Governo aprovou novas Carreiras de informática do Estado

28 Comentários

O Governo apresentou em junho uma proposta de revisão das carreiras de informática. Hoje, o Conselho de Ministros aprovou as novas regras das carreiras de informática da Função Pública. Saiba o que muda.

Governo aprovou novas Carreiras de informática do Estado


Informática: Aprovadas duas novas carreiras…

O Governo tinha proposto a criação de duas carreiras especiais:

  • Especialista de sistemas e tecnologias de informação (grau de complexidade 3)
  • Técnico de sistemas e tecnologias de informação (grau de complexidade 2).

As duas carreiras, abrangem cerca de cinco mil pessoas. Tais carreiras já deviam ter sido revistas em 2008, mas só agora é que de facto aconteceu.

As tabelas remuneratórias de ambas as carreiras contemplam onze posições remuneratórias, sendo que na carreira especial de especialista de sistemas e tecnologias de informação prevê-se o ingresso no nível remuneratório 24 da TRU, e na carreira especial de técnico de sistemas e tecnologias de informação a 1.ª posição corresponde ao nível remuneratório 14. É ainda criado o cargo de consultor de sistemas e tecnologias de informação, nas modalidades de consultor sénior, consultor principal e consultor.

Governo aprovou novas Carreiras de informática do Estado

A transição para as novas carreiras da informática assegura o cumprimento do princípio da neutralidade remuneratória, salvaguardando-se o tempo de serviço prestado nas carreiras extintas, como prestado nas novas carreiras, prevendo-se igualmente que os pontos obtidos e as correspondentes menções qualitativas relevem nas novas carreiras para efeitos de alteração de posicionamento remuneratório.

Segundo refere o ECO, ao abrigo das novas regras, a progressão vertical nestas carreiras (através de promoções) deixa agora de ser possível, passando a ser apenas possível avançar horizontalmente, isto é, com base nas avaliações de desempenho.

Segundo o Governo, são igualmente salvaguardadas as expetativas dos trabalhadores na transição de carreiras. Esta revisão das carreiras resultou de um processo negocial amplamente participado. Isso permitiu a construção e evolução das diferentes soluções, que valorizam os trabalhadores da Administração Pública e os serviços públicos.

A solução para a área da informática apresentada prevê que os funcionários que, no ano de 2024, acumulem seis ou mais pontos nas avaliações do desempenho relativas às funções exercidas durante o posicionamento remuneratório em que se encontram alteram o seu posicionamento remuneratório para a posição remuneratória seguinte.

Quando os trabalhadores da informática tenham acumulado mais do que seis pontos, os pontos em excesso relevam para efeitos de futura alteração do seu posicionamento remuneratório. A alteração do posicionamento remuneratório produz efeitos a 1 de janeiro do ano em que o trabalhador acumule o número de pontos necessários para a alteração obrigatória do posicionamento remuneratório. 

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zezinho
    zezinho

    Ordenados ridiculos. Facilmente se arranja melhor em remote

    1. Avatar de jAr
      jAr

      E por isto depois pagamos muito mais a empresas de outsourcing que recorrem a truques de despesas de deslocação e outros para conseguirem pagar um salário líquido com que consigam contratar alguém e ter lucro.

      1. Avatar de joao
        joao

        Outsoursing é uma praga. Jeito moderno que arrumaram para uma corrupção disfarçada. O mesmo ocorre cá no Brasil. A empresa ganha muito, o empregado pouco, e quem paga, paga muito mais.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Em PT ninguém ganha pouco, só ganham com ajudas de custo em vez de ser tudo na folha de ordenado

          1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
            José Maria Oliveira Simões

            Já lá vai o tempo em que se ganhava decentemente. Hoje, os ordenados em PT são uma verdadeira miséria. Os que tem possibilidade, emigram !!!

      2. Avatar de Zezinho
        Zezinho

        Só se mete com outsourcing quem é tolinho lol

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não é linear, outsourcing pode fazer sentido em muitos casos, 80% do pessoal que contrato para as minhas equipas é outsourcing e tipicamente passado 1 ano se deram provas contrato-os para os quadros, nesse ano consegui balançar o meu OPEX. Hoje em dia os ordenados já são iguais nos dois lados, pode mudar é a folha de pagamento. Tudo depende da filosofia de cada empresa

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Mas estamos a falar de que valores?

      1. Avatar de Zezinho
        Zezinho

        Arranjas 120k/ano e nem precisas de procurar mt, só precisas de procurar no sitio certo

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Depende da função e experiencia, conheço pessoal com 10k mês

    3. Avatar de Gasoil
      Gasoil

      Isso deve ser já com os impostos…. Hahahahaha… O ordenado deve ser 10k

  2. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    Esta gente está ultrapassada nem se fala na multidão de gente que esta a fazer informatica e nem é vista como tal.
    e depois falam em concursos mas quais concursos ? mais uma fantochada ! e tal migrar as pessoas quem esta a fazer informatica dentro do estado para a area da informatica ! ….. é só porcarias feitas em cima do joelho…….

  3. Avatar de Xico
    Xico

    Mais uma trafulhice que só vai abranger algumas chefias que já têm o bandulho cheio

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    parabens aos informaticos da administração publica, passaram a receber mais do que o valor que têm, no entanto bem menos do que as suas funções valem 😀

    1. Avatar de elmarinerio
      elmarinerio

      MAis um aziado por não estar na função publica….

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Muito aziado, tiro 10k mês e tenho aumentos de 10% ano, e ainda estou longe de atingir o topo de carreira, por isso imagina a minha azia se não passar o tempo a olhar para o relógio a contar o tempo para sair porque não tenho competências para fazer nada então o patrão (estado) recorreu a outsourcing e consultoras para trabalharem por mim – exemplo típico do informático no estado – parabéns

    2. Avatar de Ze do telhado
      Ze do telhado

      é para ver se estanca a sangria do pessoal a fugir do estado só que não vai valer de nada.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Eu também não os contrato, pessoal do público nunca passa no meu crivo, caem sempre nas entrevistas

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Quando a galinha tiver dentes, encontra um ou dois que valha a pena contratar.

    3. Avatar de tobias
      tobias

      Resta saber o TEU valor, o parvalhao a julgar o valor dos outros.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não julgo nada, falo com certezas, até hoje nunca tive um bom exemplo, os que havia há muito bazaram

    4. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Para alguns a observação que faz até que está correcta. Porem, há alguns casos em que não está.

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Fazes bem
    Vale mais explorares um pobre estagiário do que pagar o valor a uma pessoa saída do estado.

    Muito pensam como tu depois existem empresas que estão constantemente a pedir gente porque ninguém la que lê ficar

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os estagiários que passam a quadros começam nos 1500 limpos.. muito explorados

  6. Avatar de LR
    LR

    Uau, grande aumento que tive 🙁
    Passei de 1102,77€ para 1283,25€, aumento de 180,48€ bruto/mês. Líquido dá 64,31€/mês pq subo de escalão de IRS 11,20% para 16,60% 🙁

    1. Avatar de LR
      LR

      Isto com sub alimentação incluído, pq sem sub alimentação incluído e com desconto para adse os valores do salário são 819,87 liquidos antes da carreira e 884,18 líquidos na carreira

  7. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Se soubesse o que sei hoje, nunca teria ingressado no Estado. Teria era emigrado logo. E mais não digo, porque não tenho nada de abonatório para dizer

  8. Avatar de Filipe S.
    Filipe S.

    Alguém leu/viu em documentos/notícias anteriores a questão descrita nos últimos 2 parágrafos deste artigo?
    (Parece-me a “lei do acelerador de progressões da FP”, mas não vi que isso ia ser aplicado nesta transição das Carreiras de Informática)