Governo vai adquirir plataforma para gerir dados da bodycams

7 Comentários

A utilização de bodycams pelas forças policiais em Portugal já tinha sido aprovada, assim como as regras para tal uso. O Governo vai adquirir agora a plataforma para gerir e guardar informações.

Governo vai adquirir plataforma para gerir dados da bodycams


bodycams: Plataforma tem de ter elevados mecanismos de segurança

O Governo lançou um concurso público, no valor de 1,48 milhões de euros, para compra de uma plataforma que vai gerir e guardar a informação recolhida pelas bodycams e sistemas municipais de videovigilância, segundo revela o DN.

Esta plataforma terá de ter mecanismos de encriptação e autenticação e características que evitem o acesso não autorizado aos diferentes tipos de dados recolhidos, transmitidos e armazenados.

As bodycams são câmaras portáteis para trazer nos uniformes de elementos da PSP e GNR. A sua utilização visa aumentar a proteção de polícias e cidadãos, principalmente em casos em que as autoridades têm que recorrer à força física.

Governo vai adquirir plataforma para gerir dados da bodycams

Segundo o MAI, o processo de aquisição das bodycams, cujo decreto-lei que já foi publicado no início de janeiro, entrou esta semana na sua fase final com o lançamento do concurso para compra da plataforma.

Refere o DN que, a aquisição das bodycams está contemplada na Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças de Segurança, especificamente na medida Equipamentos de Proteção Individual e que tem uma dotação financeira de 15,3 milhões de euros.

Leia também…

Regras para o uso de bodycams pelos polícias foram aprovadas pelo governo

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Se aprovaram isso também podiam aprovar regras para utilização de dashcam nos carros

    1. Avatar de Luna
      Luna

      Exatamente a mesma coisa que me lembrou logo

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Não concordo nadaaaa como estás ideas da tanga….
      Ou todas as pessoas têm o direito de poder filmar livremente num espaço público ou ninguém pode.

      Toda a moeda tem 2 lados, mas se a narrativa for controlada apenas por uma das partes está tudo muito mal.

      Ou é para todos ou não é para ninguém.

      1. Avatar de Sandro
        Sandro

        Tu és filmado pelas câmaras de segurança na rua.. Se não for da rua, é das lojas onde estas a passar.

        Dentro do carro não vejo problema uma vez que esta sempre em andamento geralmente e por norma!

        Já a andar a pé a historia é diferente.

        Mesmo que não usem dashcam, usam os telemóveis e ninguém te garante que não es filmado por não teres uma dashcam…

        Como vais saber? Pedir uma ação judicial para inspeccionar o telemovel do individuo? Pois..

        Agora é assim, nos carros concordo há acidentes que é necessário provas.
        Cumps

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          Sabes que as câmeras das lojas não podem estar viradas para a via pública???
          Sabes que mesmo dentro de um espaço privado que seja para servir o público é preciso licença??

          Sabes que as dashcams e as filmagens como tu dizes de telemóveis são inúteis num tribunal??

          Aliás são inúteis como ainda podes ser tu o processado??

          Pois aí está o problema…

          Eu só a pessoa que apoia as filmagens por toda gente num espaço público.
          Afinal não é expectável teres privacidade num espaço público!!!
          Não gostas de ser filmado, para para um espaço privado.

          Agora só algumas entidades poderem filmar acho ridiculo,esse controlo de só poder x pessoas controlar a história.
          Como disse ou é para todos ou não é para ninguém..

  2. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    E já vem tarde, para ver se a narrativa deixa de ser só de um lado…

  3. Avatar de 100abrigo
    100abrigo

    mAIS UM BURACO SEM FUNDO PARA OS PORTUGUESES PAGAREM.