Greves contra a Tesla na Suécia deixam mais de 100 postos de carregamento sem energia

59 Comentários

Os condutores de Teslas na Suécia estão a enfrentar filas intermináveis nos Superchargers. Segundo a Tesla, as greves sindicais estão a impedir que novas estações sejam ligadas à rede elétrica.


A Tesla tem uma longa história de resistência à sindicalização, tendo conseguido evitar com sucesso a presença de sindicatos nas suas instalações de fabrico. No início, a greve na Suécia parecia algo controlável, envolvendo apenas algumas dezenas de trabalhadores. No entanto, a Tesla subestimou a solidariedade entre os sindicatos suecos.

Embora a fabricante tenha conseguido contornar parcialmente a greve dos trabalhadores de serviço, está agora a enfrentar o impacto das chamadas “greves de solidariedade” organizadas por outros sindicatos no país.

Vários sindicatos suecos, incluindo os de trabalhadores portuários, eletricistas e serviços de limpeza que colaboram com a Tesla, recusaram-se a trabalhar com a empresa em apoio à greve original. Atualmente, uma dessas greves de solidariedade está a afetar gravemente os condutores da Tesla e outros utilizadores de veículos elétricos (VE).

O sindicato IF Metall utilizou a sua influência para bloquear a ligação de novos Superchargers à rede elétrica como forma de pressionar a Tesla a negociar. Durante o período festivo, isto resultou em filas extremamente longas nos poucos Superchargers operacionais, como documentado nas redes sociais:

Comentário da Tesla sobre o impacto

Max de Zegher, responsável pela infraestrutura de carregamento da Tesla, comentou a situação, atribuindo a culpa às greves sindicais que têm impedido mais de 100 novos Superchargers de serem ativados:

Uma dessas greves de solidariedade está a ter um impacto significativo. Como previsto, os condutores suecos de veículos elétricos estão a sofrer, e a infraestrutura para VE não está a acompanhar a procura porque os Superchargers estão bloqueados pelas empresas de serviços que os impedem de serem energizados.

Os Superchargers são infraestruturas críticas, especialmente em dias de pico de viagens como estes. Mais de 100 novos postos na Suécia poderiam ter sido ativados este inverno, se não fossem as greves de solidariedade.

De Zegher acrescentou que ainda não existe uma solução clara para o problema:

Apesar de ainda não termos um caminho definido para ativar estas estações, continuaremos a investir e construir novas instalações para os condutores suecos de VE, incluindo maior capacidade em Malung, Käppen, Vansbro, Idre, Särna e Sunne. Agradecemos o apoio do público para ajudar a desbloquear esta situação o mais rápido possível. Esperar em filas assim é incrivelmente frustrante, prejudica a adoção de veículos elétricos e é algo que pode ser resolvido.

Elon Musk, CEO da empresa, tem adotado uma postura rígida contra os sindicatos, demonstrando pouca disposição para negociar com eles. Esta situação na Suécia é apenas mais um exemplo de como a resistência às organizações laborais pode ter repercussões significativas.

 

Leia também:

BYD não ultrapassou a Tesla em 2024, mas o seu objetivo é mais ambicioso

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TheD
    TheD

    E fazem bem em não aceitar negociatas com ninguém… os sindicatos apenas servem para chular dinheiro às pessoas.

    1. Avatar de rui
      rui

      Não estás a perceber, são os sindicatos de outros empreas que querem obrigar a Tesla a sindicalizar contra a vontade de quem lá trabalha 😀
      É uma situação completamente ridicula.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Contra a vontade ou contra a mordaça?
        Se abrem a boca ou tomam uma posição, no dia a seguir estão no olho da rua!

        1. Avatar de rui
          rui

          Se a Tesla dá melhores condições e beneficios que o que tinham antes…
          Tens N reports sobre o assunto da malta de lá.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tenho n reports de malta a queixar-se das condições de trabalho desumanas impostas pela Tesla. Isso sim! Através de malta que desistiu pq não aguentava mais e explicou o q se passava e pq saiu. Até ao nr. elevadíssimo de baixas resultantes dessa pressão. É de longe a empresa com maior abstinência na Alemanha. Não contente com isso, a Tesla manda inspectores a casa das pessoas para questionar as baixas invadindo a privacidade das pessoas ao melhor estilo pidesco.

          2. Avatar de rui
            rui

            Isso é na Alemanha, fala-me dos reports no pais em causa, pois não é igual… não podes comprar um pais meramente administrativo onde existe unidades de produção industrial.

      2. Avatar de O-das-CAldas
        O-das-CAldas

        Não é a sindicalização dos trabalhadores que está em causa. Os trabalhadores das fábricas da Tesla na Suécia estão sindicalizados. O que está em causa é a Tesla recusar-se a assinar um contrato coletivo de trabalho. Na Suécia, cerca de 9 em cada 10 trabalhadores têm acordos coletivos.
        As greves começaram nas fábricas da Tesla. Do que se está a falar no post é de greves de solidariedade contra a Tesla.

      3. Avatar de MLopes
        MLopes

        contra a vontade de quem lá trabalha?! 😀 😀 😀 contra o que é imposto a quem lá precisa de trabalhar, queres tu dizer.
        sendo o mister m de extrema direita não é de admirar que a escravatura seja uma meta 🙂 passe o trocadilho

    2. Avatar de Croft Lara
      Croft Lara

      Isso é totalmente falso. Na maior parte dos países serve como braço de ferro especialmente importante em países capitalistas.

      No caso da Tesla, o CEO acha que o resto do planeta comunga com a sua filosofia de extrema direita e capitalismo extremo, coisa que em muitos países não é verdade.

      É triste ver que uma boa empresa tem à frente um fala- barato explorador, que no mundo dos EUA parece ser eficaz.

      Apesar de termos um Tesla e estarmos muito contentes com ele, não comungamos com a filosofia e mentiras do CEO. Até quando entrou na Tesla tinha umas boas ideias e pouco radicalizado, agora é insuportável! (Que nada tem a ver com a marca)

      1. Avatar de rui
        rui

        Sindicatos são irrelevantes nos dias de hoje e cancro nas empresas, na industria automovel por exemplo as exigencias feitas no US, meteram um prego no caixão das Ford e GM e o mesmo estamos a ver com VW na alemanha, tem de despedir pessoas e fechar fabricas para ter uma minima possibilidade de invitar falencia, mas neste momento não lhe deixam.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Também acho. Devíamos trabalhar 80 horas por semana. E a culpa é sempre dos sindicatos

          1. Avatar de rui
            rui

            Tendo em conta que foi o Henry Ford que começou a dar as 40 horas de trabalho com ordenados mais altos e 2 dias de descanso, claramente foi a conta de sindicatos que isso aconteceu, mesmo Henry Ford que abriu hospital e escolas para os funcionarios e familia e que tinah fabricas cheias de vidros pois a luz natural era mais benefica para todos…

        2. Avatar de Mais um velho
          Mais um velho

          Eu acho piada culparem sempre a raia miuda..
          A culpa nunca é dos gestores ou dos acionistas em procura de lucros não sustentáveis a longo prazo…

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        A única vantagem dos Tesla é uns motores eficientes que tiram alguns kwh aos 100 em relação aos concorrentes, mas os chineses estão a fazê-la desaparecer. Em relação a peças e reparações aquilo é um pesadelo. Fora o preço inicial. Portanto, logo que os chinos anulem a desvantagem nos morores, é o fim da Tesla.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Um sindicato é supostoi ser um cartel de trabalhadores criado e organizado para vergar capitalistas, ou para impedir que eles o verguem. Se os sindicatos não existissem os trabalhadores nem para se vestir ganhavam, tal é a malvadez e a gula parasitária dos capitalistas.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Nunca tive sindicato e sempre me safei. Todos os anos sou aumentado e com melhores condições tudo negociado por mim.

        Conheço quem tenha alifiado a sindicatos, ganham o que está na tabela e aumentos são irrisórios e tudo negociado pelo sindicato.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          O Grunho não consegue enteder que há pessoas que gostam de traçar o seu percurso. Isso tem um nome, mas não posso dizer aqui, fiquemos por uma mistura de ronhamatismo e inveja!

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Conheço casos de pessoas que foram impedidas de pedir aumento devido aos sindicatos. Por vezes são eles que definem os ordenados

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Não conheces, porque não há lei nenhuma que impeça o capitalista de pagar acima da tabela. Agora, o que a constituição também prevê que em caso de trabalho igual ao do trabalhador que ficou a receber mais os outros podem reclamar a diferença ao capitalista. É o princípio “a trabalho igual salário igual”.

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não sei se é verdade, se é mentira, sei que o teu caso não conta para a estatística. Porque o salário que interessa ao capitalista é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis pela simples razão de que é com os mais baixos de todos os salários possíveis que se faz o mais alto de todos os resultados – ou seja, lucros – possíveis. Pontualmente, ao capitalista até pode interessar pagar um pouco mais a um outro trabalhador, mas só se em troca extinguir postos de trabalho com custos salariais maiores. On aggregate, o capitalista tem de sair sempre a ganhar.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Mas é fora do capitalismo que se praticam os salários mais baixos, diria mesmo miseráveis.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        É ver os países sem capitalistas, os chamados comunistas. Cheios de sindicatos e os trabalhadores sem espaço para estacionarem os ferraris e porsches.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          E os porsches e ferraris dos países capitalistas, são para quem? Para os trabalhadores?

          1. Avatar de RICARDO
            RICARDO

            Trabalho igual e as performances são iguais… Oh seja comunismo vai lá para Cuba vai

          2. Avatar de rui
            rui

            Ya, não viste as noticias? na Nvidia quase 80% dos funcionarios são milionarios…

          3. Avatar de Grunho
            Grunho

            A sério?? Então estás à espera de quê? Vão já todos os trabalhar para a NVIDIA, patrões e tudo. Basta o capitalismo para vos fazer milionários….

          4. Avatar de rui
            rui

            tu fazes uma pergunta, eu mostro um exemplo onde centenas de funcionarios podem comprar caros de luxo pois têm uma quota na empresa significativa.
            qualquer empresa que dê como ordenado ações está a por capital na mão do funcionario e ele proprio ganha mais se a empresa crescer.

  2. Avatar de Veritas
    Veritas

    E qual o motivo da greve?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O motivo de qualquer greve: os capitalistas a tentar sacar tudo para eles e os trabalhadores não aceitarem.

      1. Avatar de rui
        rui

        Mentira, o motivo da greve é teres um cultura de sindicatos em que todas as empresas têm que ter a força, mesmo contra vontade de quem lá trabalha.
        A industria automovel pelas mãos de Henry Ford fez mais pelo melhoramento de condições de trabalho e beneficios que qualquer sindicato.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Já estou a ver todos os trabalhadores aos berros, “vai-te embora, sindicato fajuto, queremos que o sr. capitalista nos pague menos”.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Vai ser óptimo para os sindicalizados da VW quando abrir falência por causa das exigências descabidas…

    2. Avatar de natebul
      natebul

      Os Musk tem os bolsos cheios de $.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Agora é dos sindicatos a culpa dos carros não carregarem com o frio.
    Cá em PT aos anos que não é admitido um novo carregador Tesla e não é por causa disso que eles deixam de carregar.
    Gostava de ver por aqui uns -20ºC só para apreciar o espectáculo eheheh

    1. Avatar de rui
      rui

      Primeiro os carregadores funcionam a qualquer temperatura, a bateria do carro é que não a menos que se auto aqueça.

      Quanto a não haver em portugal é questão politica, a Mobi.e é obrigatoria em qualquer carregador, não podes ter venda direta de kwh sem passar por eles, a Tesla ainda abriu alguns até ter a lei a perna, após isso foi impedida e provavelmente isso vai mudar este ano porque agora o gorverno tem a europa a perna finalmente.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Que passou-se aqui então?
        https://pplware.sitedev.pt/motores/carros-da-tesla-sem-bateria-amontoam-se-junto-aos-superchargers-no-frio-extremo-de-chicago/

        “agora o gorverno tem a europa a perna finalmente.”
        Quem dera, a ver se é desta que começam a pagar o preço que deve ser pago pelo kWh em PT.

        1. Avatar de rui
          rui

          Em chicago pelos reports foi uma combinação de fatores, carros que não tinha energia suficiente para pre condicionar a bateria e varios carregadores com falhas deviada a manutenção deficiente, de salientar que a temperatura de operação dos carregadores oficial é entre os -30 e 40 graus C…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está aqui o report da CS sueca. Em lado nenhum se fala que a greve é a consequência.
            Tenho para mim que os suecos não aprenderam nada com os seus vizinhos Noruegueses.
            O carro elektro não é adequado para viagens à montanha por isso os Noruegueses mantiveram os seus fiéis a combustão. Os elektros não servem para isto.
            https://www.gp.se/nyheter/sverige/extremko-for-att-ladda-bilen-i-dalarna.7f2fa6b2-d1fe-4373-993b-c8ef4110bbe5
            Tristeza a ME montes de crianças a chorar com o frio. Tudo isto era evitável. Autêntica comédia está insanidade de querer forçar a ME.
            No limite os carros elektros servem para uma voltinha na cidade e mesmo aqui está a causar problemas por saturação dos espaços. Tb aqui os Noruegueses estão a inverter a opção, poder politico incluído, ao direccionarem as deslocações para os transportes públicos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde diz que o problema é o tipo de carro ?

            Mas na Noruega não estão a manter, estão a vendê-los, por isso o número total de veículos a combustão no país estar a cair, não entendo porque continua a manter essa mentira.

            A sério ? As cidades nunca apostaram em transportes públicos, a Noruega é a primeira. Loooooool

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não é diferente de quando os postos de abastecimento secam devido às greves. Já aconteceu várias vezes.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Eu nc vi. Só vi racionamentos q davam ≈400 kms por cada ida à bomba.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Eu e quem anda regularmente na estrada viu. Isso e filas de mais de 1h para abastecer. E pessoal impedido de ir trabalhar por falta de gota.
          Só falta negar aquilo que foi vivido e falado por milhares de pessoas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como disse, não dei por nada e andava na estrada tal como ando hoje.
            No limite dava ali um pulinho a Badajoz, atestava e ainda trazia uns bidons extra.
            Sempre era mais rápido do que carregar um carro elektro!

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Fazer centenas de KM e perder horas a ir a Badajoz? Como é que isso é mais rápido que um eléctrico que está á porta de casa a carregar.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ir e vir a Badajoz são 4horas já com os abastecimentos para ≈2000 kms.
            Por motivos de força maior nem olhava para trás.
            Um carro elektro aqui à porta leva-me 22.53H para 250 kms…
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-EuNhq3iFHltW1e6w
            Se for em casa acho q ainda é pior pq só tenho 1.15kw na garagem, ou lá o q é. Pelo que tenho lido nem é possível carregar o carro elektro com essa potência e aumenta-la pode ser um pincel.

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Desconheço esse tipo de problemas. Na minha zona o normal é ter 7.5kwh e possível ter 11kwh todas as manhãs está completamente carregado.
            Não conheço ninguém que demore 24 para carregar um Elektro.

            1.15kw não dá para nada. Isso é viver numa casa que só dá ter iluminação e mais nada 0 de electrodomésticos.

            E Perder 4h para abastecer um carro.

            1kwh de potência eléctrica e a 2h de um posto de abastecimento.
            Nem sabia que existiam zonas dessas em Portugal.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É tudo o q seja construção antes de 2010, Expo incluída.

            Há dias estava a olhar para a história deste haja e estava a imaginar-me na mesma situação. Sem tirar nem pôr.:
            https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=22402&sid=7b4c6f3ccf52ab8d6bc26cd61a43af0b
            No meu caso, se quiser aspirar o carro com uma rainbow, o quadro dispara ao fim de 2 ou 3 minutos.
            Decididamente a coisa foi pensada apenas para as lâmpadas e para abrir e fechar o portão.

            Qt aos carregadores publicos, o que não falta são carregadores lentos que levam esse tempo para encher a bateria de um iPace. E em casa tem casos que é pior. (Ver site da ChargeGuru, por exemplo.)

        2. Avatar de JL
          JL

          Eu vi, até tive de chamar a polícia porque estavam com filas a impedir o trânsito.

          Só isso ? Eu não preciso de carregadores públicos para fazer mais que isso.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Várias vezes? Só se foi aí na tua aldeia.

  4. Avatar de Pastor
    Pastor

    Já repararam que só os acéfalos é que fazem greves/manifs e respiram Sindicatos?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não, nunca reparei, O que tenho visto é uns imbecis completamente pedrados a pensar que são os capitalistas que vão defender os interesses deles. Ou então já os próprios capitalistas a vir com esse paleio para tentar dissuadir o pessoal e virá-lo contra os sindicatos. Não sei quem é mais cretino.

  5. Avatar de natebul
    natebul

    Mau dia para o charlatão Musk! XD

  6. Avatar de Mus
    Mus

    Quem tem mais força para negociar com o dono de uma empresa, especialmente se este for bilionário com um caso grave de “hubris”?
    Um trabalhador isolado ou os trabalhadores sindicalizados.

    Quem defende que os sindicatos “não servem para nada”, “que deviam acabar” e “os trabalhadores sozinhos conseguem negociar de forma independente”, devem ser como os leões que dizem aos búfalos africanos: “não andes em manada, não precisas, pois és forte o suficiente!”,

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Alguns búfalos acreditam, caso contrário os leões morriam à fome.

  7. Avatar de Jota
    Jota

    Vocês não estão a perceber! O Elon Musk quer um mundo de escravos, no verdadeiro sentido da palavra e quer uma relação Mater/Slave no sentido da propriedade! Ele quer mesmo controlar as pessoas a todos os níveis, quer a nível de automóveis, telecomunicações, politicamente, etc! Eu gosto da Tesla, estava mesmo a pensar em comprar um, mas ultimamente tenho pensado mais a sério neste tipo de controlo total que ele quer fazer!

  8. Avatar de José Neto
    José Neto

    Elon Musk é um empresário muito pouco democrático para não chamar outro nome
    Por ser o homem mais rico do mundo pensa que pode fazer tudo.A Tesla fui de facto a Pioneira na revolução da mobilidade eléctrica,mas o chineses estão a dar caso dessa sua revolução e monopólio.Com carros muito mais bonitos,, melhores e mais baratos.Agora como está a ver a galinha dos ovos Douro ir á vida,juntou-se a Donald Tramp que é anti China.
    Para ver se dá a volta ao seu negócio.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ah sim, os chineses vão ser sempre muito democráticos….

  9. Avatar de Eu
    Eu

    Estão preocupados com este tipo de atitudes? Então esperem um dia o estado poder em modo remoto ter o poder de individualmente cortar o acesso ou mesmo bloquear o seu automóvel por alguma razão de litígio consigo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então depois como o estado cobra impostos sobre os combustíveis e energia ?

      Ao bloquear a pessoa, como ela vai consumir ?

      Isso faz algum sentido ?