Alerta: O seu GPS pode deixar de funcionar já em abril

37 Comentários

Se usa um sistema de GPS de última geração, então a informação que consta neste artigo não é para si! Para quem tem sistemas mais antigos, fique desde já a saber que no próximo dia 6 de abril, o seu sistema poderá ter falhas no funcionamento, podendo mesmo deixar de funcionar corretamente.

Tal situação deve-se ao facto de, no dia 6 de abril, acontecer um “GPS Rollover”. Saiba o que é!

Alerta: O seu GPS pode deixar de funcionar já em abril


É já no próximo dia 6 de abril que acontecerá uma situação curiosa! O sistema de navegação norte-americano GPS , que fazer uso do GPS Time (uma média ponderada de satélites GPS e relógios de estação terrestre) irá ser reiniciado. Tecnicamente este momento é designado de GPS Rollover.

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) fornece informações de tempo precisas para muitos dos nossos sistemas críticos, como, por exemplo, redes elétricas, comunicações, mercados financeiros, serviços de emergência ou sistema de controlo industrial. O sistema tem também a capacidade de transmitir a data e hora adequadas a um recetor, informando o recetor a semana atual e o número atual de segundos da semana. Isso permite que o destinatário traduza a data e a hora num formato mais típico – dia, mês, ano e hora do dia.

GPS Rollover pode parar o seu equipamento

O “GPS Rollover” ocorre porque o valor da “hora da semana”, que tradicionalmente manipula o GPS, é de apenas 10 bits, o que permite apenas codificar 1024 (0 – 1023) semanas diferentes a partir de uma data inicial. Já se passaram quase 2048 semanas desde o dia 6 de janeiro de 1980, que é a data inicial do sistema GPS e, por isso está quase a acontecer um segundo “reset” para zero ao valor associado ao “número de semanas”.

Tal situação já aconteceu uma vez no dia 21 de agosto de 1999 (exatamente após cumprir 1024 semanas). Cada período de 19,7 anos é conhecido, na área dos sistemas GPS, como uma “época”.

Será que o meu aparelho tem esse problema?

Se tem um recetor recente este deverá ser capaz de lidar com as alterações que irão acontecer após o “acertar do relógio”. No entanto, se o dispositivo for antigo, este pode não funcionar corretamente após a alteração, a menos que exista uma atualização de firmware por parte do fabricante.

Tal situação pode causar inconvenientes a diferentes níveis e  poderá ser uma dor de cabeça ainda maior para empresas e organizações governamentais que dependem exclusivamente do Sistema de Posicionamento Global e têm recetores antigos. Por exemplo,o Departamento de Energia dos EUA já referiu que pode existir um impacto na transmissão e distribuição de eletricidade se as empresas de serviços públicos não tomarem as medidas adequadas.

Ainda relativamente a esta situação, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos já emitiu um memorando para alertar os utilizadores e empresas/organizações.

Outros sistemas de navegação como o GLONASS, Galileo ou BeiDou, não serão afetados por este problema.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Tomtom ja avisou os cliente.
    Curiosamente a Garmin não .

    Abc

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pela info. Podes deixar aqui o texto do aviso, sff

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        https://www.tomtom.com/en_gb/updates/

        E

        Hello All,

        The GPS Week Number Roll-over (WNRO) is a result of how the Global Positioning System was originally set up and occurs every 19.7 years. The range of week numbers is limited to 1024 in total, and we will reach this maximum on 6 April 2019.
        None of our Nav4 devices are affected.
        Nav3 and Nav2 devices may experience some of the following issues:
        No time
        Frequent loss of GPS signal
        No GPS signal at all – navigation impossible

        We have already started rolling out fixes for this last year.

        To get as many affected users to install the fixes before April we plan to send emails encouraging users to update their device.

        The website is now LIVE.
        None of our Sports and Action devices are affected.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Haverá então um periodo de “apagão” do GPS?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se não houver firmware…pode ser um apagão para sempre.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        A minha questão é se haverá um periodo em que o GPS não funcionará de todo.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Nao , o problema é os receptores. Se forem atualizados nem dás por isso.

          Abc

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Ora aí estão uns comentários produtivos.
    Bem hajam.
    Obrigado.

  4. Avatar de Ferrarix
    Ferrarix

    O que será um recetor?

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      O que será uma farmácia? :)))

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ahahah Brilhante!

    2. Avatar de Powerverde
      Powerverde

      Um recetor é um gajo que deixou de ser professor e voltou a ser. Também pode ser escrito como re-stôr

  5. Avatar de Tiago Jorge
    Tiago Jorge

    E para carros? Como funciona?

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Tens que ver como fazer update. O manual normalmente diz.

      Abc

      1. Avatar de Pedro Pinto

        firmware, caso contrário…

  6. Avatar de Ferrarix
    Ferrarix

    Mensagem recebida! É por causa de tipos engraçados que a implementação do no acordo ortográfico segue de vento em popa….

    1. Avatar de Minhoto
      Minhoto

      Gostei da chamada de atenção. Embora o assunto não seja o (des)AO90 aprecio sempre que se insurge contra o “açordo”… Portugal está cheio de ignorantes que recebem instucções sem nada questionar

      1. Avatar de Breno Beutler Junior
        Breno Beutler Junior

        Concordo com vocês. Aqui, no Brasil o tal acordo também faz vítimas. Acho que não foi adequado. Não facilitou em nada a unificação e ainda trouxe alterações esdrúxulas que vão levar muitos anos para serem absorvidas se é que, um dia, o serão. Coisas de ‘gabinete’…

  7. Avatar de Pereira
    Pereira

    Bom dia Senhores, o Garmin 60 Cs está condenado então?

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Aos clientes Renault:

    TomTom has just made available an important update for certain navigation systems whose operation could be significantly affected if the patch is not applied before April 6, 2019.
    This update concerns the navigation systems of several manufacturers and for Renault only Carminat TomTom, R-LINK/R-LINK Evolution*.
    *It does not concern CARMINAT TomTom Live, R-LINK 2, or MediaNav
    To help our customers, the software update will be available free of charge on Renault EASY CONNECT

    https://easyconnect.renault.com for R-LINK and R-LINK Evolution
    and on the site TomTom for Carminat TomTom
    https://www.tomtom.com
    so that they can update their own system easily and without requiring any special skills.

    Use a USB stick in FAT32 format (8-32 GB)
    Have a decompression software to the USB
    Start your engine and your R-LINK. Plug in your USB stick. Your R-LINK will automatically detect the update on your USB stick (please wait a few moments). Do not switch off the engine during the installation. The installation may take up to 20 minutes.

    1. Avatar de Wellington
      Wellington

      A tradução fala q ñ se trata do MediaNav, por acaso ñ se enquadra nesse problema?

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Como referi no texto anterior apenas rlink 1 e evolution e carminat tom tom
        Medianav não está implicado

  9. Avatar de Aparecido
    Aparecido

    Oq seria gps mais antigo apartir de que ano seria considerado antigo o meu tem 3 anos

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Pois é, não falam o ano de corte, fica difícil saber o que é antigo

  10. Avatar de MOISES DOS ANJOS SILVA
    MOISES DOS ANJOS SILVA

    Será que GPS vai ter que atualizar no sistema..

  11. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    O GPS sempre teve uma “accuracy” (ou “precisão” em Português) bem maior que 30 centímetros.
    Está é reservada para fins militares!!!!

  12. Avatar de Fernando Caetano
    Fernando Caetano

    Pra mim tanto faz… Caí na besteira de comprar um Tomtom a mais ou menos um ano e meio atrás, e com 1 ano de uso , deu pau na bateria e não existe assistência técnica pra esse lixo no Brasil…. “Milão pro saco”!!!

  13. Avatar de Luiz
    Luiz

    Se faz muito importante saber quais aparelhos (Device) ( Marcas: GARMIN, TOMTOM, Discovery Channel estão envolvidos, e qual o ano de corte.

  14. Avatar de Diogo
    Diogo

    Qual é o efeito da reposição do número de semanas do sistema GPS?

    Nos dispositivos GPS afetados, uma vez ocorrida a reposição, é apresentada uma data e uma hora incorreta. A hora incorreta é também utilizada para adicionar uma marca de data/hora aos registos de trajetos, calcular o nascer e o por do sol e ativar outras funções que dependem de uma data e uma hora correta. No entanto,a precisão da localização não é afetada.O dispositivo irá continuar a oferecer o mesmo desempenho de localização que era registado antes da reposição.

    O meu dispositivo é afetado?

    Há muitos anos que a Garmin se antecipa e se prepara para esta ocorrência. Além disso, a Garmin tem realizado testes aprofundados aos dispositivos atuais e mais antigos de modo a determinar se são afetados pela reposição do número de semanas do sistema GPS. Os nossos testes demonstraram que a grande maioria dos dispositivos Garmin com GPS irão enfrentar a reposição sem quaisquer problemas.

    (Retirado do site da Garmin Portugal)

  15. Avatar de jorge oliveira de castro
    jorge oliveira de castro

    boa tarde tenho 4 gps tomtom e não funcionam correcto que devo fazer ??a maior parte das vezes não funciona e preciso mesmo urgente para trabalhar obrigado

  16. Avatar de jorge oliveira de castro
    jorge oliveira de castro

    boa tarde tenho 4 gps tomtom e não funcionam correcto que devo fazer ??a maior parte das vezes não funciona e preciso mesmo urgente para trabalhar obrigado

    1. Avatar de Marco
      Marco

      No site da tomtom, vá a esta página https://www.tomtom.com/pt_pt/updates/
      Introduza o número de série dos seus equipamentos e veja se lhe dão alguma solução!

  17. Avatar de Marco
    Marco

    Tenho um Tomtom One 2nd edition e pifou de vez por causa desta história do Roll-over.
    Quando o ligo pela primeira vez no dia, funciona perfeitamente, até voltar a desligar o equipamento.
    Quando o ligo novamente deixa de receber sinal!
    Há uns dias atrás, fiquei sem sinal. Andei a mexer nas configurações e às tantas….o sinal voltou 🙂
    No entanto já tentei várias vezes fazer a mesma coisa mas naaaada…
    Deve de haver uma forma de “contornar” o problema, agora qual!!!
    No site da Tomtom a recomendação é a que já se previa! Compre um dispositivo novo meu caro ;)….pois…
    Se calhar vai ter mesmo que ser…

    1. Avatar de Travassos
      Travassos

      Eu não vou comprar, fiz a dita atualização “manhosa# e o Gps deixou de ler os mapas, A TOM TOM é a responsável, os mapas que o equipamento tinha não podiam sofrer qualquer alteração, apenas deixavam de receber as atualizações da TOM TOM, ou seja, os mapas ficavam desatualizados, mas não podiam ser, como foram impedidos pela atualização, de continuarem a ser usados…Vou aguardar que a TOM TOM envie uma atualização para readquirir os mapas existentes no meu equipamento…