Governo português quer ter acesso ao tráfego das operadoras

74 Comentários

No contexto da Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo, recentemente aprovada e dos desafios colocados pelas novas ameaças à segurança nacional, o Governo português pretende ter acesso ao tráfego gerado pelos utilizadores, devendo este poder ser atribuído aos serviços secretos portugueses.

A proposta de lei foi hoje aprovada mas terá de passar ainda pela Assembleia da República.

11356293_10206558508743112_927855294_n


De acordo com o Comunicado do Conselho de Ministros de 4 de Junho de 2015, pode deduzir-se que o Governo português, quer poder ter acesso à informação gerada por um utilizador quando este usa uma rede de um operador através de um PC, smartphone, tablet, etc.

O Governo refere que esta medida faz parte da Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo salvaguardando sempre os direitos dos cidadãos, em especial o direito à privacidade «Neste quadro prevê-se o acesso a dados de tráfego das operadoras de telecomunicações, o que se rodeia de especiais regras para salvaguardar integralmente os direitos dos cidadãos, em especial o direito à privacidade

11274682_10206558519903391_1138347190_n

O documento público revela também que «…Para o efeito é criada uma entidade própria integrada por magistrados judiciais, que concede a autorização prévia do acesso à informação e dados necessários, numa dada operação, segundo um exigente procedimento legal, que visa a sindicância do acesso a dados pessoais que possa por em causa a reserva da intimidade da vida privada».

Via Comunicado do Conselho de Ministros de 4 de Junho de 2015

Partilhar:
Tags:

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Agradeçam aí aos nossos amigos americanos.
    Depois vem para aqui dizer bem disto quando é os EUA mas dizem mal quando é a Rússia.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      E como o governo tem a maioria, esto passa e não há nada que os portugueses possam fazer. Ditadura e fascismo para dar e vender por esta europa fora a mando dos americanos.

      1. Avatar de nix_sysadmin
        nix_sysadmin

        Alguém os lá pôs, certo?

        1. Avatar de int3
          int3

          fomos nós ? Ou foi gente da europa que fugiu para lá porque eram criminosos.

      2. Avatar de Humm
        Humm

        Pode escrever para a Assembleia da República de Portugal a pedir para que só permitam a intercepção das comunicações (seja lá qual for o meio) por parte da policia judiciária e depois de obter o mandato de um juiz de um tribunal comum.

        Pode dizer que os serviços secretos devem desaparecer, pois discorda da sua existência, e caso os mantenham, que se limitem a recolher jornais e informações da administração pública pertinentes à segurança do país. A espionagem é inaceitável. Somente a investigação criminal por parte da Policia Judiciária com autorização de um tribunal comum é minimamente aceitável.

        Se existir algum ato criminoso “terrorista” algures no futuro diga que considera a assembleia da república a responsável por não ter criado meios que protegessem melhor a privacidade e segurança das pessoas comuns nomeadamente a nível de comunicações realmente privadas e seguras (coisa que não o são atualmente), além da quase inexistência de policiamento eficaz no dia a dia nas ruas… isso sim preveniria terrorismo.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          “Aqueles que sacrificam a liberdade pela segurança não merecem nenhuma delas” – Benjamin Franklin

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Sim, na Russia há muita liberdade de informação! Esta mensagem fez-me rir, pelo absurdo…

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Eu não acho que o int3 esteja a defender a Rússia, mas sim a falar da duplicidade de muitas pessoas. Se os Americanos forem apanhados a espiar não há problemas, mas se for outro país qualquer está o caldo entornado. Desta forma as pessoas não conseguem chegar à conclusão que espiar os utilizadores normais sem nenhum tipo de suspeita é inadmissível, independentemente do país que a executa a espionagem.

    3. Avatar de Panhonhas
      Panhonhas

      A Russia até o Tor queria quebrar por ser utilizado para difundir informação contra o regime. Parabéns pelo exemplo.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        os EUA inventaram o Tor e também o querem quebrar… so what ?

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        E a NSA não tem tentado fazer exactamente o mesmo?

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Tentado … desconfio que conseguido!

    4. Avatar de PÁTRIA OU MORTE!!!
      PÁTRIA OU MORTE!!!

      O conceito de “Segurança Nacional” é uma desculpa esfarrapada dos maçons americanos para regredirem e subverterem o conceito de liberdade!!!

      Deixo-vos dois exemplos:

      1) https://www.youtube.com/watch?v=mfTaBUF6Bg8

      2) https://www.youtube.com/watch?v=bkRL3heslG8

      Este governo fascista nada mais faz do que copiar e aplicar a legislação maçónica americana!!!!!

      É UMA VERGONHA!!!!!

      Este trecho do texto diz tudo. Leiam bem com atenção a hipocrisia!!!!

      «Neste quadro prevê-se o acesso a dados de tráfego das operadoras de telecomunicações, o que se rodeia de especiais regras para salvaguardar integralmente os direitos dos cidadãos, em especial o direito à privacidade.»

      ELES DIZEM QUE QUEREM SALVA-GUARDAR O DIREITO À PRIVACIDADE QUANDO NA REALIDADE É O CONTRÁRIO!!!!!

      HÁ MUITO TEMPO QUE ANDO A AVISAR!!!!!!!

      SÓ PARA QUE SAIBAM OS AMERICANOS NA AMÉRICA JÁ NÃO PIAM!!!!!! ANDAM TODOS DEBAIXO DO JUGO DA MAÇONARIA!!!!!!

      PARECE CONVERSA DE LOUCOS??? DEPOIS FALAMOS…

      ESTÃO AVISADOS!!!!!!

      ESPEREM PELO TRATADO TRANS-ATLÂNTICO E TRANS-PACIFICO ONDE VAI SER CRIADA UMA ENTIDADE SUPRA-NACIONAL QUE IRÁ DITAR E IMPOR REGRAS AOS GOVERNOS.

      1. Avatar de Humm
        Humm

        Escreva para a Assembleia da República de Portugal e peça para que todos os que estão lá se oponham a tal, e só permitam que a policia judiciária possa interceptar comunicações e com autorização de um juiz de um tribunal comum, no âmbito de investigação criminal. Os serviços secretos não devem interceptar comunicações, apenas recolher jornais e informações da administração pública referente à segurança do país… ou então nem existirem de todo já que o controlo dos mesmos é de qualidade muito duvidosa!
        Isto é uma questão de bom senso. A privacidade e segurança devem vir em primeiro.
        Se vier a existir algum atentado de certeza absoluta que a intercepção de tudo e todos não a poderia prevenir… e a intrusão na vida privada cria muito mais problemas que aqueles que resolve.

      2. Avatar de Glink
        Glink

        por muito que isto pareça grave, não é motivo para alarme…

        voltem para a novela e o futebolzinho ok?
        voltem a dormir, se tiverem dificuldade em adormecer, contem-se uns aos outros…

        1. Avatar de Mary
          Mary

          Ahah! Best comment ever! Testify! 😉

  2. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Só mais uns anitos para meter monitorizar os nossos pensamentos tambem

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Para poder monitorizar,queres tu dizer,ah,ah,ah. 😀 😀

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Uma raça primitiva como a nosso isso seria um caos .

  3. Avatar de M3mn0t
    M3mn0t

    Temos de fazer nova revolução neste Portugal de hoje em dia, o 25 de Abril não serviu de nada…desta vez não levamos cravos…..

    Vejam aonde isto está a chegar meus amigos…existe limites para tudo!

    1. Avatar de Humm
      Humm

      Escreva para a Assembleia da República de Portugal e diga claramente que apenas a Policia Judiciária no âmbito de investigação criminal e com autorização de um juiz de um tribunal comum deve poder interceptar comunicações.

      É minha opinião que as comunicações eletrónicas deveriam ser 100% privadas e seguras para proteger tudo e todos nomeadamente da espionagem industrial, de outros países, de perseguidores e tal… mas isso já é uma outra conversa, que fica para quando este for um país mais avançado e correto.

    2. Avatar de RJCA
      RJCA

      Revolução? Essa é boa. Vocês só querem é campeonatos de futebol e festas de Verão…

      Tomar atitudes é que tá quieto. Falar/escrever da boca para fora é muito fácil já fazer alguma coisa…

  4. Avatar de NokTham
    NokTham

    “O Governo refere que esta medida faz parte da Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo…”

    Só tenho uma coisa a dizer em relação a esta citação:
    HAAHAHAHHAHA -_-

    A sério, não me façam rir mais que já me dói a barriga.

    1. Avatar de Humm
      Humm

      Escreva para a Assembleia da República e diga claramente que apenas concorda que a policia judiciária, no âmbito da investigação criminal, e com autorização de um juiz de um tribunal comum possa interceptar comunicações.

      E que mesmo que ocorra um atentado considerará Assembleia da República responsável por não proteger a privacidade e segurança das pessoas comuns, nomeadamente da espionagem de outros países, espionagem industrial, perseguidores… enfim daqueles que causam realmente danos no dia a dia na vida das pessoas, empresas e estado a nível moral, físico e económico.

  5. Avatar de A.
    A.

    Espero que mais uma vez a República Portuguesa através da sua constituição, e mais importante do que isso pelo seus votos nas eleições, possa por fim! a mais uma tentativa indigna de um governo Indigno há muito tempo…

    1. Avatar de NT
      NT

      Boas,

      Se for para o combate ao terrorismo a assembleia vai toda presa. Ora vejamos o que significa terrorismo. Segundo a wikipedia “Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica,1 através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, terror,(…)” Ora o pessoal fica aterrorizado só de pensar nas “medidas” que estes nossos (des)governos têm tomado.

      1. Avatar de José Alves
        José Alves

        Muito bem, tens toda a razão.

  6. Avatar de Liberdade
    Liberdade

    total control of population…

  7. Avatar de Rodolfo
    Rodolfo

    Combate ao terrorismo?! LOL! A tipica desculpa. “dá-me a tua liberdade e eu dou-te segurança”. Vamos acabar sem nenhum dos dois.
    A TSA também foi reformada pelo combate ao terrorismo. Veio-se a provar que são altamente infecientes a detectar armas. Mas muito bons a condicionar o publico a ser subserviente…

    1. Avatar de Filipe Viola
      Filipe Viola

      Qualquer dia ultrapassamos a Coreia do Norte !!!

  8. Avatar de Sérgio S
    Sérgio S

    “Those willing to give up liberty for security deserve niether and will lose both” Benjamin Franklin

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Estes ainda são piores do que a NSA

  10. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    :O :O Portugal tem serviços secretos?!?!?!?

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Pode-se dizer que se não aparecem frequentemente nos jornais é porque, ao contrário de outros com “mais fama”, estes são mesmo secretos…

    2. Avatar de nix_sysadmin
      nix_sysadmin

      Há muito tempo. O Sr. Gabriel devia estar mais atento ás noticias?

      1. Avatar de SG
        SG

        Eu também não sabia. Se calhar faz sentido tendo em conta que são SECRETOS!

    3. Avatar de north
      north

      para mim também foi a única nuvidade que a noticia deu. essa eu não sabia o resto já não é novidade.

    4. Avatar de poiou
      poiou

      É favor investigar a diferença entre serviços secretos e serviços de informação.
      E para além disso não são assim tão secretos já que há quem diga que o nome dos seus agentes aparece todos os anos no diário da républica.

    5. Avatar de Rafael Paredes
      Rafael Paredes

      +1

  11. Avatar de Rafael
    Rafael

    Muito bem, Portugal a regredir!
    Privacidade é um DIREITO, não um luxo!
    Podem sempre dizer que não têm nada a esconder na Internet, mas tirarem a privacidade é um desrespeito a todos os cidadãos Portugueses.

    E levanta-se uma dúvida: se hackers conseguem invadir sistemas de extrema segurança, o que lhes proíbe de por este meio ver as nossas contas tanto de joguitos, ou pior, as contas dos nossos bancos? Fico com mais medo ainda quando penso nos problemas que alguns sistemas informáticos portugueses têm.

  12. Avatar de Pedro C.
    Pedro C.

    Já existem tribunais, mas não o melhor mesmo é: “Para o efeito é criada uma entidade própria integrada por magistrados judiciais” acho que está visto qual é o objetivo ou seja mais tachinhos para os meninos formados em direito.

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      não, a ideia é fazer algo como há nos EUA, tribunais onde os cidadão não têm acesso e que decidem sem contraditório, esccrutínio, fundamento ou divulgação.

      1. Avatar de NT
        NT

        Se é para fazer como os Estados Unidos Americados… Ora com 16 anos bora lá comprar uma espingarda mas se queres beber uma cerveja com os amigos tens que ter 21 anos…

  13. Avatar de alguem
    alguem

    Noticia da treta, ATENÇÃO NÃO É CONTRA O PPLWARE, mas sim ao assunto em si.

    Desde o inicio das telecomunicações, a PJ e outro órgão sempre tiveram e têm acesso dedicado à rede core dos Operadores de telecomunicações em Portugal para efectuar as chamadas escutas.

    A única diferença é que o suposto acesso só era efectuado em casos de pedido via tribunal e notificação ao individuo(a) no casos aplicáveis.

    Com esta mudança deixa de ser necessário pedir ao tribunal, lá vai o sr policia ver se a mulher / namorada e vice versa não anda a trair…

    Contudo mesmo que esta lei seja aprovada, não deixa de ser ilegal/inconstitucional, devido a natureza da privacidade que nenhum estado membro da UE nos pode revogar, expecto nos casos em que as pessoas cometam actos de terrorismo (ainda quero ver se algum advogado vem ou fala na tv sobre o assunto)

    1. Avatar de daniel
      daniel

      acho que deviam fazer escutas era no parlamento, é conhecido pelo maior ninho de ratas e mafiosos que já existiu. Antes de vigiar os pequenos, aprendei a vigiar os grandes.

      1. Avatar de luis verdasca
        luis verdasca

        e achas que essas escutas devem ser feitas a todos os que trabalham no parlamento, mesmo que não tenham cometido nenhum crime nem haja indícios para isso? e se for assim, porque não fazer o mesmo a toda a gente? dois pesos e duas medidas…

        1. Avatar de david
          david

          E não é exactamente isso que propõe esta lei? ter acesso a toda a informação sem que haja um indício forte que o justifique!? (sempre ouvi dizer que é preferível deixar um criminoso solto que prender um inocente) presunção de inocência. Escutar todos os cidadãos implica (dalos) a todos como presumíveis culpados! Os contornos desta lei apenas vem dotar o SIS de acesso a informação, que como no caso da “celebre lista vip” tem um acesso tão restrito que passa facilmente passa a capa de jornais.

          1. Avatar de luis verdasca
            luis verdasca

            acho que não percebeste que eu estava precisamente a fazer notar que a lei não faz qualquer sentido e que defender que para uns pode ser aplicada sem problema, desde que não chegue a “nós” também não é defensável. é inadmissível à mesma.

  14. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Se o governo quer ter acesso à informação, é só perguntar à Google, que eles têm lá a informação toda, e em claro, de 99% da população…

  15. Avatar de André Alves
    André Alves

    Terrorismo em Portugal?

    1. Avatar de NT
      NT

      Yup…

      Por exemplo, nos Açores aquele gajo que gamou os gravadores e que esteve ALEGADAMENTE ligado ao caso de pedofilia do Farfalha, agora é o Sr. Presidente da câmara de vila franca do campo…
      Não sei como este povo vota num gajo assim… mas enfim dizem que é a maioria.

  16. Avatar de maneu
    maneu

    Desculpa mais esfarrapada de sempre. Mesmo com acesso ao trafego não vai adiantar de nada.

  17. Avatar de ddymoo
    ddymoo

    «Neste quadro prevê-se o acesso a dados de tráfego das operadoras de telecomunicações, o que se rodeia de especiais regras para salvaguardar integralmente os direitos dos cidadãos, em especial o direito à privacidade.»
    Ora aqui está tudo dito.
    Um acesso a dados de tráfego para salvaguardar o direito à privacidade. Mas de quais cidadãos:
    Dos próprios utilizadores?
    De quem visualiza e analisa esses dados?
    Dos terroristas?
    Dos políticos?
    dos Americanos, sim eles também são cidadãos .

    Acho que é será preciso criar uma comissão de trabalho para verificar a viabilidade.
    depois será necessário a criação de um organismo independente para regulamentar essa nova entidade.
    Tudo claro para salvaguardar todos os direitos e principalidade dos ditos cidadãos.

  18. Avatar de JMCS
    JMCS

    Mais dia menos dia vamos ter de pagar mais numa taxa por cada página visitada, com um goBerno destes…

    1. Avatar de RJCA
      RJCA

      E é só este “GoBerno” que tem a culpa?

  19. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Existe alguma petição para travar isto?

  20. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    Recebo esta noticia sempre qualquer surpresa visto que o Portugal está mergulhado num oceano de fascismo ao qual só falta a Veneração ao Estado ser mandatória.

  21. Avatar de wolf
    wolf

    É sempre a mesma coisa, criasse uma entidade que antes de funcionar já está sobe forte influência e supostamente tudo para o bem do povo. Andamos nós a instalar antivírus vpn e toda uma panóplia de programas para sentirmo-nos ligeiramente mais seguros da nossa privacidade e muitos a queixarem-se da nsa china hackers e dos smartphones chineses e mais alguns que trazem spyware backdoors e tudo mais porque nos espiam mas estes políticos perderam toda a vergonha e passam a fazer tudo isso à vista de todos.

  22. Avatar de João Machado
    João Machado

    “No contexto da Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo”
    Más há terrorismo suficiente em Portugal que justifique uma medida destas?
    Durante os debates gostaria de ouvir casos concretos de terrorismo, que se tivessem passado por cá,e que esta medida ajudasse a prevenir ou a chegar aos culpados.

  23. Avatar de trapoi
    trapoi

    eu acho que é EUA esta a tenta fazer que os países como o nosso sigam os passos de m*rda deles
    sinceramente.
    Uma coisa é combater o terrorismo outra coisa é espiar as pessoas
    E pergunto qual é o terrorista burro o suficiente para usar um telemóvel ou Internet para o plano deles sabendo que estão sendo observados. Não faz sentido

  24. Avatar de Richard Cooper
    Richard Cooper

    Os últimos actos de terrorismo que conheço é portugal nos últimos anos, é o BPN e o BES ambos com promiscuidade politica! Claro que é mais fácil fazer show off com leis do que ter a intenção de as aplicar!

  25. Avatar de er
    er

    Qualquer terrorista “decente” não utilizará os tipicos meios para comunicar…

  26. Avatar de Joao
    Joao

    Portugal não necessita disso porque temos boas praias e excelente gastronomia e o que um terrorista quer depois de uma boa guerrazita é de um bom bronze, sopinhas e descanso!!!! Lol

  27. Avatar de José Alves
    José Alves

    Isto são eles já a precaverem-se contra eventuais tentativas, em vingança, ou paga, pelo mal que têm feito ao povo deste pais. É para evitar que apareçam umas fp’s 26 pu 39 ou coisa que o valha. Este é o grande mal das maiorias absolutas, fazem o que querem, especialmente quando quem os poderia impedir, que seria o banana,perdão, o pr, está do lado deles, completamente marimbando-se para o povo que o elegeu. O povo tem o que merece….

  28. Avatar de José
    José

    Digam NÃO!
    Isto vai passar porque o governo tem a maioria absoluta e é escravo dos americanos,alemães e israelitas que mandam nos interesses de topo, mas se nas próximas eleições continuar com maioria absoluta devido a coligações, jogos de interesse, contra-informação e outras artimanhas politicas, venham para a rua, partam tudo, declarem o governo ilegítimo, rebentem as portas da assembleia, não podemos deixar que nos controlem como gado a caminho do matadouro,digam chega, chega de decisões anti-povo, anti-crescimento e de decisões por “unanimidade” politica do governo central, estas eleições, AGIR.

  29. Avatar de YUUUP
    YUUUP

    Peço imensa desculpa, VPNs nem coisas similares não existem … pois é…
    que desculpa bem parva. porque um terrorista que esteja em portugal acede normal ao seu email e diz aos seus colegas para bombardear aqui, causar um massacre alí…

    Para não mencionar que não é necessário serviços disponíveis na internet para dissimular/encriptar dados. Oh well…

    Que desculpa sem sentido. Ao menos vão-se entretendo a bisbilhotar a vida das pessoas para fazer a dita prevenção/filtragem. Good Job.

  30. Avatar de Daniel
    Daniel

    Tanto trabalho para quê? O SIS que abra uma conta no Facebook que encontra lá 99% da informação pretendida!
    Os restantes 1% com autorização de um juiz, tal como já é agora chega bem!

  31. Avatar de Fernando
    Fernando

    Regra de ouro, quem não quer que se saiba algo, simplesmente não coloca nem comenta na web. Nunca existiu privacidade em lado algum, nem que seja a operadora, a empresa de software, a empresa dona do navegador, os distribuidores do SO, seja quem for. Há sempre alguém que consegue saber. A menos que se digite apenas com o dispositivo desligado. E mesmo assim…..hum….CSI…. 🙂 O certo é que para que exista segurança, tem-se sempre de trocar por privacidade. É uma balança que pende sempre para um dos lados.

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      quem aceita perder liberdade para ter segurança não merece uma nem outra.

  32. Avatar de vitor pinto
    vitor pinto

    Terrorismo em Portugal chama-se “qualquer politico da Republica Portuguesa”. Esses escondem bem as vidinhas deles … ou por outro lado, e que precisam de ser bem espiados .

  33. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Agora com desculpa do pseudo terrorismo , tudo se faz para controlar o cidadão e ai daquele diz contrario .
    Como um presidente dos Estados Unidos dizia ” ou estão connosco , ou com os terroristas ” este esquema de chantagem moral , foi também utilizado num discurso do Fidel castro ” socialismo , ou morte ” , dois regimes diferentes mas com um objectivo comum , o controlo sobre as liberdades de opinião .

  34. Avatar de tails
    tails

    cuidado que vem ai os maus…os terroristas…eles vem ai……nada como aprender a usar o tails + virtual box + pgp e vpn chain e podem ir mamar ….

  35. Avatar de SevenF
    SevenF

    É verdade os terroristas estão lá dentro. Não estão cá fora.

  36. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    A ver se eu entendo eu pessoa do parlamento como cidadão PT posso ver informação confidencial de outro cidadão referente a um negócio que me está associado indirectamente para ganha vantagem comercial. Absurdo! É tudo em nome da liberdade e transparência! …