Governo faz redução extraordinária do imposto sobre combustíveis

43 Comentários

As notícias sobre combustíveis não têm agradado os portugueses. A escalada de preços é preocupante, ainda mais quando se sabe que 60% do valor vai para impostos.

Para compensar a subida do preço do petróleo, o Governo vai reduzir o imposto sobre os combustíveis e fará uma monitorização permanente da evolução dos preços. A medida estará em vigor até 31 de janeiro.


O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes numa declaração feita em Lisboa, referiu que…

O Governo tomou a decisão de reinstituir o modelo de devolução da receita de imposto que obtém por via do preço dos combustíveis

O Secretário de Estado acrescentou que «isto significa que, face do aumento do preço médio de venda ao público dos combustíveis, o Estado arrecada um valor superior de 90 milhões de euros de IVA e vai repercutir este valor na diminuição da taxa de Imposto Sobre Produtos Petrolíferos».

Mendonça Mendes disse que «esta medida entra em vigor amanhã e estará em vigor até 31 de janeiro». < Isto «vai repercutir-se numa descida de dois cêntimos no ISP da gasolina e um cêntimo no ISP do gasóleo», afirmou, acrescentando que o Governo irá «monitorizar a evolução dos preços médios de venda ao pública para fazer a revisão em alta, se for necessário – esperamos que não –, para devolver todo o valor de acréscimo de IVA que se recebe em função da evolução dos preços dos combustíveis».

O Secretário de Estado lembrou que «este mecanismo já foi usado em 2016, quando os preços estavam muito reduzidos e se aumentou o ISP para compensar a descida de receita do IVA. Agora, usamos o mesmo mecanismo para fazer o contrário».

«Uma vez que estamos a ter mais receita de IVA do que a esperada, vamos devolver essa receita do IVA integralmente aos consumidores, diminuindo temporariamente a taxa unitária de ISP da gasolina e do gasóleo, na respetiva proporção», disse também.

Sublinhando que «o Governo acompanha a evolução do preço do petróleo com muita atenção», Mendonça Mendes lembrou que o Ministro do Ambiente e da Ação Climática «ainda recentemente falou das medidas que estavam a ser tomadas para diminuir o seu impacto na conta da eletricidade» e «a ERSE anunciou a sua proposta de tarifas, que já reflete as medidas do Governo».

Referiu também que o Ministro das Infraestruturas e da Habitação «já tem uma reunião marcada com a ANTRAM para se fazer essa monitorização, e tomaremos as medidas que sejam necessárias».

Uma vez que «o IVA que é recebido a mais é integralmente devolvido aos consumidores através da diminuição da taxa de ISP», «agora as operadoras devem refleti-lo no preço de venda ao público», concluiu.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R
    R

    Ridículo porque o imposto extraordinário foi muito maior do que agora baixam.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    1 cêntimo? 2? Isto é alguma piada?

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estão a gozar com os desgraçados dos portugueses, só pode. Descida de 1 cêntimo no Gasóleo. Miséria. Isto so se altera se houver uma união a sério de todos. Não se aceita que a umas dezenas de Kms paguem muitooo menos, e ainda ganham muito mais. Mas os portugusitos tem o que merecem.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Exatamente, as pessoas estão a pagar pelo seu sentido de voto (ou de abstenção). Como diz o outro, amanhem-se.

      1. Avatar de R
        R

        +1
        Como ouvi alguém dizer: que rebente e depois logo se vê.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      quem disse que eles vão descer 1 centimo o gasóleo? provavelmente a descida com o novo aumento, vai pagar o gasóleo dentro de 3 meses a 2 euros, e a gasolina perto dos 2.20 euros o negócio com os fabricantes dos veículos vai dar milhões a muita gente.

    3. Avatar de António
      António

      Deves ser espanhol…

  4. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    1 e 2 centimos … verdadeiramente “extraordinário”!
    Eles sabem que é fácil mandar areia para os olhos dos tugas.

  5. Avatar de Soutor
    Soutor

    Ridiculo, pura demagogia.
    Subiram o imposto para 3 centimos e agora baixam apenas 1 e 2 centimos.

    Atirar areia para os olhos

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O adicional do imposto é fixo e são 6 cent, foi prometido que quando os preços do barril voltassem aos valores pre pandemia que esse imposto ia embora………….
      Os restantes impostos são % sobre o preço dos combustíveis, por isso, cada cent que aumente vai aumentar a dobrar por causa dos impostos.

  6. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Que generosidade… Fiquei comovido.
    Tenham é vergonha na cara e baixem os impostos em geral !!!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu trambém e Deus adorou, até mandou Satanás meter mais lenha no forno para quando esses mãos largas lá chegarem fiquem bem tostados.

  7. Avatar de Vrael
    Vrael

    Ainda gozam com a cara das pessoas, baixar 1 cêntimo/L que gozo… escumalha socialista

  8. Avatar de ZeCarlos
    ZeCarlos

    É deixar de por gasolina/gasoleo durante um período de tempo e esperar para ver o que acontece…

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Eu acho que o que acontece é o depósito ficar vazio e termos de andar a pé.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        A gasolina e como agua para os carros, por isso essa ideia de boicote nao vai longe. Muitos de nos precisamos de transportes proprios. Em resumo eles fazem o que querem, porque sabem que as pessoas tem de forcosamente abastecer a sua viatura.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      E depois como é que trabalhas? Quem usa o veículo como meio de transporte para trabalhar vais lhe pagar o ordenado? Vocês conseguem pensar antes de falar?

  9. Avatar de Str
    Str

    Areia para os olhos das pessoas sem vergonha mesmo.

  10. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Ou é para rir ou é para ter graça… Ou simplesmente gozar com o povo ( que vai ficar todo contente com esta baixa)
    Se baixassem 5% dacdaga fiscal do imposto dos combustíveis.. Era de valor….

  11. Avatar de ZeTo
    ZeTo

    O tuga é mesmo manso. É que nem a típica frase “continuem a votar nos mesmos” se aplica. Não votem, fiquem no sofá a ver a bola como das outras vezes e depois queixem-se.
    Já era tempo do povo acordar e mostrar quem manda, mas não bola, jogos de consola, iPhones e facebooks é que importam. LOL
    Este país caminha para o fundo do poço a cada dia e o tuga come e cala.
    Revoltem-se!

  12. Avatar de Anker
    Anker

    Os tugas sao comidos por parvos a toda a hora. Aqui na alemanha um model 3 custa 32000 euros com o incentivo do governo, em portugal 51000 no site. O mesmo carro quase 20mil de diferenca, e aqui a fazer o mesmo que fazia em Portugal ganho 5600 euros por mes, em lisboa ganhava 900 brutos. Portugal e so sol, praia e comida, o resto e de terceiro mundo. So serve para ferias, fujam dai malta. Quem não tem curso superior não se preocupe que aqui um amigo meu so com o 12 ano e esta a aprender alemao ganha 4000 por mes. Venham para Munique!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pois, e por isso há tanta gente a importar carros de combustão da Alemanha, porque mesmo com os impostos à entrada em Portugal, compensa.

  13. Avatar de Wolfheart
    Wolfheart

    A solução é difícil mas simples e não passa por não abastecer no dia x, y ou z!
    2 meses sem se andarmos de carro, tudo de transportes públicos ou em teletrabalho!
    Resolve-se 2 problemas o dos preços dos combustíveis e revela-se que os transportes públicos não são alternativa para a mobilidade.
    Ao fim de mês e meio fazia-se um balanço da ação, mas o povo português fala, fala, contudo não vive sem o pópó!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O problema é que muitas cidades não estão bem servidas de transportes públicos. Pessoas que entram ao trabalho às 5h da madrugada ou saem à meia noite, nessas cidades mal servidas, não têm a mínima hipótese de evitar o carro. Fora Lisboa e Porto, os transportes públicos estão concebidos para pessoas que entram às 9h e saem às 18h de 2ª a 6ª.

  14. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Baixam 2, mas estão a ganhar 5 extra c o aumento

  15. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Carrega Costa!!!
    O Tuga aguenta tudo, aí aguenta aguenta.
    É só falatório mas não fazem nada….
    Como é possível haver tanto trânsito com os combustíveis tão caros?
    Só há uma explicação, há mais dinheiro do que dizem…
    Aumenta o preço, Costa, se houver eleições vais ganhar na boa… Mas tu sabes isto tudo, não sabes?
    Meu matreiro, sabes muito bem onde estás…

  16. Avatar de Mitra
    Mitra

    Um povo que bate recordes a tomar a vacina quando o governo ordena é normal que seja fácil de lhe atirar areia para os olhos.
    Como dizia o Cavaco a uns anos a embaixada Americana, o povo tuga é manso…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Que comparação absurda!

    2. Avatar de Marisa Pinto

      O verbo ‘haver’ continua a conjugar-se com H.

      Cumps,

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Concordo perfeitamente – ensinados a seguir. Temos de saber encontrar o equilíbrio, e entender que todos os países socialistas/comunistas estão na miséria, excepto os governantes. Não se cria riqueza, é criar observatórios, NGOs, associações – assim mamam todos. Esta negociata rendeu muito dinheiro.

  17. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Há muitas pessoas que abusam do automóvel, não dão um passo sem usar o automóvel. Eu conheci um caso de uma pessoa que ia ao café que fica na mesma rua de onde vive, de automóvel. Eu tenho tentado evitar usar nas compras, opto por ir a supermercados mais próximos, e vou várias vezes se for preciso.

    1. Avatar de Vrael
      Vrael

      Ires às compras varias vezes não só gastas mais dinheiro como é preciso teres tempo… quanto ao café na rua pronto acho exagero mas ir às compras sem carro esquece la isso

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Depende das compras. Se fazes compras mensais, sim, aí não dá. Mas se fazes compras semanais e tens supermercado perto, vais a pé. Mesmo que vás 2x num sábado, compensa.

  18. Avatar de Daniel
    Daniel

    existee uma forma de boicote que dá resultado, por exemplo deixar de abastecer durante 3 meses na bomba que vandia o combustível mais caro na região, ou seja isto pelo país inteiro, pode dar um grande abalo em mais de 500 postos de combustível. Mas para isso as pessoas tinham de cumprir e nunca meter combustível nesses gananciosos. Afinal para que precisamos de gasolineiras que descaradamente nos esvaziam a carteira?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E isso já o pode fazer, eu procuro o combustível mais barato e tenho escolha onde resido. Aliás, há uma bomba low cost da Auchan ao lado de uma da BP com combustível muito mais caro. Mas o problema aqui não são as gasolineiras. Está a ir na conversa do governo. A margem de lucro das gasolineiras é uma percentagem muito pequena no custo total do combustível. A maior fatia são mesmo impostos.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Realmente a culpa é das gasolineiras.. o estado mama 60% mas na tua cabeça de ervilha o problema é da Galp ou lá o que seja.. é por pessoas como tu que está lá está governo a chular o povo

    3. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      O estado ganha em impostos 60% por cada litro que abastece e a culpa é das gasolineiras?! Nem sei o que dizer é por isso que os sucessivos governos fazem o que bem lhes apetece, mente e o zé povinho ainda o defende.

  19. Avatar de Jonas
    Jonas

    Dão um docinho à criança para não a ouvir embirrar….

    1. Avatar de AJ
      AJ

      neste caso foi 2 M&M’s

  20. Avatar de Jonny B.
    Jonny B.

    “Governo faz redução extraordinária do imposto sobre combustíveis”. Uauuu, afinal somos uns privilegiados por termos um governo tão bom e melhor, uma comunicação social isenta de jogos políticos e nem a favor nem contra o sistema. Obrigado PPLWARE.

    1. Avatar de Vítor M.

      Lê o texto e medita, não tires conclusões precipitadas e sem nexo.