Governos não querem os carros chineses na Europa, mas competem pelas suas fábricas

38 Comentários

Temos conhecido reticências à entrada na Europa dos carros elétricos oriundos da China, por parte de fabricantes e, também, governos. Apesar disso, e de aparentemente não quererem os modelos chineses a pressionar o mercado, os países europeus competem para albergar as fábricas chinesas de veículos elétricos.



Conforme enumerado pelo Automotive News Europe, há vários países europeus muito perto de serem casa de fábricas chinesas de veículos elétricos:

  • A Hungria assegurou um investimento numa fábrica da BYD no ano passado e está a negociar com a Great Wall Motor;
  • Espanha garantiu o investimento da Chery;
  • Itália está em conversações com várias fabricantes, nomeadamente, a Dongfeng.

Conforme vimos aqui, após larga investigação devido a potenciais apoios estatais da China às fabricantes do país e à suposta concorrência desleal, a União Europeia (UE) decidiu que vai impor taxas adicionais de até 38% sobre os carros elétricos fabricados no país asiático.

Apesar de os governos europeus se mostrarem preocupados com o facto de os veículos elétricos chineses inundarem o mercado, a verdade é que estão, ao mesmo tempo, a competir por uma parte do investimento que os novos concorrentes trazem.

Navios de transporte de carros da BYD

Embora os custos de produção para as fabricantes chinesas sejam mais baixos no seu país, as empresas querem estabelecer-se na Europa, por forma a cimentarem o seu nome, por cá, poupando nos custos de transporte e livrando-se das taxas, de acordo com Gianluca Di Loreto, sócio da empresa de consultoria Bain & Company.

As fabricantes de automóveis chinesas sabem que os seus carros têm de ser vistos como europeus se quiserem despertar o interesse dos clientes europeus. Isto significa produzir na Europa.

Conforme menciona o Automotive News Europe, os governos da UE estão, portanto, a oferecer os seus próprios incentivos, no sentido de atrair as fabricantes de automóveis chinesas que querem construir fábricas na Europa para os seus países.

 

As marcas chinesas na Europa

As vendas de automóveis de marca chinesa representaram 4% do mercado europeu no ano passado e prevê-se que atinjam 7% até 2028, segundo a empresa de consultoria AlixPartners.

A Hungria, por exemplo, que produziu cerca de 500.000 veículos em 2023, assegurou o primeiro investimento numa fábrica europeia por parte de uma fabricante de automóveis chinesa, anunciado no ano passado pela BYD, que também está a considerar uma segunda fábrica na Europa em 2025.

O país europeu está, ainda, a negociar com a Great Wall Motor a construção da sua primeira fábrica na Europa, segundo os meios de comunicação social locais. Para reforçar a sua vontade, o país está a oferecer dinheiro para a criação de postos de trabalho, reduções fiscais e regulamentação menos rígida em zonas específicas.

Recorde-se que, além da BYD e da Great Wall Motors, também a chinesa Leapmotor conseguiu uma parceria com a ocidental Stellantis. A chinesa utilizará a capacidade existente da Stellantis, tendo a Reuters noticiado que as duas empresas escolheram a fábrica de Tychy, na Polónia, como base de produção.

Além destas, também estão envolvidos em potenciais parcerias com fabricantes chinesas os seguintes países: Espanha, Itália e Alemanha.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    Os incompetentes eleitos por tristes figuras que grunhem muito acerca de liberdade e democracia são no seu todo as pessoas mais hipócritas que existem.
    A União Europeia em si é um pau mandado ao serviço apenas e só dos interesses dos EUA, e com Van Den Leyen á cabeça, o futuro é sem dúvida muito negro.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Falas muito mas vives na europa porque…..vai andando. A UE fez muito bem, so falta comecar a mandar os vascos embora para eles aprenderem

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Não percebo quando grunhes…

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        João, se os vascos forem embora, só cá ficam os lambe botas, os yes mans, entendes?
        Também já te deram a chave da porta, para decidires quem fica e quem vai?

        1. Avatar de Joao
          Joao

          E tu podes ir andando tb….voces criticam mas n largam o osso….se nao gostam rua

          1. Avatar de Fred
            Fred

            Já reparaste que estás em minoria nesta discussão? Assim sendo só tens que, democraticamente depois de expores os teus argumentos, aceitar a opinião e vontade da maioria.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Mais um bot de propaganda?

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Enquanto não forem varridos do parlamento e perderem a subvenção paga com os nossos impostos é o que temos!

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Se sabes algum sitio melhor que aceuropa para se viver compartilha com a malta.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        AU, NZ, CA, US (CA e NC), NW, SZ

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Só se for em comparação com os países do sul da europa

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Exactamente, quem quer fábricas na europa, ninguém. É fechar, mandar tudo para a rua e comecar a fabricar na china.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    A UE esta de parabens e a Alemanha e Polonia ja estao a comecar a fabricar chips e a ganhar autonomia da china. A china sabe que UE e USA sao os mercados mais poderosos do mundo e tem uma crise economica pela frente, e vai recorrer a quem. A russia n tem economia, depende do petroleo, os arabes igual, o resto andam de tanga…

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Boa anedota… Já tentaste uma carreira como comediante? É que a CMTV e CNN Portugal não são fontes de informação.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        As tuas fontes devem ser o tiktok e os instagrams….muda a fralda

  3. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Chinês fabricado em solo europeu, venha ele!
    O governo deveria esforçar-se por atrair uma dessas fábricas para Portugal isso é seria lindo!

    1. Avatar de SergioA
      SergioA

      e depois transferir conhecimento para a China para depois fechar a fabrica na Europa?
      A minha recomendacao: encriptar o que e confidencial/secreto acessivel apenas na Europa ou licenciamento com o resto do codigo renovado mensalmente que mesmo assim que tentem importar fora da UE, nunca conseguirao copiar a tecnologia feita ca.
      Alias, ter uma central Europeia de certificados para garantir funcionamento na Europa.

      1. Avatar de SergioA
        SergioA

        *exportar

        Basicamente garantir que a producao funciona apenas na UE, a prova de copias e de chico espertismo

      2. Avatar de Eccos
        Eccos

        Deixa eu ver se entendi, tu é contra ter empresas chinesas em solo europeu, aumentando o número de empregos, ou quer que as empresas chinesas venham gerem empregos, paguem impostos mas não possam levar o conhecimento que eles contruirem para a matriz?
        Falando sério, tu acha que uma empresa, seja ela de que pais for, vai aceitar a ideia de não poder compartilhar o conhecimento, e os novos desenvolvimentos para as demais fabricas?

        1. Avatar de SergioA
          SergioA

          Nao meu caro.
          Sou contra empresas que veem ca todos pomposos a prometer o mundo e arredores para fechar a tasca uns meses depois de fizerem o que quiseram por ca.
          Vai uma aposta? Fazem fabrica ca, criam empregos e tal, tudo bonito, e depois fecham porque lhes apetece ja com conhecimento adquirido para depois fazer noutro lado, e com o dedo do meio?
          A logica e mesmo tramada, eh?

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            A tua lógica não tem sentido nenhum.
            Quem monta uma fábrica cá só coloca quatro paredes e um tecto e já está? Caso feche a tasca não é, com certeza, para levar o ‘conhecimento’

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Certamente preferes que fabriquem tudo na china, assim já nao se correm riscos

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Lol vão roubar a receita do bacalhau a Brás ou dos pastéis de Belém?
      A China em desenvolvimento tecnológico já passou Portugal a muito anos.

      1. Avatar de Jaquim
        Jaquim

        Isso já eles roubaram, imitam tudo, até o pastel de nata, tapetes de arraiolos, e por aí fora… os maiores ladrões do mundo… qualquer dia andamos todos de olhos em bico e a dobrar a espinha aos chineses…

  4. Avatar de nuno a
    nuno a

    Para a China tanto se lhe dá, enganam-se aqueles que acham que o custo desses aumentos de 38% em taxas não vai cair sobre o consumidor. Carros europeios a 20 mil?? era bom era, era possivel quando a concorrência era forte, agora que a concorrência vai ficar ao mesmo preço continuas a ter escolha mas deixas de ter alternativa .

  5. Avatar de Driver
    Driver

    A verdade é essa. Com ou em chineses o modelo T volta a fazer sentido. Infelizmente.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E pelo caminho que o petróleo vai levar no ocidente, mais sentido ainda vai fazer o carro puxado a cavalos. A Europa importa 98,5% do que consome. Os fornecedores estão todos nos BRICS ou a caminho.

  6. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    qual é a palavra mesmo que descreve isto? Está no dicionário epahhh é que está difícil…

    ah já sei, Hipocrisia gente estúpida, medíocre que deveria estar a fazer algo diferente.

  7. Avatar de TdSR
    TdSR

    Claro, a mão de obra é à borla.

  8. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Se eu fosse o governo chinês impedia estes negócios. Se querem por taxas então não haja fabricas.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Com as fábricas em solo europeu não haverá taxas aduaneiras…
      Mas sei lá eu, esta gente inventa coisas todos os dias.
      Nada é certo, hoje em dia…

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      O governo chinês tem todo o interesse em incentivar estes negócios, que já o faz com bolsos bem mais largos que os da UE, é da maneira que os veículos de marcas chinesas fabricados cá não irão pagar essas taxas. A China obrigou os fabricantes europeus que vendem lá a fazerem o mesmo, portanto é mais que justo que a UE obrigue o mesmo. Só pagam tarifas de importação na China alguns modelos BMW e Mercedes que não são fabricados lá.
      Nisto há que sublinhar que a TESLA foi visionária e plantou uma fábrica em solo europeu bem antes de vir à baila a questão das taxas de importação, pois até a fábrica alemã começar a bombar penso que o maior volume de TESLA importados vinha precisamente da China.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Não pagam as taxas aduaneiras mas o preço de venda será alto por volta dos 40mil euros pois a UE quer a todo os custo proteger a marcas europeias.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Mas a UE fixa o preço de venda ao público de algum produto, importado ou não?

  9. Avatar de MLopes
    MLopes

    chama-se hipocrisia!
    mas a china tem interesse nas duas coisas e por isso… 😉 se não vai de uma forma vai de outra e ainda têm a possibilidade de comprarem as marcas europeias tal como já fizeram em muitos outros setores.
    querem globalização, modelos capitalistas baseados em crescimento perpétuo em vez de economias baseadas em recursos e ouros modelos mais justos? aguentem que o zé povinho tem aguentado, e continua a aguentar, a exploração e escravidão desde há muito

  10. Avatar de Vasco
    Vasco

    Hipocrisia tem um nome: Europa e EUA
    Falam muito de liberdade e livre comércio, mas não passam de ser os maiores hipócritas do mundo