Governo dos Estados Unidos apanhado a piratear software

19 Comentários

A Marinha dos EUA está a usar software pirateado! De acordo com as informações divulgadas, o governo dos Estados Unidos pode ser processado em US $600 milhões, isto depois de ter sido descoberto que a Marinha dos EUA procedeu a um conjunto de “truques” para usar ilegalmente uma aplicação de realidade virtual tridimensional de uma empresa alemã.

Inicialmente o software foi instalado em 38 computadores mas, em pouco mais de um ano, foi instalado em 558.466 computadores.

marine_01


De acordo com o site TorrentFreak, este caso começou entre 2011 e 2012, após a Marinha ter contactado a empresa alemã Bitmanagement para fornecer um software designado de BS Contact Geo. O software começou por ser testado em 38 computadores, sendo que Marinha dos Estados Unidos e a empresa alemã iniciaram o negócio para esse número de máquinas.

Em 2013 os responsáveis pela Bitmanagemente começaram a receber alguns e-mails com informação de que o software já estava instalado em 558.466 máquinas. A empresa alemã descobriu também que alguém manipulou o software, desactivando uma funcionalidade que permitia saber a quantidade de máquinas em que o software estava instalado.

BS-Contact-Geo

Tendo em conta que cada licença do software custa US $1067, a empresa alemã pede agora uma indeminização por danos na ordem dos US $600 milhões.

Esta não é a primeira vez que o Governo dos Estados Unidos é apanhado a piratear software. Há uns anos atrás, foi também descoberto que estava a ser usado ilegalmente um software de logística operacional.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao manuel moutinho
    joao manuel moutinho

    E nós é que somos os piratas. XD

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ainda fazem questao de querer julgar o fundador do kickass em solo americano xD

  3. Avatar de Cágono
    Cágono

    O mesmo se passa por terras lusas… a própria autoridade está proibida de fiscalizar grande parte dos organismos públicos pelo mesmo motivo!

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      E somos todos “iguais”, o que seria se não fossemos… LOL

    2. Avatar de Alvega
      Alvega

      Eu há muito que suspeitava do que afirmaste, ou seja o Estado impede a fizcalisaçao a si próprio e com argumentos falacioso calculo.
      Alias eu já trabalhei numa Camara municipal deste pais onde software pirata é quase todo ele, isso fazia-me alguma confusão….mas agora percebi.

  4. Avatar de lelo
    lelo

    E andam eles a processar pequenos consumidores. ….

  5. Avatar de JM
    JM

    Faz o que te digo mas não faças o que faço :p

  6. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    É a crise.

  7. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Agora há é outro problema… quer dizer que o software tem um tracking system que não terá sido notificado aos americanos. O que também viola os acordos realizados para a sua utilização.

    1. Avatar de ruca
      ruca

      não esse não é um problema. o problema é o contrato ser feito e assinado para 38 computadores e foi instalado indevidamente em mais de 500 mil equipamentos através da modificação ilegal do software, ultrapassando as barreiras de control de licenças do software. ou seja, há outro problema sim, a violação do sistema de control de licença do software que basicamente é o que todos os cracks para software (jogos, aplicações, etc) fazem.

    2. Avatar de MAFF
      MAFF

      Onde é que está a dizer que não foram notificados? Muito provavelmente por terem sido notificados é que o alteraram para não serem apanhados a espalhar o software.

    3. Avatar de rand
      rand

      “… que não terá sido notificado aos americanos.” Pelo contrário e por isso mesmo é que eles o alteraram para não ter que comprar mais licenças.

  8. Avatar de Podes crer
    Podes crer

    E será que alguém fica surpreendido com isto? Eles fazem isto e muito pior. E não são o único governo a faze lo. Poucos devem ser os que não o fazem

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Poderiam fazer um software open source, pois, têm recursos ilimitados e isso importa e é determinante. É a diferença entre lobos e cordeiros… O lado bom da questão é que têm recursos para pagar a indemnização 🙂

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Estava a pensar no mesmo. Se fossem eles a fazê-lo o preço seria o mesmo, caso o conseguissem claro… 🙂

  9. Avatar de Nome
    Nome

    “Do I as say, not as I do.” – USA

  10. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    1. 義 Gi – Justiça, Retidão e Honestidade
    2. 勇 Yuu – Coragem, Bravura
    3. 仁 Jin – Compaixão, Benevolência
    4. 礼 Rei – Respeito, Cortesia
    5. 诚 Makoto – Honestidade, Sinceridade
    6. 名誉 Meiyo – Honra, Glória
    7. 忠 Chuu – Dever e Lealdade

    “Caminho do Guerreiro”, é um código de conduta e um modo de vida para todos aqueles que se consideram um Samurai ou seja o mesmo conceito que o cavalheirismo.
    Precipícios não comuns a todos………..

  11. Avatar de Caracol
    Caracol

    …apenas uma prática comum do estado mais terrorista do planeta…

  12. Avatar de Caracol
    Caracol

    Não compreendo o espanto…afinal estamos a falar de uma instituição e de um país que são o paradigma da hipocrisia…