Governo quer taxar telemóveis, tablets e MP3

191 Comentários

Medida pretende proteger direitos de autor

As leis e medidas mundiais contra a pirataria, e que pretendem proteger os direitos de autor, têm sido bastante polémicas, e geram muita controvérsia.

Depois do projecto SOPA ter sido adiado, têm existindo várias tentativas falhadas de se construir uma lei da internet, uma lei anti-pirataria, mas nenhuma sem sucesso.

Recentemente o nosso Governo Português fez saber que tenciona criar um novo imposto, desta vez direccionado para todos os equipamentos tecnológicos que permitam gravações, como os telemóveis, tablets, MP3, caixas descodificadoras, etc.

Esta lei encontra-se ainda em preparação e visa taxar consoante a capacidade de armazenamento do aparelho, de forma a proteger os direitos de autor.

iphone-ipad-ipod

Se em Setembro de 2012 o Ministério Público dizia permitir a cópia  de músicas e filmes da Internet para consumo privado, em Fevereiro de 2013, o Governo prepara-se para lançar uma nova, e certamente polémica, taxa.

Trata-se de uma nova proposta de lei do Executivo, que pretende que todos os equipamentos tecnológicos que permitam gravações, como telemóveis, tablets, MP3, caixas descodificadoras, entre outros, sejam taxados consoante a sua capacidade de armazenamento.

A notícia foi lançada pelo Jornal de Negócios, indicando que, com esta iniciativa, o Governo pretende alargar as taxas que remunerem os direitos de autor pelas obras que sejam copiadas para uso privado (o que contraria a intenção do MP em Setembro do ano passado).

Em cima da mesa está a discussão da lei da cópia privada, no Conselho Nacional de Cultura. Esta discussão ainda não chegou ao Conselho de Ministros e, desta forma, poderá ainda sofrer alterações.

Contudo, a proposta, indica que cada GB num telemóvel ou tablet, será taxado em 0.25€. Feitas as contas, um iPad com 16 GB irá pagar 4€. Por sua vez, os MP3 serão taxados em 0.4€ por GB, e as caixas descodificadoras de 0,05 euros por GB.

Actualmente os portugueses já pagam taxas sobre equipamentos de gravação, mas somente para CDs e DVDs. Quando compramos um DVD gravável, já nos está a ser taxado o valor da cópia privada.

O actual governo pretende, assim, ajustar as taxas, e abranger todos os actuais equipamentos electrónicos de gravação. [JNegócios]

Concorda com esta nova taxa? Acha que esta medida irá trazer vantagens?

Comentários

191

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alucard
    Alucard

    Uma medida que muito dificilmente irá compensar os artistas, uma medida que nada faz para combater a pirataria, uma medida que apenas prejudica quem não deve e irá limitar ainda mais o acesso a produtos culturais naquele que já é dos países mais pobres da Europa, mais um roubo às nossas carteira legalizado pelo Parlamento. Portugal, what else?

    1. Avatar de Dunk
      Dunk

      Solução é simples…. Comprar estes dispositivos fora de Portugal, não só o IVA é menor, como esta taxa ridicula não é aplicada…. basta mandar vir de outro país da União Europeia!!!
      Simples!!!
      Vamos encher os bolsos aos vendedores de outros países…. pois vamos…. mas temos pena…. é assim que o governo quer… é assim que o governo tem….

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        yap é “triste” mas é a verdade, cada vez compro mais fora do pais, é mau para a economia, mas fora trago mais mais barato e nem tenho de gastar a gasolina para o ir comprar

      2. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Já reparaste que mesmo que quando compras nos principais sites de vendas on-line pagas o IVA de acordo com o cobrado em portugal.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Muda sites então.

          Eu não pago nada porque estou no EEE da UE.

          E ai de alguém que me cobre IVA vindo lá de fora.

          Há 18 mese que não compro nada em Portugal, nem quero.

          1. Avatar de jorge
            jorge

            estas onde? evidente que pagas IVA se comprares dentro da UE e nao fores Sujeito passivos.

          2. Avatar de João
            João

            Começa a prestar atenção às facturas então.
            Uma coisa é não saberes que o IVA internacionalmente é conhecido por VAT…
            Outra coisa é dizeres que não pagas IVA.
            Pagas a menos que não sejas consumidor final.

          3. Avatar de Marcos Santos
            Marcos Santos

            Paga o IVA não o paga é a Portugal, compro na Amazon, zavvi entre outros sites e pago o VAT relativo ao país.

          4. Avatar de eduardo
            eduardo

            @ Marcos Santos
            Se os sites onde compras tiverem a contabilidade legal o IVA que pagas vem parar a Portugal, disso podes ter a certeza

        2. Avatar de João Carvalho
          João Carvalho

          Sobre compras em sites fora do país:

          Se a Empresa/Site estiver registada,tiver actividade legal em Portugal… tipo Pixmania, Fnac… pagas IVA 23%, mesmo sendo estrangeira.

          Lojas da UE sem “actividade legal”, isto é… sem registo notarial/fiscal em Portugal paga-se o valor do IVA do pais de origem, por exemplo no Reino Unido a taxa de IVA ainda é de 15%, se comprarmos lá algo não temos que pagar diferença nenhuma, nem passa pela Alfândega, o produto vem directamente para a nossa morada.

          Se for fora da UE, não pagamos o IVA no pais de origem mas sim o nosso IVA a 20% mais as taxas aduaneiras caso se aplique.

          1. Avatar de okapi
            okapi

            VAT de 15% na UK? O VAT Standard é de 20%, onde foste buscar essa ideia dos 15%?
            https://www.gov.uk/vat-rates

          2. Avatar de João Carvalho
            João Carvalho

            Peço desculpa 20% UK… e 15% Lux… Onde tb já fiz algumas compras…

    2. Avatar de pedro gaspar
      pedro gaspar

      Nem mais!

      1. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        Sobre compras em sites fora do país:

        Se a Empresa/Site estiver registada,tiver actividade legal em Portugal… tipo Pixmania, Fnac… pagas IVA 23%, mesmo sendo estrangeira.

        Lojas da UE sem “actividade legal”, isto é… sem registo notarial/fiscal em Portugal paga-se o valor do IVA do pais de origem, por exemplo no Reino Unido a taxa de IVA ainda é de 15%, se comprarmos lá algo não temos que pagar diferença nenhuma, nem passa pela Alfândega, o produto vem directamente para a nossa morada.

        Se for fora da UE, não pagamos o IVA no pais de origem mas sim o nosso IVA a 20% mais as taxas aduaneiras caso se aplique.

    3. Avatar de Life is Hard
      Life is Hard

      Então expliquem-me o seguinte: eu estou inscrito na sociedade portuguesa de autores e tenho algumas coisas guardadas com reserva de direitos de autor, o dinheiro desta novo imposto virá em percentagem para mim, ou para o toy ou o tony carreira entre outros? e se eu apenas tiver coisas da minha autoria nos meus aparelhos porque tenho de pagar imposto sobre cada Gb de imformação minha que posso ter no meu computador?

    4. Avatar de Pedro Almerim
      Pedro Almerim

      O que o governo quer dizer é que a pirataria é legal desde que seja tributada, neste contexto, a meu ver, já não há razões para ser aplicadas sanções pois com este imposto já está incluída.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Qualquer dia quando nascemos somos logo presos por um mês para compensar os crimes que nunca são provados!

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      winning coment 😀

      1. Avatar de Stefan Paulos
        Stefan Paulos

        isso ficava demasiado caro… era mais provável sermos multados

        1. Avatar de Tenente
          Tenente

          better winning comment

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Está na nossa mitologia e memória. O caso de Adão e Eva é prova disso mesmo 🙂 .

  3. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    Isto é uma lei para “encher” os bolsos a alguns.
    Os verdadeiros detentores dos direitos recebem apenas umas migalhas.

    Proposta

    http://pastebin.com/XgyRB5f4

    1. Avatar de sad

      isto é ridiculo, o serviço de gravaçao do meo é fornecido por eles, e agora vou ter de pagar o disco rigido da box, por uma coisa “legal”?

  4. Avatar de FOAD
    FOAD

    Força, aprovem isso! Um imposto para incentivo à pirataria pré-pago. Que país de trapalhadas…

    1. Avatar de p.

      Dizes bem, pirataria pré-paga.

    2. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      concordo, é como pré pagamento da pirataria. Parece que o FBI já pode ir fazer tricô, ficou tudo resolvido com impostos.

      Tenho de comprar uns GBs para a dispensa antes que isto entre em vigor xD

    3. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      bom visto… agora dai para a frente nao tenho nada ilegal nos meus aparelhos 😛
      já paguei o imposto

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Por mim estão à vontade, até podem meter 50% do valor em cima, compro do estrangeiro como já tenho comprado 95% das coisas nos últimos tempos.

    1. Avatar de Joe
      Joe

      Tumbas, lá está mais uma medida para aumentar a importação.

      1. Avatar de Tc
        Tc

        e baixar as receitas com o iva…

      2. Avatar de lol
        lol

        ele tem razão no que diz, já que vao taxar os producto cá, então vamos buscá-los lá fora, depois não se venham queixar que importamos mais que aquilo que exportamos…

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          :S deves pensar que os aparelhos que comprarias eram feitos em Portugal! O nível de importação seria o mesmo.
          A diferença estaria na perda de receita para comerciantes locais, e assim para o Estado pelos impostos sobre as empresas. Mas mesmo dessa maneira na grande maioria dos casos o Estado continua a receber alguma coisa.

  6. Avatar de RJP
    RJP

    Claro que irá trazer vantagens. Julgo que todos nós sabemos quem irá beneficiar com isto. Ainda dizem que querem impulsionar o consumo interno. Cada vez mais é o contrário

  7. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Pago 10€ ao mês para poder ouvir música legalmente. Porque raio é que ainda tenho de pagar uma taxa adicional?

    1. Avatar de António Almeida
      António Almeida

      Deixas de pagar os 10 eur e ouves na mesma legalmente?

      1. Avatar de Diogo R.
        Diogo R.

        Visto por este prima, o itunes tem de por as musicas todas a 0€ para portugal.

        Estive a agora a fazer as contas, se é mesmo 0,04 por GB, em termos de um HDD de 1TB paga-se 40€ de imposto? É quase metade do preço do preço :o, isto devia ser em zetabytes -_-

        1. Avatar de dsdsds
          dsdsds

          Diogo R.

          Pelas taxas que vi que queriam colocar em HDD, de 25 centimos

          Faz as contas! Comprei um disco há 2 semanas de 1TB que custou 79€
          Pelas contas dos fabricantes 1TB=1000GB

          1000 * 0.25 = 250?

          Fica mais caro as taxas do que o próprio disco? devo ter esquecido como se faz contas..

          Cumps

          1. Avatar de Diogo R.
            Diogo R.

            eu percebi que eram 4cents para os hdd’s e 25 para tabets e telemoveis, fiz as contas em terabits por assim dizer xD, senao era 1024GB mas como um hdd nunca traz os 1024GB quero ver eles a desimerdarem-se, não vou pagar por GB que não tenho.

            basicamente pagamos mais do dobro do preço do equipamento (1TB 2,5″ ronda os 90€)

            Podiam era fazer equipamentos com o imposto e sem o imposto, nos que tinham o imposto punha uma caveira com a bandeira de portugal ahah

        2. Avatar de miguel
          miguel

          tenho um disco de 2tb da wd que comprai o ano passado e foi me 110€, que dizer que daqui a uns tempos ia ter de pagar 190??? wtf?? mais uns trocos e levo 2

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Existes logo pagas 🙂

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bem se vou pagar este imposto quer dizer que posso sacar o que quiser a vontade LEGALMENTE !

    Não se pode taxar acções ilegais, como é óbvio.

    1. Avatar de Ivan
      Ivan

      Assino por baixo.

        1. Avatar de pedro gaspar
          pedro gaspar

          vão 3

    2. Avatar de NoBodyCares
      NoBodyCares

      Exatamente.

  9. Avatar de RIP portugal
    RIP portugal

    É triste…. ng faz nada?

    1. Avatar de Roberto Soares
      Roberto Soares

      arranja-me uma g3 que eu trato deles

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Chamem o Otelo! xD

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Só para relembrar os mais distraídos esta medida foi pensada e apresentada pelo PS, mais concretamente pela deputada Gabriela Canavilhas. Obrigado.

          1. Avatar de pedro gaspar
            pedro gaspar

            Sinceramente o que é que isso interessa carlos?

          2. Avatar de rand
            rand

            Finalmente alguém que sabe do que fala

          3. Avatar de sad

            alguem que cole aqui um texto para faser spam a senhora canavilhas, assim todos poderemos encher o mail dela

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Há muita gente a fazer contra… e isso é bem visível nestes posts e noutros que pululam… Não podemos é dizer “ninguém faz nada”, quando cada um de nós também pouco ou nada faz.

      Não passou uma vez e pode não passar outra e outra e outra…

      Esta não é a lei dos AUTORES e quando não houver lei dos Autores não podemos aceitar leis contra a liberdade, contra a cultura e contra a Internet, o conhecimento e a informação!!!

      NÃO PAGO!

  10. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    É a SPA a ameaçar processar o governo e pumba, lei à medida do freguez.

  11. Avatar de WTF
    WTF

    Pirataria legit? Aprovo. Mais uns trocos por este ou aquele aparelhozito não me vai incomodar.

  12. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Andar a mamar à custa do povo é o que eles querem, é como cobrar um selo(IGAC)por um produto que nem em Portugal foi feito, inventam de tudo para roubar cada vez mais o povo, se estão tão aflitos com a pirataria, pegam e pagam-se do IVA que já está o alto suficiente.

  13. Avatar de Miguel Ribeiro

    Enfim…
    Pago as músicas e ainda pago para as poder guardar.

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parece que no governo estão a precisar de dinheiro para comprar uns carritos novos.

  15. Avatar de Roberto Soares
    Roberto Soares

    como musico gostaria de saber como, quando e onde essa medida pretende alargar as taxas que renumerem os direitos de autor pelas obras??!! uma vergonha este país de M3RDA em que vivemos… isso é mais uma medida ridícula de companhias discográficas e o governo por mais algum no bolso… os prejudicados somos todos nós! consumidores e artistas 🙁

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Podes queixar-te a SPA … esta é a pedido dela 🙂

  16. Avatar de Miguel Paula
    Miguel Paula

    amazon.co.uk, ebay.pt,, entre outros devem ser a favor da aprovação dessa lei… suponho eu..

  17. Avatar de Fakir
    Fakir

    Toca a taxar a estupidez, que facilmente pagamos a nossa divida e sobra-nos algum para outras loucuras.

  18. Avatar de Nuno Mesquita
    Nuno Mesquita

    Pode ser que apenas para Portugal comecem a haver ipads sem memoria, assim a apple vende o produto e a memória separadamente e nós não pagamos taxas…

    IPAD 0GB = xx€ -> 0€ de taxas

    Cartão SD 32GB = x€ -> por si só não permite gravação logo -> 0€ taxas

    lol

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Acho que não te safas no cartão.
      Os CD/DVD por si só também não permitem gravação e pagam …

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Exactamente… compramos os devices sem disco e os discos/suportes à parte (que estes não permitem a gravação!!!).

      Bem visto. LIKE!

  19. Avatar de Jorge
    Jorge

    Offtopic:
    Já fiz jailbreak ao meu ipad 3 com ios 6.1.
    evasi0n.com

    1. Avatar de Luis
      Luis

      thered ou unthered ?

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        unthered é claro. De outra forma não existia para o ipad3.

  20. Avatar de 837473573r
    837473573r

    Onde moras?

    1. Avatar de Hailsimons
      Hailsimons

      looooool XD

  21. Avatar de Ruben Neri Salazar
    Ruben Neri Salazar

    Além de como já foi dito, não fazer qualquer sentido este tipo de taxa, tenho dúvidas relativamente a como é que taxam 0,4€ cada 1Gb de Mp3?

  22. Avatar de p.

    Patético. Eu cada vez mais acho que a SPA é uma corja. Eu não quero estar a pagar uma parte dos meus produtos tecnológicos a imbecis como Toy,Paco Bandeira, José Cid e afins que nunca ouvi nem desejo ouvir. Porquê é que esses senhores irão receber o meu dinheiro? Expliquem-me lá! Eu não entendo!

    O resultado será pior para o país porque se me apetecer comprar algo basta ir ali ao lado (Vigo) ou uso a Amazon.fr.

    1. Avatar de Mário César
      Mário César

      Chamar imbecil ao autor do melhor álbum de prog/space rock português de sempre é um bocado puxado. De resto concordo.

      1. Avatar de sad

        é por isso que eu nao gosto de musica portuguesa, se o cida e o toy correia sao dos melhores prefiro faser laqueaçao dos timpanos

  23. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    É, o mais engraçado, é que os telemoveis podem vir com apenas 1 gb no cartão SD…. e depois importasse( diga-se foge-se aos impostos) cartoes de 16GB para meter no telemovel, e ja nao podem taxar essas coisas….

    Que lei mais ridicula, o governo anda a procura da mina de ouro …

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Até podem vir com cartão de 512 MB como o meu velhinho Sony Ericsson. O resto importa-se. Aliás, se a lei pretende taxar por cada GB, se for inferior a 1 GB, paga-se?

      1. Avatar de JCSG
        JCSG

        olha o meu vinha com um cartão de 32megas!!! É bom

    2. Avatar de dsdsds
      dsdsds

      o problema é que agora quase que vem tudo com memória interna e não possivel usar sd,,

      Coisa que não gosto e nunca irei gostar

      1. Avatar de miguel
        miguel

        o que por exemplo iphone???
        tudo o resto da… centenas de androids tem e sempre tiveram sd.

  24. Avatar de Diogo
    Diogo

    Esta na hora de votar contra mais uma lei.

    Senao, começo a escrever cartas como antigamente xD

  25. Avatar de Paulo Lopes
    Paulo Lopes

    Ate concordo se esse valor de imposto fosse para os artistas, para quem cria ao desenvolve propriedade intelectual e não para o estado ao para as editoras

    1. Avatar de MRodrigues
      MRodrigues

      Boas

      Não são só os artistas de música que “perdem” com a pirataria, por exemplo um disco rígido pode ser para armazenar todo tipo de ficheiros.

      Com essa lei os criadores de jogos, software, os escritores, os fotógrafos, etc. que são vítimas de pirataria podem pedir parte da taxa ao estado.

  26. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa tarde ,

    Este Pais esta perdido , nao so desperdicamos aquilo que temos de mais importante , os nossos jovens altamente qualificados , como acabamos com a classe media de uam maneira que rebentamos com o comercio neste Pais , esta e mais uma daqueles leis estupidas que nao vai beneficiar directamente os artistas , e que penaliza pessoas como eu que ja pagamos para ter conteudos legais nos nossos PCs , a ir para a frente esta lei passo a nao comprar equipamentos em Portugal , e como eu muito de nos certamente faremos o mesmo , mais um tiro no pe destes nossos governantes que nao sabem nada do que andam a fazer nem o que as suas medidas de gabinete tem feito ao Pais real .

    Um autentica pouca vergonha

    Carlos Carvalho

  27. Avatar de António P.
    António P.

    Isto leva-me a uma questão…
    Será que posso pedir o reembolso da taxa por utilizar documentos, e software devidamente licenciado nesse espaço que é assumido à cabeça como sendo para “pirataria”?
    Ou (visto que esta sede de impostos está a pegar moda), ainda me cobram um extra por não dar o uso previsto por eles?
    “Ah, é para coisas legais? São mais 0,50€”…

    1. Avatar de jorge santos
    2. Avatar de Tiago da Silva
      Tiago da Silva

      Poder, pode, está previsto na lei. No entanto, acho que o processo é tão burocrático que as pessoas vão preferir pagar e guardar a paciência.

  28. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    Esta lei so vai icentivar a que mais compras deste genero sejam feitas no estrangeiro.

    Já se pode comprar equipamento mais barato e com portes incluidos de sites de renome como a Amazon.co.uk ou da ebay.

    Isto é apenas a machadada final.

    Duvido que as lojas portuguesas aceitem esta taxa. Quem tem mais a perder são as wortens e fnacs, porque qualquer consumidor bem informado sabe como fugir a este imposto da treta.

    1. Avatar de dsdsds
      dsdsds

      mando vir muitas coisas do ebay, uma das ultimas foi parar à alfandega, custou-me $6… se viesse da U.E. não ia para a alfandega?

      1. Avatar de Paulo Parreira
        Paulo Parreira

        Nope

  29. Avatar de Vítor M.

    Eu acho estranho é não terem já pensado em taxar as bicicletas… ainda há dias conversava com um amigo… acho muito estranho, à quantidade que agora vejo a rolar por essas estradas e montes!!!!

    1. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      Basta lembrarem-se de começar a “construir” aqueles locais onde se prende as bicicletas para inventarem o imposto “Segurança citadina de velocípedes”

    2. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Tem calma, Vítor; Roma e Pavia não se fizeram num dia.
      Tomara que o Gaspar não leia o Pplware, que isto de lhes dar ideias é que está mal 🙂

    3. Avatar de Luis
      Luis

      1-Imposto de circulação sobre as bicicletas. hehehehehehehe.
      2-Depois vem a taxa pela falta de uso de combustível.
      3-Aumento no preço dos alimentos ao invés dos combustíveis.
      4-inspecção para veículos a pedais. hehehehehehe.
      5-Registo de propriedade para veículos a pedais…

      1. Avatar de MRodrigues
        MRodrigues

        6- Colete reflector e Triangulo
        7- Luzes obrigatórias
        8- Carta de velocípede
        9- Seguro contra todos os riscos

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          E esqueceste-te da mais importante: roda de substituição 🙂 .

          1. Avatar de ( ͡° ͜ ʖ ͡°)
            ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

            e cadeirinhas para os mais novos, uma multa pesada em sima a quem nao tiver
            ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

        2. Avatar de Tiago da Silva
          Tiago da Silva

          Não sei a vossa idade, mas lembro-me perfeitamente de quando era miúdo e as “pasteleiras” do meu avô e pai terem matrícula amarela, idêntica às antigas dos ciclomotores. Mais dia menos dia, aposto que vão voltar à carga com essa ideia.
          Ou alguma das vossas sugestões

        3. Avatar de Diogo R.
          Diogo R.

          – Falta a campainha
          – Imposto sobre o numero de velocidades

          Quais serão as velocidades regulamentares para as bikes xD

  30. Avatar de Careca
    Careca

    O País está com falta de matéria para ser notícia.

  31. Avatar de luislelis
    luislelis

    Este tipo de lei hoje em dia ja nao faz o minimo the sentido porque os “artistas” ja recebem pelos formatos digitais, tendo em conta que os formatos fisicos estao a desaparecer. Isto seria uma dupla taxação que contestado em tribunal (europeu) ate nos renderia uns cobres valentes.
    Eles que o façam e vais ver eu a ganhar dinheiro sem trabalhar.
    Penso que isso ja esta a ser tratado por um tipo do PS.
    Aquele baixinho do PS que uma vez se demitiu do governo (eu sei parece mentira mas sim demitiu-se).
    Aquele abraco

    1. Avatar de ( ͡° ͜ ʖ ͡°)
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

      Faz-te de boa pessoa e explica aqui ao pessoal o que raio faz sentido em portugal…
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

  32. Avatar de Pedro
    Pedro

    “mas nenhuma sem sucesso”

  33. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Sendo os computadores e os discos rígidos parte do equipamento tecnológico que permite gravações, estes serão também taxados?

    1. Avatar de ( ͡° ͜ ʖ ͡°)
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

      Claro, montado as peças ou comprado na loja pagas sempre taxa… Os Gb estao sempre lá, nao desapareçem…
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

    2. Avatar de dsdsds
      dsdsds

      taxa de hdd, eles querem e o povo “aguenta aguenta”:

      ww*.tugaleaks.com/taxa-copia-privada-confidencial.html

  34. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    Acho que estão todos enganados!
    Isto não é estupidez… nem é ridículo e muito menos pouca vergonha!
    É pura e simplesmente BURRICE!!!

  35. Avatar de anticorporativista
    anticorporativista

    Medida parva, eu ainda admitia que taxassem a internet em que X% podia ser direitos de autor. Mas a partir dai também quero carta branca para sacar o que me apetecer. No entanto isto cheira mais a esquema para o governo facturar mais um bocado… já não sabem onde hão de ir roubar mais.

  36. Avatar de Tiago Ramalho

    Porreiro! Assim com esta taxa já ficamos com os conteúdos dos nossos dispositivos de armazenamento legais! Será que isto legaliza mesmo a pirataria? lol

  37. Avatar de Carla
    Carla

    Como fotógrafa amadora (com mais de 2 Tb de fotos em diversos suportes electrónicos) quanto é que eu vou receber pelos meus “direitos” que poderão alegadamente ser usurpados pelos “piratas” que os possam sacar da net? Embora amadora, sou autora dos meus trabalhos, ou não? Portanto, quando compro um dixco de 1 Tb para poder armazenar as minhas fotos, uma moldura de 16 ou 32 Gb para poder mostrar as fotos na minha casa, ou um cartão para a minha máquina, será que posso obrigar a SPA a ressarcir-me? Pelo que percebo. isto é mesmo só para encher os bolsos de alguns, e para “pagar o justo pelo pecador”…

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Bom comentário Carla.

  38. Avatar de Steven
    Steven

    Então e um IPod classic de 160gb , 40€ de taxa??

    1. Avatar de Steven
      Steven

      aliás , 64€

  39. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    o que não é dito aqui é a fantástica discriminação que há entre tablets Windows vs os outros! Só por ter Windows a taxa a aplicar é outra, mais barata, pois passa a ser visto como PC

  40. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Ideias para taxar não faltam 😛

  41. Avatar de Bruno
    Bruno

    O que o governo assume erradamente é que todos o GB serão utilizados para gravação de conteúdos protegidos por direitos de autor, o que pode não corresponder à realidade (como documentos próprios, filmes e fotos caseiras tiradas com os equipamentos, jogos instalados e pagos pelos utilizadores, etc.).
    De lamentar…

  42. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Podiam era taxar a estupidez no Governo. Da maneira como isto está parece-me que o País saia a ganhar.

  43. Avatar de RichardCooper
    RichardCooper

    Seguindo o raciocínio da lei, quem compra um revolver também devia de passar uns meses na prisão, visto que poderá cometer um crime mais tarde ou mais cedo.

    A lei é imoral porque parte do principio, que toda a gente usufruiu de material pirateado, mesmo aquele que tem tudo legal, ou seja ninguém é inocente. Alem disso se pagarem taxa fica, fica absolvido perante a lei o uso de material pirateado?

    O que ainda não foi explicado é como essa taxa reverte a favor dos autores? É fácil a explicação, simplesmente não reverte a favor de autor nenhum, vai tudo para o ministério das finanças, que depois dara umas migalhas á sociedade portuguesa de autores, e para secretaria de estado da cultura, depois com o tempo ja ninguém se lembra de nada.

    É como o imposto criado nos combustíveis para financiar as SCUTS, já não há SCUTS o imposto continua.

  44. Avatar de DG
    DG

    Já não podemos ter um equipamento para armazenamento de conteúdos privados, nem toda a gente usa um smartphone ou tablet para reproduzir conteúdos de origem ilícita. Além do mais com tantos serviços do género MusicBox da TMN (com tráfego de acesso grátis) não compensa andar com álbuns piratas. Este imposto é tipo o imposto sobre audiovisuais que pagamos na fatura da electricidade, mesmo que tenhamos contratado um pacote audiovisual de um operador. Vão sempre criar mais e mais impostos, haja imaginação! Podiam também criar um imposto a aplicar a todos os políticos porque poderão andar envolvidos em fraudes fiscais e outras atividades menos licitas e neste caso poderiam indexar aos seus vencimentos pois se fosse à “capacidade” teria uma baixa rentabilidade! Assim não se resolvem problemas! Cortem na despesa!

  45. Avatar de Joao Paulo
    Joao Paulo

    Agora é que eu me sinto no direito de ripar, sacar, esmifrar, piratear e partilhar à vontade. Se já paguei pelo privilégio.
    A industria da autoria é que tem de perceber que chegou a hora de mudarem o seu paradigma de fazer dinheiro.
    Mas quem diz que só porque é possível, que eu vou usar um disco para guardar conteúdos produzidos por outros. E se eu produzir conteúdos meus, terei direito a reclamar uma parte do espólio roubado ao cidadão???
    Vergonha na cara é que ninguém parece ter.

    1. Avatar de Joao Paulo
      Joao Paulo

      E acrescento… porque é que não taxamos a estupidez??? parece-me ser mais rentável.

  46. Avatar de jouze
    jouze

    Este pessoal da política tem é de deixar de fumar certas coisas…

  47. Avatar de dipo
    dipo

    Então e como é que nós podemos receber a nossa parte? Sim, porque toda a gente que tenha um telemóvel com câmara pode realizar um filme, tirar grandes fotos, gravar uma musica da sua autoria…enfim, estes CHULOS da acapor que vão roubar outros…este e qualquer imposto, não vai beneficiar os artistas, mas sim esses CHULOS!!!!

  48. Avatar de et
    et

    O artigo não esta bem esplicito, porque esta lei nada tem haver com pirataria, apenas legaliza a copia privada, de obras que ja possuimos!

    Por exemplo, compras um cd,dvd(disco fisico) e queres ver no tlm ou mp3/4 ou no tablet, e fazes uma copia para esse efeito, esta lei apenas se aplica a isto!, e apenas legaliza essa copia(mediante pagamento da respectiva taxa).

    Ridiculo não é…

    1. Avatar de Edgar Gomes
      Edgar Gomes

      Isso não faz sentido nenhum! O material já é meu e já paguei aquilo que e devido pelo dito material! Não vou pagar pelo material e pela oportunidade de usufruir delel! Para além de que a cópia privada nunca foi ilegal nem faria sentido ser.

    2. Avatar de Rik
      Rik

      e todos vão fazer uma copia? de uma coisa que compramos legalmente?

  49. Avatar de MrGroovy
    MrGroovy

    Este tipo de taxas, não exclusivas do nosso país, são completamente sem sentido e injustas. O último “aparelho” do género que comprei, foi o iPhone 5 e não tem um pedacinho que seja de pirataria, tem videos/fotos feitos/tiradas por mim e segundo esta lei teria de pagar 2€ de direitos de autor. Para quem iria este dinheiro, já que o material do disco era todo “made by me”? Como era distribuido? Posso pedir “direitos” sobre videos que eu faça? Mais uma lei suja e desprovida de lógica… enfim.

  50. Avatar de FernandoB
    FernandoB

    Que estupidez! Roubo à descarada é o que está a acontecer em Portugal e o mais grave com o apoio das polícias e exército. Façam o vosso serviço e prendam estes gatunos que estão no governo, que o povo agradece.

  51. Avatar de Sei Lá...
    Sei Lá…

    Tipo não sou nenhum doutor e vejo que a medida anti pirataria é apenas baixar o IVA, esse impostos parvos e aumentar os salários…
    Aumentam o poder de compra, as pessoas compram mais gadgets e compram tudo original…. everbody wins!!!

    1. Avatar de dsdsds
      dsdsds

      como tenho dito… já por isso deixei de comprar jogos nas lojas, compro tudo na steam..

  52. Avatar de Darth
    Darth

    Porreiro, quer dizer entao que passa a ser legal sacar da net? Nao? Se pago imposto, eh porque passa a ser legal. Eh assim que eu vou ver a coisa a partir da entrada em vigor da lei

    Quanto a “remunerar os artistas pelo trabalho”, quando se sabe que so 1$ em 10$ vai para os bolsos de quem cria e toca as musicas (no caso da industria discografica), esta mais do que visto que nao eh com os artistas que os governos estao preocupados

  53. Avatar de Irónias
    Irónias

    É raro eu comprar cá aqueles produtos q querem agora taxar, porque raramente compensa!

    Assim é da maneira q não compro mesmo, continuo a comprar pelo Ebay ou pela Amazon, e independentemente de já estar a pagar essas mesmas taxas no país em q compro (UK,USA,Germany etc)… compensa, pois é quase sempre bastante + barato!!

    E até faz sentido q eu suporte os direitos de autor desses países, pois não compro nem faço downloads de autores nacionais, logo não os devo suportar pagando essas taxas aqui!!

  54. Avatar de ApacheDraco
    ApacheDraco

    Estes animais qualquer dia vão taxar 10 cêntimos por dia a cada pessoa que ainda respire.
    É cada iluminado…

  55. Avatar de mFMF
    mFMF

    Brinquem, Brinquem…

    25 de Abril is coming soon.

    1. Avatar de Phil
      Phil

      e ja vem tarde…

  56. Avatar de E por que raio...
    E por que raio…

    …é q eu tenho de pagar para armazenar coisas q eu criei?? Alguém me explica??? Sou motion designer e qq profissional da area do vídeo sabe perfeitamente a facilidade com q ás vezes um render de 20 ou 30 seg num formato sem compressão derrapa para os GB’s. Agora expliquem-me pq é q tenho de pagar taxa de direitos de autor para armazenar algo q eu próprio criei? Já sei o q vou fazer! Vou agarrar em todos os meus discos externos, em todos os meus trabalhos e vou á SPA pedir os meus 0,4€/GB. Preparem o chequezinho com pelo menos 4 zeros (sem contar com os zeros dos cêntimos, esses podem dar á Canavilhas)

  57. Avatar de Jorge. Neves
    Jorge. Neves

    Muito bem, concordo. Mas… nesse caso o governo terá. de me pagar por todas as imagens e obras criativas minhas que eu tenho nos meus equipamentos. Ora se eu tiro fotos ao cão, ao gato, ao filho, à mãe, à sogra, etc. e se pago uma taxa de direitos de autor entao quero receber o que meu. Caso contrário. estou a ser roubado. Ah… é verdade… vivo em Portugal. Ja é normal.:S

  58. Avatar de 00
    00

    onde é que é a sede da acapor?

    kk

  59. Avatar de M.Pereira
    M.Pereira

    Governo ate nas tecnologias anda atrasado. Agora metemos tudo na cloud e ouvimos nossa musicas através da nossa playlist que temos na cloud usando 3G ou wifi. E jogamos através da cloud usando steam e a onlive.com

    Memoria usando nos dispositivos moveis: 1% só mesmo para ter apps que usam cloud instaladas. E temos TB a vontade.

  60. Avatar de M.Pereira
    M.Pereira

    Já agora como utilizador do beatport, já não pago mais? 😀

  61. Avatar de TmRocha
    TmRocha

    “Concorda com esta nova taxa?”….mas voçes acham que alguém no seu perfeito juizo iria concordar com isto?? lol…
    Eles é que não têm mais nada para fazer e então lembram-se de mandar “ideias” estúpidas para o ar para ver se cola…

    1. Avatar de lol
      lol

      eles arranjam sempre alguma maneira de extorquir mais guito ao pessoal, como não o consegue através de certas medidas, utilizam outros meios para o fazer…

  62. Avatar de Nuno Baptista
    Nuno Baptista

    Se essa lei for aprovada qualquer pessoa que compre um suporte de armazenamento é considerada pirata, tendo de pagar uma taxa. Esta lei além de destruir todo um mercado de hardware, porque comprar lá fora ainda fica mais barato do que aquilo que já é, destrói a venda de música legal pois se pagamos uma taxa por piratear mais vale usufruir do que pagamos. E assim continua este país… mais impostos e mais impostos… a culpa não é do governo, mas de toda a politica que temos neste país. Resta ir embora daqui porque nada muda nem mudará.

  63. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Pois é…mais uma ideia brilhante por parte dos nossos governantes…

  64. Avatar de Rik
    Rik

    Pelo o que eu percebi se pagar-mos a tal taxa para uso/cópia privada podemos fazer pirataria a vontade

  65. Avatar de agua-pe
    agua-pe

    viva o Ebay. o governo assim quer que entreguemos os impostos aos paises estrangeiros.

  66. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Estes políticos sempre a fazer leis contra as pessoas e o bem-estar da mesmas.

  67. Avatar de MokaS
    MokaS

    Eu que compro os CDs tenho de pagar taxa de pirataria? Mais vale sacar tudo. Já paguei imposto então é legal -.-”

  68. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    E eu que gosto de gravas os meus próprios sons? Pago para o MEU mp3 ter a MINHA música? Que sentido tem isso?
    E mais: compro um cartão de memória para a maquina fotografica para as férias, tenho de pagar direitos de autor? Então vou registar as minhas fotos para receber tambem!

  69. Avatar de JoseM
    JoseM

    Esses “meninos” do coro que andam a brincar com o país, não percebem absolutamente de NADA, tem que ser DEFINITIVAMENTE banidos, acho que se esta a chegar a um ponto de total “loucura comunitária” se não se fizer nada. Não podemos aturar tanta paranóia só porque uns tantos nasceram com o intestino grosso ligado directamente ao cérebro.

  70. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Vou tentar “infectar-me” com amnésia, não vão eles lembrar-se de nos taxar a nossa própria memória por nos lembrarmos dos filmes e das músicas que vemos.

  71. Avatar de Luigi
    Luigi

    Boas,

    isto não faz sentido algum!
    Eu compro um disco para fazer backu pdos meus dados do computador de trabalho, sem qualquer ficheiro de música ou video e tenho de pagar este imposto?
    É ridículo! absolutamente ridículo!
    Dar dinheiro a outros por ter as minhas coisas? por ter os meus documentos de trabalho e as minhas fotos= da miha autoria?
    dassss que começo a farta-me disto!
    Depois queixam-se que compramos tudo lá fora……

  72. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    É mais uma lei absurda. Quer dizer eu estou a inicar uma carreira de desenvoldedor de software que é opensource. Quer dizer se eu quiser um disco externo pra guardar os meus trabalhos vou ter que pagar “direitos de autor” para guardar dados que para os utilizadores finais é gratuito e foi feito por mim -.- simplesmente estupido

  73. Avatar de Afonso Tech
    Afonso Tech

    O cerbero humano tem 10 petabites oque corresponde 10 000 terabites, 10 milhões de gigas. Segundo o meu entender o cerbero humano pode gravar sons.
    Acho que é melhor começar a poupar.

    1. Avatar de Afonso Tech
      Afonso Tech

      O melhor é emigrar-mos.

  74. Avatar de Xico
    Xico

    Qual dia somos mandados para por um GNR:

    – O amigo vai ser multado
    – Eu?! Mas eu nao fiz nada.
    – Não fez, mas pode vir a fazer. Isto o é melhor prevenir.

  75. Avatar de david
    david

    um dia deste faço um site para destacar como Portugal é conhecido pelos portugueses…

    …ja é conhecido pelas penas criminais suspensas…
    pela subida EPICA de impostos
    esta agora é pelo país das taxas….

    eu só tenho a dizer isto: quanto mais taxas colocarem, menos compro. querem colocar tb uma taxa na minha pilinha?

    tanto se me dá. estas medidas só afastam o consumo. protegem os direitos de autor? a sério??? eu ainda n percebi como…

    quererá dizer que com esta taxa, podemos fazer downloads de conteudos protegidos por direitos de autor? nah sei….

    só sei que isto tudo começa a ser muito rídiculo…

  76. Avatar de David Jesus
    David Jesus

    Se não fosse a pirataria, haveria artistas que não eram tão conhecidos..Por vários motivos é que começa haver cada vez mais artistas a disponibilizar download gratuitos das suas musicas na Internet..

  77. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já alguém começou a recrutar pessoas para anularem o voto nas próximas eleições? É que apesar de serem autárquicas os incompetentes são os mesmos… alguns vão sair do parlamento para se candidatarem… Era bom haver 60% de votos nulos em vez de haver 50% de abstenção…

    Criam-se dificuldades aos cidadãos comuns para que não seja qualquer um a candidatar-se, mas depois pelos partidos é um qualquer sem competências que aparece nas listas…

    Vamos lá parar mais uma vez esta lei.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Aqui está algo que nunca é falado nem incentivado: o voto em branco. Em causa está o aproveitamento que fizeram nestes anos em relação à abstenção. As pessoas deixaram de se importar, porque foi exatamente isso que os políticos provocaram, a indiferença perante os governantes levando a uma sensação de impotência.
      Foram os mais velhos que foram aprovar uma lei a pedido dos mais novos.

      Podem ter a certeza que com uma forma ou outra este imposto vai saír, mas por agora é só o boato para poderem chafurdar nestes mesmos sítios para assim poderem medir as reacções e também aperfeiçoar essa mesma lei.

  78. Avatar de Claudio Catarino
    Claudio Catarino

    Bem…parece que vamos voltar ao tempo de Salazar. Mas agora nas tecnologias

    1. Avatar de José Pereira
      José Pereira

      Nesse tempo, até os isqueiros pagavam taxa. As ditaduras têm a peculariedade de aparecer de mansinho. Que ninguém duvide, o tempo da ‘bota alta’ começa a dar sinais cada vez mais claros e vem para durar.

  79. Avatar de José Leite
    José Leite

    O país não tem culpa,mas sim quem está á sua frente.Bando de desgraçados que só querem ver as pessoas mais pobres e tesas.É mais outra taxa burra,tal e qual aquela que irá sair da mente desses tansos onde não se poderá fumar a 50 metros de bares e restaurante…E uma pessoa vai fumar onde??Na lua??Que cambada de camelos.Enfim…

  80. Avatar de Coelho
    Coelho

    “Concorda com esta nova taxa?” NÂO!
    “Acha que esta medida irá trazer vantagens?” NÃO! Vantagens a quem? Só se for aos parvos do governo!

    Eles querem mesmo que alguém entre por ali a dentro e dê um biqueiro nos dentes a cada politico… ou pior!

    Atrasados…

  81. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tão um disco de 1tb fica com 250€ de taxa?

    1. Avatar de dsdsds
      dsdsds

      sim… o meu custou 79€ à duas semanas, se fosse com taxa, era mais do dobro só a taxa.. yoo

  82. Avatar de Miguel
    Miguel

    Gostava de saber quantos autores ou artistas chegaram a receber algum centimo dessas taxas

  83. Avatar de Alex
    Alex

    Assim de repente pensei que fosse uma taxa por prestações, tipo mensalidades ou anuidades.

    Mas não me estranha nada, ainda hoje li que iam também implantar o “cagómetro” nos lares e assim taxar a quantidade fecal daqueles que não tiverem oportunidade de voltar à mata para ca**r…

  84. Avatar de joao
    joao

    Mais uma lei, que a ser aprovada, vai diminuir as vendas em portugal deste tipo de produtos, ou seja vai tirar trabalho a pessoas. As pessoas vão comprar onde é mais barato, ou seja, nas lojas online do estrangeiro. Vejo as coisas a andar num caminho sinuoso e ao mesmo tempo perigoso. O aumento nos serviços da restauração para 23%, o aumento da taxação em bens alimentares, o aumento da carga fiscal, etc. Tudo isto desicentiva o consumo. Que tristeza, precisamos do contrário, incentivar o consumo para manter emprego, precisamos apoiar empresas na ciação de novos projectos para vendar aqui e no estrangeiro. Precisamos de tanta coisa, e aquilo que se vê são medidas para cavar a sepultura. Tenho muito medo do resultados de tudo isto, sinceramente.

  85. Avatar de Pedro
    Pedro

    Realmente, qualquer pessoa, mesmo de fora, se apercebe que este governo é composto apenas por pessoas incompetentes, que apenas sabem fazer gestão danosa. Se alguma vez, nas suas vidinhas, tivessem que ter trabalhado a sério, saberiam aquilo que fazem.

    Criam portagens, as autoestradas ficam às moscas, menos lucro… aumentam o iva, o consumo interno decresce, menos lucro… facilitam os despedimentos de pessoal, mais pessoas a receber subsídios, os gastos crescem… e agora esta medida é para quê??? Para as pessoas deixarem também de investir em tecnologia? Para levar as pequenas lojas de tecnologia à falência?

    Mas alguém no seu perfeito juízo, acredita que esta seja uma medida que venha a trazer algo de bom para Portugal? Só tenho uma palavra…

    Inconstitucional…

  86. Avatar de Carlos Santos

    Estão-me a dizer que se eu comprar um disco SATA2 de 2 TB tenho de pagar 50 € a mais (um disco já custa +/- 100 €), esses senhores que não se ponham a jeito, arriscam-se bastante a serem limpos da face da Terra, por alguém que não goste da ideia.

  87. Avatar de okapi
    okapi

    Isto ainda vai correr muita tinta mas quase que aposto que o final vai ser mais ou menos este:
    Uma taxa anual de +- 160 euros( com desconto ) ou 15 euros por mês, basta ter uma TV ou 1 PC ou ainda um telemóvel ou Tablet por habitação e mesmo que tenha 20 produtos iguais ou diferentes paga uma única taxa.E é fácil controlar, mais eficiente e impossibilitando a fuga. Isto não é novidade nenhuma já há países na Europa que o fazem.

    1. Avatar de Gil
      Gil

      nesse caso (TV) para que serve a mensalidade que pago todos os meses ao operador, mais a taxa de audio visual que vem na fatura da EDP

      1. Avatar de okapi
        okapi

        E qual é o valor total dessa taxa de áudio visual? Que eu me lembre em 2008 era de 1,80 euro e quem consumia menos de 400kw salvo erro estava isento. Isso vai ter que alterar e reafirmo aquilo que disse anteriormente. A meu ver é preferível pagar uma taxa única mensal do que andar a pagar taxas individuais e assim ao menos todos pagam e não só alguns.

  88. Avatar de Tiago da Silva
    Tiago da Silva

    Quanto à notícia, o conteúdo do PL é simplesmente absurdo, incongruente e ridículo, mas como já foi referido atrás, trata-se de uma lei encomendada pelos senhores da SPA, visto que a dita está na falência e só as vendas dos CDs não chegam, há que os sustentar de outra forma porque o Governo não lhes pdoe dar (mais) dinheiro.
    Infelizmente quem sofre no final de contas são as pessoas comuns e, por arrasto, o País. Mas claro está, estamos em Portugal, onde o que interessa é a liquidez para sustentar as mordomias.

  89. Avatar de Gil
    Gil

    Se isto for para frente, por cada musica comprada no itunes (ou outro serviço do género) mando uma carta a pedir o dinheiro de volta, pois não devo pagar direitos de autor por duas vezes.

    Isto, se ainda tiver dinheiro para selos.

  90. Avatar de HMFreitas
    HMFreitas

    Uma coisa é certa…se pagamos um imposto Pré-pirataria, podemos sacar tudo e mais alguma coisa á vontade porque a multa já foi pré-paga…estou certo ou errado?

    será que vão tambem taxar a “cloud”? Por este andar, mais vale sacar e guardar no Mega, ou noutro semelhante…

  91. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    … FUI….

  92. Avatar de Vitor
    Vitor

    enfim, mais uma ideia estúpida da cambada de imbecis que nos governam e nos têm governado desde há muito tempo… Mudam os figfurinos mas a triste cena é sempre a mesma. Devia de ser como nos EUA que os mandam para os anjinhos….
    Deixem-se de diarreias cerebrais e GOVERNEM E LEVEM ESTE PAÍS PARA A FRENTE E NÃO PENSEM SÓ NOS VOSSOS BOLSOS CAMBADA DE FILHOS DA #%&#.
    CAMBADA DE IMBECIS QUE SÓ AFUNDAM A MINHA QUERIDA PÁTRIA!!!!

  93. Avatar de Efex
    Efex

    Vou passar a ser cliente em espanha pois oo iva mais baixo e nao pago essa tretas que este NOJO de governo arranja pra mexer nos nosso bolsos.

  94. Avatar de Bruno Graça
    Bruno Graça

    —– Mensagem encaminhada de —–
    Data: Tue, 05 Feb 2013 13:56:43 +0000
    De:
    Assunto: Re: Correio do Cidadão: Taxa sobre produtos que permitem a gravação
    Para: Maria Gabriela Canavilhas

    Boa tarde,

    antes de mais, admirado pela pronta resposta. Não estava minimamente à espera. Em segundo lugar, lamento a minha desatualização, contudo a problemática e os interesses lobistas são os mesmo. E aí é que reside o problema. Eu se for à Fnac comprar um CD e depois quiser, o que por lei me é permitido, que passa por realizar um backup do mesmo em formato digital para MP3, posso fazê-lo. Ao comprar o referido CD, já estou a pagar uma taxa para o direito à cópia privada. Ao quererm cobrar uma taxa no leitor de MP3, ou num tablet, ou seja onde for, produto no qual irei usufruir da cópia que fiz anteriormente, estarei a ser taxado duplamente.
    Em terceiro lugar, de referir que no que concerne à cena músical (sim, porque isto não passa de um jogo de interesses de uma sociedade – SPA – que parece ter estagnado no tempo) afirmar que os artistas perdem dinheiro se um consumidor realizar um backup para o formato digital, de algo que já paagou para o fazer, é deveras imoral. Mas e afinal quem são os artistas? São os portugueses? São os estrangeiros?
    Quarto ponto, mas não menos imporante passa pelo quererem taxar os consumidores, por um direito, que podem não querer usufruir. Eu posso muito bem, querer um disco externo, por exemplo, para as minhas fotos e videos de familia e documentos de trabalho. Porque terei de pagar taxa? Posso querer um telemovel com 64Gb de capacidade, porque a camara fotografica é melhor que a máquina digital e para tirar fotos e fazer videos em HD. Não podem obrigar as pessoas a pagar um imposto por algo que não fazem intenções de usar.
    Em quinto lugar pergunto. Se li bem num certo site, até as boxes da MEO, da Zon e outros, que tenham discos internos serão abrangidos? Isso não fui em que comprei, foi o operador que colocou em minha casa, logo, não terei de pagar axa nenhuma e a PT, no meu caso, que assuma a despesa.
    Sexto lugar… Impressoras sujeitas a taxa? Para taxar o quê? Para taxar as cópias dos trabalho que terei de imprimir para a dissertação que estou a desenvolver? Se estou a deenvolver, os direitos de autor são meus…logo… Como poderei ser ressarcido?
    O que vale, é que no meio de tanta insensatez e completo desfazamento da realidade, sei perfeitamente que grandes empresas como as FNAC, Worten e companhia, nunca aceitarão tal. E mais uma achega. Hoje em dia, existem sites como o ebay, amazon, entre muitos, muitos outros, onde se podem encomentar todos esses produtos, à distância de um clique. Espero que tenham a noção de que quem irá perder, no meio de tudo isto é o comercio interno.

    Sem outro assunto, mas com um desejo de que alguma luz se faça para esses lados onde a democracia é cada vez mais uma miragem

    Bruno Graça

    Quoting Maria Gabriela Canavilhas :
    >
    > Obrigada pelo seu email.
    >
    > Chamo a sua atenção para facto de que os dados em que se baseia estarem desatualizados. O PS acrescentou várias isenções, quer a equipamentos quer a profissões, bem como limites máximos (teto máximo de 5% sobre o preço do equipamento, mesmo com grande capacidade de armazenamento).
    >
    >
    >
    > Cumprimentos,
    >
    >
    >
    > Gabriela Canavilhas
    >
    >
    >
    > De: brunograca [mailto:brunograca]
    > Enviada: terça-feira, 5 de Fevereiro de 2013 12:30
    > Para: Maria Gabriela Canavilhas
    > Assunto: Correio do Cidadão: Taxa sobre produtos que permitem a gravação
    >
    > Para: Maria Gabriela Canavilhas
    >
    > Mensagem:
    > Ora bem mais uma palhaçada que aí vem de vossas excelências. Vejamos cara ministra de interesses sinistros como a SPA, que ainda não entendeu que o paradigma mudou, e que o modelo de negócio com a internet e as lojas digitais se alterou.
    >
    > 0.25€ por GB não é?
    > Compro um disco externo para o meu computador, para guardar as fotos de família e os videos das férias. Para armazenar música legal comprada através do iTunes.
    >
    > Atualmente um disco externo de 2,5″ com 1 Tera de capacidade (1000 GB) custa 74.90€ Acha mesmo que alguém ia pagar 250€ de taxas?? Mas em que mundo vivem vocês?
    >
    > E porque raio teria de pagar direitos de autor quando o único autor do que quero armazenar sou eu?
    >
    > Ou também irei receber uma percentagem dos direitos autorais? É como colocar quem não tem casa a pagar imi, e quem nao tem caro a pagar imposto de circulação. Era meter-vos dentro de um saco a todos e enfiar-vos no mar…e ver como estavam daqui por 100 anos. Cambada de lobistas!!!

  95. Avatar de João Santos
    João Santos

    Fazendo um apanhado do que foi dito por aqui realço:
    Realmente não vai favorecer os autores.
    Vai prejudicar quem precisa de guardar o seu trabalho: fotógrafos etc..
    Não vai acabar com o pirataria (isso é na Somália)
    Daqui as uns tempos está-se tudo a queixar que a venda de equipamento multimédia está a decair.
    Que belo País o nosso enfim…

  96. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    A ideia que tenho da vertente tecnológica em Portugal é que somos um povo com imensas potencialidades.
    Há muito tempo, eu imaginava portugal a tornar-se uma grande centro europeu a nível tecnológico.
    Com medidas destas, portugal está a tomar o rumo completamente oposto ao que eu sonhava. Lentamente está a cortar as pernas ao desenvolvimento com a desculpa completamente RIDÍCULA dos autores. Este governo é uma cambada de idiotas sem visão.

  97. Avatar de Zé Metralha
    Zé Metralha

    http://www.picbadges.com/diz-nao-a-taxa/2460771/?login=1#

    Comecem a colocar este selo nos vossos blogues, websites, fóruns, facebook, etc..

  98. Avatar de Jaime
    Jaime

    Claro, proteger direitos de autor.
    É mais um imposto de m###a para sacar dinheiro aos contribuintes.

  99. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa, depois de pago posso piratear à vontade, pois paguei para isso.