Almeida
        Tânia Almeida

        És um dos que vai chibar os vizinhos e familiares… O medo corroi…

    2. Avatar de Sagres
      1. Avatar de Tânia Almeida
        Tânia Almeida

        Sim, obrigado. E tu? tás bem?

  4. Avatar de Joao M.
    Joao M.

    H5N1 já é repetido. não há por aí uma versão nova?
    Pelo menos seria novidade. Este remake de sucessos antigos leva a crer que existe falta de imaginação.

  5. Avatar de X
    X

    Capitalismo a por-nos sempre à beira do abismo!

    1. Avatar de Joao M.
      Joao M.

      Podes sempre viver como os Amish ^_^

      1. Avatar de X
        X

        Não me parece que seja para mim, amarrar o capitalismo para não nos destruir a vida é mais inteligente.

  6. Avatar de LJ_ICE
    LJ_ICE

    A ave rara Musk deve estar infectada.